GRÁTIS !!!

Canon lança Canon T4i / 650D5/5(1)

Sexta-feira (08) foi um dia muito bacana, e não falo do prazer que costuma ser uma sexta-feira para quem não trabalha cedo no sábado. Falo do lançamento da Canon, que resolveu entrar de cabeça na era touch da fotografia, lançando a câmera Canon T4i /650D (Brasil/Europa) com usabilidade tão tátil que já tem quem queira apelidá-la de iCanon.

E como se não bastasse esse ingresso da marca no mundo da interação por toque (e não bastava mesmo, já que a Sony, outra titã do mercado, já havia feito isso), resolveram um velho problema: o autofoco (AF) deficiente nas câmeras da linha xxxD, especialmente em vídeo.

Uma touchscreen não era mais algo novo no mercado fotográfico, mas ao que os vídeos indicam, a Canon quis tornar a coisa realmente interessante na Canon T4i, de modo que deslizar o dedo na tela de sua câmera fosse tão bacana e intuitivo quanto usar um iProduct (iPad, iPhone…) – incluindo suporte a multitouch, como bem indica o press release e foi demonstrado pelo CNet. Juntando isso com a possibilidade de mudar o ângulo do monitor de 3”, que já existia na sua antecessora, a T3i/600D, temos uma bela facilidade para quem quer tirar fotos ainda mais facilmente, especialmente fotografia noturna, quando nem sempre é possível ver com clareza os botões da câmera, e lanternas podem não ser bem vindas (fotografando animais perigosos, por exemplo).

Canon T4i 650D Canon lança Canon T4i / 650D

Falando em melhorar o que já era bom, o LCD continua tendo a já tradicional e ótima resolução de 1,04 milhão de pontos das últimas câmeras da Canon, garantindo, ainda, uma definição maravilhosa para os amadores e profissionais que queiram fazer uso desta pequena grande câmera que só é considerada “de entrada” porque as outras são de soltar palavrão de tão boas ao que se prezam. A propósito, desconfio que a Canon quando lançar a sucessora da T3/1100D vai manter o monitor de toque como diferencial e não colocá-lo na 1200D (ou será 1150D?).

Como eu ia dizendo… o “velho” monitor continua, agora reconhecendo toques e gestos, mas além disto, a Canon não esqueceu-se de algo que era fonte de reclamações (minhas, inclusive) e tratou de sanar a falha: o sistema de AF bastante ruidoso e ineficiente em modo LiveView, fosse para fotografar ou para manter assuntos focados numa gravação de vídeo. Resolveram a questão acrescentando os mesmos 9 pontos de foco cross-type das xxD (a exemplo da elogiada 60D) e ainda uma nova linha de objetivas, com motor que denominaram de stepper motor (STM), inaugurada pela 18-135mm STM e uma curiosa 40mm f/2.8 STM estilo pancake (ultracompacta e leve). Enfim, chega de estar gavando aquele vídeo precioso e ver que o assunto saiu de foco e para que ele volte a ficar em foco você precisa aturar um autofoco ruim, ou ter que utilizar o foco manual, e aí mudar as mãos de posição para desligar o AF e rodar o anel de foco… os aspirantes a cineastas usuários da Canon certamente estão agora bastante ansiosos para adquirir sua T4i (se não já adquiriram a 60D ou outra, claro).

Isso torna a Canon T4i a primeira EOS a ter um sistema duplo de foco, que permite não apenas manter assuntos em foco ao fotografar, mas também ao filmar, e junto com o processador Digic 5 (outra “novidade” que veio das câmeras mais avançadas e da compacta G1X), clicar enquanto filma com qualidade. Tão bom é o processador que ele permite ainda disparar 5 fotos por segundo, facilitando bastante a vida de quem adora/precisa fotografar motivos com bastante velocidade mas não pode pagar por uma 7D, por exemplo. A T3i tinha fps de 3.7, enquanto que a 7D faz 8 fotos/segundo, e assim a T4i torna-se um interessante ponto intermediário nessa questão, igualando-se à lendária Nikon D90.

EOS 650D Canon lança Canon T4i / 650D

Outro recurso novo que não é de todo original, e este já era característica muito citada por defensores da Nikon – de novo ela -, é o disparo de flash remoto sem fio e sem transmissor dedicado ou uso de flash pop-up como disparador. Ou seja, um Speedlite Transmissor integrado à câmera, sem crescimento de seu corpo. Agora os canonzeiros podem finalmente dizer “ei, eu também posso fazer isso” e explorar bem mais as possibilidades de disparar remotamente seus flashes sem necessitar de triggers, rádios ou outro transmissor. Ao menos é o que espero para a maioria das situações – não devem demorar a aparecer os testes deste recurso, assim como de tudo que a câmera tem, mas estou confiante.

De minha parte acho que agora será até mais custoso pôr em prática a Técnica dos 3 Nãos pra não comprar esta câmera!

Principais características da Canon T4i / 650D:

  • Sensor híbrido CMOS de 18 MP, tipo APS-C (fator de corte: 1.6)
  • Grava vídeos em Full-HD com controles manuais e AF contínuo
  • 5 fotos/segundo em modo de disparo contínuo
  • Monitor LCD Clear View II com tela tátil
  • Sensibilidade ISO 100-12.800, expansível a 25.600
  • De 9 puntos AF de área amplia
  • Transmisor Speedlite Integrado

Sobre Alexandre Maia

Brasileiro, pernambucano, formado em Publicidade e Propaganda. Quando não respira e devora informações sobre fotografia, está clicando (ou dormindo, que ninguém é de ferro).

158 comentários

  1. Ótimo artigo, mas o disparo de flash sem fios já estava presente na T3i.

  2. Parece mais um post de Canonzeiro para Canonzeiros.

    Fanboy você.

    Uma câmera ruim, inferior a 60D quando se trata de fotografar e igualmente ruim a 60D para filmar, mas com o mesmo preço.

    Não me faça rir, pois só agora sabemos o por que essa câmera não estava no NAB 2012.

    Se a MarkIII foi motivo de piada, imagine o que seria dessa câmera com touch inútil?

    • Olá, Paulo.
      Sou leigo e gostaria de uma segunda opinião: qual câmera comprar no lugar da t4i?
      Grato pela atenção.

    • Admito que a análise é meio tendenciosa sim, mas precisa fazer um comentário desse jeito? Eu acho que educação é bom e todo mundo gosta. Mas falando do sistema de filmagem, não é a toa que o House e "Os Vingadores" foram filmados com…. Opa! Foram filmados com Canon…

      E quanto ao preço, o preço dela de LANÇAMENTO é de 850 dólares, enquanto o preço normal da 60D é de 899 dólares… Então, é MUITA INOCÊNCIA sua pensar que esses 850 dólares vão permanecer assim depois de algum tempo.

      Enfim, não vou perder muito tempo com gente que só sabe falar mal das coisas que não compra. Isso é fato… A Canon lidera no campo de filmagens.

    • Hhmmm, a notícia é da Canon, certo? Não sei o que um nikonzeiro (?) raivoso faz aqui.

      Se é usuário da Canon, bacana saber que fica de olho nos lançamentos e etc, mas não precisa ficar azedo assim se eles não lhe agradam: alguém há de comprá-los, você não é obrigado a fazer o mesmo – tem seu livre-arbítrio!

      Não estou querendo fazer ninguém rir aqui, porque minha profissão não é palhaço nem comediante ou coisa que o valha. Estou apenas divulgando o que foi anunciado e relatando as vantagens à vista. Se mesmo com as mudanças, a 60D ainda lhe parece melhor, repito o que lhe disse antes: compre a 60D ou outra que achar melhor, ninguém lhe obrigou a engolir a T4i.

      A 5D mark III é uma piada para você? Ria e não compre. O monitor touch é inútil? Quem sabe, você testou? Se testou mostra um vídeo, aí podemos enriquecer a discussão aqui (que por sinal se dependesse de comentários como o seu seria bem rasa).

      • Cara na boa, se não quer receber críticas sejam educadas ou não, melhor não expor seus pensamento e argumentos na internet. Quem foi mal educado foi você ao não saber lidar com a crítica do Joel.

        Na verdade a T4i é mais um jogo de marketing. A famosa obsolescência perceptiva: eles criam um produto com um certo olhar, e mais tarde vendem o mesmo produto apenas mudando o design ou acrescentando uma função insignificante. Isto é muito evidente na T4i. Colocaram o frufruzinho do Touch screen para dar a impressão que a T3i está obsoleta, quando na verdade o que importa realmente continua praticamente igual ou seja o equipamento é quase 95% igual ao anterior e custa bem mais caro, devido a introdução de alguns artigos de perfumaria.

        Na verdade meu caro Alexandre, seu pensamento e seu texto é tudo que a Canon deseja que seja dito para alavancar as vendas de mais um de seus produtos.

        Sei que não ganha nada com isso, e ainda tem coragem de dizer que seus leitores tem idéias rasas quando na verdade você é mais raso do que eles.

        Pare e pense antes de expor suas idéias, pois sempre estará sujeito a críticas, sejam elas boas ou ruins.

        "…temos uma bela facilidade para quem quer tirar fotos ainda mais facilmente, especialmente fotografia noturna, quando nem sempre é possível ver com clareza os botões da câmera, e lanternas podem não ser bem vindas (fotografando animais perigosos, por exemplo)."

        Qual fotógrafo de vida selvagem que se preze usará nessa existência uma T4i ? A 5d mark III não tem touch é nem por isso nenhum fotografo de vida selvagem foi atacado por "animais perigosos" por conta disso. Lanterna pra ver os comandos ? Que usa isso ? A claridade do Lcd já não é suficiente pra iluminar a parte de traz da máquina?

        Isso sim é um pensamento raso meu caro Alexandre.

        • 1 – O nome do cara que criticou é Paulo;

          2 – Sou pago pra escrever os artigos de notícias. Para artigos pessoais, escrevo o que quiser, mas para este tipo de artigo tenho que ajudar a pagar as contas (minhas e do site);

          3 – Não disse que profissionais vivem sendo atacados por animais perigosos nem que eles _têm que usar_ uma T4i, apenas que o recurso é bem vindo para os tipos de fotografia citados.

          4 – A claridade do LCD é tão boa pra ver comandos que estranhamente a Nikon lançou não faz muito tempo uma câmera com botões retroiluminados. E é uma top de linha! Estranho…..

          5 – "A parte de _traz_"? Meu português pode não ser perfeito, mas o básico pelo menos eu sei.

          • Verdade, o sujeito ironizado por suas idéias é realmente ele, o Paulo. Me enganei.

            Confesso que "de traz" está escrito errado. Você se preocupou com a sintaxe e eu me expressei corretamente do ponto de vista semântico.
            Mas como viver é aprender, foi buscar melhorar meu fraco português e aprender como é que se escreve corretamente a palavra destacada por você.

            "Detrás" é usado em todos os demais casos, equivale a "atrás" ou "traseiro"

            Como você pode notar, mesmo escrevendo errado você chegou no sentido e significado correto do que quis dizer: a traseira da máquina. Isso é semântica meu amigo.

            Cara na boa, seja mais humilde e reconheça suas limitações sem ser irônico ou agressivo com os leitores desse site.

            Não adianta ser perfeito gramaticalmente ou saber o básico do português e não ter o básico de educação para com os leitores que discordam de suas opiniões.

    • Já que chutou o pau da barraca tinha que ter um bocudo pra descer no mesmo nível, só que agora a favor. Pelo jeito ou o amigo é nikonzeiro, ou num tem câmera nem educação… Quem já usou um uma T da vida sabe o que é esse lançamento, ainda mais pra quem trabalha com uma máquina dessas a um bom tempo, tanto pra filmar quanto para fotografar. Quanto tiver água coisa de útil abra a boca, quando for inútil fica aí na toca com sua nikon esperando ver quando vão lançar uma câmera e como já usou visto, copiado da canon…

  3. A melhor relação custo/benefício do mercado, conforme estatísticas de vendas. Existem outras boas opções, mais baratas, como menos acessórios disponíveis, mais complicadas de usar e sem uma boa rede de assistência técnica, mas ainda assim boas máquinas. Quem comprou Canon nunca se arrependeu. É o meu caso.

  4. Qual a melhoria significativa nesse modelo? Ate agora so vi mais do mesmo.

    • Defina "melhora significativa".

      Para mim é o conjunto de melhorias/correções. Se considerar cada coisa em separado, pode parecer pequeno mesmo, mas considerando o conjunto…..

      • Cara na boa novamente.

        Pelo amor de Deus o conjunto de melhorias considerados juntos ou separados é insignificante.

        ISO 12.800 você usa isso ? Granulação e qualidade de imagem péssima.
        Mais MP com sensor do mesmo tamanho. Isso é ruim
        5 fps. nossa que máximo. Isso é pra fotojornalismo e a t4i não foi projetada pra isso.
        Filmagem de qualidade: Se não me lembro filmaram Vingadores e Dr house com máquinas superiores a t4i. E os monitores usados não eram os da máquina. Então de ter 1,040k cores não influencia em nada, muito menos o touch.
        9 pontos de foco cruzado eu nunca usei isso. Uso só foco central.

        Resumindo: Melhorias para enganar leigos. A T3i continua sendo a melhor opção disparada. Custo benefício infinitamente maior.

        Artigos mais críticos seriam seriam bem vindos ao se comentar de um novo lançamento seja da Canon ou Nikon.

        • Não uso ISO 12.800, mas é sempre bom ter algo assim, num clique emergencial, sem flashes nem nada.
          Agora quanto a mais MPs ser bom ou ruim, já é meio relativo, se considerarmos a chuva de elogios à Nikon D800…
          A T4i pode sim ser usada para fotojornalismo e também natureza (animais que se movimentem rapidamente). Um fotojornalista iniciante pode não ter patrocínio/bolso pra pegar de cara uma 7D ou uma 5D mark II ou III. Acontece!
          Quando filmaram _cenas_ de "Os Vingadores" e aquele episódio de "House" a T4i não existia, meu caro. E o monitor dela tem 1.040k pontos, não cores.
          Usa só o ponto central? E daí? Tem gente que usa todos ou sai mudando de ponto pra ponto, ninguém é obrigado a fotografar como você.

          Resumindo: vou esperar testes/reviews antes de falar tão mal.

          E obrigado pela sugestão. Vou falar com a administração sobre isso.

          • Dou os meu parabéns pra o site fotografia DG, por tornar esse espaço democrático e não deletar comentários como os meus e do Sr. Paulo.

          • Desde o nascimento do portal fui apenas obrigado a apagar 2 ou 3 comentários. Opinião é publica e as "discussões" são sempre bem vindas pois trazem novos leitores e pessoas a darem opinião também. Achei apenas alguma "brutidade" mas espero que todos vocês se estejam a dar bem eheh Abraços e desculpem por não ser mais participativo mas a gestão de todo o Grupo me ocupa muito tempo e lembro que tudo isto é um part-time para mim, tenho emprego como todo o mundo =)

          • Muito bacana mesmo estão de parabéns. raridade hoje em dia.

  5. Ótimo artigo. Análise muito bem feita. Parabéns

  6. Ninguém é obrigado a comprar o que não quer ou não goste. Quando for comprar análise e veja custo beneficio. Ótimo artigo. Eu sou CANON. Tenho uma 60D e é otima.

  7. Engraçado, custei a achar a minha câmera no site, nem matéria tinha, daí percebi que aqui no Japão ela ganhava outro nome, X5, que seria a T3i, comprei ela faz dois meses e agora lançam essa X6i, ou T4i para vocês. Só espero que o preço não seja o mesmo. Mas para um iniciante como eu, a X5 está de bom tamanho.

  8. Importante comentar que o recurso de Transmisor Speedlite Integrado já existe na T3i e na 7D.

    Excelente recurso, antes tarde do que nunca!

  9. Eu gostaria de ter uma 5d mIII sem problema!

  10. É mais interessante aguardar mesmo os testes pelos experts no ramo. Geralmente são comparativos a outras marcas de mesma categoria e mostram os diferenciais do modelo anterior, de mesma marca, sem puxar sardinha pra um lado ou pro outro.

    O que eu entendi aqui, é que isto está aberto a opiniões pra todos os gostos, opções e preferências.

    Mas fica muito deselegante criticar algo sem certa polidez com as palavras.

    Por um momento me pareceu um fórum de encontro de conflito de torcida organizada Canon contra torcida organizada Nikon e/ou repudio Canon.

    Só mais polidez com as palavras, gentileza, cortesia com os colegas, sem deixar de passar ponto de vista.
    Isso é possível.

    É pra criticar mesmo, esse é o objetivo.
    Críticas contrutivas são bem vindas.
    Repito! Só mais polidez com as palavras, respeito aos colegas que dedicam seu tempo por pesquisar, traduzir, corrigir, postar informação edificantes ao conhecimento de todos;

    Digo isso em nome de todos que sentiram constrangimento alheio, além de mim.

  11. Parabéns pela matéria Alexandre, falou tudo mesmo.
    Não ligue para os comentários maldosos dos Nikonzeiros. Saiba que nem todo Nikonzeiro é escroto assim, alguns (mais inteligentes) tem bom senso e reconhecem as ótimas novidades da T4i.
    Aliás, esta briga entre Canon e Nikon só beneficia o mercado da fotografia.
    Mais uma vez, parabéns, não desanime e obrigado pela matéria.

    • Muito obrigado, Ricardo. É muito bacana ter um apoio assim! =D

      E concordo que nem todo nikonzeiro é um petulante – eu mesmo conheço usuários de Nikon com quem já tive discussões bem interessantes, sem puxa-saquismo pra marca X ou Y. Não tira o fato de que os que não têm "semancol" irritam muito, mas…..

  12. Na boa, não me animei com essa câmera. A função de "Touch" para mim é inútil, melhor seria a inclusão de dials… A Pentax lançou uma câmera na mesma faixa de preço com sensor excelente e wheater resistent!

    Essa T4i me parece mais uma câmera descartável da Canon, como muitas outras que a Canon vem fabricando. No passado eu tinha uma queda pela Canon, mas de uns anos para cá estou gostando mais das Nikons., pela construçãoe pela performance. A Pentax corre por fora, pouco conhecida, pouca opção de venda, mas essa sim vem inovando e fazendo bons produtos. Sei lá, nem tenho considerado Canon, tenho olhado Nikon e Pentax, na intenção de comprar uma câmera na faixa de $ 1000,00, para uso amador com umas três ou quatro lentes apenas.

    Como amador que sou, dou preferência ao desempenho do sensor em alta ISO, velocidade de disparo e se possível um corpo "não descartável". Assim, a T4i para mim não fede e nem cheira, ´vejo como uma T3i com mais penduricalhos, ou seja, nada de muito novo, nada de inovação. Se eu tivesse uma T3i, jamais colocaria dinheiro para pegar uma T4i.

    Abraço a todos!

    • Sim, a Pentax K30 é mesmo impressionante, tanto em termos de imagem quanto de corpo! Quanto à Canon estar lhe decepcionando… bom, isso é meio subjetivo, porque ela e a Nikon disputam "pau a pau" o mercado, tendo a Pentax, como bem disse, correndo por fora, felinamente, hehe.

      Eu hoje apostaria talvez numa Pentax K30 – tem praticamente a mesma imagem limpa em ISOs altos da Nikon D7000 e ainda tem melhor definição. Mas ainda pesquisaria onde comprar e etc. Se a coisa ficasse muito complicada/custosa, pegaria a D7000 mesmo, que também é muito boa. Isso considerando que eu pudesse trocar de marca sem maiores problemas, já que não só uso Canon como tenhos várias objetivas, um flash, e um transmissor para esta marca.

  13. Olá a todos!

    Gostaria de tirar 1 dúvida: o uso da tela "touch screen" não consumirá mais bateria que o normal?

    Outra coisa, essas novas lentes STM EF-S (por exemplo, uma 18-135mm) podem ser usadas na T3i, aproveitando-se os mesmos recursos de melhorias de focagem?

    Grande abraço, e parabéns ao Site! No aguardo dos comentários, obrigado!

    • Creio que não dá para tirar partido do sistema duplo de foco da T4i apenas usando uma objetiva STM numa T3i não, porque salvo engano meu o sistema deve se basear em mecanismo na objetiva (o STM) e na câmera. Já mandei esta questão para a Canon Brasil, mas eles, como já percebi anteriormente, não são muito atenciosos às questões sobre produtos de fotografia aqui no Brasil.

      Quanto ao touch screen gastar mais bateria, acho que gasta sim, mas não tanto – ao menos não por ser touch screen em si, e sim por ela ficar mais tempo ligada, com você a correr os dedos. Juntando isto com o monte de marcas de digitais dá um bom argumento para considerar este recurso meio dispensável…

  14. Parabéns pelo artigo Alexandre…

    Como iniciante, estou a procuro de um equipamento de entrada e cheguei aqui após ler muito sobre as series T da canon. O debate nos comentários, só me fez querer mais e mais pegar uma T3/t4i e aprender… Aprender para um dia poder voltar aqui e ter uma opinião formada e uma cabeça aberta pra debater.

    Enquanto isso, deixo o meu, muito obrigado pela leitura.. abraços.

    • Meu conselho, que também é conselho da Claudia Regina (do Dicas de Fotografia) e de outros fotógrafos: pegue uma mais básica, aprenda e depois pegue uma mais "parruda". Aconselho começar com uma T3 ou T2i.

      Ah, e disponha! Faço artigos como este de forma a serem boas leituras, não um monte de dados técnicos – fico feliz que tenha atingido o objetivo.

      • Alexandre, me permita a intromissão!
        Tenho uma T2i, comprei várias T3i para parentes e amigos e acabo de adquirir uma T4i.
        Uma T2i custa R$ 1700,00
        Uma T3i custa R$ 1.900,00
        Uma T41 custa 2.300
        Sou apaixonado pela minha T2i. Precebi que com uma 50mm dá pra ser muuuuuito feliz. Tanto pra fotografar quanto filmar.
        Pra quem inicia, indico uma T2i (com relação à T3i só muda o visor articulado, que acho uma chatice).

  15. Sou iniciante , e estou gostando muito de ler os artigos desse site.
    Gostaria muito de saber, se o zoom óptico da Canon T4i, aumenta de acordo com a lente ulitizada, e também onde eu poderia fazer o download free, em português,do manual dessa câmera, para que eu possa ler, antes de efetuar a comprar.
    Muito obrigada, desde já.
    Abraços.
    Kátia

  16. Boa noite.

    Vim agradecer por responderem minha pergunta, feita aqui.

    Já vi que irei aprender muito lendo tudo que tenho visto por aqui.

    Obrigada.

    Abraço.

    Kátia

  17. pessoal, vejo que são intendidos do assunto… para filmar, qual consegue melhor qualidade, t4i ou 60D?
    Já tive uma t3i 600d, filmava bem mas ….hmmm falta algo! será que essas 2 jas teem esse "algo que falta"?
    valeu.

  18. Já existe uma previsão de lançamento da T4i no Brasil? Estou procurando que nem louca nos sites e não encontro em nenhum :/

  19. Comprei a T4i. Sexta-feira recebo.

  20. Pensando em comprar minha primeira dslr, sou viciadíssima em fotografia. Estava pensando na t3i (achei por 1900) mas agora com a t4i, fiquei na duvida. Achei por 2400. Compensa 500 reais a mais pela t4i?

    • Se pretender fazer vídeos mais que casuais, acho que seria uma boa, sim, pegar a T4i. Se não, a T3i está de ótimo tamanho, ainda mais considerando que é sua primeira DSLR (eu aconselharia a T3 / 1100D para você)

    • Jéssica, acabo de sair de uma T2i (R$ 1.700) pra uma T4i por fazer filmes. Se pretende filmar, deve saber que precisa compra as lentes novas STM. A T2i e uma 50mm fazem ótimos vídeos (não esqueça de um bom cartão de memória.

  21. NIKON D 5100, A MELHOR!

  22. A pouco tempo, vendi minha antiga nikon d90 e esse final de semana comprei a t4i. A primeira impressão foi um susto, ela poderia ser melhor acabada. Quem já pegou nas duas máquinas deve imaginar o que estou escrevendo. Agora estou na dúvida. Insisto com ela para tentar mudar a má impressão inicial pelo contraste com a d90, ou passo logo adiante, enquanto ainda não passei dos 50 clicks. Se você está se perguntando o motivo que vendi a d90, eu digo que foi pura cag4d#, ou seja, agi sem pensar. Enfim, para quem está começando na fotografia, recomento as Ultra Zoom (UZ).

    • Para quem está começando na fotografia vale basicamente qualquer câmera com modos manuais (Av, Tv, M ou A, S, M). O aprendizado se dá controlando o resultado e entendo os porquês das alterações e etc.

      Se não vai fazer fotojornalismo intenso com a T4i e está satisfeito com as imagens dela, releve a construção que notou ser algo inferior (na aparência, pelo menos) e fique com ela. Se não for o caso, volta para Nikon, onde deverá ficar mais satisfeito – as D3200, D5100 e a D7000 são bem faladas.

  23. Entrei no Google para ler sobre qual seria a melhor opção para mim, que estou ingressando agora na fotografia. Não quero ser profissional, mas quero uma boa máquina para registrar em fotos e em gravações, momentos meus e de minha família. Tenho a oportunidade de comprar uma dessas duas máquinas, a T4i ou a 7D. Enfim, gostaria apenas que vc me informasse qual das duas é melhor, tanto nas fotos qto na gravação? Independente disso, também comprarei uma T3i, que é um presente para minha esposa. Uma outra dúvida, as lentes da 7D podem ser utilizadas na T3i? Quero adquirir uma lente Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM. Obrigado e, por favor me responda o mais rápido possível. Estarei viajando agora no final do mês e gostaria de sair daqui com a certeza de qual máquina comprar.

    • Se for sua primeira DSLR, melhor pegar uma T3i para você também, a não ser que pretenda investir em vídeos… aí seria bacana pegar a T4i ou a 60D. Apostaria na 60D, já que a T4i está em processo de recall por provocar alergia (sim, alergia, não alegria…).

      E, sim, pode usar quaisquer objetivas tipo EF em qualquer DSLR da Canon, seja das mais básicas, seja das top. A coisa só muda de figura com objetivas EF-S, que não são compatíveis com câmeras como a 5D mark III, que é full-size/full-frame.

  24. Parabens pelo ótimo site! Viajo para Europa no mes que vem, e estava pensando em comprar lá uma nikon d300 ate ler seu site. Sou arquiteta e amo fotografia, mas sou totalmente amadora. Pretendo ter uma SLR de entrada para depois adquirir uma lente angular para fazer fotos boas em ambientes pequenos, do meu trabalho. Qual maquina vc me indicaria? Abs

    • A máquina não fará muita diferença no seu caso, já que sua prioridade é captar ângulos mais abertos. Claro que com uma câmera tipo full-size (comumente chamadas de full-frame) seria melhor, por certos detalhes técnicos, mas a diferença estará mesmo na objetiva utilizada.

      Posta no nosso fórum, que podemos te dar mais detalhes sobre modelos de grande-angular e etc.

  25. Saí de uma T2i (mesma coisa da T3i, só que sem o visor articulado) pra uma T4i há dois dias, por conta de matérias a respeito e por conta da lente 40mm STM e da captação de som stereo, já que curto filmar shows de amigos também.
    Confesso que me decepcionei com algumas coisas:
    1- Foco automático pra fotografar é sempre uma luta (utilizando a 50mm com baixa luminosidade).
    2- O foco automático pra filmar (o grande chamariz da câmera) gera muito ruído e deixa a filmagem horrível, uma vez que a cada movimento a câmera busca um novo foco (prefiro minha Sony T9). A bateria vai logo embora também!
    3- A qualidade das fotos não é igual às que eu tiro nas mesmas condições com a T2i.
    4- A máquina faz um barulho alto e seco ao fotografar. A T2i parece trabalhar mais suave.
    Enfim…pagar o dobro do preço de uma T2i por uma T4i não vale à pena! Posso rever meus conceitos quando fizer um vídeo e ver a diferença de qualidade do som (a T2i, se o som estiver muito alto ou grave, estoura).
    Honestamente, devia ter investido mais e partido logo pra uma 7D o 5D.
    Vão com calma!

  26. Em tempo, paguei R$ 2.300,00 (kit 18-55) e, quem se interessar, entrego pelo mesmo valor pra passar logo pra uma 5D! :-)
    Estou em Sampa (Aclimação)

  27. Alexandre mais, algumas observações:
    1- O fórum é pago, ao contrário do descrito na página: "Anúncios grátis direcionados para o Brasil"
    2- A página precisa de revisão e tem alguns "bugs" como cidades americanas ao invés de bairros
    3- Apesar do pagamento do anúncio e de um acréscimo de R$ 9,00, o destaque não mostra o valor pedido pela câmera!
    Quem resolve isso?

  28. Boa tarde.
    Gostaria de saber se a Canon T4i faz fotos em preto e branco e também em sépia.
    Obrigada.
    Kátia

  29. Afinal depois de ler tanta coisa pergunto: compro a T3i ou T4i????????????????

  30. Olá,
    Gosto de filmar espetáculos teatrais, ou seja: atores em movimento sob luz baixa e cores variadas. Me interessei pela T4i, mas tenho dúvidas se é a melhor câmera para este tipo de filmagem. Agradeço se puderem opinar a esse respeito. A propósito: moro próximo ao Paraguai e encontrei a T4i por U$ 860,00. É um bom preço?
    Obrigado.

  31. Agora fiquei em dúvida. Tenho uma XS 1000d e pensei em trocar. Ia comprar a T3i mas procurando na internet achei a T4i , também havia pensado na 60D. Gostaria de uma ajuda, qual devo comprar?

  32. E possível tirar fotos 3d com uma T4i? Existe alguma camera do segmento profissional da canon voltada para fotos 3d? Obs: Ótimo artigo!!!

  33. Excelentes comentários, agradeço pela matéria e pela contribuição de todos, mas… mesmo assim, ainda continuo na dúvida se vale a pena investir na T4i (?)…

    Estou prestes a adquirir uma DSLR (a minha primeira) e fiquei na dúvida entre a T3i com lente 18-135 IS e a T4i com lente 18-55 IS (ou IS II)… ambas têm preços bem próximos… estava quase optando pela T4i (apesar da lente 18-55 ao invés da 18-135), simplesmente pelo processador DIGIC 5 (já li que ele reduz 75% de ruído), pelos 5 disparos por segundo e também pelo som estéreo… mas, ao ler o texto do "Walter", vi que itens como o foco automático (seja em vídeo ou foto) são ruins, mesmo com a nova lente "STM", e que a bateria vai embora rapidamente usando esse tipo de foco em gravações de vídeo…

    Pretendo usar a câmera 90% do tempo para fotografar, mas acho legal ter uma câmera bacana para filmagens também, incluindo áudio estéreo, mas pelo visto acho que a T4i possui recursos que, no resultado final, não satisfazem (ou estou errado?).

    Para mim, o que mais pesa nisso tudo é a questão do RUÍDO em fotos… o novo processador DIGIC 5 realmente reduz significamente o ruído em fotos com ISOs mais elevados (800, 1600 e 3200) ou reduz muito pouco (usando lentes de kits, como 18-135 e 18-55, ou mesmo com a 50mm 1.8 II)???

    Se a diferença for muito pequena, vou optar pela T3i, já que estou iniciando na fotografia e a questão de filmagens não é o meu foco principal.

    Se puderem opinar quanto a questão do ruído e se há uma melhora perceptível na qualidade das imagens em fotos, eu agradeço muitíssimo!!

    No aguardo, muito obrigado, esse Site é show de bola!

    Grande abraço,

    Nilton – SP.

  34. Bom, apenas amo fotografia, estou fazendo intercambio no canada , estou em duvida e preciso de ajuda =D?
    Entre T2i e a T3 , qual e melhor? voce me aconcelharia comprar qual das duas?

  35. Bom, apenas amo fotografia, estou fazendo intercambio no canada , estou em duvida e preciso de ajuda =D?
    obs: Tambem sou Pernambucana =D

  36. Boa tarde, estou vendo muitos comentarios pros e contras, isso enriquece o forum e confunde bem a gente. (rs).

    Eu sempre gostei de fotografia, no inicio comprei uma semi canon s3 is, muito boa, mas me sentia incomodado com o tamanho. Optei por vender e comprar uma compacta, mas a cada pesquisa me interessava mais por fotos e acabei comprando uma canon sx30 is, que por sua vez achei muito inferior a anterior e com nivel de ruido na imagem muito elevado, fui fazer um book com minha esposa em uma pousada, com as luzes baixas ao anoitecer, as fotos ficaram horriveis, com flash elas perdiam o ar do lugar ficando muito falsas, utilizando flash fraco com mais tempo de obturador ficavam tremidas, e as tiradas com iso 400 ou 800 no maximo com exposicao de 1/40 a 1" as fotos foram todas inuteis. Comisso resolvi vender e pesquisando achei a Canon sx50 hs mas pelo preço com mais u$200 da pra comprar uma t4i.

    Entao o que eu gostaria de saber é a qualidade final das fotos. Posso investir nesta T4i que terei fotos limpas sem borroes ou ruidos exagerados.

    As fotos tiradas em uma pista de boliche por exemplo, com as pessaos correndo para lançar a bola e com a iluminacao fraca, com a t4i sera possivel ter fotos limpas e sem ruidos?

    Por favor peço a ajuda de voces para sanar minhas duvidas.

    Obrigado e parabens pela excelente materia.

    • Olá Ivo,

      As câmeras "DSLRs" utilizam lentes que oferecem uma qualidade de imagem muito superior às câmeras compactas e às "super zoom" (ou "bridges", como é o caso da SX30, SX40 e SX50). Até as lentes mais simples que acompanham os kits, tais como a 18-55mm e a 18-135mm possuem uma qualidade significativamente melhor! As próprias câmeras também oferecem recursos mais avançados, que também influenciam no resultado final das imagens (é claro que o conhecimento técnico e olhar do fotógrafo também contam!).

      A questão que muitos se esquecem (ou desconhecem) é que no caso das DSLRs cada lente possui "de certa forma" uma finalidade específica… no caso da SX30 (por exemplo), na mesma câmera (e na mesma lente, que é fixa) você encontra opções de fotografar em modo "macro" (closes com a lente bem próxima ao objeto), um zoom significativo (840mm), entre outros recursos… tudo numa única câmera, com uma única lente! No caso de uma DSLR, o conceito é usar um tipo de lente diferente para cada tipo de fotografia, ou seja, você acaba tendo que investir (leia-se "comprar", rs…) em lentes diferentes se quiser ampliar as possibilidades na hora de fotografar algo específico (por exemplo, uma lente 50mm fixa, não tem nenhum zoom, além de geralmente ser mais usada para determinados tipos de fotografia, e não ser a lente ideal para outros tipos).

      Já li que o novo processador DIGIC 5 (da T4i) reduz em "até" 75% o ruído em qualquer faixa de ISO, o que já ajuda bastante em condições de pouca luz. Tenho pesquisado bastante (também estou interessado na T4i) e tenho visto muitas fotos no http://www.flickr.com (analisando os dados EXIF tenho visto um bom desempenho em ISOs como 800 e 1600, com muito menos ruído que a T3i (antecessora da T4i), só para citar como exemplo). Ainda não tive a oportunidade de testar esta câmera, mas acredito que, pelo conjunto "processador DIGIC 5 + boas lentes + conhecimento técnico" dá para fazer muita coisa legal com essa câmera!

      • Cara obrigado pela resposta, acho que vou ariscar com esta t4i… agora so nao sei se fico com do kit 18-55 ou 18-135. pois a diferença de preço é grande, mas o problema é se compra uma e ja precisa da outra, daí fica mais caro ainda. Ou sera interessante uma 50mm e uma 18-135mm, o que voce faria?

        • Olá Ivo,

          A lente 18-55 possui apenas 3x de zoom, a 18-135 tem aprox. 7x de zoom. Tirando essa diferença, no comprimento focal até 18-55mm ambas têm a mesma qualidade de imagem (possuem as mesmas aberturas também), é o que eu li e ouvi de pessoas que conhecem mais que eu. Ter ambas não faz muito sentido.

          A lente 18-135mm é mais versátil por causa do zoom maior, apesar de ser mais cara.

          A lente 50mm 1.8 II é uma lente com abertura que possibilita mais luz que estas outras duas, em outras palavras por causa dessa abertura alguns dizem que é uma lente mais "clara" (isso é apenas maneira de dizer), isso ajuda muito em situações de menor luminosidade, sem ter que selecionar ISOs mais elevados, mantendo também uma boa qualidade de imagem, porém é uma lente "fixa", não tem zoom. Essa lente tem preço médio de 500 reais, se garimpar por aí vc encontra mais barato.

          Minha intenção, caso eu opte pela lente 18-135 é ter exatamente esse set que vc falou: 18-135mm + 50mm, e depois de algum tempo pegar uma tele ou meia-tele, que tem um alcance maior, para complementar o "alcance" da 18-135.

          Outra opção legal é pegar o seguinte kit de lentes (sugestão):

          18-55mm IS II (que vem com a câmera), + 55-250mm IS (para "complementar" a distância focal da 18-55), e a 50mm que é excelente para retratos por exemplo, e que tem uma boa abertura. Esse é um kit muito, mas MUUUITO legal para alguém que está iniciando (é o meu caso também).

          Quando estiver craque nos conceitos, na técnica e no conhecimento sobre os equipamentos, aí vc pode expandir, dentro das suas possibilidades, o seu kit de lentes, pegando (quem sabe) alguma lente da série "L" (profissional) da Canon, que tem uma qualidade bacana pra caramba, diferenciada e superior!

          Só uma dica: compre lentes com estabilizador de imagem, o tal "IS", pois ajudam bastante no foco e no resultado final, principalmente se estiver fotografando algo distante e sem tripé, para que as fotos não saiam tremidas.

          Abraço!

          • Algumas coisas que eu fiz muito:

            Eu estava muito na dúvida entre escolher a T3i e a T4i. A T3i é uma câmera fantástica também, porém já apresenta um nível de ruído significativo a partir de ISO 800, e bastante ruído em ISO 1600. Li muito sobre as 2 câmeras, em reviews nacionais e estrangeiros, e em fóruns, de pessoas que têm os 2 equipamentos, e acabei optando pela T4i basicamente por causa da questão do ruído.

            Eu também vi muitas fotos tiradas com estas 2 câmeras no http://www.flickr.com, digitava o nome da câmera e o modelo da lente, por exemplo "T3i 18-55", e aí eram exibidas páginas e páginas com fotos desta câmera com essa lente… fiz o mesmo com a T4i, e depois digitando o nome das mesmas câmeras da forma como são conhecidas em outros países (a T3i é conhecida como 600D e Kiss X5, e a T4i é conhecida como 650D e Kiss X6), sempre digitando na frente o modelo da lente que eu queria pesquisar 18-55, 18-135, 55-250, 50mm 1.8 e por aí vai… foi muito bom para eu ver a qualidade das fotos, o ruído, entre outras coisas que me interessavam, e por aí tive uma boa noção da qualidade de imagem, lembrando, claro que muitas fotos são tratadas em Photoshop também, mas mesmo assim foi bastante útil para mim.

            Também pesquisei muuuuitos vídeos sobre estas câmeras no YouTube. Assisti desde reviews e unboxes até exemplos de gravações de vídeos e vídeos feitos com as fotos tiradas pelas pessoas, isso também me ajudou bastante.

          • Lembrei de mais uma coisa, Ivo:

            A lente 50mm 1.8 II é bem legal para fotografar em condições de menor luminosidade, portanto é uma lente que se deve ter em um kit, na minha modesta opinião. Até hoje, também não vi ninguém falar qualquer coisa ruim sobre essa lente, ou seja, é uma lente que todos gostam, pela abertura que ela oferece.

            As lentes básicas de kits (18-55mm IS II e 18-135mm IS) são lentes MUITO legais para quem está iniciando (apesar de muita gente dizer que são lentes "descartáveis" ou ruins), mas não são as mais adequadas para fotografar à noite, pois possuem abertura mínima 3.5 (a 50mm oferece abertura 1.8, pra vc ter uma idéia da diferença). Oferecem, como eu disse antes, uma qualidade muito boa, principalmente comparado às lentes de câmeras compactas ou bridges, mas não são as mais adequadas para fotos noturnas ou em locais com pouca luz.

            Olhe uma matéria muito bacana sobre a lente 18-55mm, com exemplos de fotos, e tudo mais: (espero ter ajudado!)
            http://www.huainenunes.com/2011/09/lente-18-55mm-

  37. Cara muito obrigado. Agora sim cheguei em consenso com a minha consciência, consegui com as suas dicas e explicações como e para que servem as lentes. Agora é por a mão na massa e ver quais as necessidades vão aparecer e me informando cada vez mais.

    Obrigado pelas respostas e pela velocidade, pois as vezes comentamos em alguns foruns e as respostas não vem ou são muito vagas.

    Obrigado mais uma vez.

    • Opa, não há de quê! Eu também estou sempre pesquisando e lendo informações na internet para aprender mais!

      Grande abraço, espero que faça as escolhas certas de acordo com a sua necessidade (e bolso também, rs…), lembrando que nem sempre apenas ter uma câmera melhor fará de vc um fotógrafo melhor… tem gente que arrasa usando uma câmera compacta, ou a câmera de um iPhone, e tem gente que faz m… com uma 5D Mark III…

      Faça sempre o seu melhor, grande abraço, e tamos aí pra compartilhar informações e aprender todos juntos aqui no fórum!

  38. Amei d+ o Site, me interessei mt pela T4i… mas quando vii alguns contras, me desanimei um pouco…
    gostaria da opiniao e sanar umpoucoo minhas dúvidas, sobre esses pontos de ruidos em fotos, e as filmagens, o foco. esses detalhes, se a camera descarrega rápido ao utilizar de filmagens e o uso do touch..

    • Pelo que li, tanto a T3i como a nova T4i descarregam a bateria mais rapidamente se você usar apenas o LCD para tudo que é tipo de operação que você executar… a duração da bateria (segundo o Site da própria Canon) é de 440 fotos (para estas 2 câmeras), porém a autonomia da bateria cai para aproximadamente 180 fotos quando se faz tudo usando o LCD, isso realmente desanima um pouco, apesar que, na minha opinião, o ideal é sempre comprar 1 bateria a mais, de reserva, e preferencialmente comprar original.

      A bateria da 60D tem autonomia para 1100 fotos… e a diferença de preço para a T4i é pequena.

      Quanto ao ruído em fotos, o ideal é vc usar lentes com aberturas de diafragma maiores, que suportam mais luz, como 2.8, 1.8, 1.4 e 1.2, dentro do po$$ível, é claro! rs… as lentes série "L" da Canon também apresentam uma qualidade de imagem superior, pois são construídas com processos e materiais melhores, porém o preço… haja bolso!!!

      Em relação a fotos, a qualidade de imagem na T3i e a 60D são praticamente iguais, apesar da 60D ter mais recursos, como por exemplo, ter a opção de selecionar valores de ISO diferenciados, como 160, 320, etc, ao invés de valores "inteiros" como 100, 200, 400, 800 (etc), como é o caso da T3i e T4i. Dizem que em múltiplos de 160 o ruído é muito menor, isso já é algo que conta bastante!

      Se for usar a câmera para vídeos, a T4i tem 2 vantagens sobre a T3i e a 60D (apesar da 60D ser considerada, de forma geral, como sendo uma câmera um nível acima da T3i e da T4i):

      - A T4i tem microfone estéreo (embutido), ao invés de mono da T4i e T3i.

      - A T4i (usando as novas lentes "STM") possui menos ruído (aqui o ruído é barulho mesmo), e possui uma melhoria da focagem automática, porém os entendidos dizem que SEMPRE se usa foco manual e nunca foto automático em filmagens.

      No mais, tenho lido que, quanto a imagem em fotos, a T4i possui o novo processador DIGIC 5 que reduz em "até" 75% o ruído em todos os níveis de ISO, porém já li comentários e assisti vídeos no YouTube que dizem que isso só fica evidente a partir de ISOs mais altos, especificamente ISO 1600 para cima! Portanto, até ISO 800 o nível de ruído e a qualidade de imagem (nitidez, cores, etc) dizem ser iguais à T3i, antecessora da T4i que, inclusive, está com um preço bem mais acessível, pela chegada da T4i.

      Se o seu objetivo for filmar e necessitar de microfone embutido estéreo e um foco um pouco melhor nas filmagens, vá de T4i, e não de T3i ou 60D. Se o objetivo for (em 99% das situações) fotografar, a T3i ou 60D está no mesmo nível até ISO 1600 (daí para cima o nível de ruído é apenas "um pouco" menor na T4i). No mais, tem a questão da quantidade de disparos contínuos de fotos (por segundo), sendo 3,7 na T3i e 5fps na T4i e na 60D.

      Espero ter ajudado! Um abraço!

  39. Agora, os PONTOS NEGATIVOS:

    - A BATERIA LP-E8 não segura quase nada, nem mesmo a quantidade informada de 180 fotos ao usar apenas o modo "live view" (executando todas as funções pelo LCD ao invés do view finder que, segundo as especificações técnicas aguenta 440 fotos… será??). Isso é algo que me decepcionou bastante, tirei aproximadamente 90 ou 100 fotos e a bateria descarregou. Leva aproximadamente 2hs para recarregar (vou precisar comprar mais 1 ou 2 de reserva…). Achei um ponto péssimo, pois você é obrigado a comprar mais algumas baterias para não ficar na mão tão cedo, com tão pouco uso. Passou pela minha cabeça que talvez pelo fato do LCD ser touch screen talvez consumisse mais bateria, não sei se é por isso, mas, enfim… um ponto negativo nesta câmera.

    - Outra coisa, que acredito que seja um ponto negativo na maioria das DSLRs de entrada, é o view finder, que é pequeno e incomoda se você usar apenas ele, mas aí, acredito eu, é uma questão de costume, já que o ideal não é usar o LCD, mas sim o view finder na maior parte do tempo.
    - Não sei se outras DSLRs são assim, mas achei o disparo (o obturador, ou seja, o "clique" em si, rs…) com tempos de exposição maiores, um pouco mais demorados que o normal. Não estou falando do processamento da imagem, nem do tempo em que o processo de captura leva devido ao tempo de exposição maior, mas realmente do clique, achei isso um pouco estranho. Para tempos mais rápidos o disparo é normal, com boa velocidade.

    - A lente 18-135mm IS STM é um tanto quanto barulhenta se usar o auto-foco. Para foto não importa muito, mas se usar para vídeo complica um pouco… também testei uma 50mm 1.8 II e é praticamente impossível usar o auto-foco… é lento, barulhento e tem uma dificuldade enorme em focar… pra mim foi praticamente impossível usar auto-foco com a 50mm. Em relação à qualidade de imagem, nota 9,0 como eu disse, pro meu gosto e ponto de vista.
    Minha CONCLUSÃO é que a T4i é uma excelente câmera DSLR de entrada, com muitíssimos recursos que, mesmo para quem curte apenas foto (como eu), quando precisar fazer um vídeo ocasional, terá em mãos uma câmera que "se garante", e muito bem!

    Estou bastante satisfeito com a T4i, acredito que fiz um ótimo investimento, e os pontos negativos não tem peso significativo para mim, com exceção da duração da bateria… no mais, é investir numas baterias extras pra não ficar na mão.

    Um abraço a todos, Deus abençoe a cada um.

    • Prezado Nilton,

      EXCELENTE seus dois textos mostrando os pontos de vista positivos e negativos da T4i. Como um colega acima citou, eu também sou apenas entusiasta de fotografia e queria uma máquina melhor do que a superzoom que adquiri 4 anos atrás (Canon SX10 IS), que é péssima com fotos noturnas e ISO acima de 400, mas excelente de dia (paisagens), principalmente com filtro polarizador. Meio que desencanei de ter outra máquina, isso até saber da existência de modelos como a S95 e G10 – posteriomente atualizadas, que são compactas e entregam resultados bem acima da média das cameras amadoras comuns.

      Continua…

      • (continuando)
        Porém, os valores das DSLRs de entrada caiu muito! E estava quase pegando uma T3i, realmente parecia não haver diferenças significativas para a T4i (touchscreen e wi-fi são "perfumaria, concordo com quem disse isso), mas o seu review quanto à redução de ruído em ISOs elevados, a função "foto noturna sem tripé" e o foco automático nas filmagens foram ao encontro de meus anseios. Vou pagar uns 300 reais a mais que na T3i, mas acho que, após ler atentamente tudo o que fora debatido aqui, será essa a minha escolha.

        Continua…

        • (finalizando)
          *Entendo que se "gastar um pouco mais" dá pra pegar uma 60D ou uma 7D. Mas não sou profissional! Quero uma máquina de alta qualidade, e o porte da T4i não difere muito de uma superzoom, e qualidade é infinitamente superior. Quero fazer fotos noturnas com ISO alto e com menor ruído, fotos de shows musicais e teatrais (para amigos artistas e ocasionais trabalhos de freelance) e vídeos cujo áudio não será levado em conta (o que não me preocupa o barulho da lente no foco automático), pois o mesmo será inserido à parte.

          Obrigado Nilton e a todos!

          • Olá Fabio Martins, tudo bom? Olha, eu não quero fazer propaganda de câmera A, B ou C, mas o que posso te dizer é que estou muitíssimo satisfeito com a T4i, estou usando as objetivas 18-135mm IS STM (essa veio com a câmera) e a 50mm 1.8 II (comprei à parte, custa por volta de 450 ou 500 reais, vale muito à pena!!), e sabendo usar as configurações manuais da câmera dá pra fazer trabalhos excepcionais. Infelizmente não tenho grana pra comprar objetivas da série "L", mas mesmo com lentes mais básicas já dá pra sentir o "poder" deste equipamento.

            Pra mim valeu a pena o investimento… tenho uma outra câmera, semelhante à sua, da série PowerShot SX (a SX40 HS), que é boa, mas não dá pra comparar a qualidade, nitidez, textura das imagens de uma com a outra…

            Lembre apenas que numa DSLR, para cada estilo de foto você terá que ter uma objetiva específica, por isso pense na hora de escolher o kit que vai comprar, para não se decepcionar depois por não ter um zoom "potente" ou por não conseguir uma foto macro do jeito que talvez esteja acostumado com a sua SX10 (bem próximo ao objeto), só para citar como exemplos.

            Eu comprei um kit com a objetiva 18-135mm que é bem versátil, tem zoom de aproximadamente 7x (a 50mm é "fixa", não tem zoom). A 18-55mm (que acompanha alguns kits) tem um zoom de aproximadamente 3x… No caso de fotos macro eu faço um "crop" (recorto a foto ) depois de tirá-la dando destaque (close) no objeto que eu quero.

          • Novamente, perfeitas suas colocações!

            Eu encomendei a T4i do kit com a lente 18-55mm, e encomendei à parte uma lente 18-250mm que inclusive foi muito bem avaliada aqui mesmo neste site por sua fantástica relação custo-benefício (não encontrei com o kit com a 18-13mm). Desta forma, o quesito "zoom" acho que consegui suprir. Aliás, quanto de zoom seria equivalente essa 18-250mm?

            O macro da Canon SX10 (e imagino o mesmo da SX40) é realmente um absurdo: 0 cm! ZERO! Fiz fotos muito legais a essa distância (uma literalmente encostei a lente no vidro do lado de dentro de um carro e consegui focar as gotas de chuva no vidro e o fundo desfocado atrás) e realmente sentirei falta deste recurso. Será que se eu fotografar relativamente afastado do objeto e dar um zoom no máximo não consigo gerar um efeito de "macro"? Cartão de memória peguei um Sandisk classe 10 (45mb/s) de 16gb – será que dá conta para usar ao máximo os recursos desta máquina???

            Abraços!

          • Olá Fábio,

            A lente extra que você adquiriu não é a 55-250? (ao invés de "18-250"?)… Se for esta (55-250mm) com certeza você terá um kit inicial muito legal, bem versátil. A 18-250 eu não conheço (pra ser sincero nunca ouvi falar) no quesito qualidade de imagem. Já ouvi falar da 18-200mm.

            Para saber quantos "x" de zoom você terá, basta dividir o nº final pelo inicial, ou seja, 250 dividido por 55, que é aproximadamente "4.5x" de zoom da lente (parece pouco, mas dentro deste comprimento focal não é pouco… tem um outro cálculo que se faz que acaba resultando em algo maior que os 250mm especificados na lente, mas não sei te dizer como é calculado…).

            Se você calcular 55/18 (a lente que vem no kit) terá aproximadamente 3x de zoom, porém "dentro deste comprimento focal"… não pense que, com a lente 55-250mm você terá um zoom pouca coisa maior que a 18-55mm, que não é assim que funciona, cada objetiva que vc comprou tem uma distância focal diferente, e o zoom é relativo à cada uma.

            Quanto ao cartão de memória fez uma aquisição excelente!!! Um cartão de classe 10 permite que vc grave vídeos em full HD sem correr risco de apresentar algum problema na gravação e na transmissão para um computador, além dos 16GB armazenarem muita coisa. Se você fotografar no formato RAW, o tamanho de cada foto será maior que fotos no formato JPEG, ou seja, ocupará mais espaço no cartão e desta forma vc conseguirá armazenar uma quantidade menor de fotos. Vídeos em full HD também ocupam mais espaço. A questão do cartão ser de classe 10 apenas influenciará (no seu caso, positivamente) para gravação de vídeos. Para fotos tanto faz a classe do cartão.

            Uma sugestão de amigo: se você tiver condições (e quando tiver), compre também uma lente 50mm 1.8 II, ela não tem zoom, é fixa, mas é uma lente excepcional, a qualidade das imagens, texturas, são muito bacanas! Eu comprei a minha T4i com a lente de kit 18-135mm, e já tinha comprado uma 50mm 1.8 também. Gostei tanto desta lente que ela quase não sei da minha câmera mais, rs…

            Um abraço e parabéns pela aquisição!!!

          • quis dizer "quase não SAI da minha câmera"… desculpe o erro de digitação, rs

          • Nilton, me confundi na especificação da lente (coisa de neófito no assunto, rsrs). A lente é essa aqui: EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II . Mas eu realmente fiquei confuso com esse cálculo relativo ao zoom. Mas é um universo novo para mim, aos poucos vou conhecendo mais, pois até então estava restrito ao mundo das superzoom – e zoom excessivo nem me importa, é difícil segurar a imagem com zoom acima de uns 8x. Já essa lente fixa me interessa muito, pois iria pedir justamente a indicação de alguma que proporcionasse uma qualidade superior. Não vai ser agora, tenho de primeiro "gastar" um pouco minha T4i com essas duas lentes – aliás, meu equipamento nem chegou ainda, rsrs

          • Sobre o modo RAW, tenho algumas dúvidas também. Parece que somente alguns programas profissionais (e caros) permitem tratar foto neste formato. Aliás, parece que sequer conseguirei visualizar a foto em RAW sem os tais programas, certo? De qualquer forma, no site da Canon de Portugal parece que há alguns softwares gratuitos para lidar com RAW.

            No mais, novamente agradeço pela atenção e quando chegar meu equipamento vou postar minhas impressões para enriquecer a discussão, ainda mais sendo novato em DSLR, o que deve interessar e muito para quem vai adquirir este tipo de equipamento pela primeira vez sem muita experiência. E, repito: parece que "DSLR de entrada" com esta relação custo vs. benefício a T4i está imbatível!

          • Fabio, a própria Canon fornece no CD que segue junto com a câmera, um software próprio para que os fotógrafos possam tratar os arquivos feitos com suas câmeras, mesmo que seja RAW. Seria um tiro no pé ela não fazer isso…

            A Nikon, e creio que também todas outras marcas de câmeras que produzem RAW, também faz isso.

          • Acho que a relação "comprimento focal vs zoom" eu entendi um pouco melhor. Com a 55-250 eu não terei um "zoom" tão maior que a 18-55mm teoricamente, mas na prática terei sim, pois a distância focal acaba sendo menor com a 55-250mm – a grosso modo, essa lente sem aproximação já é naturalmente mais "aproximada" a imagem, certo? Acho que mais ou menos assim, kkkk

          • Olá Fábio,

            Junto com a T4i vem um CD com alguns softwares da Canon para você instalar no seu computador. Um destes softwares permite abrir e manipular fotos em formato RAW (é o Digital Photo Professional)… eu instalei pouco tempo atrás, mas confesso que ainda não usei. Outro software que você pode usar é o Photoshop, utilizando o ACR (Adobe Camera Raw) que é instalado posteriormente, mas aí é pago e também muito caro (pelo menos para mim, rs). Se não me engano, parece que o software da Canon, apesar de abrir arquivos RAW, tem menos recursos (para manipular fotos em RAW) que o Adobe Camera Raw, mas já ajuda.

            Você está certo: as fotos em RAW não são visualizadas como as JPEG, se você simplesmente der um "clique duplo" na foto, esperando conseguir visualizá-la, isso não acontecerá, ela não abrirá.

            Quanto àquela lente fixa (a 50mm), ela custa por volta de uns 400 ou 500 reais, quando você tiver um tempo entre em sites como o Flickr ou o 500px e digite no campo de busca "50mm 1.8 II" pra você visualizar imagens tiradas com essa lente.

            Um abraço.

          • Nilton, acabei encomendando a lente EF 40mm f/2.8 STM , para usar em filmagens. Com isso, acho que fechei um pacote básico para iniciante: a "basicona" 18-55mm que vem no kit, a zoom 55-250mm IS e agora essa STM com foco silencioso e luminosa.

            O vídeo da T4i com o foco automático sem o tal STM é INVIÁVEL. O barulho da lente é muito escroto, aparece na filmagem, os microfones estéreo captam tudo, parece uma broca, é HORRÍVEL. Mancada da Canon! De que adianta divulgar o recurso do foco automático (que ainda por cima é meio lento, mas funciona) se te vendem uma câmera com uma lente que inviabiliza a gravação caso queira usar o áudio ambiente?

            Logo mais posto outras (ótimas) impressões após duas semanas usando minha Canon T4i

            Abraços!

          • AA respeito da T4i como um todo, estou amplamente satisfeito. Não sou fotógrafo, saí de uma superzoom e esta é a minha primeira DSLR. Logo, para quem estava acostumado com as limitações de uma câmera amadora, estou estupefato com a qualidade das imagens, a nitidez e o desempenho (na minha visão) espetacular em ISOs altos, tipo 3200 e mesmo 6400 (dependendo da foto).

            A câmera é compacta (já mexi numa Nikon D90, achei grande e pesada), leve (com a lente 18-55mm), com comandos muito fáceis de manusear e boa pegada. Pra se ter uma ideia, não é muito maior que uma Canon SX40, e eu tenho uma SX 10 e afirmo que é até mais leve que a máquina amadora. Lembrm-se: sou amador, não quero um cofre nas mãos para fotografar. Como câmera DSLR de entrada, para INICIANTES, a T4i é estupenda neste sentido.

            continua…

          • (continuando)

            O touchscreen: uma REVOLUÇÃO! "Como assim???", pensarão os fotógrafos de plantão? Eu fiz coro com os que disseram ser mera "perfumaria", mas queimei minha língua. Porque é revolucionário? É simples: o touchscreen não anula os comandos tradicionais, ele INTERAGE com eles. Nos modos manuais, agiliza absurdamente os ajustes. Além disso, você pode simplesmente deixar a tela travada (não há o risco de encostar e desregular tudo sem querer), pois há um botão que destrava o touch e ativa os comandos pela tela. Mesmo sendo um mero amador, garanto que os profissionais, quando se derem conta do recurso, vão adorar a interface touch. Nada que justifique trocar um equipamento por outro tão somente pelo recurso. Mas não deixe de trocar se equipamento por outro melhor que TAMBÉM tenha este recurso…

            continua…

          • (continuando)

            O vídeo: difícil! Algo meio difícil de domar! O foco automático é meio lento, mas acerta, é inteligente e tal. Mas é MUITO barulhento, tal qual expliquei antes. Com a lente STM, espero menos barulho, vamos ver quando ela chegar. Mas ainda tenho muito a aprender.

            Sobre a qualidade da imagem em vídeo, achei espetacular. Profundidade de foco, resolução, os recursos manuais… Só não dá para filmagens com mo-bvimentos mais intensos, mas é perfeita para fazer videoclipes, curta-metragens e coisas assim (usando tripé). E não gosto do arquivo no formado MOV, que não é aceito nem no meu media center Dune B1 (ligado na TV) que até então rodava todos os formatos possíveis. Até roda, mas sem áudio. Tudo bem que com aquela barulheira do foco automático, o áudio é dispensável.

          • Olá Fabio,

            Que bom que gostou da T4i, eu também tô curtindo bastante. Acredito que encontrar uma "câmera perfeita", que faz tudo do jeito que queremos ou pensamos, e ainda mais com um custo mais acessível, é utopia! Mas a T4i, pelo menos para mim (e sem fazer propaganda, de forma alguma, até pq não ganho nada para isso também!) tem sido surpreendente!

            Eu gosto muito da T4i e pra mim tem valido cada centavo do investimento, mesmo ainda usando apenas como hobby, por enquanto…

            Quanto à filmagem usando o foco automático, um amigo meu, fotógrafo profissional, me afirmou que ninguém filma usando este recurso, sempre usam o foco manual em filmagens. Eu não a uso muito para vídeos, mas já percebi que, principalmente com a minha "cinquentinha" (50mm 1.8 II) é impossível usar o modo automático, e realmente é mais prático e ágil usar o foco manual (inclusive para fotografar!).

            É isso aí! Abraço!

          • Pois é, o foco automático, da forma como ele é na T4i, meio que se torna dispensável, mas optei mesmo assim por pegar a lente EF 40mm f/2.8 STM, pois li reviews excelentes sobre ela,. principalmente pela nitidez e imagens em pouca luz. Tendo autofoco silencioso, acaba sendo um bônus, né?

            Mas a filmagem com DSL ainda me representa um desafio. Porém, os resultados que vejo por aí são impressionantes.

            No mais, estou muito satisfeito, ainda mais que considero a camera "barata" pelo nível de qualidade e recursos que ela oferece. Muito fácil de mexer, o touchscreen agiliza e muito o aprendizado com ela, enfim, também não ganho nada da Canon, mas não me furto em elogiar a T4i. E conheço usuários de Nikons de entrada igualmente satisfeitos. Ou seja: cada um usufrui de suas necessidades, sem essa de Nikon vs Canon, que li em outros comentários aqui (não os seus) e que acho ridícula essa briguinha. São marcas do topo, sempre haverá produtos de altíssima qualidade, e cada qual com sua preferência.

          • Diz pra gente no fórum Digital Foto depois suas impressòes e etc sobre a 40mm STM! http://www.forumdigitalfoto.com

          • Alexandre, minha 40mm STM chegou ontem à noite. Fiz só uns cliques. Ressalto que não sou profissional, essa T4i que citei é minha 1ª DSLR. Contudo, essa 40mm eu a chamaria de "pequena notável"! Fiquei impressionado! Além da abertura f/2,8 permitir fotos em pouca luz sem precisar "arrochar" o ISO (fiz fotos com ISO 1600 que antes fazia com 3200 com a lente 18-55mm e ficaram muito melhores inclusive), ela tem uma nitidez de imagem impressionante, fora o desfoque de fundo, bastante acentuado. E o vídeo com autofoco é suave, sem o ruído de broca que as lentes sem o STM fazem. Estou impressionado!

          • Tenho até um pouco de receio de postar neste fórum, não sou profissional e vocês podem me fazer perguntas que não saberia responder, rsrsrs… Mas, ainda sobre a 40mm STM, os reviews postados na Amazon são de impressionar, pois são fotógrafos profissionais, a maioria usuária de Mark III, e tecem elogios rasgados à pequenina. Quase todos afirmam que é a "lente do dia dia", tipo "poderia ficar o tempo inteiro na câmera". E o preço é muito atraente (menos de US$ 200,00).

          • Fórum não, Fabio, aqui são só os comentários de um artigo. Fórum é aqui, ó: http://www.forumdigitalfoto.com

  40. Bom, vamos aos PONTOS POSITIVOS:

    - Em relação à QUALIDADE DE IMAGEM DE FOTOS E VÍDEOS, sabendo configurar bem o ISO, abertura e tempo de exposição, dou nota 9,0. A qualidade é EXCEPCIONAL, porém as imagens ainda têm aquela característica peculiar das câmeras Canon, que possuem uma certa suavização de cores e tons, ao contrário das Nikon, que (no meu ponto de vista) têm uma definição/nitidez um pouco maiores, mas pouca coisa…

    - Pude perceber uma melhora significativa quanto à REDUÇÃO DE RUÍDO em ISOs altos e situações/ambientes com pouca luz, acredito que esta melhoria é gerada pelo novo processador DIGIC 5 que, conforme informações da própria Canon, reduz em "até" 75% o nível de ruído nas imagens (acho que exageraram um pouco neste percentual, rs…). Em relação à sua antecessora, a T3i, que utiliza o processador DIGIC 4, pelo que pude constatar, parece que dá para perceber o ruído reduzido apenas em ISOs maiores. Em ISOs menores a qualidade é muito semelhante, praticamente igual à T3i. Essa redução de ruído foi um dos pontos que me fez decidir pela T4i ao invés da T3i, além do microfone estéreo, quantidade de fps (quantidade de disparos contínuos de fotos) e algumas opções como o modo "foto noturna sem tripé", que vou falar abaixo.

    - Algo que merece, no meu ponto de vista, um destaque muito grande é a função de "FOTO NOTURNA SEM TRIPÉ", em que a câmera dispara 4 fotos e junta todas em uma única foto (o processo é muito rápido!), com muito mais definição (nitidez), praticamente nenhum ruído e sem borrões, tremidos, etc. Uma verdadeira mão na roda! Fiquei muito impressionado com os resultados que obti em fotos com ISO 5000, 6400… (isso em uma DSLR de entrada, como é o caso da T4i…), apenas informando que, nesta opção o ISO é configurado automaticamente, pela própria câmera, mas o resultado é realmente muito bom.

    - Outro ponto positivo é o MICROFONE ESTÉREO, ao invés de mono (como era no caso da T3i), que já permite gravar áudio com uma qualidade bem melhor, mesmo estando localizado na parte superior da câmera, próximo ao flash "pop-up" (flash embutido da câmera).

    Vou usar a câmera mais para fotos e apenas eventualmente para vídeos, mas acho legal ter uma câmera que já pudesse segurar a onda em relação à uma boa qualidade de vídeo e também áudio estéreo.

    - Nas demais funções, com exceção do modo "HDR", que também executa disparos contínuos rapidamente e junta tudo numa única foto (sinceramente não cheirou, nem fedeu este recurso…), nas demais funções ela é muitíssimo parecida com a T3i, mas com um olhar mais detalhista eu percebi que estas vantagens já fazem uma diferença para alguém como eu que está mais preocupado com a qualidade das imagens.

    - Em relação ao LCD TOUCH SCREEN: para selecionar um ponto de FOCO tocando na tela é exageradamente simples e realmente rápido num momento de precisão, ou seja, acho que é o melhor recurso que posso ter com o touch, facilita e agiliza… mas tirando isso, o resto é realmente "perfumaria", apenas mais do mesmo, não faria falta se não tivesse.

  41. Sou iniciante e estou pesquisando uma câmera para comprar nesse final de ano. Estou há um ano com uma semi-profissional Nikon, e estou querendo comprar uma profissional Canon, porém minha dúvida é: escolho a t3i ou a t4i? A lente que procuro comprar inicialmente, independente do corpo escolhido, é a 18-135mm, que já me foi recomendada.

    Gostei bastante do artigo, e me seria útil conselhos de quem possui experiência no assunto.

    Obrigada e abraço a todos!

  42. Bom o que eu posso dizer e que a canon e uma excellente marca de produtos fotograficos e tudo depende para o fim que se destina!!!! o seu perfil deve se tracado minuciosamente para que chegue no modelo adequado ao seu perfil e ao seu bolso! e como tudo na vida tem seu preço claro uma camera intermediaria nao vai custar o mesmo que uma de ponta!!!! eu sou um apaixonado pela marca a 18 anos e nao troco por nada!! mais o que me deixa estarrecido sao os comentarios absurdos que algumas pessoas escrevem que tem o prazer de criticar sem ao menos nada entender de patamar de cameras fotograficas!! se vc e iniciante a t4i e simplesmente fantastica vai atender tudo o que vc precisa no seu patamar!!! agora se vc quer uma maquina mais robusta que aguente o tranco e que te atenda em seu patamar mediano compra uma 5D mark3 ,agora se vc quer uma maquina maravilhosa que vai atender a tudo o que vc quer em qualquer quesito compre uma canon 1dx !! a diferenca e que a primeira em questao custa o corpo U$500, a segunda opcao por U$2500 e a terceira por U$8000 Dolares! ou seja existem criticas que dependem do seu poder de compra!! vc nao pode querer exigir de uma maquina de U$ 500 dolares o que uma de 8ooo sera capaz de te dar!! e vc que nao pode dar a canon o valor que se deve pagar em uma camera que valham suas exigencias!! francamente!

  43. Pessoal sou uma iniciante , vou comprar a lente 100-400 zomm canon,e estou em dúvida qual camera comprar!! Achei a 5d e a 7d um pouco cara,pois ja vou investir um pouco nessa lente (o porque dessa lente?)
    Quero fazer fotos e videos de SURF,fotos essa que quero depois ter qualidade para fazer posters.
    Quero uma camera que tenha um batimento legal,por favor me ajudem pois não consigo achar nada sobre maquinas para surf na internet,obrigado. Eva.

  44. Oi pessoal sou eu de novo!!
    Então o alexandre me mandou uma dica de um forum,mas não achei nada.
    Não sabia que é tão dificil ,meu lema é o mesmo qual a maquina certa para lente 100-400 canon branca para fotos de surf,tem mais alguem pra me ajudar? Abraços

  45. Alexandre, seu post é um pouco antigo e não consegui encontrar nada mais recente. Queria uma indicação de uma canon touch, qual modelo devo comprar???
    Att

  46. O artigo cumpre o seu papel de informar. Não vejo como relacionar críticas ao produto ao artigo em si. O artigo é claro e bem escrito. A opinião sobre o produto é tão-somente isso: OPINIÃO! Parabéns pelo texto, Alexandre.

Deixe uma resposta

*