Home » Artigos » Dicas

Deletar ou formatar? Entenda como apagar em sua câmera 5/5 (7)

Na dúvida sobre qual método utilizar pra limpar o cartão? Na próxima vai saber se vai formatar ou apagar!

de Jason Row /Light Stalking

 

Uma das grandes vantagens da fotografia digital é que com ela podemos reutilizar os cartões de memória. Alguns de nós iremos encher nossos cartões até o fim antes de baixar as fotos no computador, e alguns vão fastidiosamente baixar a cada clique. Mas e quanto a livrar-se das fotos que você baixou? Qual a melhor opção para apagar cliques não desejados ou limpar todo o cartão?

Hoje iremos dar uma olhada nas opções para apagamento, o que fazer e o que evitar:

 

Antes de começarmos, minha opinião é que você não deveria nunca apagar qualquer coisa até tê-la baixado. Aquele clique borrado que parece medonho no LCD de sua câmera podem terminar sendo uma memória surreal. A não ser que você tenha que obter espaço, mantenha todos seus cliques.

Sua câmera pode ter várias formas de apagar imagens de seu cartão. As duas principais opções serão deletar e formatar. Elas vão encontrar-se em diferentes partes do menu da câmera. A função de deletar irá mais frequentemente ter um botão dedicado no corpo da câmera — que irá funcionar quando estiver no modo de visualização póstuma, ou seja, vendo fotos, assim como imediatamente após clicar uma ou usar o botão de review. Lhe serão dadas as opções de deletar imagens únicas, uma seleção de imagens ou todas elas.

 

“Espere até chegar em casa para apagar imagens. Você pode encontrar algo que goste” — David Minty

Se você tem apenas alguns cliques no cartão e deleta-os todos, pode ser a opção mais rápida de deixar um cartão pronto para uma sessão. Entretanto, geralmente para preparar um cartão você deve utilizar a opção de formatar.

A opção de formatar na maioria das câmeras é encontrada bem no final do menu de configurações. Ela é colocada ali deliberadamente para que seja difícil você apagar acidentalmente todas suas imagens. Em algumas câmeras mais caras você vai perceber que pode pressionar uma combinação de botões para formatar seu cartão.

 

Então por que formatar, e não deletar tudo?

Antes de darmos qualquer passo além, vamos explodir um mito popular: deletar ou mesmo formatar um cartão não remove as imagens. O que ambos fazem é remover quaisquer referências às imagens, e daí nem a câmera; nem um computador podem vê-las. As imagens só são perdidas quando nova imagem é gravada por cima da outra antiga. Então se você formatou ou deletou todas imagens de um cartão é possível, com algum programa disponível comercialmente, recuperar aqueles cliques.

“scrmbmosh53x4a”, by stallio
“scrmbmosh53x4a”, by stallio

 

“Geralmente é melhor formatar do que deletar” — Paul Hudson

Formatar um cartão, na câmera, é quase sempre a melhor opção para apagar todos arquivos. A primeira e principal razão é que isso ajuda a manter a saudável estrutura de arquivos do cartão. Assim como nos discos rígidos dos computadores, os arquivos nos cartões de memória podem ser ‘desconectados’ e você terminar com um cartão corrompido. Formatar remove e substitui completamente a antiga estrutura de pastas/arquivos por uma nova, e, assim como a desfragmentação em discos mais antigos, significa que todas imagens serão gravadas no cartão mais eficientemente e recuperadas mais rapidamente.

Em segundo lugar, muitos de nós temos mais de uma câmera e trocamos cartões entre elas. Mesmo câmeras do mesmo fabricante criam diferentes estruturas de pastas/arquivos, então não formatando e usando um cartão numa câmera diferente você está aumentando o risco de corrompê-lo.

Algumas câmeras também incluem a opção de Formatação de Baixo Nível (Low Level Format). Diferentemente da formatação regular, essa é uma opção mais poderosa que vai lhe permitir não apenas apagar e substituir a estrutura de arquivos, mas também destruir qualquer informação residual no cartão. Em outras palavras, enquanto a formatação regular apenas remove as referências às imagens, a formatação de baixo nível substitui essas imagens por uns e zeros, e deste modo torna quase impossível recuperar qualquer coisa do cartão. Essa é definitivamente uma opção obrigatória quando se está clicando material sensível.

This is really only an option that is required when shooting sensitive material.

 

Cuidar de seus cartões de memória pode reduzir potenciais corrupções de imagemstallio

Primeiramente, não formate o cartão em seu computador. Mesmo que escolha a opção correta de formatação (FAT32), ela ainda não grava a estrutura certa de pastas no cartão.

Segundo: procure não encher completamente o cartão toda vez. Há uma evidência anedótica de que isso pode ser prejudicial ao cartão. [N.T.: perguntei sobre isso à B&H e disseram que não há problema]

Outra coisa: se sua bateria estiver nas últimas, troque-a antes de clicar. Se ela ‘morrer’ em meio a uma gravação, você pode perder o clique e corromper o cartão. Semelhantemente, nunca remova o cartão enquanto a câmera estiver gravando nele, pois, de novo, isso pode provocar problemas.

Apagar e limpar em sua câmera é uma tarefa fabulosamente simples, mas fazê-la errado pode causar algumas ramificações significativas. Seguindo essas simples dicas acima você reduzirá o risco de corrupção de seu cartão, e, subsequentemente, de perda de imagens preciosas.

via Light Stalking / foto: stallio

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar