10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

Olá… é com imenso prazer que venho escrever este post para o Fotografia-DG.

Meu nome é Raphael Peregrino, carioca… e venho falar com vocês de algo que gosto muito, fotografar crianças, em especial, aniversário infantil!! E tudo que escreverei aqui não é regra ou absoluta verdade, mas sim, algumas coisas que percebi que funcionaram comigo desde que comecei a fotografar crianças.

1 – Primeira e mais importante dica de todas!! Você não tem que gostar de criança, você tem que gostar MUUUIIIITOOOO!!! Isso não é clichê ou historinha pra boi dormir. A criança sente que você não gosta dela!! E pode ter certeza que se ela sentir isso, você não vai conseguir fotografá-la direito!!

E tenha também muita paciência, pois você não consegue controlá-la! Dê tempo à ela, até se acostumar com você. Não chegue logo com a câmera no rosto e fotografando, espere um pouco, se aproxime devagar e vá criando o seu espaço!!

2 – Regra básica e que às vezes faz muita diferença.

Fotografe na altura dos olhos.

Eu sei… é cansativo você ficar abaixando e levantando toda hora. Por isso que, quem quer entrar no ramo da fotografia, tem que realmente gostar. Seja casamento, infantil, esportes, sensual… é muito cansativo!! Mas é ai que você se destaca, saia da zona de conforto!! Fotografe na altura dos olhos da criança!!

Veja essa foto abaixo, se eu não tivesse abaixado, creio que não ficaria tão bonita!!

3 – Chegue pelo menos 15 à 20 minutos antes do horário marcado, para tirar foto da decoração e do espaço vazio. Pois sempre tem convidado que chega na hora exata que está no convite. Fotografe todos os detalhes, docinho por docinho, lacinhos, a mesa de frente, só o bolo…etc!

Quando faço as festas, uso apenas duas lentes, a 50mm 1.8 e a 24-70mm 2.8. Na decoração, quando estou usando a 24-70mm gosto de dar todo o zoom, para desfocar bastante e pegar bem os detalhes.

4 – Eu dou essa mesma dica para os pais no dia quando assino o contrato, mas também falo no dia da festa, pois sei que eles vão esquecer!! Peça para eles ficarem um pouco com o filho na festa. Brincar com ele, ficar com ele no colo… por que acontece dos pais deixarem com babás, avós, as meninas da animação ou espaço baby! E quando você vai ver… só tem fotos dos pais atrás do bolo!!

Acho essa dica muito importante, por que depois os pais vão sentir falta dessas fotos, e acho que o fotógrafo deve alertar isso!!

5 – Pergunte quem são as pessoas mais importantes da família! Geralmente são os avós, padrinhos e tios mais chegados!! Além de ser importante você fotografar essas pessoas, com certeza os seus clientes vão perceber que você está preocupado em registrar a festa completa!! E não precisa pedir para eles fazerem posezinhas, fotografe eles conversando, interagindo com outras pessoas!

6 – Fotografe os amiguinhos

Não esqueça também de fotografar as crianças da festa! Como a fotografia é algo que você pode guardar para sempre, é legal o aniversariante lembrar dos amigos que estavam na festa.

7 – Um olho no padre e o outro na missa

Você vai ficar o tempo todo com o aniversariante, certo? Mas com certeza os pais vão querer fazer algumas fotos com alguns convidados, sem ser atrás do bolo! Você vai ter que se virar em 2! Fique com a criança, mas sempre de olho nos pais pra ver se eles estão precisando de algo. Diga para eles que vocês está sempre por perto, qualquer coisa é só chamar!!

8 – Essa dica vale para toda área, até mesmo fora da fotografia!! Esteja sempre sorrindo e sendo simpático! As vezes é difícil pois acontece algumas coisas nas nossas vidas que é difícil controlar! Mas tente deixar isso da porta da festa pra fora! Pois as pessoas vão perceber que você não está bem, e podem interpretar mau pensando que você é antipático ou não está gostando de fotografar a festa deles!!

9 – Troque cartões com os outros fornecedores! Animação, espaço baby, buffet, decoração…..e indique se você gostar do trabalho deles! Nesse mundo ninguém vive sozinho!! Se você indicar pelo menos uma vez, com certeza eles vão lembrar de você um dia! E não cobre nada por isso. Tem gente que indica, mas cobra 10% pela indicação!! Não concordo com isso…a indicação tem que ser pela parceria, por você ter gostado do trabalho do outro!!

Indicações no Rio de Janeiro e regiões:

10 – Essa última dica vou deixar por conta de vocês, leitores!! Compartilhe conosco uma dica que você acha super importante!

Bom, acho que por hoje é só!! Quem sabe um dia volto a escrever mais aqui no Fotografia-DG!!

Obrigado e espero que tenham gostado!!

Estou me perguntando se você já viu o DVD “A Arte de Fotografar Crianças”… ou não.

Fernanda Sá ensina, quais os recursos técnicos, a linguagem para você adquirir um diferencial e os truques de direção para captar belas imagens de bebês e crianças. Este produto tem um preço de apenas R$ 79,00 e é recomendado pelo Fotografia-DG. Clique na imagem para saber tudo sobre o DVD!

DVD A Arte de Fotografar Crianças

Tente resistir a estes incríveis artigos sobre fotografia infantil

Sobre Raphael Peregrino

Sou Analista de TI por formação e fotógrafo por paixão! Fotografo famílias, gestantes, crianças e casamento. Mas as crianças são o que mais adoro de fotografar! Adoro passar hooooras com esses pequenos!

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/wp_zta8yy/fotografia-dg.com/wp-includes/wp-db.php on line 3021

149 Coment.

  1. Sou fotógrafo de eventos infantis… e realmente, cada dica aki é válida, com certeza…
    Adoro fotografar crianças… mas caramba… é muito cansativo mesmo… uma dica é ter um bom condicionamento físico… não é exagero, mas eu sugiro q faça exercícios físicos regularmente pra poder acompanhar os "pentelhos"….. kkkkkkk
    Ah, e tb eu uso foco no automático AF-S(pontual), e às vezes AF-C… não curto muito dessa maneira… mas dou um doce pra quem conseguir focar no manual as crianças correndo pra lá e pra cá…. rsrs
    E outra dica: algumas vezes, peça aos pequenos que te ajudem a compor a foto… não fazer pose ou encenar… isso torna tudo muito artificial… peça a eles que façam alguma brincadeira, que corram um atrás do outro, ou que pulem todos juntos… mas q eles entendam que tudo é brincadeira…
    Raphael, quanto à decoração, vc acha válido fotografar com um tripé?
    Há ocasiões que faço umas fotos sem usar o flash e, claro, tenho que diminuir a velocidade… a maioria sai tremida…
    Alguma dica pra uso de tripé?

  2. Muito obrigado pela dicas, parabéns!

  3. Poxa, ótimo artigo.. Muito bom mesmo

  4. Rafael Soares

    Gostei, xará! Bem legal o artigo?
    Bom, meu caso não seria exatamente uma dica, mas sim dúvida.
    Em fotos noturnas, você utiliza o flash? Se não, qual configuração você recomenda?

    Porque, convenhamos, fotografar crianças já é complicado… à noite e ao ar livre, então… rsrs

  5. Flávia Carvalho

    Adorei a matéria.

    A medida q a gente vai pegando mais experiência vamos pensando em truques q ajudam na hora de fotografar.

    Uma dica q sempre dou pra os pais é na hora dos parabéns tentar não cantar.

    Tem pais q exageram na empolgação e isso faz com q fiquem de boca aberta e muitas vezes de olhos fechados cantando.

    Então sempre peço para baterem palmas e sorrir q assim a maioria das imagens são aproveitadas.

    Valeu pela matéria!!

  6. Alexandre Barros

    Muito interessante as dicas. Tenho pesquisado e estudado bastante para aprimorar a técnica, acho que não podemos parar nunca não é mesmo?

    Obrigado pelas dicas.

  7. COM UMA CANON T3I EU TEREI UMA IMAGEM DESTE NÍVEL?
    O SELETOR FICA NO AUTOMÁTICO?

  8. Oi Flavio….não entendi sua pergunta…rs..

  9. Rafael Soares

    Muito obrigado!

  10. nathalia de araujo

    Eu adoro criança e festa de criança parece que tá todo mundo feliz, acho que os pequenos dão esse ar de alegria ao ambiente. Chegar cedo é super válido em qualquer situação, principalmente, festa infantil. Às vezes, a criança fica meio abusada durante a festa e se você chegar cedo vai poder pegá-la de bom humor. Outra dica é ir com roupa confortável, principalmente para as mulheres. Nada de colocar aquele sapato que insiste em aperar o dedinho 🙂

  11. Adorei as dicas! – Estou estudando fotografia e pensando em divulgar o meu trabalho no bairro em que moro. Como vocês costumam divulgar e quanto eu poderia cobrar para fotografar festas infantis? Estou começando e não tenho muita noção comercial do serviço.

  12. Wellington Rocha

    As dicas desse post estão excelentes, e os comentários estão muito pertinentes.
    Gosto de fotografar crianças, é realmente desafiador.
    Minha dica é chegar 30 minutos antes, com o Tripe e fazer as fotos da decoração com muita calma, abertura bem fechada f11 ou f16, ISO 100 para pegar o máximo de detalhe da decoração. Quando os convidados começarem a chegar eu guardo o tripe, e faço as fotos com Flash TTL e sempre com ISO 400 abertura 3,5 e velocidade 1/100. (Algumas situações eu mudo, mas logo volto para esse padrão)
    Tenho obtido boas fotos nesse "padrão" e a impressão do álbum fica mais uniforme.

  13. Bruno Barbosa Muniz

    Gostei muito das dicas. Estão de parabéns! Fotografia-DG de longe o melhor site para fotógrafos…

  14. Rafael, sou fotografo amador e curti muito suas dicas. Mas querias tirarmas duas dúvidas.
    Você diz que costuma usar duas lentes, como sou amador minha nikon é uma d5000 que vem com uma lente 18-55mm que é a mais usada por mim, mas tenho uma 50mm 1.8 e uma 70-200mm. Vc acha que com a 18-55 eu ia conseguir um efeito bonito ? Outra curiosidade vc costuma levar outra bateria ou um grip?

  15. Nilson Santos

    Tenho pouca esperiencia, mas sempre procuro fazer umas pesquisa e tira alguma duvida em sites como este e vcs eatao de parabens.obrigado

  16. Olá!
    Já fiz algumas festas infantis como fotógrafa, mas sempre estou em busca de novas dicas.
    Muito boas Raphael!
    A minha dica é sempre, sempre, perguntar aos pais com quem eles querem tirar fotos e lembrá-los que se existe alguém em especial, eles precisam avisar.
    Outra coisa que eu sempre faço é fotografar na piscina de bolinhas, rendem fotos bacanas do aniversariante.

    Abraços.

  17. Olá Pessoal, acredito que uma foto feita com a criança abrindo os presentes ,recebendo os mesmos seja de grande vália,avisar aos pais desse momento faz a diferença,e claro fotos naturais dão um toke a mais ,fazer a foto sem que os pais ou avós percebam fica muito bacana……exelente matéria sobre fotografia de crianças..

  18. Olá, pessoal!
    Gostei muito do post, realmente são dicas muito úteis! Estou fotografando aniversário infantil há um 6 meses e queria saber como vcs lidam com aquelas festas em que o espaço é pequeno e os convidados se fecham em rodinhas impossíveis de entrar.
    Vcs tentam tirar fotos espontâneas assim mesmo ou abordam os convidados pedindo pra tirar uma foto mais posada?
    Eu geralmente fico com a segunda opção, até pra não correr o risco de não ter nenhuma foto de um dos convidados, embora eu prefira fotos espontâneas. Geralmente passo de mesa em mesa e peço para tirar uma foto e muitas vezes os pais acabam colaborando e pedindo uma foto perto da mesa logo que um grupo de convidados chega. Tem funcionado para mim!
    Até mais!

  19. Olá, boas dicas estas!
    Estou começando agora a fotografar crianças e suas famílias. Até hoje só fiz um Aniversário e tenho algumas dúvidas ainda.
    Você citou o contrato, como ele é feito? É assinado no dia em que decidem contratar o seu serviço? Poderia me explicar melhor? Tem algum modelo exemplo?
    Ah, e quanto a autorização do uso de imagem? Conversa com os pais quando te contratam ou depois do evento/ensaio? E quando assinam?

    Abraço.

  20. Boa tarde! Sou fotógrafo a uns 2 anos e estou começando a fotografar festas infantis. Tenho uma Nikon D3100 com a lente do kit (18-55), gostaria de saber qual a melhor configuração da camera pra fotografar festas infantis, e se é bom sempre usar o flash. Obrigado e parabens pelas, dicas vão me valer muito.

  21. Raphael Coelho

    Parabens Rafael Peregrino, me encanto cada dia mais com suas publicações, Obrigado por compartilhar conhecimento conosco. Abraços

  22. Eliane de Souza

    Adorei todos comentários, muito válidos, eu estou fazendo curso no momento não sei muita coisa, leio muito sobre fotografar e vejo muito fotografia adoro todas, sobre casamento, enfim todos estilos de fotos.
    Obrigado. Abraços…..

  23. Parabens pelas fotos
    Estou iniciando agora na carreira de fotografia
    Sempre fui apaixonado por fotos, mas agora quero me especializar
    E foi otimas suas dicas
    Parabens e obrigado por esse post
    Abraços

  24. Boa Noite a todos !
    Realmente muito bom o site, parabéns !!!

    Sou iniciante também e vou fazer uma festa infantil nesta semana !!! Tenho uma Sony Alpha 35 com as lentes 18-55mm 3.5 e uma 70-300mm 4.5. Tenho tbém um Flash TTL.

    Meu maior medo é com relação ao momento do Parabéns, quando as luzes são apagadas !!! Qual configuração costumam usar ???

    Grata,
    Letícia

  25. Muito obrigada pela dica Raphael ! Vou fazer isso !!!! 🙂

  26. Adoreeii as dicas… sou iniciante, e a maioria das fotos foram em festas infantis…como sou professora de educacão infantil e fundamental… eu amo trabalhar com eles! Obrigadaa 🙂

  27. Raphael…Valeu pelas dicas valiosas! =D

  28. Raphael ,qual é o modelo do LED , esse que você disse ? Obrigada.

  29. Elber Salvino

    Fotografar eventos é muito difícil pra mim, ver todo mundo se divertindo, comendo, bebendo, e fico pra morrer, pq quem é festeiro tá aq kkkkkk, mas ótimas dicas, apesar de eu não ter tanta paciência com criança rsrs

  30. Boa Tarde!
    Fotografo bastante aniversários infantis, por enquanto uso a lente do kit 18-105mm da minha Nikon D7000. Percebo que meu foco sempre "foge" para o arco de bexigas, tenho o maior cuidado em pré-focar, mas o foco continua sempre "fugindo" para o arco de bexigas, podem me ajudar? Fica a dúvida; – Eu não estou focando direito mesmo, a lente não é apropriada ???????
    Obrigada Re

  31. Obrigada Raphael Peregrino .

  32. Oii Raphael , adorei as dicas e as fotos! … demais demais … Tenho um aniversário infantil tbm! queria saber se o Uso do LED continuo incomoda os convidados… estou pensando em comprar o LED primeiro e depois um flash sb900 …. poderia me dar algumas dicas .. valeu!

  33. Olá, sou apaixonado por fotografia e tenho uma T3i com 50 mm, 18 55mm e uma 75 300mm. Atualmente faço fotos para um site esportivo de corridas e gostaria de entrar nesse ramo de fotografo free lance ou pegar festas infantis, gestante, familias… porem a duvida: como entrar nesse meio ? Fazer um monte de cartões de propaganda e sair distruibuindo por ai? Conheço varios fotografos e pensei em pedi-los para ir junto a algum evento e fotografar, mesmo que nao receba nada por isso, para pelo menos pegar experiencia. Pode me ajudar a exclarecer esse caminho? Grato.

  34. Gostaria de saber se você usou flash, porque eu tenho um flash mais fraco, Yongnuo 467, mas não gosto de usar o flash sempre. Que sugestão você poderia me dar? Tenho uma lente 50 mm 1.8 e a 18-105 da nikon, vou fotografar pela primeira vez a festinha do filho de uma amiga. abração

  35. Raphael Peregrino

    Oi Claudia….
    Eu tbm não sou muito fã de flash não….mas se você estiver em uma casa de festas muito escura? Vai fazer oq? Tem q usar…não tem jeito!!
    O q eu faço é subir o ISO no máximo que eu puder, p não granular tanto, diafragma com abertura máxima e velocidade mínima, p não deixar borrar, uso entre 125…160. Assim vai entrar o máximo de luz possível!! Se mesmo assim ficar escuro, eu uso o flash com virado para trás mcom o papelzinho levantado.
    Espero ter ajudado!!

  36. Ótimas dicas!! E belas fotos tbm! Mto delicadas.
    Eu gostaria de fazer uma perguntinha e quero que sejas bem sincero!
    Vou fotografar um aniver infantil nesse domingo e gostaria de saber se com uma Fujifilm S4500 de 24-500mm 3.1!
    Claro que não vou usar 500mm creio que vou até 70mm mais ou menos que daí ficará com f/4.9 e minha câmera vai tranquilo só ate ISO800. E usaria Velocidade 100 mais ou menos :/ Minha lente não é mto luminosa então é complicado usar um veloc +rápida. (Reconheço que todos os valores são bem complicadinhos, por isso escrevo).
    Bem, a dificil e simples pergunta que te faço,Raphael, é se tu achas que dará boas fotos com estes valores(limites)? Digo, se as ftos não sairão tremidas? e se tens algumas dicas. Vale usar o flash?
    Te agradeço muuuuuito desde já! Obrigada.

  37. Renata Gaino

    Oi, Raphael. Parabéns pela sua matéria. Eu também costumo chegar mais cedo para fotografar toda decoração e o salão vazio. Combino com os pais que, se conseguirem, chegar uns 15 ou 20 minutinhos antes do horário marcado. Acho importante pois assim fazemos algumas fotos da criança sozinha e com os pais antes dela começar a correr e suar. Algumas tiram os sapatos, meia-calça, tiara quando começam a brincar. Fora que, dependendo da idade, depois que chegam os amiguinhos, ninguém mais consegue tirá-las do playground para nada… kkkkkk!!! Fica a dica 😉

  38. Oi Bom -dia ! Adorei as dicas parabéns, sera que pode dar dicas para fotos a noite, não sou profissional , fiz um curso super badico , mas esses diad apanhei pra tirar umas fotos a noite , tenho uma D 5100 e ela travava sei lá o que aconteceu 🙁

  39. Não consegui ler por causa das propagandas no meio da tela.

  40. Olaaa, adorei suas dicas, nao sou fotografa AINDA, hahahah adoro essa area, faço filmagens, ediçoes, videos para teloes, e todos sempre elogiam bastante! Acabei de comprar uma semiprofissional, ainda n eh a que eu quero, mais por enquanto foi a que deu p comprar e estou mto feliz com ela, uma nikon L820, nao sei se eh boaa, e se tem recursos legais, pois ainda estou aprendendo a mexer. Acho mtooo legal qndo na fotografia desfoca o fundo, como vc disse q usa nas mesas de doces para mostrar melhor cada detalhe, nao sei se eh possivel fazer coma minha ou so com uma profissional, sera q vc poderia me dar umas dicas ? Ficarei mto feliz e agradecida, estou mexendo em tdo, ja procurei na internet mais ainda nao consegui desfocar o fundo, e tb nemsei se eh possivel,meu imail [email protected] . Aguardo uma resposta sua, e desde ja agradeço pela atençao e pelas dicas q vc deu sobre aniversario infantil! Abraços Cindy

  41. Bom dia!
    adoreiiii o site!
    Tb sou da área de TI e fotógrafa iniciante!
    Tenho uma Canon 60D, uma lente de 50 mm e a lente do kit. Para a hora do parabéns, qual a melhor lente, caso o parabéns seja a noite?
    Att,
    Liana

  42. Daniele Moda

    Oi Raphael. Você tem uma dica de câmera para esde trabalho? Qual seria um bom custo benefício?

  43. Rafael Martins

    Muito boa as dicas pessoal!
    Vou fazer um aniversário infantil nesse final de semana no dia 15. Vou ter que me dobrar em 2!
    Pois são 2 crianças e são primos, na hora do Parabéns principalmente. Tenho uma t3i e espero que aguente o tranco. Os pais são os meus amigos e eles sabem que eu estou começando também. E como eu fui no aniversário anterior como convidado, na hora dos parabéns eles apagam as luzes, vou ter que dar uma conversada com o pessoal do salão.
    Depois coloco o feedback para vocês!

  44. Debora Marta

    Boa tarde! Sou fotógrafa iciniante e estou começando a fotografar festas infantis. Tenho uma Canon 60D com a lente do kit (18-135), gostaria de saber qual a melhor configuração da camera pra fotografar festas infantis, e se é bom sempre usar o flash. Lembrando que algumas imagens eu gostaria de disfocar Obrigado e parabens pelas, dicas vão me valer muito. –

  45. Olá RAFAEL – SINCEROS PARABÉNS !!!!
    Me responde por favor …. adquiri uma Cânon 6D e tenho as objetivas: 24-105 mm L e 50 mm 1.4 – qual a que vc. recomendaria para usar com mais liberdade (+ frequência), tipo na hora do parabéns ? Vc. usa as aberturas mais baixas, tipo 1.8, da cinquentinha para os retratos ?

  46. MUITO OBRIGADO RAPHAEL pela rapidez e precisão nas respostas !!!
    Mais duas dúvidas, por favor ! Pela conversa acima, percebi que FLASH é último recurso em fotos retrato, principalmente! 1ª.: No meu caso da cânon 6 d, até que percentual posso utilizar o ISO, com segurança – sem risco de granulação ?
    Às vezes o visor da câmera me engana e prefiro fotografar baseado apenas no fotômetro (0) – daí o caso de EDIÇÃO no LR 4 – então aí vai — 2ª.: Quais itens são essenciais na hora da edição de retrato, tipo assim, BW, nitidez, brilho, contraste … ??? Podes deixar alguns parâmetros para nós caso use o Lightroon ?

  47. roseno de sousa

    Parabéns por tudo…quero so me informar um pouco mais quanto a fotos na hora de soprar a velinha do bolo de aniversario, pois, as pessoas apagam as luzes e aí fico meio perdido às vezes… daí pra nao perder minha cena, devo usar qual configuração com meu flash 580 ex ii e minha 60D? Geralmente elevo ao maximo a minha velocidade e deixo mais fechado o diafragma, (f:4 ou F5.6 ) e mantenho sempre meu ISO em 100. Obrigado.

  48. Matéria show, fotos maravilhosas e BELAS dicas!!!!! Também fotografo criança… saio esbodegada da festa, mas AMO o resultado! Criança é tudo de bom e são as fotos que marcam a festa para o resto da vida! VALEU! Super grata por compartilhar sua experiência e seu trabalho!

  49. Boa noite. Tenho uma provável cliente para festa infantil que será em Maio de 2014.

    Tenho uma semi profissional da Canon SX40HS. 24 mm 35X Zoom Óptico, Abertura de 2,8 ate 8,0, ISO ate 100-3200. Tenho ela a 3 anos (comprei quando meu filho nasceu) e sempre gostei de tirar fotos. Me sinto muito bem com ela e já tirei diversas fotos excelentes do meu filho, mas as vezes acho que minha falta de informação deixa a desejar em algumas fotos. Vejo que muitos fotógrafos desfocam muito nas imagens de pessoas o fundo da imagem, e isso eu não aprendi a fazer ainda. Como posso fazer com que o fundo fique desfocado? E suas dicas Raphael foram de grande ajuda, obrigado.

  50. Kamilla Guimarães

    Ola, bom preciso de uma grande ajuda, mas qualquer coisa to aceitando… bom sou fotografa amadora e tenho uma fujifilm finepix hs30exr quase ninguem usa mas ela me serve muito bem…. bom viram algumas de minhas fotos e pediram que cobrisse uma festa infantil, como disse sou totalmente amadora e so sei mexer na minha comera .-. , bom nao tenho nenhuma lente das que falaram aqui em cima, nem flash, tenho apenas um tripe pequeno…
    queria saber sua opniao se seria necessario uma lente ja q a que tenho e zoom manual, sei que nao e a camera ou lentes que faz a foto mas ajuda muito na qualidade ou sei la… pode me ajudar em algo?

  51. Ednéia Caroline

    Parabéns pelas site e dicas…
    Sou uma apaixonada por fotografia, a fotografa extra oficial da família em ocasiões simples…rsrs
    Li todos os postes a cima e gostaria de saber a sua opinião sobre a Nikon – D3200 DSLR Camera with 18-55mm and 55-200mm Lenses, acha possível fazer boas fotos em festas infantis e fotos ao ar livre também com essa máquina???
    Mesmo não sendo fotografa profissional, deixo uma dica que considero importante, sobre usar roupa neutra, o profissional não pode chamar mais atenção do que a família……
    Grande abraço e obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos…
    Gente como você, continua brilhando sempre!!!

  52. Oi Ednéia, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado das dias!!

    Não conheço as máquinas Nikon, pois uso Canon, mas dei uma olhada rápida no mercadolivre.com, e ela parece ser bem boa. Eu comecei com uma parecida tbm, uma DSLR de entrada da Canon, a XSi e com o tempo fui fazendo upgrade.

    Acho q vc está no caminho mesmo!!

  53. Parabéns pelo site e dicas.
    Gosto muito de fotografia, mais tenho muito pouca experiencia, tenho uma boa maquina nikon d7000, mais me falta o dominio do equipamento. Suas dicas todas otimas. espero que voce venha a publicar mais dicas.

    Um abraço.i

  54. EDSON ROBERTO

    Dicas importantíssimas, valeu

  55. Emerson Chagas

    Valeu, a gente tá sempre aprendendo alguma coisa.

  56. Boa noite!! Sou novo nessa área mais já tiro umas fotos boas mesmo, Mais quero tirar uma dúvida: Quando o teto for banco é preciso usar flash? E quanto uso de: Abertura, ISO & Velocidade ??

  57. recém me formei em fotografia, e um amigo me chamou para fotografar o aniversario do filho dele, é meu primeiro trabalho, mas tenho uma grande dúvida em relação ao preço que devo cobrar, preciso apenas de uma dica em relação a esse ponto. qual o melhor preço para se cobrar no seu ponto vista?

  58. Olá! Amei suas dicas e fiquei o dia todo no site pesquisando. Realmente muitas informações valiosas. Parabéns a todos envolvidos! Eu não sou fotógrafa profissional, mas já estudei na faculdade um pouco de fotografia e venho por alguns anos aprendendo mais um pouco. Uso uma Nikon D3100 com lentes do kit 18-55mm para fotografar meus produtos para minha loja virtual. Recentemente descobri a lente Nikkor 50mm AF-S com foco automático. Você saberia me informar onde posso comprar? Não encontro em lugar nenhum.

  59. Bruna Abelino

    Oi Raphael, ótimas respostas, e estou babando pelas fotos, estou iniciando nessa carreira, e tenho uma NIKON D3200, sei que não é o equipamento que faz o fotografo, mais tenho um aniversario infantil amanha e estou um pouco nervosa, com medo do resultado ou do que as pessoas vão achar, tem alguma dica?

  60. Daniel Castro

    Oi Raphael! Cara sensacional o nível de discussão, principalmente pra quem esta iniciando! Parabéns! Eu tenho uma dúvida, mais é sobre um Batizado que vou fazer, tenho uma Nikon D5100 e lente do kit, não sou profissional, mas pediram pra eu tirar as fotos. O que voce acha importante fotografar nesse tipo de evento? Eu sei q igreja é bem escura!!!
    Obrigado e mais uma vez parabéns!

  61. Tambem fotografo festas infantis, essas dicas sao fundamentais para um bom resultado no trabalho fotografico, faço todas essas dicas postadas ai, mais tambem gosto de chamar o papai e a mamae para tirar fotos com os convidados na mesa, as vezes a criança nao vai, ok sem problema, mais e sempre bom chama-los para ficarem ate mesmo em pe do lado dos convidados sentados em sua mesa, e uma foto bacana os pais sempre gostao na entrega do trabalho e nao fica uma foto de convidados em mesa sozinhos.

  62. Raphael, na festa de dois anos da minha filha mais velha fiz a cobertura do evento com uma Canon SX130, o que logo se mostrou um desacerto, pois as fotos ficaram péssimas, com uma coloração estranha por causas do jogo de luzes da mesa do bolo e do local, muito “brancas” por causa do flash e também granuladas em virtude do ISO alto. Agora, no mesmo lugar, faremos a festa de dois anos da minha filha mais nova e, claro, não quero cometer os mesmos erros. Para isso, me equipei com a Nikon D3200 AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G e gostaria de saber qual a configuração de ISO (100-12.800), abertura e velocidade que melhor atenderia para a ocasião. Sei que a resposta depende de vários fatores, mais necessito apenas de uma “genérica” que atenda na maioria dos casos. E mais: para melhorar o desempenho é preciso comprar um flash (Speedlight AF SB-700) ou uma lente (Nikkor 18-105 mm) ou com a configuração que acompanha a máquina é possível fazer boas fotos?

  63. Parabéns pelas dicas Raphael, comecei a fotografar á pouco tempo, fui contratado para fazer uma festa infantil e usei suas dicas, as fotos ficaram incríveis, os pais gostaram e me indicaram para uma sobrinha deles, sei que isso foi devido minha dedicação e estudo mas também foi graças a suas dicas. Sucesso para você. Abraço.

  64. Oii obrigada pelas dicas! Tenho um aniversário pra fotografar e eu até então fotografava por hobbie. Estou empolgada e as dicas foram muito válidas! Obrigada

  65. Excelente as dicas. Obrigado e parabéns!

  66. Raphael vou fotografar uma festa a noite num salao de festas, que dicas me daria? uso o flash? tenho uma 6d com a 24-105 e uma 50mm 1.8, espero que me responda ate sabado!hahahahaha obrigada

  67. Como você faz a iluminação nestes casos?

  68. Mandou bem nas dicas! Neste sábado uma das dicas que eu não estava usando inteiramente entrará em prática.

  69. Evanilson Araújo

    Raphael. RESPONDE RÁPIDO! kkk. Tenho minha primeira cliente, mas ainda não dei a resposta certa se vou fazer o trabalho ou não, porque não tenho flash nem nada. Meu equipamento é apenas uma T5i com a lente do kit e uma 50mm 1.8, o resto são de fotografias de ensaios (rebatedores, etc..). Você acha que eu devia aceitar o desafio mesmo sem ter um flash e provavelmente sendo em um local fechado e uma iluminação não tão forte?

  70. Mariana Moura

    Raphael, você acha que dá pra fotografar tranquilo a festa com o modo TTL da câmera ou é melhor o modo manual mesmo?

  71. Então….o modo automático da câmera é complicado pq vc não sabe qual a configuração que ela vai colocar p fotografar! Ela pode ver que está sem iluminação suficiente e jogar o ISO lá em cima, e se sua câmera não aguentar bem, vai ficar muito granulado. Se você quiser fazer as fotos com a abertura do diafragma no máximo, não vai poder, vc não sabe o que a camera vai colocar!! Por isso, o ideal é sempre fotografar no manual, pq foi tem o controle total da sua máquina!

  72. Mariana Moura

    Ai desculpa Raphael, eu errei na pergunta. Eu queria saber sobre o modo TTL do flash, se posso deixar meu flash no TTL ou se é melhor no manual mesmo… Ah, e se eu deixar nesse modo TTL e apontar o flash pra o teto pra rebater, a exposição ficaria "certa" ou não?

  73. Daniella Schneider

    Olá Raphael, ótimas dicas e ótimas fotos!!
    Sou fotógrafa iniciante e tenho "mais experiência" em ensaios externos…. Os poucos aniversários que fiz tive muitas fotos tremidas, mesmo com o AF…
    Meu equipamento ainda é modesto…rs…tenho uma T3 mais a lente do kit, uma 50 mm e flash 430 ex… Qual a configuração que vc indicaria? Devo confessar que acho fotografar com flash muito difícil…rs!!

  74. Caramba!!!Faço praticamente isso tudo e aprendi na marra rsrs
    Acho q com o tempo, trabalhando com isso, vira automático… o abaixar na altura dos olhos, entrar nos brinquedos (qdo dá rs), sorrir bastante, conquistar cada criança da festa e os pais tbm… pq vão ver vc interagir com a criança e vão querer te contratar tbm!!!
    Eh cansativo, mas amo o q faço!!!
    Ótimas dicas e lindas fotos!!!
    Parabéns!!!

  75. Ou copia as dicas de alguém ou copiaram de você!!!! Muito Igual, http://fotodicasbrasil.com.br/festa-infantil-como

  76. Adorei as dicas!!

    Mas gostaria de saber qual seria a melhor configuração para não perder o momento que as crianças estão correndo ou pulando, congelar o momento.

  77. Ótimas dicas, serei visitante ativa apartir de hoje, rsrsrsr. Minha dúvida é a seguinte: estou iniciando na fotografia e quero fotografar festas infantis, tenho uma nikon 3200 com a lente 18.55 com 3.5 de abertura. Consigo aproveitar a lente? qual outros equipamentos devo comprar para sair um bom resultado fotográfico?? Desde já agradeço a atenção.

  78. Bom, adorei as dicas… estão de parabens!!!
    Bom assim, eu naum sou fotografo profissional e nem tenho uma camera profissional ainda, porem me arrisco em algumas festas e eventos… eu tenho um NIKON COOLPIX L810 e gostaria de saber se vcs teriam algumas dicas para eu esta melhorando minha fotos com essa maquina, enquanto naum compro uma profissional!!! Pois amanha estarei fotografando uma festa infantil e em junho tenho um pequeno casamento para fotografar tbm…
    Qualquer dica ou ajuda será muito bem vinda…
    Obrigado

  79. estou em duvida de valores pois nao quero cobrar muito por quanto faço cada foto estou começando agora nao quero dar mal imprensao me ajudar com os valores .

  80. Oi Gente! Tudo bem??
    Tô fazendo um curso de fotografia, mas ainda me atrapalho com algumas coisas. Vamos ver se vocês e o Rafael conseguem me ajudar.
    – vou fazer um anviersário infantil de 1 aninho amanhã. Tenho uma D7000 + lente 18-55m. O lugar é bem iluminado. Será que dá certo eu usar um ISO 100? E a velocidade tem que ser como? Pensei em deixar alta para as crianças que correm e ir alterando para mais baixo para fazer fotos posadas, é isso?
    – Mas e a abertura? Super me confundo! 🙁
    Me ajudem please???
    Super obrigadaa!
    Fernanda

  81. estou comprando uma nikon d3200, não tenho como comprar outra lente agora a 18,55 do kit da para fazer fotos legais, sim ou não, da para começar? me ajudem por favor.

  82. Valeu CARICA… boas dicas sim senhor!!!

  83. Ótimas dicas! Acho que vale ressaltar que, a quem for possível, leve duas câmeras. Eu trabalho com uma 6d + 24-105mm e levo também uma 60d + 50mm 1.4. Isso permite que eu pegue expressões espontâneas com a 50'tinha. Consigo fotos bem bacanas, usando uma grande abertura, que me dá bastante claridade e suavidade nas fotos, enquanto deixo a 6d com o flash e uso para fazer as fotos onde os pais chamam meia festa, heheh, coisa que jamais conseguiria com a 50. Eu amo fazer fotos das crianças na cama elástica, elas amam se ver "voando". Beijooss

  84. Boa noite pessoal,

    Já conhecia o site, e gostava muito dele, por ser bastante esclarecedor e objetivo. Agora passei a gostar mais ainda, pois me ajudou bem no assunto que eu precisava. Sou fotógrafa iniciante, tenho uma Nikon de entrada D3100, a lente do kit + tripé. Irei fotografar um aniversário no sábado e estou bastante ansiosa. Amo fotografia e quero me dedicar profissionalmente a isso.

    Já esclareci minhas dúvidas com todos estes comentários e gostaria de agradecer vocês e ao Raphael, pelo post, muito obrigada!!!

    Minha dica é conhecer o local antes do dia do evento se possível (para evitar surpresas). Falo sobre isso, pois recentemente fotografei dois eventos do meu trabalho, um em um local claro e as fotos ficaram lindas e o outro em uma casa escura e as fotos ficaram péssimas. E principalmente, a calma é essencial. Depois que percebi que não tinha jeito (rsrs) fiquei calma e consegui fazer fotos legais… Outra dica importante para qualquer profissão é o estudo, fundamental para alcançar o sucesso!

    Valeu galera, muito obrigada pelas dicas!!!

    Abraço!

  85. Dicas 4 e 5 muito importantes!!
    Se não faz isso, quando entrega as fotos os pais reclamam que faltou alguma foto.

  86. ROGÉRIO KAIZER

    Realmente o site esta de parabéns, o encontrei por acaso, mas gostei muito
    mostra que fotografar é realmente uma arte …e para poucos…e que sabem usar a câmera no manual.
    abraços…

  87. Maria do Carmo

    Amigo, depois de fotografar tudo o que era de passarinho e flor que aparecia em meu caminho, cansei desses "clientes" e passei a interagi com crianças, começando por meus netos. Sentando com eles no chão, correndo atrás do cachorro, jogando bola e riscando papéis, passei a ver as coisas a partir da altura deles. Assim, ao fotografar uma festa infantil, observar a emoção e o desenrolar da festa, situações lindas de carinho, sempre procurando o melhor ângulo (e isso o mais rapidamente possível), para não perder o sorriso que seria disponibilizado em frações de segundo, tudo isso me fez desabrochar uma sensibilidade e ligar as "antenas", concentrando-me para contar aquela história. Foi depois deste artigo que li antes de sair e fotografar, que tanto me ajudou, que só tenho hoje, palavras de agradecimento pelo desprendimento e generosidade! Muito obrigada! Começar a fotografar aos 58, não é fácil, mas é uma nova luz em minha vida. E, se depender de mim, não vou deixar que se apague! Ah! Ver a cliente tão exigente dizendo: as fotos estão lindas,do jeito que eu queria! – pagou cada esforço daquela tarde. Que venham outras!!

  88. Olá, adorei as dicas. Sou iniciante na fotografia, mas estou sempre buscando novas técnicas. Gostaria de algumas dicas para o comportamento com o cliente e os convidados, pois algumas pessoas estranham… Em relação à alimentação na festa, o que você diz a respeito disso? Porque já li vários artigos e sou meio indecisa.
    Vou fazer mês que vem um aniversário infantil, quais as dicas para a abordagem com a cliente? Como se apresentar? Espero muito uma ajuda.
    Parabéns pelo seu trabalho!

  89. Ótima postagem! De grande ajuda sr Parabéns!!
    Tenho uma Nikon D3200 com lente 18.55mm kit, o que preciso a mais para fotografar festa infantil a noite? Apenas o flash externo?
    Uma lente com foco automático faz diferença?
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *