A Mesquita num olhar quadrado

Foi em 2005, numa viagem que fez a Casablanca, em Marrocos, que Carla Almeida e Mendes, farmacêutica comunitária de 31 anos, captou esta fotografia. Baptizou-a de ‘Looking Above: Mesquita Hassan II’, e diz que o seu “parto” foi natural, na tentativa de captar a essência do lugar, e “fazer caber toda a imponência da Mesquita num olhar quadrado”.

Carla fotografa, maioritariamente, paisagens e justifica esta escolha com a perfeição que encontra nas coisas simples que a fazem sorrir. “A beleza que existe no céu ao entardecer, a sombra de uma árvore, a silhueta de uma flor”, são alguns dos muitos elementos naturais com que Carla se delicia quando fotografa.

Para esta fotografia em particular, que surgiu de forma espontânea enquanto observava a arquitectura do edifício, Carla usou uma OLYMPUS E300 e uma lente ZUIKO 14-45mm 1:3.5-5.6. Na sua captação usou focagem automática ISO 100, F 3.5, 1/4000s, modo AE (Aperture-priority), Focal Length 14 mm, e confessa ter feito apenas alguns retoques no balanço dos brancos e das cores.

Segundo Carla, “a fotografia digital torna tudo muito mais rápido, mais instantâneo”, ainda que se perca a magia de ver a fotografia aparecer nos líquidos reveladores. Esta instantaneidade, fez com que nascesse no seu rosto um sorriso rasgado logo após captar a imagem, e a felicidade de conseguir levar um pouco de Marrocos no interior da sai máquina.

Carla vê a fotografia como um hobbie e não pretende parar de a praticar. O momento em que começou é lhe difícil de identificar, talvez quando lhe ofereceram uma Refer Pentax P3 usada, embrulhada num papel azul brilhante. Para além disso acusa o professor de pintura de a ter ensinado a olhar para o mundo. Esperemos que continue sempre a olhá-lo e a brindar-nos com as suas brilhantes captações de momentos, como esta.

Outros trabalhos de Carla Almeida e Mendes

Conheça mais trabalhos da fotografa na sua galeria do flickr: www.flickr.com/photos/carlamendes

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

André Santos

André Marques dos Santos. 22 anos. Licenciado em Comunicação Social. Gosto de fotografia, parece-me a mais digna forma de eternizar os momentos. Gosto de escrever, de lêr e de criar... Sou preguiçoso. Sou viciado no Verão, na praia e nos meus amigos, a combinação perfeita. Acho me muito bem-humurado, mas tenho um péssimo acordar. Amo viajar, e amo o meu país. Gosto de jornais e revistas, de descobrir. Às vezes acho-me um miúdo, muitas vezes. Não vivo sem música nem cinema. Sou nómada e tenho muita coisa ainda para percorrer.


Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar