SEO para Fotógrafos

Ganhar a confiança do Google

No primeiro artigo da serie SEO para Fotógrafos explicamos como aumentar a sua visibilidade na Internet com a introdução ao tema SEO e Motores de Busca. Se não leu o artigo anterior, considere ler para perceber o que é o SEO e para entender a importância que os Motores de Busca têm no seu site, blog ou portfolio.

O Google é considerado nos dias de hoje o melhor motor de busca existente no mercado e todos o conhecem. Tudo isto se deve ao seu algoritmo avançado que é capaz de organizar os sites que aparecem nos resultados de busca de forma rigorosa e bastante inteligente. Logo para o seu site aparecer nas primeiras posições, é essencial que o Google perceba que o seu site tem conteúdo de qualidade e que merece ser destacado.

Deixo de seguida algumas dicas para ganhar as primeiras posições do Google:

Tenha o seu próprio domínio

São criados milhares de sites todos os dias e muitos dos serviços usados são gratuitos. O Google sabe que os sites em serviços gratuitos são na sua grande maioria abandonados o que acabam por gerar uma infinidade de sites sem conteúdo importante e que não trazem valor para os visitantes.

Para dar a entender ao Google que está interessado no seu site (blog ou portfólio) compre um domínio próprio! Só comprando um domínio próprio é que terá possibilidade de aumentar as hipóteses de conseguir um bom lugar nos resultados de busca e de forma mais rápida. O domínio próprio também vai ajudar o Google a encontrar o seu site mais rapidamente na altura em que este for criado.

Crie um site com conteúdo útil

Pesquisas efectuadas por profissionais em SEO mostram que o Google conta com a ajuda dos visitantes para classificarem a qualidade dos sites que aparecem nos resultados de busca. Para perceber melhor o que estou a dizer imagine que ao pesquisar por “Fotografia DG” no Google vai aparecer a lista dos sites classificados como relevantes para o termo pesquisado, neste caso o termo é Fotografia DG.

Se visitar o primeiro site e encontrar o que procura e decidir ficar a navegar pelo site, o Google vai perceber que o seu site é relevante e que está bem classificado na primeira posição e não mudará nada nos resultados da pesquisa.

Mas se o visitante não gostar (seja do conteúdo, design, navegabilidade ou por outra qualquer razão) e sair da página para clicar no segundo site da lista, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo pesquisado e que o segundo site devia passar a ocupar a primeira posição da busca, podendo mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante efectuar a mesma pesquisa.

Por fim e para que não fiquem dúvidas, não é importante se o seu site têm apenas fotografias ou texto, o importante é agradar ao máximo o visitante e tentar que ele permaneça no seu site o máximo de tempo possível.

Actualize o seu site frequentemente

Actualizar o seu site é uma tarefa muito importante. As actualizações de conteúdo quer seja de texto ou fotografias vai dizer ao Google que está interessado no seu site e que este tem informações actualizadas. Não precisa de actualizar diariamente, entre duas e quatro actualizações semanais são suficientes.

Não copie conteúdo de outros sites

Um site que possui conteúdo copiado (duplicado) de outros sites é prejudicado pelos motores de buscar. O Google filtra (e não penaliza) o conteúdo de forma a apresentar apenas uma versão nos motores de busca.  Assim, o conteúdo duplicado é filtrado de forma a aparecer apenas a versão tida como original ou mais relevante. No caso de copiar páginas em excesso de outros site pode vir a sofrer penalizações e até mesmo vir a ser banido do Google.

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • From my experience being at the optimal weight for your body is an incredible experience. I find I have limitless energy, feel light, and my mind is more incredibly sharp. Getting up in the morning is easy and going to sleep at night is a snap. For me, once I experienced all this I never wanted to look back and continue a lifestyle of proper eating and exercise.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • Pessoal, ai vai uma idéia de como fazer esse tal de SEO.

    Quando colocamos uma imagem na página, na realidade ele criar o código HTML abaixo:

    Ex:

    A Tag vem acompanhada por alguns atributos, alguns deles são voltados a descrever de forma resumida o significado da imagem.

    Alt: o atributo “alt” é considerado como texto alternativo para descrição de imagens.

    Title: é um atributo usado para prover uma informação adicional, mas não essencial. Geralmente é usado para imagens e links.

    Posicione o texto certo com a imagem certa. Se existir uma imagem colocada em volta de um texto que fale sobre carros, possivelmente a imagem poderá ser associada a imagem de um carro.

    Coloque nome correto nas imagens. img001.jpg (errado), carro.jpg (certo)

    Espero ter ajudado.

  • Walter como o Rafael falou existe formas de fazer o Google conhecer as imagens, mas o que indico é escreverem sempre um pequeno texto sobre a sua imagem. Mais para a frente nesta série vou escrever como utilizar o Title, a Meta Description, Meta Tags e o Alt das próprias imagens.

  • Pessoal, ao inserir uma nova foto em seu site, procure inserir tags "palavras que identifique a imagem", utilizando os items title e alt do HTML. Isso servira como referencia para os motores de busca. Sugiro um post de como realizar este processo e me coloco a disposição para auxiliar no que for preciso.

  • Muito legal, o grande problema de SEO para sites de fotografia é justamente serem focados mais em fotos que textos, uso de flash, design comprado e não adaptado, fornecer conteúdo pelo site também é muito interessante como presets por exemplo.

  • <span style="font-weight: bold;">Renato</span>, muito obrigado! Como disse, este tema SEO tem muita informação e pretendemos com o tempo construir um "manual" de SEO para Fotógrafos de forma a ajudar a comunidade a mostrar o seu trabalho de uma forma mais eficiente.

    <span style="font-weight: bold;">June</span>, nesta serie vou falar sobre portfolios e explicar as razões para não os usarem em flash. Tem muitos contras, não é apenas pela dificuldade na actualização de conteúdo. O próprio flash dificulta e muito o indexador dos motores de busca.

    <span style="font-weight: bold;">André</span>, obrigado pelo comentário.

  • Gostei muito da iniciativa de trazer o tema SEO para fotógrafos. Embora o portfolio seja o foco para um fotógrafo, é importante ressaltar que a maior parte dos sites que encontramos do ramo são em Flash e sofrem com a desatualização de conteúdo. Hoje já existem soluções simples que já garantem um site de qualidade visual e conteúdo amigável aos buscadores. A divulgação desse tipo de artigo auxilia tanto os profissionais de fotografia, que podem ganhar cada vez mais visibilidade na internet.

  • Parabéns por mais esse artigo da série SEO, Diogo.

    É muita informação para um post só – dá pra escrever um livro – e com certeza essa série será de grande utilidade para todos.

    Abraços

Siga-nos nas Redes Sociais

Carrinho

Click Camera

O nosso Canal no YouTube

Artigos em Destaque

Anúncio

Links Úteis

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email