Notícias

Canon vai abrir 1ª fábrica de câmeras fora da Ásia, e é no Brasil!

Nada como ter uma ótima notícia em começo de semana…

Poucos dias após o lançamento de sua câmera T4i/650D recebo a boa nova: a Canon montará sua primeira fábrica fora do continente asiático, em Manaus (AM – Brasil), e esta será voltada à produção de câmeras. O investimento será de 110 milhões de ienes (mais de 2,8 milhões de reais – cotação atual) e as operações deverão começar antes do início da Copa Mundial de Futebol: em julho de 2013.

Diz o comunicado da marca à imprensa: “Recentemente, o mercado de câmeras digitais tem mostrado crescimento constante, liderado por países emergentes. O Brasil, em particular, tem um grande mercado, com demanda que deve crescer, o que tem criado a necessidade de termos um fornecimento estratégico de produtos”. Atualmente a empresa possui mais de 350 funcionários diretos no país, onde atua desde 1974 com equipamentos de impressão – a distribuição de câmeras é por distribuidores autorizados. Na fábrica trabalharão mais 60 empregados até o fim de 2013.

De acordo com dados da consultoria GfK Retail and Technology divulgados pelo jornal Valor Econômico, as vendas de câmeras digitais no Brasil aumentaram em 28%. A meta é alcançar, em dois anos, a liderança em vendas de câmeras compactas no país – hoje a marca ocupa a nona posição. O Brasil só perde para o Japão, a China e os Estados Unidos em mercado de câmeras digitais.

Não foi a primeira das principais marcas de câmeras fotográficas: a Nikon já havia anunciado, há pouco mais de um ano, a criação de uma subsidiárias brasileira, com possibilidade de abertura de fábrica. Particularmente não sei se tais investimentos viriam a solo brasileiro sem a previsão da Copa de 2014, mas tanto eu quanto meus amigos canonzeiros ficamos bastante felizes com a novidade e, claro, esperançosos quanto a uma possível queda nos preços das câmeras. Aguardemos.

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no Atelliê Fotografia.

7 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A notícia pode até ser verdadeira, mas com s cifras $$$ citadas (R$2,8 milhões) eles não montam sequer um galpão de reparos. É muito pouco dinheiro pra investir em muito equipamento de alta tecnologia…

  • O preço q cobram já é caro, no esquema lucro brasil. Basta entrar na loja da canon e ver. http://www.loja.canon.com.br/ch/cat/4/cameras.asp
    Canon 7D, q la fora é 1.600 us, arredondando pra cima, no nosso dolar a 2,oo sairia a 3.200. Mas custa 7.000!
    A montagem sendo aqui pode diminuir bem o custo do equipamento mas espero q melhore a qualidade e preço da assistencia tecnica tb.

  • Poxa… se os preços ficarem mais em conta por conta disso eu viro a casaca e mudo de nikon pra canon… kkkkkkk… de qualquer maneira é uma ótima notícia… isso pode demonstrar que nós brasileiros somos significativos consumidores dos produtos da cannon…. e da nikon tb é claro…. kkkkkk

  • hehehe Isso aí é igual Apple…
    O preço que vao cobrar vai ser mais caro que ir nos EUA e comprar uma igual…

    • Vamos ver, vamos ver…..

      se a Canon mantiver a cobiça que tem na sua loja virtual (cobrando bem mais caro que lojas bem conhecidas e estabelecidas), a coisa não deve melhorar muito mesmo. Mas se baixar a bola, pode ficar bem mais interessante comprar equipamento da Canon.

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email