Dicas e Técnicas PREMIUM

Como utilizar longa exposição para fazer as pessoas desaparecerem da foto

Olá leitores do Fotografia-DG.

Hoje gostaria de mostrar em mais detalhes para vocês algumas formas de eliminar pessoas de sua fotografia sem ter que recorrer ao Photoshop, utilizando para isso algumas técnicas de fotografia de longa exposição.

Foto: Pirâmide do Louvre III – Paris, França – ©2016 Ale Rodrigues (ISO 100, f/11, 131 segundos), Filtro ND de 10 pontos.

Muitas vezes acontece de estarmos viajando e pensamos em fazer uma foto de um lugar turístico e queremos a missão que parece impossível num primeiro instante de fotografar a paisagem ou a arquitetura da cidade, mas sem ninguém na foto; e ainda para piorar o lugar está tão cheio que não tem algumas pessoas na foto, mas centenas ou milhares! As vezes a situação se torna tão caótica que mesmo tentar removê-las em pós-produção com Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens, se torna uma tarefa extremamente penosa, extenuante e difícil.

Saiba que é possível utilizar de técnicas de fotografia de longa exposição para conseguir esse efeito desejado.

Vou descrever em forma de passo a passo para facilitar o leitor, mas o mais importante é que você aprenda a técnica e utilize-a da forma que achar mais conveniente para o seu tipo de fotografia.

novo-img-leitor-premiumSe você já é um Leitor PREMIUM do blog inicie a sua sessão.

Ale Rodrigues

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá Ale. Parabéns pelas fotos! São show! Estou achando ótimas as dicas sobre longa exposição. Tenho interesse em aprimorar minhas fotografias de paisagem nesse sentido.

    Gostaria de saber como sei a graduação do meu filtro, como você fala algumas vezes?

    10 ou 6 pontos, por exemplo. Já os compro assim (os quadrados com adaptador)?

    Possuo um filtro ND que à medida que é girado aumenta ou diminui o escurecimento, mas não há indicação no filtro da quantidade de redução. Como descubro isso?

    • Olá Fernando. Obrigado! Para saber a graduação dos seus filtros você já solicita isso na hora de adquirir. Você já compra eles nessa graduação (3, 6, 10, 16 pontos) – podendo ser quadrados ou circulares com rosca. Os quadrados normalmente requerem um adaptador, mas podem ser utilizados em qualquer tamanho de lente.

      Quanto ao filtro ND que você tem , ele é um ND variável, se não há nada escrito na lateral do filtro, você pode descobrir a quantidade de redução da seguinte maneira: Faça uma foto com a fotometria em EV+3, em seguida coloque o filtro e gire até o máximo escurecimento. Se a sua exposição ficar no leitor em EV-3, muito provavelmente ele é um filtro de 6 stops (6 pontos). Se sair fora da escala (for menor que EV-3) vá abrindo a abertura do diafragma f (por exemplo estava em f/16, coloque em f/11, depois em f/8, depois em f/5.6, depois em f/4.0 e sucessivamente ) até que a indicação apareça em EV-3, se você estava em f/16 e teve que reduzir até f/4.0 para aparecer em EV-3, isso significa que você teve que abrir mais 4 pontos, além dos 6 já perdidos, somando 10 pontos.

      Existem outras maneiras, mas no momento pensei nessa.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço
      Ale

  • Acabei de me tornar Leitor Premium para ver esse artigo, porém não consigo. Já tentei em 3 navegadores diferentes e em nenhum o artigo aparece completo. Já loguei várias vezes e nada.

Carrinho

llumine Encadernadora

FLASHCLIC: Contratar Fotógrafo

Criar sites com a Wix

eMania sua loja de Foto e Vídeo

Siga-nos nas Redes Sociais

Links Úteis