Dicas e Técnicas

Caminhos para Desenvolver sua Linguagem Fotográfica

O domínio de técnicas fotográficas avançadas sem dúvida é necessário para tornar um portfólio profissional. Porém, não basta ter a melhor luz o tratamento mais profissional, é preciso ir além. Investir em um bom repertório artístico é fundamental para criar uma linguagem fotográfica própria. Listo, aqui, algumas dicas que julgo fundamentais para trajetória de qualquer fotógrafo.

Para os Iniciantes

A dica é: no início, não se preocupe em comprar os equipamentos mais caros. Invista em conhecimento. Leia bons livros, vá ao cinema, visite  exposições, absorva toda e qualquer forma de arte. Observe o entorno de forma sensível, as cores da sua cidade, a conversa com sua mãe. No momento do clique, trazemos à tona nossos amores e desamores, nossas alegrias e frustrações, os filmes que assistimos, enfim tudo o que vivemos. Observe a absorva.

Desenvolvendo o seu Olhar

Além de observar imagens de todos os tipos possíveis, desenvolva um olhar crítico sobre qualquer obra que você contempla. Analise a combinação de cores, a perspectiva, o enquadramento. O que determina o sucesso de um conceito maduro é saber o que se está fazendo. Use as técnicas fotográficas de forma consciente e intencional, e não por acaso. Pense fotograficamente. As regras podem ser quebradas, desde que você as conheça. Na fotografia, tudo é permitido desde que faça sentindo.

Organize suas ideias

Faça uma lista das palavras que definam seu trabalho, crie pastas com imagens de todos os tipos que inspirem você. Faça uma lista dos seus artistas prediletos e tente achar uma unidade entre eles.

Comunique a sua Linguagem

A chave para apresentar um argumento que traduza a sua narrativa é encontrar algo que una todas as imagens que você produz. Pense comigo: se você encontrar um quadro da Frida Kahlo, saberá que é dela, mesmo que ninguém o diga. O nome disso é Unidade Conceitual: é a aura presente em todas as obras criadas por aquele artista.

Técnica e Repertório

A técnica é tão importante quanto o repertório. Ela serve justamente para colocar suas ideias em prática. Por isso, domine luz natural, de estúdio, técnicas de tratamento de imagem avançadas,etc. De nada adianta uma super criatividade apenas no mundo das ideias. Traga vida para sua imaginação.

Dani Botelho

Dani Botelho é especialista em Cinema e Fotografia pela Univeridade Anhembi Morumbi. Suas fotografias já ilustraram publicações em revistas como Trip, Vip, Status e Playboy Brasil, além de outras publicação em revistas e sites, tendo participado da exposição coletiva internacional Conexus Project edição Índia. Recentemente, teve seu projeto “Autorretrato Refletido” selecionado na convocatória do Paraty em Foco 2015. Dani é do time que acredita no repertório pessoal e estético, que influi diretamente no resultado – do planejamento à edição final.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email