A quem devemos agradar? 4.9/5 (20)

Olá meus brothers fotógrafos, sabemos que na área da fotografia, temos muitos concorrentes. Tem aqueles que já estão em um alto nível, aqueles que já fazem workshops, dão aula, vendem materiais na Internet etc, esses estão de parabéns, sim porque, compartilham do seu saber para ajudar fotógrafos que estão no início da carreira, os amadores da fotografia, que querem fazer apenas por hobby e aqueles também querem ser profissionais.

Quando você coloca o pé nessa vida de clicks você entra num mundo totalmente crítico, cruel, competitivo, brutal e insensível, porque querendo ou não é uma área que existem muitos fotógrafos, mais que baratas no mundo kkkk.

A crítica mesmo construtiva pode acabar com os sonhos e ambições de quem não sabe realmente o que quer da fotografia, há muita crítica, há muita inveja, como julgar a melhor foto? Temos na
verdade três, o olhar do cliente, o nosso próprio olhar e o olhar do outro fotógrafo. Deixa eu te explicar melhor isso vamos lá, você tá com o filho do seu cliente no parque e faz uma foto
linda dele, você pegou o melhor momento, ele tá sorrindo, tá com aquele brilho no olho que você nem vai precisar realçar no Lightroom.

1 – Seu olhar

Beleza, essa foto pra você não ficou muito legal mas você gostou, a fotometria não foi feita da melhor forma, você viu que ficou escura, mudou as configurações e ela ficou clara, ou se ao contrário, você ganha o mesmo mas a princípio você vê que ficou bom não tem muito o que fazer porque você gostou dessa foto dessa maneira.

2 – O Olhar do cliente

Bom, a maioria dos clientes preferem a quantidade do que qualidade no olhar fotográfico, a foto pra ele ficou perfeita, ele amou a foto pois você pegou a melhor foto do filho dele, ele amou o sorriso, o olhar a expressão de alegria do filho, ele não sabe nada de fotometria básica, avançada, composição, isso nem interessa pra ele. Ele apenas quer fotos e muitas fotos, tanto que no mesmo dia ele vai pedir pra você mandar algumas fotos pra ele pelo WhatsApp rsrs, pra ele postar no Facebook!

3 – Olhar de outro fotógrafo

Ah, esse colega aí vai falar tudo que você precisa ouvir e mais um pouco, vai falar que a fotometria não foi feita de maneira certa, pois está escura a foto, que a velocidade não estava muito boa pois ficou um pouco borrada no movimento do menino, vai falar que está estourada em alguns cantos, vai falar que a composição está fraca, que a foto não fala nada.

Ufa que é isso, você percebe que é apenas uma foto, mas com três olhares diferentes querendo ou não temos que concordar com o terceiro olhar pra sempre avançar e melhorar nossa fotografia, nossa identidade fotográfica, temos que ter sim, colegas que nos ajudem a melhorar, sem inveja, sem competição, apenas críticas construtivas. Temos que se importar com o sentimento do cliente sim pois ele está pagando por isso, barato ou caro, problema é exclusivo seu meu amigo!! Ele quer as fotos. Temos que ser técnicos sem perder o momento da emoção, sem perder o momento que a vida tá fluindo, o momento em que as pessoas estão sendo o que realmente são em sua essência.

Então fotógrafo amador ou profissional a quem agradar?

Essa pergunta é difícil, creio que nenhum dos três olhares deve ser agradado porque por mais que você faça e se esforce pelos seus feitos com fotografia, seus cliente vão querer mais, você vai querer mais de você mesmo, seus colegas vão ver você e querer mais. Já dizia um velho ditado pra ser um mestre, temos que ser um eterno aprendiz e não é diferente na fotografia.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Thiago Oliveira

    Olá não sou fotógrafo, mas é muito interessante esse artigo. Com certeza um clique de uma pessoa que é mais próxima de nós, como filho, esposa família reunida, não precisa de um olhar profissional só a foto em si já é satisfatória. Acho que uma foto fala mais do que mil palavras. É as críticas construtivas são necessárias em todos os seguimentos, elas fazem nós avançarmos profissionalmente.

    • Ricardo Franciele Almeida

      Obrigado meu amigo, seu comentário é muito satisfatório pra mim.

  • Wallace Viegas

    Achei bem interessante o texto, em certo ponto chega a confundir as ideias mas é de grande nível explicativo principalmente para amadores.

  • Eugenio Faked

    Ninguém comentou!!! Deve ter um monte de fotógrafos competidores maldosos críticos e invejosos aqui! kkkk.
    Brincadeiras à parte, acho que você deixou o texto meio pesado ao realçar demais esta competição/inveja/maldade entre profissionais. O texto poderia começar no terceiro parágrafo, segunda linha.

    E não se preocupe porque não sou fotógrafo profissional.. sou apenas um cliente e você tem razão. O melhor sorriso que consegui fotografar da minha filha está desfocado, composição horrível, etc mas o valor é inestimável.

    Muita sorte e sucesso para você neste ambiente tão competitivo! Busque opiniões profissionais de gente que quer o seu bem, respire fundo e… seja feliz!

    Por fim, não conheço os números mas acho que tem muito mais baratas que fotógrafos no mundo… ;)

    • Ricardo Franciele Almeida

      Obrigado amigo, grato pela crítica construtiva

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar