10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil5/5(6)

Olá… é com imenso prazer que venho escrever este post para o Fotografia-DG.

Meu nome é Raphael Peregrino, carioca… e venho falar com vocês de algo que gosto muito, fotografar crianças, em especial, aniversário infantil!! E tudo que escreverei aqui não é regra ou absoluta verdade, mas sim, algumas coisas que percebi que funcionaram comigo desde que comecei a fotografar crianças.

1 - Primeira e mais importante dica de todas!! Você não tem que gostar de criança, você tem que gostar MUUUIIIITOOOO!!! Isso não é clichê ou historinha pra boi dormir. A criança sente que você não gosta dela!! E pode ter certeza que se ela sentir isso, você não vai conseguir fotografá-la direito!!

E tenha também muita paciência, pois você não consegue controlá-la! Dê tempo à ela, até se acostumar com você. Não chegue logo com a câmera no rosto e fotografando, espere um pouco, se aproxime devagar e vá criando o seu espaço!!

Fotografar Aniversário Infantil 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

2 – Regra básica e que às vezes faz muita diferença.

Fotografe na altura dos olhos.

Eu sei… é cansativo você ficar abaixando e levantando toda hora. Por isso que, quem quer entrar no ramo da fotografia, tem que realmente gostar. Seja casamento, infantil, esportes, sensual… é muito cansativo!! Mas é ai que você se destaca, saia da zona de conforto!! Fotografe na altura dos olhos da criança!!

Veja essa foto abaixo, se eu não tivesse abaixado, creio que não ficaria tão bonita!!

Fotografe na altura dos olhos 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

3 – Chegue pelo menos 15 à 20 minutos antes do horário marcado, para tirar foto da decoração e do espaço vazio. Pois sempre tem convidado que chega na hora exata que está no convite. Fotografe todos os detalhes, docinho por docinho, lacinhos, a mesa de frente, só o bolo…etc!

Quando faço as festas, uso apenas duas lentes, a 50mm 1.8 e a 24-70mm 2.8. Na decoração, quando estou usando a 24-70mm gosto de dar todo o zoom, para desfocar bastante e pegar bem os detalhes.

Fotografar Aniversário 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

4 - Eu dou essa mesma dica para os pais no dia quando assino o contrato, mas também falo no dia da festa, pois sei que eles vão esquecer!! Peça para eles ficarem um pouco com o filho na festa. Brincar com ele, ficar com ele no colo… por que acontece dos pais deixarem com babás, avós, as meninas da animação ou espaço baby! E quando você vai ver… só tem fotos dos pais atrás do bolo!!

Acho essa dica muito importante, por que depois os pais vão sentir falta dessas fotos, e acho que o fotógrafo deve alertar isso!!

Fotografar crianças 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

Fotografar crianças em festa 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

5 – Pergunte quem são as pessoas mais importantes da família! Geralmente são os avós, padrinhos e tios mais chegados!! Além de ser importante você fotografar essas pessoas, com certeza os seus clientes vão perceber que você está preocupado em registrar a festa completa!! E não precisa pedir para eles fazerem posezinhas, fotografe eles conversando, interagindo com outras pessoas!

Fotografia de família 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

6 – Fotografe os amiguinhos

Não esqueça também de fotografar as crianças da festa! Como a fotografia é algo que você pode guardar para sempre, é legal o aniversariante lembrar dos amigos que estavam na festa.

Amiguinhos 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

7 - Um olho no padre e o outro na missa

Você vai ficar o tempo todo com o aniversariante, certo? Mas com certeza os pais vão querer fazer algumas fotos com alguns convidados, sem ser atrás do bolo! Você vai ter que se virar em 2! Fique com a criança, mas sempre de olho nos pais pra ver se eles estão precisando de algo. Diga para eles que vocês está sempre por perto, qualquer coisa é só chamar!!

Familia em festa de aniversário 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

8 – Essa dica vale para toda área, até mesmo fora da fotografia!! Esteja sempre sorrindo e sendo simpático! As vezes é difícil pois acontece algumas coisas nas nossas vidas que é difícil controlar! Mas tente deixar isso da porta da festa pra fora! Pois as pessoas vão perceber que você não está bem, e podem interpretar mau pensando que você é antipático ou não está gostando de fotografar a festa deles!!

9 – Troque cartões com os outros fornecedores! Animação, espaço baby, buffet, decoração…..e indique se você gostar do trabalho deles! Nesse mundo ninguém vive sozinho!! Se você indicar pelo menos uma vez, com certeza eles vão lembrar de você um dia! E não cobre nada por isso. Tem gente que indica, mas cobra 10% pela indicação!! Não concordo com isso…a indicação tem que ser pela parceria, por você ter gostado do trabalho do outro!!

Indicações no Rio de Janeiro e regiões:

10 – Essa última dica vou deixar por conta de vocês, leitores!! Compartilhe conosco uma dica que você acha super importante!

Bom, acho que por hoje é só!! Quem sabe um dia volto a escrever mais aqui no Fotografia-DG!!

Obrigado e espero que tenham gostado!!

Estou me perguntando se você já viu o DVD “A Arte de Fotografar Crianças”… ou não.

Fernanda Sá ensina, quais os recursos técnicos, a linguagem para você adquirir um diferencial e os truques de direção para captar belas imagens de bebês e crianças. Este produto tem um preço de apenas R$ 79,00 e é recomendado pelo Fotografia-DG. Clique na imagem para saber tudo sobre o DVD!

a arte de fotografar criancas 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

Tente resistir a estes incríveis artigos sobre fotografia infantil

Sobre Raphael Peregrino

Sou Analista de TI por formação e fotógrafo por paixão! Fotografo famílias, gestantes, crianças e casamento. Mas as crianças são o que mais adoro de fotografar! Adoro passar hooooras com esses pequenos!

102 comentários

  1. Sou fotógrafo de eventos infantis… e realmente, cada dica aki é válida, com certeza…
    Adoro fotografar crianças… mas caramba… é muito cansativo mesmo… uma dica é ter um bom condicionamento físico… não é exagero, mas eu sugiro q faça exercícios físicos regularmente pra poder acompanhar os "pentelhos"….. kkkkkkk
    Ah, e tb eu uso foco no automático AF-S(pontual), e às vezes AF-C… não curto muito dessa maneira… mas dou um doce pra quem conseguir focar no manual as crianças correndo pra lá e pra cá…. rsrs
    E outra dica: algumas vezes, peça aos pequenos que te ajudem a compor a foto… não fazer pose ou encenar… isso torna tudo muito artificial… peça a eles que façam alguma brincadeira, que corram um atrás do outro, ou que pulem todos juntos… mas q eles entendam que tudo é brincadeira…
    Raphael, quanto à decoração, vc acha válido fotografar com um tripé?
    Há ocasiões que faço umas fotos sem usar o flash e, claro, tenho que diminuir a velocidade… a maioria sai tremida…
    Alguma dica pra uso de tripé?

    • Oi Eduardo!! Suas dicas também são todas válidas, principalmente do exercício físico…rs..!! As vezes eu volto pra casa sem as pernas…rs…de tanto abaixar e levantar!! E também uso o foto automatico, nunca usei o foco manual, é muito difícil, pq os movimentos dos pequenos são muito rápidos!! Mas eu as vezes modifico os pontos de foco, pra não ficar focando e recompondo a cena, assim corro menos risco de perder o foco!! E nunca tinha pensado no uso de tripé, mas acho legal sim! Tudo por uma boa foto e uma entrega de qualidade para o cliente!!

  2. Muito obrigado pela dicas, parabéns!

  3. Poxa, ótimo artigo.. Muito bom mesmo

  4. Gostei, xará! Bem legal o artigo?
    Bom, meu caso não seria exatamente uma dica, mas sim dúvida.
    Em fotos noturnas, você utiliza o flash? Se não, qual configuração você recomenda?

    Porque, convenhamos, fotografar crianças já é complicado… à noite e ao ar livre, então… rsrs

    • Dependendo do equipamento que você utilizar, vc pode usar uma lente clara e iso alto, se a sua camera não granular muito, quando eu faço fotos externas a noite, faço algumas com lente clara+iso alto e outras com o flash

    • Fala xará!! Bom….se tiver muito escuro, eu prefiro usar o LED do que o flash. Mas eu sempre penso: " Qual a configuração da minha câmera que: as fotos não vão ficar tremidas, que não vai ficar granulado e vai entrar o máximo de luz na abertura? – No meu equipamento, uso: 1/125 ou 1/160 ( as crianças são agitadas, acho que não dá pra colocar menos que isso ), Abertura 2.8 ( lente 24-70mm ) e o máximo de ISO vai entre 2000 a 2500. Se mesmo com essa configuração ficar escuro, vou ter que usar o LED ou o flash.

  5. Adorei a matéria.

    A medida q a gente vai pegando mais experiência vamos pensando em truques q ajudam na hora de fotografar.

    Uma dica q sempre dou pra os pais é na hora dos parabéns tentar não cantar.

    Tem pais q exageram na empolgação e isso faz com q fiquem de boca aberta e muitas vezes de olhos fechados cantando.

    Então sempre peço para baterem palmas e sorrir q assim a maioria das imagens são aproveitadas.

    Valeu pela matéria!!

    • Muito legal essa dica do parabéns!

    • Oi Flávia….nunca que tinha pensado nessa dica do parabéns!! Mas acho meio difícil os pais não cantarem…rs…
      Mas vou tentar…rs..

    • Olá… Não sou fotógrafa, mas adoro fotografia. Tenho duas filhas pequenas e, sinceramente, vc não cantar o parabéns só pra ficar bonito na foto nem pensar! Todas saíram com a boca aberta? Coloca no álbum a foto de cortando o bolo! A fotografia registrará o momento histórico, porém a emoção de cantar parabéns pro seu filho não tem preço! Ah… já fiz 4 festas com fotógrafos profissionais e nunca me pediram isso e nunca saiu uma foto assim.

      • Acho válido aproveitar ambos os lados, faça algum comando com os pais para que eles pararem de cantar um pouquinho para a foto e depois retornar.

  6. Muito interessante as dicas. Tenho pesquisado e estudado bastante para aprimorar a técnica, acho que não podemos parar nunca não é mesmo?

    Obrigado pelas dicas.

  7. COM UMA CANON T3I EU TEREI UMA IMAGEM DESTE NÍVEL?
    O SELETOR FICA NO AUTOMÁTICO?

  8. Oi Flavio….não entendi sua pergunta…rs..

    • Acho que ele quis saber se com uma câmera canon t3i é possível tirar fotos com a mesma qualidade das suas. E ainda perguntou se quando vc fotografa utiliza as configurações automáticas da cÂmera (em vez do modo manual… rs)

      • Acho que ele confundiu FOCO AUTOMÁTICO com MODO AUTOMÁTICO. Na minha T3i mais que ISO800 começa a ficar complicado. Mas não pode-se perder uma boa foto por esse motivo.

  9. Muito obrigado!

  10. Eu adoro criança e festa de criança parece que tá todo mundo feliz, acho que os pequenos dão esse ar de alegria ao ambiente. Chegar cedo é super válido em qualquer situação, principalmente, festa infantil. Às vezes, a criança fica meio abusada durante a festa e se você chegar cedo vai poder pegá-la de bom humor. Outra dica é ir com roupa confortável, principalmente para as mulheres. Nada de colocar aquele sapato que insiste em aperar o dedinho :)

  11. Adorei as dicas! – Estou estudando fotografia e pensando em divulgar o meu trabalho no bairro em que moro. Como vocês costumam divulgar e quanto eu poderia cobrar para fotografar festas infantis? Estou começando e não tenho muita noção comercial do serviço.

  12. As dicas desse post estão excelentes, e os comentários estão muito pertinentes.
    Gosto de fotografar crianças, é realmente desafiador.
    Minha dica é chegar 30 minutos antes, com o Tripe e fazer as fotos da decoração com muita calma, abertura bem fechada f11 ou f16, ISO 100 para pegar o máximo de detalhe da decoração. Quando os convidados começarem a chegar eu guardo o tripe, e faço as fotos com Flash TTL e sempre com ISO 400 abertura 3,5 e velocidade 1/100. (Algumas situações eu mudo, mas logo volto para esse padrão)
    Tenho obtido boas fotos nesse "padrão" e a impressão do álbum fica mais uniforme.

  13. Gostei muito das dicas. Estão de parabéns! Fotografia-DG de longe o melhor site para fotógrafos…

  14. Rafael, sou fotografo amador e curti muito suas dicas. Mas querias tirarmas duas dúvidas.
    Você diz que costuma usar duas lentes, como sou amador minha nikon é uma d5000 que vem com uma lente 18-55mm que é a mais usada por mim, mas tenho uma 50mm 1.8 e uma 70-200mm. Vc acha que com a 18-55 eu ia conseguir um efeito bonito ? Outra curiosidade vc costuma levar outra bateria ou um grip?

    • Fala Rafael!! Acho que vc vai conseguir efeitos mais bonitos com as lentes com maior abertura, 2.8 pra baixo, não sei qual é a sua! E sobre o grip, eu não uso, acho que é um peso atoa! A troca de bateria é tão rápida, q vc com certeza não vai perder muito com isso!! Mas sempre tem outra bateria cmg!!!

      • Rafael.
        Ótimas dicas, parabens.
        Para fotografar a mesa do bolo e enfeites eu concordo em usar uma lente 2.8 para baixo, mesmo porque os enfeites, doces, etc, estão imóveis e não saem correndo. Se não tenho recurso de uma lente melhor, usaria para a festa a lente 18-55 mm com no mínimo de abertura 5.6 com velocidade de 125-160 para garantir a profundidade de campo e não errar no foco.
        Receita básica de bolo para quem está começando.

        • Com esses valores, com certeza o ISO terá que ser maior, como você observa isso? O resultado final para revelação se mantém bom? Acho que a resposta será SIM, ou não faria, rss… mas em um ambiente mais fechado a luminosidade fica bem comprometida. Não é mesmo? E um flash na câmera irá comprometer um pouco o aspecto final. Como resolve isso?

    • Rafael, sou técnico de informática e também fotógrafo.

      Tudo na fotografia é aprendizado e muita, muita prática. Eu possuo uma D5100 e consigo tirar "água de pedra". Minha lente é uma 18-200 Sigma (3.5-6.3 isso mesmo 6.3!!! absurdamente escura).

      Então, comecei a fazer o seguinte:

      1- Permanecer o máximo possível em 35mm na lente (para não ficar trocando outras configurações na cam e também porque qualquer coisa abaixo disso aparecerá o barril nas pessoas que estiverem nos cantos da lente).
      2- Em local escuro, ISO 800, abertura em torno de 6 (para que pessoas que estiverem um palmo a frente ou atrás do objeto também saiam em foco)
      3- Velocidade de 1/45 (isso mesmo, 45) pois uso flash e o flash congela o assunto mais do que suficiente e nessa velocidade o fundo ficará levemente borrado. Se o assunto estiver se movendo muito, apenas as mãos e pernas ficarão levemente borrado. Gosto disso para mostrar todo o movimento da cena.
      4- Sempre, sempre fotografo em RAW e uso o Lightroom. Infelizmente, como minha lente não ajuda, preciso dar um ganho na exposição no Lightroom. Como fotografo em RAW, consigo esse e outros ajustes sem muita perda nas imagens.

      É o que eu consigo com o equipo que tenho! E como estou iniciando, não posso investir em equimanetos de primeira (seja cam ou lente).

      Espero ter ajudado!

  15. Tenho pouca esperiencia, mas sempre procuro fazer umas pesquisa e tira alguma duvida em sites como este e vcs eatao de parabens.obrigado

  16. Olá!
    Já fiz algumas festas infantis como fotógrafa, mas sempre estou em busca de novas dicas.
    Muito boas Raphael!
    A minha dica é sempre, sempre, perguntar aos pais com quem eles querem tirar fotos e lembrá-los que se existe alguém em especial, eles precisam avisar.
    Outra coisa que eu sempre faço é fotografar na piscina de bolinhas, rendem fotos bacanas do aniversariante.

    Abraços.

  17. Olá Pessoal, acredito que uma foto feita com a criança abrindo os presentes ,recebendo os mesmos seja de grande vália,avisar aos pais desse momento faz a diferença,e claro fotos naturais dão um toke a mais ,fazer a foto sem que os pais ou avós percebam fica muito bacana……exelente matéria sobre fotografia de crianças..

  18. Olá, pessoal!
    Gostei muito do post, realmente são dicas muito úteis! Estou fotografando aniversário infantil há um 6 meses e queria saber como vcs lidam com aquelas festas em que o espaço é pequeno e os convidados se fecham em rodinhas impossíveis de entrar.
    Vcs tentam tirar fotos espontâneas assim mesmo ou abordam os convidados pedindo pra tirar uma foto mais posada?
    Eu geralmente fico com a segunda opção, até pra não correr o risco de não ter nenhuma foto de um dos convidados, embora eu prefira fotos espontâneas. Geralmente passo de mesa em mesa e peço para tirar uma foto e muitas vezes os pais acabam colaborando e pedindo uma foto perto da mesa logo que um grupo de convidados chega. Tem funcionado para mim!
    Até mais!

  19. Olá, boas dicas estas!
    Estou começando agora a fotografar crianças e suas famílias. Até hoje só fiz um Aniversário e tenho algumas dúvidas ainda.
    Você citou o contrato, como ele é feito? É assinado no dia em que decidem contratar o seu serviço? Poderia me explicar melhor? Tem algum modelo exemplo?
    Ah, e quanto a autorização do uso de imagem? Conversa com os pais quando te contratam ou depois do evento/ensaio? E quando assinam?

    Abraço.

  20. Boa tarde! Sou fotógrafo a uns 2 anos e estou começando a fotografar festas infantis. Tenho uma Nikon D3100 com a lente do kit (18-55), gostaria de saber qual a melhor configuração da camera pra fotografar festas infantis, e se é bom sempre usar o flash. Obrigado e parabens pelas, dicas vão me valer muito.

    • Olá Luiz…….
      A melhor configuração é você não deixar o obturador em baixa velocidade, por que , como as crianças são muito agitadas, é possível que as fotos fiquem tremidas! Eu deixo no mínimo 1/160. E o restante das configurações vai depender da luz que você estiver!

      E sobre o flash…..acho que é o estilo de cada um!! Eu não gosto muito de usar, uso sempre o mínimo possível, quando não há luz suficiente!! Mas tem gente que gosta de usar muito o flash….

  21. Parabens Rafael Peregrino, me encanto cada dia mais com suas publicações, Obrigado por compartilhar conhecimento conosco. Abraços

  22. Adorei todos comentários, muito válidos, eu estou fazendo curso no momento não sei muita coisa, leio muito sobre fotografar e vejo muito fotografia adoro todas, sobre casamento, enfim todos estilos de fotos.
    Obrigado. Abraços…..

  23. Parabens pelas fotos
    Estou iniciando agora na carreira de fotografia
    Sempre fui apaixonado por fotos, mas agora quero me especializar
    E foi otimas suas dicas
    Parabens e obrigado por esse post
    Abraços

  24. Boa Noite a todos !
    Realmente muito bom o site, parabéns !!!

    Sou iniciante também e vou fazer uma festa infantil nesta semana !!! Tenho uma Sony Alpha 35 com as lentes 18-55mm 3.5 e uma 70-300mm 4.5. Tenho tbém um Flash TTL.

    Meu maior medo é com relação ao momento do Parabéns, quando as luzes são apagadas !!! Qual configuração costumam usar ???

    Grata,
    Letícia

  25. Muito obrigada pela dica Raphael ! Vou fazer isso !!!! :)

  26. Adoreeii as dicas… sou iniciante, e a maioria das fotos foram em festas infantis…como sou professora de educacão infantil e fundamental… eu amo trabalhar com eles! Obrigadaa :)

  27. Raphael…Valeu pelas dicas valiosas! =D

  28. Raphael ,qual é o modelo do LED , esse que você disse ? Obrigada.

  29. Fotografar eventos é muito difícil pra mim, ver todo mundo se divertindo, comendo, bebendo, e fico pra morrer, pq quem é festeiro tá aq kkkkkk, mas ótimas dicas, apesar de eu não ter tanta paciência com criança rsrs

  30. Boa Tarde!
    Fotografo bastante aniversários infantis, por enquanto uso a lente do kit 18-105mm da minha Nikon D7000. Percebo que meu foco sempre "foge" para o arco de bexigas, tenho o maior cuidado em pré-focar, mas o foco continua sempre "fugindo" para o arco de bexigas, podem me ajudar? Fica a dúvida; – Eu não estou focando direito mesmo, a lente não é apropriada ???????
    Obrigada Re

    • Oi Renata…..
      Essa questão do foco é difícil eu te ajudar por aqui…rs..mas não deve ser por que você está com pouca luz na hora do parabéns? Ou como algumas lentes demoram um pouco mais pra foca e você já está moimentando rápido de mais pra enquadrar a cena?
      Peça para não apagarem totalmente as luzes….pode ajudar!!

    • Renata também tenho um D7000 e infelizmente ela tem esse problema para focar em baixa luminosidade

  31. Obrigada Raphael Peregrino .

  32. Oii Raphael , adorei as dicas e as fotos! … demais demais … Tenho um aniversário infantil tbm! queria saber se o Uso do LED continuo incomoda os convidados… estou pensando em comprar o LED primeiro e depois um flash sb900 …. poderia me dar algumas dicas .. valeu!

  33. Olá, sou apaixonado por fotografia e tenho uma T3i com 50 mm, 18 55mm e uma 75 300mm. Atualmente faço fotos para um site esportivo de corridas e gostaria de entrar nesse ramo de fotografo free lance ou pegar festas infantis, gestante, familias… porem a duvida: como entrar nesse meio ? Fazer um monte de cartões de propaganda e sair distruibuindo por ai? Conheço varios fotografos e pensei em pedi-los para ir junto a algum evento e fotografar, mesmo que nao receba nada por isso, para pelo menos pegar experiencia. Pode me ajudar a exclarecer esse caminho? Grato.

    • Fala Thiago, beleza?
      Acho que o ideal para começar é no meio onde você vive, amigos…familia…etc! Tem algum sobrinho que vai fazer aniversário…fotografa….amiga grávaida…fotografa…assim você vai juntando portifolio , e já vai falando para as pessoas que vocês está fazendo esse tipo de foto, quando já estiver com portifolio, faz cartão! Eu comecei assim!
      E pedir para outro fotógrafo é uma boa opção tbm, mas é mais dificil, pois tem muito fot´gorafo estrela por ai que não ajuda ngm!! Mas vale tentar…

  34. Gostaria de saber se você usou flash, porque eu tenho um flash mais fraco, Yongnuo 467, mas não gosto de usar o flash sempre. Que sugestão você poderia me dar? Tenho uma lente 50 mm 1.8 e a 18-105 da nikon, vou fotografar pela primeira vez a festinha do filho de uma amiga. abração

  35. Oi Claudia….
    Eu tbm não sou muito fã de flash não….mas se você estiver em uma casa de festas muito escura? Vai fazer oq? Tem q usar…não tem jeito!!
    O q eu faço é subir o ISO no máximo que eu puder, p não granular tanto, diafragma com abertura máxima e velocidade mínima, p não deixar borrar, uso entre 125…160. Assim vai entrar o máximo de luz possível!! Se mesmo assim ficar escuro, eu uso o flash com virado para trás mcom o papelzinho levantado.
    Espero ter ajudado!!

  36. Ótimas dicas!! E belas fotos tbm! Mto delicadas.
    Eu gostaria de fazer uma perguntinha e quero que sejas bem sincero!
    Vou fotografar um aniver infantil nesse domingo e gostaria de saber se com uma Fujifilm S4500 de 24-500mm 3.1!
    Claro que não vou usar 500mm creio que vou até 70mm mais ou menos que daí ficará com f/4.9 e minha câmera vai tranquilo só ate ISO800. E usaria Velocidade 100 mais ou menos :/ Minha lente não é mto luminosa então é complicado usar um veloc +rápida. (Reconheço que todos os valores são bem complicadinhos, por isso escrevo).
    Bem, a dificil e simples pergunta que te faço,Raphael, é se tu achas que dará boas fotos com estes valores(limites)? Digo, se as ftos não sairão tremidas? e se tens algumas dicas. Vale usar o flash?
    Te agradeço muuuuuito desde já! Obrigada.

    • Oi Francine! Demorei um pouco pra responder, já passou o aniversário né?!…rs.. Agora diga pra gente, conseguiu fazer boas fotos?
      BOm….eu não conheço essa câmera, não sei se ela tem uma boa ótica ou não, boa qualidade…etc..!
      Mas…tecnicamente falando, se o aniversário for de 1 ano, acho q a velocidade vai ser tranquilo, mas na hora do parabéns vai tremer sim, por causa dos pais batendo palma! E as outras configurações e flash, vai depender se a casa de festa vai ter muita luz ou não, se vai ser de dia….!! Se fosse nas casas de festas aqui do Rio, de noite, com certeza usaria o flash!

  37. Oi, Raphael. Parabéns pela sua matéria. Eu também costumo chegar mais cedo para fotografar toda decoração e o salão vazio. Combino com os pais que, se conseguirem, chegar uns 15 ou 20 minutinhos antes do horário marcado. Acho importante pois assim fazemos algumas fotos da criança sozinha e com os pais antes dela começar a correr e suar. Algumas tiram os sapatos, meia-calça, tiara quando começam a brincar. Fora que, dependendo da idade, depois que chegam os amiguinhos, ninguém mais consegue tirá-las do playground para nada… kkkkkk!!! Fica a dica ;)

  38. Oi Bom -dia ! Adorei as dicas parabéns, sera que pode dar dicas para fotos a noite, não sou profissional , fiz um curso super badico , mas esses diad apanhei pra tirar umas fotos a noite , tenho uma D 5100 e ela travava sei lá o que aconteceu :(

  39. Não consegui ler por causa das propagandas no meio da tela.

  40. Olaaa, adorei suas dicas, nao sou fotografa AINDA, hahahah adoro essa area, faço filmagens, ediçoes, videos para teloes, e todos sempre elogiam bastante! Acabei de comprar uma semiprofissional, ainda n eh a que eu quero, mais por enquanto foi a que deu p comprar e estou mto feliz com ela, uma nikon L820, nao sei se eh boaa, e se tem recursos legais, pois ainda estou aprendendo a mexer. Acho mtooo legal qndo na fotografia desfoca o fundo, como vc disse q usa nas mesas de doces para mostrar melhor cada detalhe, nao sei se eh possivel fazer coma minha ou so com uma profissional, sera q vc poderia me dar umas dicas ? Ficarei mto feliz e agradecida, estou mexendo em tdo, ja procurei na internet mais ainda nao consegui desfocar o fundo, e tb nemsei se eh possivel,meu imail cindynhadm@hotmail.com . Aguardo uma resposta sua, e desde ja agradeço pela atençao e pelas dicas q vc deu sobre aniversario infantil! Abraços Cindy

  41. Bom dia!
    adoreiiii o site!
    Tb sou da área de TI e fotógrafa iniciante!
    Tenho uma Canon 60D, uma lente de 50 mm e a lente do kit. Para a hora do parabéns, qual a melhor lente, caso o parabéns seja a noite?
    Att,
    Liana

  42. Oi Raphael. Você tem uma dica de câmera para esde trabalho? Qual seria um bom custo benefício?

    • Oi Daniele! Bom, não tem um camera certa, mas eu comecei com a XSi e lente do kit, depois comprei a 60D e lente sigma 24-70mm 2.8, depois a Mark II, lente Canon 24.70mm 2.8, 35mm 2.0, 50mm 1.8…..

      Tem muitas cameras boas para começar! T3i….T4i…nessa linha! E as linhas D…..60D, 7D…
      vai depender do seu bolso…rs…

  43. Muito boa as dicas pessoal!
    Vou fazer um aniversário infantil nesse final de semana no dia 15. Vou ter que me dobrar em 2!
    Pois são 2 crianças e são primos, na hora do Parabéns principalmente. Tenho uma t3i e espero que aguente o tranco. Os pais são os meus amigos e eles sabem que eu estou começando também. E como eu fui no aniversário anterior como convidado, na hora dos parabéns eles apagam as luzes, vou ter que dar uma conversada com o pessoal do salão.
    Depois coloco o feedback para vocês!

  44. Boa tarde! Sou fotógrafa iciniante e estou começando a fotografar festas infantis. Tenho uma Canon 60D com a lente do kit (18-135), gostaria de saber qual a melhor configuração da camera pra fotografar festas infantis, e se é bom sempre usar o flash. Lembrando que algumas imagens eu gostaria de disfocar Obrigado e parabens pelas, dicas vão me valer muito. –

  45. Olá RAFAEL – SINCEROS PARABÉNS !!!!
    Me responde por favor …. adquiri uma Cânon 6D e tenho as objetivas: 24-105 mm L e 50 mm 1.4 – qual a que vc. recomendaria para usar com mais liberdade (+ frequência), tipo na hora do parabéns ? Vc. usa as aberturas mais baixas, tipo 1.8, da cinquentinha para os retratos ?

    • Olá Pedro! Muito obrigado!
      Na hora do parabéns eu usaria a 24-105, pq vc pode pegar mais aberto o cenário todo e depois um pouco mais fechado. Na 50mm, vc sempre vai pegar mais fechado. Recomendaria usar 2.0….2.8, pq as vezes, os pais colocam a criança na frente, então…1.8, eles vão ficar desfocados atrás, mas uma foto ou outra deixarem eles desfocados, sem problemas, mas é só tomar cuidado para não deixar a abertura fixa em 1.8, revesa! E para os retratos, sem problema 1.8, eu gosto e uso!

  46. MUITO OBRIGADO RAPHAEL pela rapidez e precisão nas respostas !!!
    Mais duas dúvidas, por favor ! Pela conversa acima, percebi que FLASH é último recurso em fotos retrato, principalmente! 1ª.: No meu caso da cânon 6 d, até que percentual posso utilizar o ISO, com segurança – sem risco de granulação ?
    Às vezes o visor da câmera me engana e prefiro fotografar baseado apenas no fotômetro (0) – daí o caso de EDIÇÃO no LR 4 – então aí vai — 2ª.: Quais itens são essenciais na hora da edição de retrato, tipo assim, BW, nitidez, brilho, contraste … ??? Podes deixar alguns parâmetros para nós caso use o Lightroon ?

    • Oi Pedro!! Então….não conheço muito bem a 6D, comprei uma hoje e ainda estou em teste, falam muito bem dela quanto ao ISO mesmo. Tirando por base a Mark 2, é a que uso, elevo o ISO dela no máximo…máximo…até 2500…3200, 6D pode subir mais que não vai ter problema!! Vou fazer uns testes e volto por aqui pra falar!

      Sobre o LR, é complicado falar pois vai muito do estilo da pessoa, tem gente que gosta de puxar o preto lá em cima, outros gostam de um tom vintage meio esverdeado…e por ai vai! O que eu gosto de fazer é o básico, pra deixar a foto o mais natural possível. Um pouco de exposição…brilho…contraste muito pouco…claridade tbm só um pouco….o preto tbm eu deixo entre 4….5…mesmo!!

  47. Parabéns por tudo…quero so me informar um pouco mais quanto a fotos na hora de soprar a velinha do bolo de aniversario, pois, as pessoas apagam as luzes e aí fico meio perdido às vezes… daí pra nao perder minha cena, devo usar qual configuração com meu flash 580 ex ii e minha 60D? Geralmente elevo ao maximo a minha velocidade e deixo mais fechado o diafragma, (f:4 ou F5.6 ) e mantenho sempre meu ISO em 100. Obrigado.

    • Nããoooooo….não apaguem as luzes…rs…!! Diga p não apagar, pq vai atrapalhar as fotos!

      Acho q vc poderia subir mais seu ISO, claro q vai depender da luz ambiente, mas a 60D é uma boa máquina….dá p subir mais um pouco!!

  48. Matéria show, fotos maravilhosas e BELAS dicas!!!!! Também fotografo criança… saio esbodegada da festa, mas AMO o resultado! Criança é tudo de bom e são as fotos que marcam a festa para o resto da vida! VALEU! Super grata por compartilhar sua experiência e seu trabalho!

  49. Boa noite. Tenho uma provável cliente para festa infantil que será em Maio de 2014.

    Tenho uma semi profissional da Canon SX40HS. 24 mm 35X Zoom Óptico, Abertura de 2,8 ate 8,0, ISO ate 100-3200. Tenho ela a 3 anos (comprei quando meu filho nasceu) e sempre gostei de tirar fotos. Me sinto muito bem com ela e já tirei diversas fotos excelentes do meu filho, mas as vezes acho que minha falta de informação deixa a desejar em algumas fotos. Vejo que muitos fotógrafos desfocam muito nas imagens de pessoas o fundo da imagem, e isso eu não aprendi a fazer ainda. Como posso fazer com que o fundo fique desfocado? E suas dicas Raphael foram de grande ajuda, obrigado.

  50. Kamilla Guimarães

    Ola, bom preciso de uma grande ajuda, mas qualquer coisa to aceitando… bom sou fotografa amadora e tenho uma fujifilm finepix hs30exr quase ninguem usa mas ela me serve muito bem…. bom viram algumas de minhas fotos e pediram que cobrisse uma festa infantil, como disse sou totalmente amadora e so sei mexer na minha comera .-. , bom nao tenho nenhuma lente das que falaram aqui em cima, nem flash, tenho apenas um tripe pequeno…
    queria saber sua opniao se seria necessario uma lente ja q a que tenho e zoom manual, sei que nao e a camera ou lentes que faz a foto mas ajuda muito na qualidade ou sei la… pode me ajudar em algo?

    • Oi Kamila….

      Realmente sabemos que não é a máquina que faz boas fotos, mas temos que ter um bom equipamento para entregar com qualidade para o cliente. Se fosse assim estariamos fazendo os casamento com TEKPIX…rs..

      Se vc quer trabalhar com isso, tentar comprar uma DSLR de entrada…fazer curso….iria te ajudar muito!

  51. Parabéns pelas site e dicas…
    Sou uma apaixonada por fotografia, a fotografa extra oficial da família em ocasiões simples…rsrs
    Li todos os postes a cima e gostaria de saber a sua opinião sobre a Nikon – D3200 DSLR Camera with 18-55mm and 55-200mm Lenses, acha possível fazer boas fotos em festas infantis e fotos ao ar livre também com essa máquina???
    Mesmo não sendo fotografa profissional, deixo uma dica que considero importante, sobre usar roupa neutra, o profissional não pode chamar mais atenção do que a família……
    Grande abraço e obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos…
    Gente como você, continua brilhando sempre!!!

  52. Oi Ednéia, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado das dias!!

    Não conheço as máquinas Nikon, pois uso Canon, mas dei uma olhada rápida no mercadolivre.com, e ela parece ser bem boa. Eu comecei com uma parecida tbm, uma DSLR de entrada da Canon, a XSi e com o tempo fui fazendo upgrade.

    Acho q vc está no caminho mesmo!!

  53. Parabéns pelo site e dicas.
    Gosto muito de fotografia, mais tenho muito pouca experiencia, tenho uma boa maquina nikon d7000, mais me falta o dominio do equipamento. Suas dicas todas otimas. espero que voce venha a publicar mais dicas.

    Um abraço.i

  54. Dicas importantíssimas, valeu

  55. Valeu, a gente tá sempre aprendendo alguma coisa.

  56. Boa noite!! Sou novo nessa área mais já tiro umas fotos boas mesmo, Mais quero tirar uma dúvida: Quando o teto for banco é preciso usar flash? E quanto uso de: Abertura, ISO & Velocidade ??

  57. recém me formei em fotografia, e um amigo me chamou para fotografar o aniversario do filho dele, é meu primeiro trabalho, mas tenho uma grande dúvida em relação ao preço que devo cobrar, preciso apenas de uma dica em relação a esse ponto. qual o melhor preço para se cobrar no seu ponto vista?

    • Boa tarde Assis!! É complicado falar de preço aqui, pois vai depender de muitos fatores, como: seu equipamento…seus custos…deslocamento…sua experiencia…sua região…etc!! Ex: o fotógrafo que tem estúdio/escritório, com certeza vai ter mais custos de um que atende o cliente na casa dele, em restaurantes…etc!!

      Converse com um fotógrafo da sua região!

  58. Olá! Amei suas dicas e fiquei o dia todo no site pesquisando. Realmente muitas informações valiosas. Parabéns a todos envolvidos! Eu não sou fotógrafa profissional, mas já estudei na faculdade um pouco de fotografia e venho por alguns anos aprendendo mais um pouco. Uso uma Nikon D3100 com lentes do kit 18-55mm para fotografar meus produtos para minha loja virtual. Recentemente descobri a lente Nikkor 50mm AF-S com foco automático. Você saberia me informar onde posso comprar? Não encontro em lugar nenhum.

  59. Oi Raphael, ótimas respostas, e estou babando pelas fotos, estou iniciando nessa carreira, e tenho uma NIKON D3200, sei que não é o equipamento que faz o fotografo, mais tenho um aniversario infantil amanha e estou um pouco nervosa, com medo do resultado ou do que as pessoas vão achar, tem alguma dica?

  60. Oi Raphael! Cara sensacional o nível de discussão, principalmente pra quem esta iniciando! Parabéns! Eu tenho uma dúvida, mais é sobre um Batizado que vou fazer, tenho uma Nikon D5100 e lente do kit, não sou profissional, mas pediram pra eu tirar as fotos. O que voce acha importante fotografar nesse tipo de evento? Eu sei q igreja é bem escura!!!
    Obrigado e mais uma vez parabéns!

    • Cara…difícil falar sobre batizado, se eu fiz uns 3 foi muito!! Nem sei o nome das cerimônias que tem dentro do batizado!! Alguns tem a cerimônia das velas, onde os padrinhos acendem….o padre coloca óleo no peito do bebê…não lembro direito!!
      Vou ficar devendo essa…rs..

Deixe uma resposta

*