Home » Artigos » Dicas

5 maneiras criativas de usar a luz da sua janela 4.74/5 (43)

Todo mundo ama fotos fotos com aquela luz perfeita. Que desenha volume, mas ao mesmo tempo possui sombras suaves. Uma luz muito parecida com uma foto produzida em estúdio. Aqui eu vou te mostrar 5 maneiras de aproveitar a luz que vem da sua janela de diversas formas pra você fazer um retrato, fotografar um objeto ou mesmo gravar um vídeo.

A primeira dica é em relação ao fundo: se você posicionar o seu assunto bem próximo a janela, a luz que incide nele é bastante forte e deixará o fundo (oposto a janela) mais escuro. A medida que você ou o o que você está fotografando se afasta da janela, a luz tende a diminuir e se igualar a luz que incide no fundo, e por consequência ele vai aparecendo mais. Se você fizer a mesma coisa bem próxima a essa parede oposta, vai perceber que o fundo aparecerá com a mesma quantidade de luz que o seu assunto.

A segunda forma é usar a luz da janela como luz lateral. Você pode se posicionar ou posicionar o seu assunto deixando a luz da janela vindo apenas de um lado e criar uma sensação volume extremamente interessante. E, ao variar a posição do seu assunto em relação a janela, você consegue uma luz lateral de 45º (luz de Rembrant) até uma luz de contorno deixando o seu assunto entre a câmera e a janela.

A terceira forma é se abaixar e deixar a fonte de luz da janela vir por cima da sua cabeça ou por cima do seu objeto. Dessa maneira ela desenhará em você ou no seu assunto uma luz de recorte bem interessante. E pra deixar a luz ainda mais suave você pode rebater parte dessa luz posicionando um objeto que vai refletir essa luz da janela no seu assunto. Recomendo fortemente esse tipo de luz pra fazer fotos de retrato :)

A quarta maneira é dividir a luz que entra na janela. Usando a própria veneziana ou uma cortina, “corte a luz” que vem da janela em 2 fontes. Você pode usar essa luz pra iluminar você ou o seu assunto de 2 maneiras. De forma direta ou no contra-luz, que nesse caso virá uma luz de contorno de ambos os lados. Uma sugestão é deixar entrar mais luz de um lado em relação ao outro. Essa diferença ajuda a acentuar o volume do que você vai fotografar.

A quinta dica é: use uma cortina transparente (ou semi transparente) pra deixar a luz ainda mais difusa. Se a sua intenção é criar uma iluminação mais suave e difusa (que é extremamente agradável) bloqueie parte da luz com esse tipo de cortina. Você vai perceber que as sombras serão atenuadas e a luz estará extremamente suave, como em um dia nublado.

É isso! A luz de janela fornece muitas possibilidades ao fotógrafo, não é raro ver muitos ensaios serem feitos somente com essa luz. E agora você já sabe como modifica-la a seu favor.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Nurimar

    Muito legal! Simples, direto e sem complicações. Abs

  • Andre Carvalho

    Que artigo excelente! Muito bom e extremamente didático! Parabéns!!

    • Maria

      Muito bom mesmo, adorei! Grata

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar