Criando seus próprios presets no Lightroom5/5(1)

 

Uma das funções mais usadas no Lightroom são os presets, ou pré-definições. Existem vários que já estão inclusos no programa e é possível baixar mais, alguns gratuitos e outros pagos como por exemplo o Pack Vintage produzido pela equipe Lightroom Brasil que inclui 75 presets com efeitos bem interessantes.

Você já pensou em criar o seu próprio preset? Não é nada difícil, você só precisa de uma fotografia qualquer e de um pouco de criatividade. O primeiro passo é editar a fotografia no módulo revelação do Lightroom de uma maneira que ela fique da maneira como deseja. Para exemplificar, vamos utilizar essa fotografia do viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo.

LR1 619x248 Criando seus próprios presets no Lightroom

Eu modifiquei a foto para que tenha um ar de envelhecida, adicionando contraste, pretos, removendo claridade, convertendo para preto e branco e adicionando uma tonalização, além da vinheta e de uma granulação. Veja como ficou:

LR2 619x249 Criando seus próprios presets no Lightroom

Este é um efeito convincente de uma foto antiga. Vamos transformar este efeito num preset. Para isto, basta ir ao painel de Pré-definições e clicar no sinal de soma (+) no canto direito do painel. A seguinte tela será apresentada:

LR3 450x332 Criando seus próprios presets no Lightroom

Nesta tela, dê um nome a sua pré-definição e marque as caixas dos efeitos que você utilizou na foto e deseja salvar no preset. Feito isto basta clicar em Criar.

LR4 Criando seus próprios presets no Lightroom

Agora que você já criou o seu preset, para usar é só escolher outra foto e clicar no nome do mesmo, o efeito será aplicado instantaneamente.

LR5 450x221 Criando seus próprios presets no Lightroom

E como fazer para compartilhar com alguém a sua nova criação? Também não é nada difícil, basta clicar com o botão direito no nome da predefinição e escolher Mostrar no Explorer (ou Finder no Mac). Uma janela se abrirá com o arquivo que representa o preset. Basta enviar por e-mail ou distribuir onde você quiser!

LR6 450x198 Criando seus próprios presets no Lightroom

Para terminar, instalar presets funciona de maneira inversa. Clique com o botão direito em alguma predefinição já existente, e clique para mostrar no Explorer (ou finder). Na pasta que se abrir, copie seus novos arquivos, feche o Lightroom e abra de novo, os novos presets já estarão disponíveis.

O arquivo gerado para esta matéria está disponível para download por este link: portfolio.fellipec.com/fotoantiga.zip e também aproveitem para conhecer o meu site www.fellipec.com, onde publico semanalmente um vídeo com dicas gerais sobre fotografia, e fiquem a vontade para me seguir no Twitter ou Facebook.

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre Luiz Fellipe Carneiro

Luiz Fellipe Carneiro é profissional de Tecnologia da Informação e fotógrafo. Reside no litoral de São Paulo, onde ensina Lightroom e fotografa. Você pode conhecer um pouco mais em seu site ou ainda segui-lo pelo Twitter!

2 comentários

  1. Cara, queria saber como criar um preset para Timelapse no Lightroom. Baixei uns, mas queria modificar os fps e tal mas não encontro onde fazer isso. Valeu.

  2. Acho que vale mencionar que, se a pessoa desejar pode inclusive incluir crops e vinhetas nos presets.
    Valeu pela dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>