Dicas e Técnicas

10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

Olá… é com imenso prazer que venho escrever este post para o Fotografia-DG.

Meu nome é Raphael Peregrino, carioca… e venho falar com vocês de algo que gosto muito, fotografar crianças, em especial, aniversário infantil!! E tudo que escreverei aqui não é regra ou absoluta verdade, mas sim, algumas coisas que percebi que funcionaram comigo desde que comecei a fotografar crianças.

1 – Primeira e mais importante dica de todas!! Você não tem que gostar de criança, você tem que gostar MUUUIIIITOOOO!!! Isso não é clichê ou historinha pra boi dormir. A criança sente que você não gosta dela!! E pode ter certeza que se ela sentir isso, você não vai conseguir fotografá-la direito!!

E tenha também muita paciência, pois você não consegue controlá-la! Dê tempo à ela, até se acostumar com você. Não chegue logo com a câmera no rosto e fotografando, espere um pouco, se aproxime devagar e vá criando o seu espaço!!

2 – Regra básica e que às vezes faz muita diferença.

Fotografe na altura dos olhos.

Eu sei… é cansativo você ficar abaixando e levantando toda hora. Por isso que, quem quer entrar no ramo da fotografia, tem que realmente gostar. Seja casamento, infantil, esportes, sensual… é muito cansativo!! Mas é ai que você se destaca, saia da zona de conforto!! Fotografe na altura dos olhos da criança!!

Veja essa foto abaixo, se eu não tivesse abaixado, creio que não ficaria tão bonita!!

3 – Chegue pelo menos 15 à 20 minutos antes do horário marcado, para tirar foto da decoração e do espaço vazio. Pois sempre tem convidado que chega na hora exata que está no convite. Fotografe todos os detalhes, docinho por docinho, lacinhos, a mesa de frente, só o bolo…etc!

Quando faço as festas, uso apenas duas lentes, a 50mm 1.8 e a 24-70mm 2.8. Na decoração, quando estou usando a 24-70mm gosto de dar todo o zoom, para desfocar bastante e pegar bem os detalhes.

4 – Eu dou essa mesma dica para os pais no dia quando assino o contrato, mas também falo no dia da festa, pois sei que eles vão esquecer!! Peça para eles ficarem um pouco com o filho na festa. Brincar com ele, ficar com ele no colo… por que acontece dos pais deixarem com babás, avós, as meninas da animação ou espaço baby! E quando você vai ver… só tem fotos dos pais atrás do bolo!!

Acho essa dica muito importante, por que depois os pais vão sentir falta dessas fotos, e acho que o fotógrafo deve alertar isso!!

5 – Pergunte quem são as pessoas mais importantes da família! Geralmente são os avós, padrinhos e tios mais chegados!! Além de ser importante você fotografar essas pessoas, com certeza os seus clientes vão perceber que você está preocupado em registrar a festa completa!! E não precisa pedir para eles fazerem posezinhas, fotografe eles conversando, interagindo com outras pessoas!

6 – Fotografe os amiguinhos

Não esqueça também de fotografar as crianças da festa! Como a fotografia é algo que você pode guardar para sempre, é legal o aniversariante lembrar dos amigos que estavam na festa.

7 – Um olho no padre e o outro na missa

Você vai ficar o tempo todo com o aniversariante, certo? Mas com certeza os pais vão querer fazer algumas fotos com alguns convidados, sem ser atrás do bolo! Você vai ter que se virar em 2! Fique com a criança, mas sempre de olho nos pais pra ver se eles estão precisando de algo. Diga para eles que vocês está sempre por perto, qualquer coisa é só chamar!!

8 – Essa dica vale para toda área, até mesmo fora da fotografia!! Esteja sempre sorrindo e sendo simpático! As vezes é difícil pois acontece algumas coisas nas nossas vidas que é difícil controlar! Mas tente deixar isso da porta da festa pra fora! Pois as pessoas vão perceber que você não está bem, e podem interpretar mau pensando que você é antipático ou não está gostando de fotografar a festa deles!!

9 – Troque cartões com os outros fornecedores! Animação, espaço baby, buffet, decoração…..e indique se você gostar do trabalho deles! Nesse mundo ninguém vive sozinho!! Se você indicar pelo menos uma vez, com certeza eles vão lembrar de você um dia! E não cobre nada por isso. Tem gente que indica, mas cobra 10% pela indicação!! Não concordo com isso…a indicação tem que ser pela parceria, por você ter gostado do trabalho do outro!!

Indicações no Rio de Janeiro e regiões:

10 – Essa última dica vou deixar por conta de vocês, leitores!! Compartilhe conosco uma dica que você acha super importante!

Bom, acho que por hoje é só!! Quem sabe um dia volto a escrever mais aqui no Fotografia-DG!!

Obrigado e espero que tenham gostado!!

[divider]

Estou me perguntando se você já viu o DVD “A Arte de Fotografar Crianças”… ou não.

Fernanda Sá ensina, quais os recursos técnicos, a linguagem para você adquirir um diferencial e os truques de direção para captar belas imagens de bebês e crianças. Este produto tem um preço de apenas R$ 79,00 e é recomendado pelo Fotografia-DG. Clique na imagem para saber tudo sobre o DVD!

DVD A Arte de Fotografar Crianças

Tente resistir a estes incríveis artigos sobre fotografia infantil

[starlist] [/starlist]

Raphael Peregrino

Sou Analista de TI por formação e fotógrafo por paixão! Fotografo famílias, gestantes, crianças e casamento. Mas as crianças são o que mais adoro de fotografar! Adoro passar hooooras com esses pequenos!

155 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Muito bom as dicas..
    O que eu sugiro também e que foi informado nas dicas é conversar um pouquinho com a aniversariante.. Tirar alguma foto e mostrar para ela, para que ela se sinta confortável com sua presença..

    Possuo uma T3I com 18-135 e Flash 430 EXII.. Depende muito do local, mas normalmente eu costumo configurar a camera da seguinte forma: f/3.5, 1/160, ISO 400 o flash deixo no TTL em 0.. e dependendo deixo para mais ou para menos a intensidade do flash. Assim como a exposição do branco, deixo no automático.

    (vi nos comentários um que tem T3I e informou que no ISO alto deixa as fotos granuladas.. Fui fazer um casamento dias atras e acabei deixando meu ISO no 1600, foi um erro enorme que não irei cometer nos proimos eventos, por sorte foi tudo em RAW e pude concertar no Lightroom)

    Outra dica é tirar em RAW para facilitar no tratamento depois..

    Um abraço,

    Djalma Dissenha

  • Obrigada demais! Amei suas dicas. Fotografo crianças há muito tempo e tudo que vc falou é importantíssimo e passei anos para descobrir. Muito bonito vc dividir com todos os interessados seu conhecimento. Parabéns !!!

  • Ótima postagem! De grande ajuda sr Parabéns!!
    Tenho uma Nikon D3200 com lente 18.55mm kit, o que preciso a mais para fotografar festa infantil a noite? Apenas o flash externo?
    Uma lente com foco automático faz diferença?
    Muito obrigado

    • Olá Ronny, além da câmera, lente, e flash, você irá precisar de muito estudo, fotografia não envolve apenas equipamentos. Lente com foco automático faz sim, toda a diferença, existe momentos que são muito rápido e que talvez com o manual, você não consiga focar da maneira correta. Indicaria além do flash, uma lente mais clara, talvez uma 24-70.

  • Olá, adorei as dicas. Sou iniciante na fotografia, mas estou sempre buscando novas técnicas. Gostaria de algumas dicas para o comportamento com o cliente e os convidados, pois algumas pessoas estranham… Em relação à alimentação na festa, o que você diz a respeito disso? Porque já li vários artigos e sou meio indecisa.
    Vou fazer mês que vem um aniversário infantil, quais as dicas para a abordagem com a cliente? Como se apresentar? Espero muito uma ajuda.
    Parabéns pelo seu trabalho!

  • Amigo, depois de fotografar tudo o que era de passarinho e flor que aparecia em meu caminho, cansei desses "clientes" e passei a interagi com crianças, começando por meus netos. Sentando com eles no chão, correndo atrás do cachorro, jogando bola e riscando papéis, passei a ver as coisas a partir da altura deles. Assim, ao fotografar uma festa infantil, observar a emoção e o desenrolar da festa, situações lindas de carinho, sempre procurando o melhor ângulo (e isso o mais rapidamente possível), para não perder o sorriso que seria disponibilizado em frações de segundo, tudo isso me fez desabrochar uma sensibilidade e ligar as "antenas", concentrando-me para contar aquela história. Foi depois deste artigo que li antes de sair e fotografar, que tanto me ajudou, que só tenho hoje, palavras de agradecimento pelo desprendimento e generosidade! Muito obrigada! Começar a fotografar aos 58, não é fácil, mas é uma nova luz em minha vida. E, se depender de mim, não vou deixar que se apague! Ah! Ver a cliente tão exigente dizendo: as fotos estão lindas,do jeito que eu queria! – pagou cada esforço daquela tarde. Que venham outras!!

  • Realmente o site esta de parabéns, o encontrei por acaso, mas gostei muito
    mostra que fotografar é realmente uma arte …e para poucos…e que sabem usar a câmera no manual.
    abraços…

    • Rogério obrigado pelo seu feedback. Caso precise de alguma ajuda pode sempre comentar no artigo ou me enviar um email. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter que é gratuita e lhe dá 15 ebooks de graça.

  • Boa noite pessoal,

    Já conhecia o site, e gostava muito dele, por ser bastante esclarecedor e objetivo. Agora passei a gostar mais ainda, pois me ajudou bem no assunto que eu precisava. Sou fotógrafa iniciante, tenho uma Nikon de entrada D3100, a lente do kit + tripé. Irei fotografar um aniversário no sábado e estou bastante ansiosa. Amo fotografia e quero me dedicar profissionalmente a isso.

    Já esclareci minhas dúvidas com todos estes comentários e gostaria de agradecer vocês e ao Raphael, pelo post, muito obrigada!!!

    Minha dica é conhecer o local antes do dia do evento se possível (para evitar surpresas). Falo sobre isso, pois recentemente fotografei dois eventos do meu trabalho, um em um local claro e as fotos ficaram lindas e o outro em uma casa escura e as fotos ficaram péssimas. E principalmente, a calma é essencial. Depois que percebi que não tinha jeito (rsrs) fiquei calma e consegui fazer fotos legais… Outra dica importante para qualquer profissão é o estudo, fundamental para alcançar o sucesso!

    Valeu galera, muito obrigada pelas dicas!!!

    Abraço!

  • Ótimas dicas! Acho que vale ressaltar que, a quem for possível, leve duas câmeras. Eu trabalho com uma 6d + 24-105mm e levo também uma 60d + 50mm 1.4. Isso permite que eu pegue expressões espontâneas com a 50'tinha. Consigo fotos bem bacanas, usando uma grande abertura, que me dá bastante claridade e suavidade nas fotos, enquanto deixo a 6d com o flash e uso para fazer as fotos onde os pais chamam meia festa, heheh, coisa que jamais conseguiria com a 50. Eu amo fazer fotos das crianças na cama elástica, elas amam se ver "voando". Beijooss

  • estou comprando uma nikon d3200, não tenho como comprar outra lente agora a 18,55 do kit da para fazer fotos legais, sim ou não, da para começar? me ajudem por favor.

  • Oi Gente! Tudo bem??
    Tô fazendo um curso de fotografia, mas ainda me atrapalho com algumas coisas. Vamos ver se vocês e o Rafael conseguem me ajudar.
    – vou fazer um anviersário infantil de 1 aninho amanhã. Tenho uma D7000 + lente 18-55m. O lugar é bem iluminado. Será que dá certo eu usar um ISO 100? E a velocidade tem que ser como? Pensei em deixar alta para as crianças que correm e ir alterando para mais baixo para fazer fotos posadas, é isso?
    – Mas e a abertura? Super me confundo! 🙁
    Me ajudem please???
    Super obrigadaa!
    Fernanda

  • estou em duvida de valores pois nao quero cobrar muito por quanto faço cada foto estou começando agora nao quero dar mal imprensao me ajudar com os valores .

  • Bom, adorei as dicas… estão de parabens!!!
    Bom assim, eu naum sou fotografo profissional e nem tenho uma camera profissional ainda, porem me arrisco em algumas festas e eventos… eu tenho um NIKON COOLPIX L810 e gostaria de saber se vcs teriam algumas dicas para eu esta melhorando minha fotos com essa maquina, enquanto naum compro uma profissional!!! Pois amanha estarei fotografando uma festa infantil e em junho tenho um pequeno casamento para fotografar tbm…
    Qualquer dica ou ajuda será muito bem vinda…
    Obrigado

  • Ótimas dicas, serei visitante ativa apartir de hoje, rsrsrsr. Minha dúvida é a seguinte: estou iniciando na fotografia e quero fotografar festas infantis, tenho uma nikon 3200 com a lente 18.55 com 3.5 de abertura. Consigo aproveitar a lente? qual outros equipamentos devo comprar para sair um bom resultado fotográfico?? Desde já agradeço a atenção.

    • Inicialmente sim. Procure ser assistente de algum fotógrafo profissional para aprender na prática as técnicas e “manhas” de festas infantis. O primeiro investimento a ser feito é um flash externo como um SB700, por exemplo. Pilhas, bateria extra e cartões de memória de sobra. Depois, aos poucos, você adquire uma outra câmera e deixa a D3200 para ser sua reserva, uma objetiva fixa para os retratos, outro flash, pois depois você precisará ter tudo em dobro. Mas o essencial, agora, é o flash externo.

  • Caramba!!!Faço praticamente isso tudo e aprendi na marra rsrs
    Acho q com o tempo, trabalhando com isso, vira automático… o abaixar na altura dos olhos, entrar nos brinquedos (qdo dá rs), sorrir bastante, conquistar cada criança da festa e os pais tbm… pq vão ver vc interagir com a criança e vão querer te contratar tbm!!!
    Eh cansativo, mas amo o q faço!!!
    Ótimas dicas e lindas fotos!!!
    Parabéns!!!

  • Olá Raphael, ótimas dicas e ótimas fotos!!
    Sou fotógrafa iniciante e tenho "mais experiência" em ensaios externos…. Os poucos aniversários que fiz tive muitas fotos tremidas, mesmo com o AF…
    Meu equipamento ainda é modesto…rs…tenho uma T3 mais a lente do kit, uma 50 mm e flash 430 ex… Qual a configuração que vc indicaria? Devo confessar que acho fotografar com flash muito difícil…rs!!

    • Daniella, não sou o Raphael, mas acho que sei qual é o problema. Então vai lá. Primeiro: se você fotografa em Automático, tenta trocar pro Manual mesmo, e quando (ou se) estiver no "M", usa a velocidade do seu obturador um pouco alta, tipo acima de 1/80 pra quando as pessoas estiverem se movimentando normalmente, daí não tem muito perigo das fotos ficarem tremidas (e se quiser congelar o movimento das crianças mesmo, correndo ou se movimentando bem rapidamente, coloca a velocidade lá pra 1/200 ou mais).

  • Ai desculpa Raphael, eu errei na pergunta. Eu queria saber sobre o modo TTL do flash, se posso deixar meu flash no TTL ou se é melhor no manual mesmo… Ah, e se eu deixar nesse modo TTL e apontar o flash pra o teto pra rebater, a exposição ficaria "certa" ou não?

  • Então….o modo automático da câmera é complicado pq vc não sabe qual a configuração que ela vai colocar p fotografar! Ela pode ver que está sem iluminação suficiente e jogar o ISO lá em cima, e se sua câmera não aguentar bem, vai ficar muito granulado. Se você quiser fazer as fotos com a abertura do diafragma no máximo, não vai poder, vc não sabe o que a camera vai colocar!! Por isso, o ideal é sempre fotografar no manual, pq foi tem o controle total da sua máquina!

  • Raphael, você acha que dá pra fotografar tranquilo a festa com o modo TTL da câmera ou é melhor o modo manual mesmo?

  • Raphael. RESPONDE RÁPIDO! kkk. Tenho minha primeira cliente, mas ainda não dei a resposta certa se vou fazer o trabalho ou não, porque não tenho flash nem nada. Meu equipamento é apenas uma T5i com a lente do kit e uma 50mm 1.8, o resto são de fotografias de ensaios (rebatedores, etc..). Você acha que eu devia aceitar o desafio mesmo sem ter um flash e provavelmente sendo em um local fechado e uma iluminação não tão forte?

    • Nãoooooo….rs….!! Sei lá, pelo eu não iria, é um risco!! Vai que a cliente te contrata…te paga….e você não consegue tirar as fotos?
      Você poderia ir se fosse sem compromisso, mas sendo contratado acho complicado!!

  • Mandou bem nas dicas! Neste sábado uma das dicas que eu não estava usando inteiramente entrará em prática.

  • Raphael vou fotografar uma festa a noite num salao de festas, que dicas me daria? uso o flash? tenho uma 6d com a 24-105 e uma 50mm 1.8, espero que me responda ate sabado!hahahahaha obrigada

    • Oi Ana Paula, espero que veja até sábado…rs…!! poww….a 6D é top, o ISO dela vai lá em cima, tenho ela tbm!! Mas fiz o aniversário esses dias, e a casa de festas era muitooooo ruim, tipo que usar o flash, mesmo estando em 1.8 tbm!!
      Espero que a sua casa de festas seja melhor q a minha e não use o flash…mas se não tiver jeito…flash neles…rs…usa ele rebatido, fico melhor!!

  • Oii obrigada pelas dicas! Tenho um aniversário pra fotografar e eu até então fotografava por hobbie. Estou empolgada e as dicas foram muito válidas! Obrigada

  • Parabéns pelas dicas Raphael, comecei a fotografar á pouco tempo, fui contratado para fazer uma festa infantil e usei suas dicas, as fotos ficaram incríveis, os pais gostaram e me indicaram para uma sobrinha deles, sei que isso foi devido minha dedicação e estudo mas também foi graças a suas dicas. Sucesso para você. Abraço.

  • Raphael, na festa de dois anos da minha filha mais velha fiz a cobertura do evento com uma Canon SX130, o que logo se mostrou um desacerto, pois as fotos ficaram péssimas, com uma coloração estranha por causas do jogo de luzes da mesa do bolo e do local, muito “brancas” por causa do flash e também granuladas em virtude do ISO alto. Agora, no mesmo lugar, faremos a festa de dois anos da minha filha mais nova e, claro, não quero cometer os mesmos erros. Para isso, me equipei com a Nikon D3200 AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G e gostaria de saber qual a configuração de ISO (100-12.800), abertura e velocidade que melhor atenderia para a ocasião. Sei que a resposta depende de vários fatores, mais necessito apenas de uma “genérica” que atenda na maioria dos casos. E mais: para melhorar o desempenho é preciso comprar um flash (Speedlight AF SB-700) ou uma lente (Nikkor 18-105 mm) ou com a configuração que acompanha a máquina é possível fazer boas fotos?

  • Tambem fotografo festas infantis, essas dicas sao fundamentais para um bom resultado no trabalho fotografico, faço todas essas dicas postadas ai, mais tambem gosto de chamar o papai e a mamae para tirar fotos com os convidados na mesa, as vezes a criança nao vai, ok sem problema, mais e sempre bom chama-los para ficarem ate mesmo em pe do lado dos convidados sentados em sua mesa, e uma foto bacana os pais sempre gostao na entrega do trabalho e nao fica uma foto de convidados em mesa sozinhos.

  • Oi Raphael! Cara sensacional o nível de discussão, principalmente pra quem esta iniciando! Parabéns! Eu tenho uma dúvida, mais é sobre um Batizado que vou fazer, tenho uma Nikon D5100 e lente do kit, não sou profissional, mas pediram pra eu tirar as fotos. O que voce acha importante fotografar nesse tipo de evento? Eu sei q igreja é bem escura!!!
    Obrigado e mais uma vez parabéns!

    • Cara…difícil falar sobre batizado, se eu fiz uns 3 foi muito!! Nem sei o nome das cerimônias que tem dentro do batizado!! Alguns tem a cerimônia das velas, onde os padrinhos acendem….o padre coloca óleo no peito do bebê…não lembro direito!!
      Vou ficar devendo essa…rs..

  • Oi Raphael, ótimas respostas, e estou babando pelas fotos, estou iniciando nessa carreira, e tenho uma NIKON D3200, sei que não é o equipamento que faz o fotografo, mais tenho um aniversario infantil amanha e estou um pouco nervosa, com medo do resultado ou do que as pessoas vão achar, tem alguma dica?

  • Olá! Amei suas dicas e fiquei o dia todo no site pesquisando. Realmente muitas informações valiosas. Parabéns a todos envolvidos! Eu não sou fotógrafa profissional, mas já estudei na faculdade um pouco de fotografia e venho por alguns anos aprendendo mais um pouco. Uso uma Nikon D3100 com lentes do kit 18-55mm para fotografar meus produtos para minha loja virtual. Recentemente descobri a lente Nikkor 50mm AF-S com foco automático. Você saberia me informar onde posso comprar? Não encontro em lugar nenhum.

  • recém me formei em fotografia, e um amigo me chamou para fotografar o aniversario do filho dele, é meu primeiro trabalho, mas tenho uma grande dúvida em relação ao preço que devo cobrar, preciso apenas de uma dica em relação a esse ponto. qual o melhor preço para se cobrar no seu ponto vista?

    • Boa tarde Assis!! É complicado falar de preço aqui, pois vai depender de muitos fatores, como: seu equipamento…seus custos…deslocamento…sua experiencia…sua região…etc!! Ex: o fotógrafo que tem estúdio/escritório, com certeza vai ter mais custos de um que atende o cliente na casa dele, em restaurantes…etc!!

      Converse com um fotógrafo da sua região!

  • Boa noite!! Sou novo nessa área mais já tiro umas fotos boas mesmo, Mais quero tirar uma dúvida: Quando o teto for banco é preciso usar flash? E quanto uso de: Abertura, ISO & Velocidade ??

  • Parabéns pelo site e dicas.
    Gosto muito de fotografia, mais tenho muito pouca experiencia, tenho uma boa maquina nikon d7000, mais me falta o dominio do equipamento. Suas dicas todas otimas. espero que voce venha a publicar mais dicas.

    Um abraço.i

  • Oi Ednéia, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado das dias!!

    Não conheço as máquinas Nikon, pois uso Canon, mas dei uma olhada rápida no mercadolivre.com, e ela parece ser bem boa. Eu comecei com uma parecida tbm, uma DSLR de entrada da Canon, a XSi e com o tempo fui fazendo upgrade.

    Acho q vc está no caminho mesmo!!

  • Parabéns pelas site e dicas…
    Sou uma apaixonada por fotografia, a fotografa extra oficial da família em ocasiões simples…rsrs
    Li todos os postes a cima e gostaria de saber a sua opinião sobre a Nikon – D3200 DSLR Camera with 18-55mm and 55-200mm Lenses, acha possível fazer boas fotos em festas infantis e fotos ao ar livre também com essa máquina???
    Mesmo não sendo fotografa profissional, deixo uma dica que considero importante, sobre usar roupa neutra, o profissional não pode chamar mais atenção do que a família……
    Grande abraço e obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos…
    Gente como você, continua brilhando sempre!!!

Carrinho

llumine Encadernadora

FLASHCLIC: Contratar Fotógrafo

Criar sites com a Wix

eMania sua loja de Foto e Vídeo

Siga-nos nas Redes Sociais

Links Úteis