Dicas para tirar as melhores fotos com seu smartphone 4/5 (1)

Em viagens de lua de mel ou com a família ou mesmo naquele happy-hour com o pessoal do trabalho após o expediente, elas sempre aparecem: as fotos. Quem não gosta de tirar uma fotografia bacana e registrar um momento especial, uma pose engraçada ou até a presença de algo inusitado? Mas você sabe como tirar as melhores fotos com seu smartphone? Separamos algumas dicas, técnicas, acessórios e até aplicativos que podem auxiliar na hora de tirar a foto, acompanhe:

1. Use as duas mãos: com os smartphones cada vez maiores, é preciso usar as duas mãos para conseguir segurar o aparelho e tirar a foto ao mesmo tempo. Além disso, assim também é mais seguro e você ainda garante maior estabilidade para enquadrar o que deseja;

duas-mãos

2. Chegue mais perto: ao contrário do que muita gente pensa, o recurso do “zoom” nos smartphones não é tão desenvolvido quanto o celular em si. E, se comparamos com câmeras fotográficas profissionais, a diferença de qualidade é gritante. A dica então é se aproximar naturalmente do alvo das fotos, ou seja, fique mais perto dos amigos ou daquele monumento histórico na hora de bater a foto;

3. Uma, duas, três e mais vezes: tire mais de uma foto do mesmo ponto turístico ou da galera reunida, de vários ângulos, e só escolha a que mais gostar. O arquivo é digital, você pode apagar e refazer quantas vezes quiser;

4. Luz: fique atento a ambientes com maior incidência de luz, já que a iluminação natural é uma grande aliada para quem adora tirar fotos com smartphones. Em ambientes mais escuros, verifique se o flash do celular está ativo;

luz

5. Como está a lente da câmera do celular? Sim, isto pode fazer a diferença na hora de tirar uma boa foto com seu smartphone. Lembre-se que sempre estamos com o aparelho no bolso, ou dentro da mochila, ou em cima da mesa. O contato com poeira, ou mesmo a gordura do dedo, pode deixar a lente suja e prejudicar a qualidade da foto;

6. Aplicativos: hoje em dia existem diversos aplicativos exclusivos para quem gosta de tirar fotos pelo celular. O mais popular, o Instagram, oferece recursos bem interessantes que permitem uma edição rápida da foto e a aplicação de vários efeitos. Outros aplicativos permitem ao usuário aplicar molduras, recortar a própria foto, acrescentar ícones divertidos, estampas e tantos outros detalhes. E lembre-se, tirou a foto, publique nas redes sociais;

aplicativo

7. Acessórios: a popularização de acessórios para amantes da fotografia por celular é evidente. Cada vez mais é possível encontrar pessoas com lentes de tamanhos variados, lentes acopladas, tripés para suporte e até mesmo dispositivos portáteis que garantem o efeito de flash. Existem também acessórios que podem ser acoplados ao celular e que permitem a impressão imediata da foto;

8. Redes sociais: além de publicar imediatamente a foto em seu Instagram, Facebook ou Twitter, use as redes sociais para comparar o que publica com o que os amigos andam divulgando. Veja como enquadram as fotos, quais as técnicas utilizadas, se usam este ou aquele acessório etc;

rede-social

9. Fundo simples: para destacar olhares e sorrisos, escolha tirar fotos dos amigos e familiares em um fundo simples, sem muitas variações de cores e texturas. A escolha do ambiente é fundamental para garantir boas fotografias;

10. Liberte o fotógrafo que há em você: mesmo sendo uma brincadeira ou uma forma de registrar suas férias ou final de semana, estude um pouco sobre as melhores técnicas na hora de tirar fotos. Busque conhecer quando se deve centralizar o objeto principal, qual o melhor tipo de lente para determinadas situações ou como usar a luz ao seu favor. Por meio de uma rápida busca na web é possível encontrar ótimas dicas para aprimorar suas fotos.

fotografia-de-celular

  • Sérgio. M

    Óptimo post! Para quem pretenda usar o SmartPhone para registar fotos de uma forma mais profissional, como: diferentes tempos de exposição, opções de focagem e fotometria, experimente a aplicação "camara FV-5!"

  • cristianocachi

    Gostei da última dica, kkkk mesmo que vc nao esta nem ai.
    Estude!

  • Izabella

    gostei do artigo, porque eu uso mais a câmera do celular :(
    Vou compra uma câmera profissional ano que vem. Gostei muito desse site, á basante dicas, para mim que sou iniciante no ramo da fotografia, gostei mesmo.

  • Jurandir

    Boa Tarde!

    Muito obrigado pelos arquivos que nos ajudam no nosso dia-a-dia para que possamos melhorar nossas fotos e dividir
    um pouco dos seus conhecimento.

    Parabéns!

Abrir Chat
1