Canon adicionará novas funcionalidades à EOS 7D

Uma das câmeras mais bem sucedidas da Canon, a EOS 7D, ganhou novo firmware – o v2 – que deixa o modelo ainda mais interessante para quem a tem e atraente para quem busca uma DSLR com fator de corte (“cropada”) da Canon com altíssima qualidade. Pessoalmente penso que agora ela está melhor diferenciada ante a sua “prima” 60D, lançada um ano depois (a 7D foi lançada em nov/2009; a 60D em nov/2010), mas que mesmo sendo parte de uma linha abaixo estava provocando certo canibalismo no portifólio da marca, visto que além de fazer praticamente tudo que a 7D fazia (exceto, creio eu, disparar 8 fotos/segundo), ainda era bem recomendada para vídeo.

Agora os usuários terão mais claras as diferenças entre uma câmera voltada para cineastas adeptos de HDSLRs e uma outra voltada para fotógrafos que exigem o máximo de eficiência em sua área, tendo vídeo apenas como um “pequeno” bônus. Ao menos vejo assim – se quiserem discutir, os comentários estarão abertos! ;-D

Vejamos as melhorias divulgadas em comunicado da marca à imprensa (com breves comentários meus):

Desempenho RAW melhorado

Com um sensor APS-C CMOS de 18 megapixels, processador Dual “DIGIC 4” e ISO máximo de 12.800, a EOS 7D oferece um disparo rápido e de alta qualidade a velocidades de até 8 fps. Graças a este novo firmware, que adiciona poderosos algoritmos de gestão de memória, utilizados em modelos topo de gama como a série EOS-1, os fotógrafos poderão agora desfrutar de uma maior flexibilidade em disparo contínuo, com um buffer RAW máximo agora expandido a 25 ficheiros RAW ou 130 JPEGs. Combinando a resolução máxima da câmera com o processamento de imagens a 14-bit, os fotógrafos poderão agora capturar os momentos decisivos com enorme detalhe.

Edição e classificação de imagens na câmera

Uma série de novas funções de edição conferem aos fotógrafos um maior controlo sobre o aspecto das suas imagens, permitindo que a pós-produção se inicie na própria câmara. Os utilizadores podem agora processar os seus ficheiros RAW e corrigir parâmetros como a iluminação periférica, a distorção e a aberração cromática. Além disso, os ajustes no balanço de brancos, na nitidez e no estilo de imagem, bem como uma série de outros parâmetros, podem agora também ser feitos imediatamente após o disparo, podendo as alterações ser guardadas em novos ficheiros JPEG. Os ficheiros JPEGs podem também ser instantaneamente redimensionados, sem a necessidade de utilizar um computador [aparentemente quem fotografa em RAW fica de mãos abanando quanto a esta facilidade].

Os fotógrafos podem agora filtrar facilmente grandes volumes de fotos utilizando para tal a ferramenta de classificação de imagem. A classificação das imagens é armazenada nos metadados de cada ficheiro, que pode ser lido por um conjunto de aplicações de edição, incluindo o Canon Digital Photo Professional (DPP) ou outros softwares como o Apple Aperture, o Adobe Lightroom e o Bridge.

Maior controle em fotografia e vídeo

O novo firmware da EOS 7D oferece uma maior versatilidade na realização de fotografia e de vídeo. O recém adicionado controle de Auto ISO permite que os fotógrafos limitem a velocidade máxima do ISO para qualquer valor disponível no intervalo ISO 400-6,400. Possibilitando um maior controle sobre a exposição, os fotógrafos podem agora definir o ISO automático máximo para atender às suas preferências pessoais ou simplesmente para ajustar os parâmetros em situações concretas, por forma a corresponder aos objetivos criativos específicos.

A funcionalidade de áudio melhorada no modo de vídeo também permite um maior controle durante a gravação de vídeos. Os utilizadores podem complementar o vídeo desta câmara Full HD (1920x1080p) com som digital estéreo de 16-bit, com qualidade de broadcast a 48KHz, e o novo controle manual dos níveis de áudio, permite escolher entre 64 níveis diferentes [assim como na 5D mark III]. Um filtro digital de corte de vento [já presente até mesmo na G1X] também contribui para a redução do ruído feito pelo movimento do ar em torno do microfone, garantindo um som claro livre de interferências periféricas.

Registe as suas viagens com a compatibilidade GPS

O Firmware v2 também oferece a possibilidade dos utilizadores rastrearem a localização das suas imagens com o novo suporte para o receptor GPS GP-E2 – a mais recente unidade GPS de alto desempenho da Canon. O GP-E2 fica firmemente ligado na sapata do flash e é ligado à câmera através de um cabo, tornando mais fácil para os utilizadores da EOS 7D a georreferenciação das suas fotos, com dados sobre a latitude, longitude e altitude, bem como a direção em que a fotografia foi feita – adicionando esta informação ao arquivo EXIF da imagem*. Um logger GPS rastreia os movimentos fazendo download de GPS em intervalos regulares e a compatibilidade com o Google Maps permite que os utilizadores visualizem facilmente as suas rotas no software gratuito Map Utility da Canon.

 

Segundo o mesmo comunicado, o firmware v2 da 7D vai ser lançado a partir de agosto de 2012. Juntando esta previsão com o lançamento ainda recente da 5D III, acho que o caminho para o lançamento de um modelo full-size mais básico, como indicam rumores, fica meio nebuloso. Eu não me arriscaria a fazer apostas agora.

Firmware v2 para a Canon EOS 7D – novas funcionalidades:

  • Sequência máxima melhorada para imagens RAW (até 25)
  • Edição de imagem RAW na câmera
  • Classificação de imagens na câmera
  • Redimensionamento de JPEG na câmera
  • Ajuste máximo de Auto ISO (ISO 400-6400)
  • Ajuste manual do nível de áudio em gravação de vídeo
  • Compatibilidade com GPS
  • Personalização do nome do arquivo
  • Definições de Zona Horária
  • Pesquisa e ampliação mais rápida de imagens
  • Monitor de controle rápido durante a reprodução

* nota da Canon: A informação GPS apenas pode ser aplicada em fotografia.

(agradecimentos a Hélvio Silva)

Sobre Alexandre Maia

Brasileiro, pernambucano, formado em Publicidade e Propaganda. Quando não devora informações sobre fotografia, está escrevendo (ou dormindo, que ninguém é de ferro). Também está no Atelliê Fotografia.

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/wp_zta8yy/fotografia-dg.com/wp-includes/wp-db.php on line 3021

41 Coment.

  1. É um conjunto bastante positivo de mudanças, e que podem significar várias coisas. A primeira delas é dar uma sobre vida à 7D, que pode ter perdido um pouco de suas vendas para a 60D.
    De forma geral a 7D apresentava diversas vantagens sobre a 5D MK II em termos de filmagem, mas o mesmo não se podia dizer da 7D sobre a 60D, que é bem parecida e com quase as mesmas funções, daí a necessidade de "levantar" a 7D agora que a 5D MK III chegou. Isso pode (ou não), também significar que a 7D MK II irá demorar um pouco para dar as caras por aí. Seja como for, são boas melhorias numa câmera que já é realmente muito boa.

  2. o NOvo firmware funciona nas antigas 7D?

  3. Boa noite a todos,
    Na verdade com esse novo Firmware v2 para a Canon EOS 7D – as novas funcionalidades:
    Edição de imagem RAW na câmera
    Classificação de imagens na câmera
    Redimensionamento de JPEG na câmera
    Ajuste máximo de Auto ISO (ISO 400-6400)
    Ajuste manual do nível de áudio em gravação de vídeo
    Pesquisa e ampliação mais rápida de imagens
    Monitor de controle rápido durante a reprodução

    Todas essas melhorias a 60D ja tem, então ao invés de diferenciar a 7D da 60D, a 7D ficou com as funcionalidades da 60D + corpo metálico + 8fps.
    Será que ela ficou mais diferente ou mais igual?

  4. Tem como atualizar firmware da 7D antiga para o novo?

  5. As vezes não basta apenas entrar no Dpreview, Cameralabs etc e traduzir (no Google translate) um artigo dando alguns pitacos e assinando como se fosse o autor. Os artigos realmente úteis provem de quem tem em mãos permanentemente ou tem por algum tempo para testar o equipamento. Muita gente se autopromove assinando artigos que não escreve ou apenas modifica, se fazendo passar por "mestre", ou "professor" de maneira imérita. A arrogância e a falta de delicadeza que caracteriza essa turma acaba deixando nítido quem sabe e quem copia. Vaidade… tudo é vaidade!

  6. Caro Visitante,
    Em defesa do Almaia, se é que vc a ele se refere, favor notar que ele cita que se trata de comunicado da marca à Imprensa, com comentário dele. Então, embora o seu desabafo/comentário se aplique a muita gente e muitos post's nesse caso ele não cabe.

  7. Obrigado Pela dica, Parabéns.

    Como faço para saber se já esta disponível a atualização ?

  8. Adriano N Azevedo

    Meu caro Alexandre.
    Estou recorrendo aos seus conhecimentos pois confesso que ando meio perdido na minha definição de compra, ou seja: Sou fotográfo puramente amador, possuo uma CANON S5IS e com ela tenho feito muitas fotos, porem entendo que chegou a hora de evoluir, para ísto estou capitalizado em 3.500,00 ja li sobre várias cameras, so que pretendo fazer um investimento duradouro (pelo menos para os proximos 5 anos) que não fique defasada de imediato (mesmo sabendo que tecnologia esta uma coisa séria, muda todo dia), claro que irei fazer curso na área de fotográfia e frequentar os foruns que tratem deste assunto. Quanto as cameras via as seguintes: CANON T4I ; CANON 7D; CANON D6(Achei muito profissional para mim); CANON D60 e NIKON D7000. Espero não estar abusando da sua boa vontade, porem poderia me ajudar nesta escolha? Em tempo! minha filha vai agora em novembro aos EUA e lá os preços estão ótimos, claro que ela ira trrazer minha camera com um custo beneficio bem interessante. Por ultimo quero fotografar natureza; meus filhos, paisagem; festa familiar etc.

  9. Como eu faço para programar a câmera canon 7d eos para aparecer o meu nome nas fotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *