Home » Artigos » Dicas

Aprendendo a fidelizar clientes 4.5/5 (8)

Pós-venda: X dicas para você colocar em prática agora mesmo.

Você presta um serviço bacana, sabe como atender, entrega um produto maravilhoso e tem um relacionamento super saudável com os seus clientes. Esse é o panorama perfeito para se construir uma marca de sucesso, certo? Mas existe um ponto importantíssimo que está presente em todas as histórias de sucesso: o pós-venda. Ninguém alcança níveis de reconhecimento no mercado se não se preocupa em tornar um cliente alguém leal à sua própria marca.

Investir nisso nada mais é do que não deixar o seu cliente ir embora depois do serviço prestado ou do produto entregue, e utilizá-lo como ferramenta de aprimoramento para sua marca. Quer entender melhor? Eu explico.

Um consumidor que passou por todas as etapas de compra da sua marca é alguém que pode te dar um feed-back completo sobre tudo o que você pode melhorar, ou até mesmo sobre tudo o que funcionou muito bem durante esse processo;

Na melhor das perspectivas, esse mesmo cliente é alguém que pode continuar com você e contratá-lo outras tantas vezes, e não só;

Ele pode se tornar um verdadeiro fã ou embaixador da sua marca, falando sobre ela nas suas mídias sociais, relatando a sua própria experiência e gerando em consumidores em potenciais a vontade de consumí-la também.

Fidelizar clientes é ótimo e só traz vantagens, qual empreendedor não deseja isso para a sua própria marca? Mas, para que você alcance esse patamar, saiba que existe um caminho longo a ser percorrido. Você precisa estar ciente de que ter clientes fieis nada mais é do que o fruto de um trabalho feito com responsabilidade e que cumpre com tudo o que se espera dele.

Quer entender melhor sobre pós-venda? Vou te dar algumas dicas que te ajudarão a viver isso na sua empresa:

Dica #01 – Mantenha uma base de dados! Um bom trabalho em pós-venda só poderá ser realizado se você tiver uma banco de dados com os contatos de todos esses consumidores. Procure manter esse cadastramento sempre atualizado com as informações essenciais do seu público, como nome, telefone, e-mail, data de aniversário e histórico de compras.

Dica #02 – Tenha um script! Isso mesmo, planeje de que maneira você vai conduzir o seu pós-venda. Será através de questionário? Uma ligação? Um contato via e-mail? Um envio de brinde? Seja o que for, tenha uma postura de proximidade, agradecendo o seu cliente por ter te escolhido, fazendo-o crer que fez a melhor escolha!

Dica #03 – Esteja disponível! Não adianta você dar uma super atenção ao seu cliente enquanto está no processo de venda e depois desaparecer. Isso dá aquela sensação de que você só estava interessado em fechar a venda, e desagrega valor à sua marca. Procure sempre demonstrar interesse em ter um relacionamento a longo prazo com esse cliente, entrando em contato, tirando dúvidas e contando sobre lançamentos.

Dica #04 – Ofereça vantagens! Uma estratégia infalível para fidelizar um cliente é provando a ele o quanto é especial, dando a ele um tratamento exclusivo. Isso melhora a percepção de valor dele em relação a sua empresa e pode ser um fator determinante na hora de convencê-lo a te contratar novamente.

Dica #05 – Estabeleça uma comunicação constante! Hoje em dia, não há desculpas para uma marca não se comunicar com o seu público, haja vista a quantidade imensa de canais disponíveis para isso. Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e e-mail são algumas das opções que você tem para estabelecer esse contato, mas não esqueça: mais importante do que estar em todas essas plataformas, é se assegurar de que elas funcionem e cumpram com o papel de estabelecer um relacionamento bacana e não-invasivo com esses clientes.

Resumindo

Se você achava que somente a qualidade do seu produto era o suficiente para garantir o seu sucesso, acabo de te provar que você estava enganado(a)! Depois de finalizada a entrega, você ainda tem muitas oportunidades de fazer o seu negócio se estabelecer através do pós-venda!

Você tem alguma experiência positiva nesse sentido? Quero saber!

Ah… e se você está começando e está perdido de quais passos se deve dar para se tornar um fotógrafo profissional, participe do workshop gratuito que vou ministrar. Para saber mais e se inscrever acesse: www.meunegociodefotografia.com.br

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Diego Martins

    Eu tenho uma dúvida:

    Cada cliente é diferente. Alguns provavelmente não devem gostar de ficar recebendo mensagens e e-mails sempre. Esse contato no pós-venda seria aconselhável fazer uma vez por mês por exemplo?

    Seria uma ideia dar a opção ao cliente se gostaria ou não de continuar mantendo contato depois da experiência? Acho relativo, pois, pelo menos pra mim que sou iniciante na fotografia, não tenho ideia de como oferecer algo que estabeleça uma relação duradoura com a cliente depois do trabalho.

    Obrigado pelo texto, e já fiz minha inscrição no seu workshop! ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar