Boas práticas para o uso de Presets

 

Neste artigo vou falar sobre um assunto que envolve principalmente os iniciantes no mundo da fotografia e uma boa parte dos fotógrafos experientes, o uso de presets em seus trabalhos.

Hoje encontramos com facilidade na internet vários presets para downloads, eu mesmo disponibilizo semanalmente em meu site. Devemos seguir algumas regras ligadas as boas práticas e principalmente por não rotular nosso trabalho de uma forma destrutiva, vejo profissionais que simplesmente usam esses presets distribuídos pela internet e aplicam em seus trabalhos, sem a mínima preocupação de fazer ajustes finos e até mesmo em se preocupar com a linguagem dos seus ensaios fotográficos. Uma foto necessita de cor, clima e essencialmente do estilo do fotógrafo, quando simplesmente aplicamos presets sem ao menos saber o que queremos passar e até mesmo padronizar todos os nossos ensaios, a foto deixa de ser arte e transforma-se em uma mera imitação, pois as cores e perfis utilizados não são nossos.

Curso Lightroom 4 619x444 Boas práticas para o uso de Presets

Mas vocês devem estar se perguntando: Mas não devo utilizar presets?

Sim, devemos utilizar. Mas os nossos presets, devemos aprender como criar, personalizar nosso trabalho, devemos estudar qual o objetivo daquele ensaio fotográfico, no caso de uma campanha publicitária é preciso que uma mensagem seja passada, e desde o momento da escolha da produção, modelos e o momento do click e edição no lightroom ou camera raw, temos a preocupação de estar antenados em todos essas etapas, muitas vezes um erro simples na edição e tratamento das imagens coloca a baixo toda sua campanha e muitas vezes o seu nome no mercado.

Utilização de Presets 619x223 Boas práticas para o uso de Presets

  • Fotógrafo: Leandro Duarte
  • Modelo Vanessa Costa – Ensaio sensual na Ultra Modern Dance
  • Make-up: Rita Elias

Na imagem acima aplicando um preset para dar clima a sua imagem, mas sempre estar atento aos ajustes finos.

E por que baixar presets?

É sempre interessante estar estudando novas técnicas, aprendendo sobre o uso conjugado das ferramentas do lightroom. Trabalho com o lightroom desde a sua primeira versão e as melhorias na ferramenta e novos recursos muitas vezes mudam nossa maneira de enxergar a edição e o tratamento, costumo falar que da mesma maneira que nossa personalidade é moldada desde a infância até transformamos em adultos, nossa forma de aprender a editar e ver como as cores tem influência em nossa linguagem fotográfica é alterada com o tempo e de acordo com as nossas referências. Precisamos ver mais que a foto clicada, as referências em relação a outros fotógrafos, principalmente os clássicos nos ajudam muito, livros de artes e  exposições são com certeza obrigatórias para iniciarmos nossa personalidade fotográfica, assim seu trabalho será conhecido por sua marcar e perfil e não por uma preset bacana que você baixou.

Ferramenta HSL Cor PB Boas práticas para o uso de Presets

Ferramenta HSL / Cor / P&B – Essencial para retoques finos quando precisamos alcançar ajustes refinados em tons de pele e aplicar efeitos mais artísticos.

versatilidade e o poder dos presets 619x222 Boas práticas para o uso de Presets

  • Fotógrafo: Leandro Duarte
  • Modelo Vanessa Costa – Ensaio sensual na Ultra Modern Dance
  • Make-up: Rita Elias

Nestas fotos podemos ver toda versatilidade e o poder dos presets, da esquerda para direita: a primeira foto ao natural, a segunda dando um clima mais nostálgico, a terceira as cores bem vibrantes e a última um PB de muito bom gosto.

Abraços a todos e aguardem nossos próximos artigos falando sobre o lightroom.

Se gostou deste artigo considere comprar o meu curso de Lightroom 4 que está hoje com uma promoção de R$ 100,00. Clique aqui para saber mais sobre o curso e para comprar.

Boas práticas para o uso de Presets

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre Leandro Duarte

Leandro Duarte, Fundador do TV PHOTOSHOP, Membro da NAPP ( National Association of Photoshop Professional – EUA ), fotógrafo designer, trabalha com Photoshop a mais de 10 anos e com o Lightroom desde a sua primeira versão. Atua como fotógrafo profissional, seu trabalho é voltado para fotos de moda e sensuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>