Notícias

Canon comemora 60 milhões de objectivas EF produzidas

A Canon atingiu mais um importante marco na sua história ao celebrar a produção de 60 milhões de objectivas EF para a sua gama de câmaras EOS, 24 anos depois da primeira objectiva EF ter sido apresentada.

Este marco foi atingido a 11 de Janeiro de 2011 durante o fabrico da EF 70-300mm f/4-5.6L IS USM, apenas treze meses depois de ter atingido 50 milhões de objectivas EF produzidas.

O actual alinhamento de objectivas Electro Focus (EF) da Canon compreende 60 modelos, com distâncias focais entre 8mm e 800mm, e uma vasta gama de modelos macro, inclinação e desvio e olho de peixe usados em todos os níveis de fotografia, desde amador a profissional.

A história começou em 1987 com o nascimento da primeira câmara do sistema EOS, o modelo EOS 650, e desde então assistiu a sucessivos avanços tecnológicos, incluindo:

  • Em 1987 foi apresentada a primeira objectiva com um Motor Ultrasónico – EF 300mm f/2.8L USM para fotógrafos profissionais de desporto e vida selvagem
  • Em 1995 a Canon lançou a primeira objectiva intermutável do mundo com Estabilizador de Imagem – EF 75-300mm f/4-5.6 IS USM para entusiastas de desporto e vida selvagem.
  • Em 2001 foi lançada a primeira objectiva a incorporar elementos ópticos difractivos da Canon – EF 400mm f/4 DO IS USM para fotógrafos profissionais de desporto e vida selvagem
  • 2008 viu a primeira objectiva a usar SWC -Subwavelength Structure Coating (Revestimento secundário da estrutura) – EF 24 mm F/1.4L II USM para fotógrafos profissionais de paisagem
  • Depois em 2009 foi lançada a primeira objectiva do mundo com estabilizador de imagem híbrido – EF 100mm f2.8L Macro IS USM para distâncias curtas de focagem
  • Recentemente, em 2010, a Canon lançou a primeira objectiva de zoom olho de peixe do mundo, a EF 8-15mm f/4L Fisheye USM, proporcionando imagens circulares e full frame.

Segundo Kieran Magee, Director de Marketing de Imagem Profissional, Consumer Imaging Group, Canon Europa: “A Canon tem estado na vanguarda da tecnologia de imagem nos últimos 70 anos e o sistema EOS oferece agora ao fotógrafo uma gama de objectivas muito abrangente.

 “O anúncio da produção de 60 milhões de objectivas confirma o nosso compromisso de continuar a apoiar os fotógrafos e em promover a inovação tecnológica, desde o design óptico à engenharia electrónica e de produção.

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Se isso aqui fosse um blog como muitos outros, já teria um monte de nikonzeiro chiando com tanta coisa da Canon por aqui!

    Um brinde à Canon e este grande marco!

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email