Acessórios

Canon lança objectiva de zoom EF 8-15mm f/4L Fisheye USM

A Canon apresenta a primeira objectiva de zoom fisheye do mundo a proporcionar imagens circulares e full frame, graças a uma gama focal ultra grande angular de 8-15mm. Substituindo a EF 15mm f/2.8 fisheye, a nova EF 8-15mm f/4L Fisheye USM é a mais recente adição à série de objectivas profissionais L da Canon, proporcionando uma qualidade de imagem impressionante, abertura constante em toda a gama de zoom e um design robusto para fotografar com confiança em condições ambientais extremas.

Quando combinada com câmaras DSLR full-frame da Canon, como a EOS 5D Mark II ou a EOS -1Ds Mark III, os fotógrafos profissionais podem escolher imagens fisheye circulares ou full-frame, permitindo-lhes ver as cenas de uma forma complemente nova e única. Este novo nível de escolha proporciona uma maior flexibilidade criativa quando se está a fotografar cenários como o céu nocturno, nos quais os campos de visão horizontais e verticais 180º (FOV) permitem que seja captado cada detalhe com clareza incrível numa única imagem.

Quando usada com um corpo EOS com sensores APS-C ou APS-H, a EF 8-15mm f/4L Fisheye USM cria um visionamento fisheye full frame mais tradicional. Um mecanismo de bloqueio do zoom no corpo da objectiva permite limitar o nível de zoom à profundidade focal o que assegura o melhor visionamento full-frame possível sem a vinheta disforme nas margens. As marcas “C” e “H” encontram-se junto ao anel de zoom, indicando a posição do zoom grande-angular, no qual são possíveis disparos sem vinheta com qualquer dos sensores, permitindo obter óptimos resultados com qualquer corpo EOS.

Óptica avançada para imagem profissional

A EF 8-15mm f/4L Fisheye USM demonstra 70 anos de engenharia óptica Canon, apresentando 14 elementos de lentes em 11 grupos diferentes, incluindo um elemento asférico e um de Dispersão Ultra-Baixa (UD) para corrigir a aberração cromática e produzir imagens de elevada qualidade e contraste com excelente reprodução de cor.

Os efeitos fantasma e a distorção causados pela luz forte podem ser um desafio quando se fotografa com um ângulo tão amplo, e, para combatê-los, todos os elementos de lentes estão protegidos com o revestimento Super Spectra da Canon. A superfície interior do elemento dianteiro possui ainda o revestimento SubWavelength Structure Coating (SWC) da Canon, que usa estruturas de ligação finas, mais curtas do que o comprimento de onda da luz visível na superfície do elemento da lente, para abrandar gradualmente a luz até esta se encontrar à mesma velocidade com que se desloca através do vidro, eliminando o risco de distorção que ocorre antes da luz alcançar o sensor.

Para manter a excelente qualidade de imagem, os elementos de lentes dianteiro e traseiro possuem igualmente um revestimento em Fluorite que repele água, pó e sujidade, facilitando a limpeza da objectiva.

Focagem rápida e precisa e performance em luz fraca

O zoom ultra grande angular da EF 8-15mm f/4L Fisheye USM proporciona novas possibilidades em fotografia de desporto de acção ou de arquitectura, enquanto a abertura constante de f/4.0 permite velocidades do obturador mais rápidas, para obter imagens com tons naturais em condições de luz fraca.

Um motor ultra sónico (USM) oferece focagem rápida e precisa durante o disparo e também focagem totalmente manual, o que permite aos fotógrafos ajustar a focagem de qualquer disparo, mesmo quando o sistema AF está activo, para um controlo ainda maior da captação de imagem e maior flexibilidade criativa.

Construída para uma performance profissional

A EF 8-15mm f/4L Fisheye USM possui um design de nível elevado que reflecte a sua performance de elite. Altamente resistente ao pó e à água é capaz de enfrentar condições desafiadoras, e, quando usada com um corpo profissional EOS, permite fotografar nas condições ambientais mais extremas. O design exterior possui a nova textura presente em todos os novos modelos da série – L.

Acessórios de elevada qualidade

A EF 8-15mm f/4L Fisheye USM vem equipada com tampa, bolsa e pára-sol EW-77 para utilização com o zoom de 15mm, prevenindo a distorção.

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email