![]() |
|

No âmbito da XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai estar patente no Café com Arte, de 1 a 28 Março, a exposição “A fotografia como meio de revelação mediática de causas públicas”.
Esta mostra constituída por trabalhos de; João Costa, João Miguel Simões, Pedro Frias e Raquel Vida, é o contributo da Secção de Fotografia da AAC para o tema “Causa Pública. O Público e o Mediático”.
João Costa encontra nos sem-abrigo a mediatez de uma urgente intervenção social, cada vez mais a imagem cliché da sociedade actual.
João Miguel Simões abordou a politica como uma Causa Pública, sendo os seus intervenientes verdadeiros agentes mediáticos do interesse público. Procurou assim estabelecer uma proximidade singular, usando quase sempre a grande angular, entre o espectador/receptor e as figuras públicas mais mediáticas do pais.
Pedro Frias explorou as formas de comunicação urbana presentes sob a forma de símbolos, desenhos, palavras e outras manifestações que, apesar de inseridas num contexto urbano moderno têm semelhanças com as formas de comunicação primitivas, seja na mensagem transmitida, no aspecto visual ou na técnica usada.
Raquel Vida procurou o conceito de empowerment fotográfico, elaborado no Bairro da Rosa em Coimbra, onde pretendeu encetar exactamente o conceito de proximidade cultural pela autonomia e auto-capacitação de liberdade pela imagem captada. A fotografia assume-se como uma “passagem de testemunho” em que os retratados foram os próprios agentes participantes da concepção das imagens finais. Um trabalho que autentica a fotografia como meio de revelação mediática de causas públicas, a aproximação e a inclusão entre diferentes culturas.
Para não perder nenhuma das nossas novidades eu recomendo que nos siga no twitter, no facebook e assine a nossa newsletter colocando o seu email no campo em baixo.
"O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões, textos e imagens divulgadas pelos seus Colunistas.
Cada autor é responsável pelo conteúdo do seu artigo".






















Deixe um comentário