Home » Artigos » Artigos de opinião

Equipamentos melhores fazem fotos melhores? 4.71/5 (7)

Olá amigos do Fotografia-DG, como estão?

Com o grande sucesso que a polêmica postagem sobre da fotografia teve no meu blog, achei que polemizar aqui também seria divertido e renderia muitas conversas.

O assunto não é novo, mas vejo que ainda habita a cabecinha de muitos fotógrafos iniciantes. Dentro da variável “que câmera comprar”, há muitas indagações sobre comprar os melhores equipamentos, na esperança de obter melhores fotografias. Até que ponto isso é verdade?

Como grande defensora de métodos facilitadores, câmeras simples e valorização do aprendizado, sou uma daquelas que diz NÃO àqueles que querem mudar de equipamento sem antes dominar o equipamento anterior (se pedirem minha opinião, claro).

Possuo uma câmera simples, de entrada e sou apaixonada por ela. Já ouvi por aí que consigo “tirar leite de pedra”, com as fotos que faço com a minha Nikonzinha. Mas pera aí, só porque a câmera é simples que as fotos saírem boas é assim tão surpreendente?

Essa imagem foi feita com a minha Nikon D60 + 55-200mm f/4-5.6

Será que esta imagem acima ficaria realmente melhor se fosse capturada com uma Canon 5D Mark II? Ou foi o conjunto de técnica, sensibilidade, sorte de estar ali no momento certo e habilidade para captar a expressão da menina que fez essa foto se tornar meu cartão de visitas?

Não digo que sensores com mais qualidade, que apresentem menos ruído, ou lentes com melhor qualidade ótica não vão melhorar a qualidade final da sua fotografia. Mas afirmo que de nada adianta um conjunto espetacular, se você não souber o que está fotografando, nem como está fazendo.

Fotografia é arte e como toda arte, deve ser estudava, levada a sério e não é feita por qualquer um. Não basta apertar um botão para se denominar fotógrafo.

O equipamento é só um intermediário. Que trabalha para você e faz com que você consiga atingir seus objetivos.

A melhor pergunta para se fazer quando se quer mudar de equipamento é: “O que ele vai me oferecer a mais, que meu antigo conjunto não possuía?” Se a resposta demorar a vir, é porque você não precisa da troca.

Isso também se aplica àqueles que perguntam: “Que lente preciso para fotografar melhor?” Bem, se você nao sabe, é porque não precisa. Simples assim. Fazer uso dessa política, de quebra ainda te faz economizar uns trocados. Ótimo, não?

Um exemplo (apesar de achar que vocês já entenderam, rs), que meu pai costumava me dizer, toda vez que eu apresentava a famosa neura de equipamento: “Se você, que não é pintora profissional,  fosse presenteada com o melhor conjunto de tintas e pincéis do mundo, ao mesmo tempo em que Pablo Picasso resolvesse pintar um quadro com tinta guache comprada na mercearia da esquina, quem você acha que se sairia melhor?”

Essa explicação do meu pai nunca saiu da minha cabeça. Sempre que fico com aquela pontinha de raiva, pensando: “Se eu tivesse uma câmera melhor, minhas fotos estariam bem melhores”, páro e penso no exemplo do Picasso.

E vocês, o que acham dessa afirmação? Acham que o equipamento faz o fotógrafo?

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • ANTONIO VENANCIO

    Como foi dito em várias postagens o mellhor equipamento é o que vc tem na mão….sou fotógrafo amador e apaixonado por fotografia…fiz fotos sensacionais com uma Zenit e hoje faço fotos tbm sensacionais com o celular S8 da samsumg. Acho importante a composição…o resto é perfumaria.

  • Albert

    “O fotógrafo será lembrado pela fotografia q produziu e não pelo equipamento que possui.”. Syl Arena

  • Almir de Souza

    Acho que o equipamento não é o todo para fotografar, tudo depende do olho de quem opera o equipamento

  • Herrivan DBoys

    Rapaz, desde o dia que eu ouvi alguém dizer que as melhores fotos só com full frame… digo mais nada. É cada um que a gente vê.

  • Antonio Carlos Motta

    Quem já não tirou uma boa foto, até excelente, com uma câmera compacta? Uma das que mais gosto eu tirei em Ipanema, 2003, final de tarde, sol de outono, num celular (escondi o sol por detrás de um poste – filtro de pobre…rs). O local, a oportunidade, a posição e visão do fotógrafo sempre serão 70% do um bom resultado.

  • Juliano

    Seu texto é relativamente bom, mas acho que você só vai poder palpitar quando dominar sua 55-200 e descobrir que ela é uma lente péssima, que fotografia de qualidade precisa de luz, e sua lente é um verdadeiro lixo, se um dia você tiver a oportunidade de clicar com uma Tair 20laminas, vai descobrir o quanto é ruim uma série L da canon, vai descobrir que você só avança em sensibilidade se seu equipamento andar em conjunto, e que a mesma fotografia que você fez com a 55-200 (que no caso eu particularmente achei uma bos*(@#) poderia ser surpreendentemente linda se fosse feita com uma Jenna Tessar, ou com uma 85mm 1.5(sim não é 1.2 nem 1.4, é 1.5!).

    Na verdade, fico até impressionado como existem pessoas com falta de conhecimento proliferando textos sem nexo na internet.

    • Zezim

      não seria Jena Tessar?

  • fmoura

    Existem câmeras para amadores e câmeras para profissionais…. Câmeras de amadores não aguentam o tranco de trabalhos de alto ritmo..são feitas com materiais frágeis como plástico etc…VC compra uma lente de qualidade da Nikon por exemplo de aço como eu tenho ela dura 20 anos no batente….essa é diferença quanto a foto em si se VC trabalhar nos limites
    .o equipamento vai fazer diferença sim.

  • Daniel

    As vezes dá vontade de dar uma resposta mal-educada quando o nosso equipamento é elogiado. Mas eu tenho uma frase q se aplica em muitos casos… "você pode fazer isso na sua compacta!"… Pronto… A pessoa fica pensando eternamente sobre isso…

  • Alexandre Maia

    Lembrei-me deste artigo aqui ao deparar-me com esta tirinha:
    http://www.resumofotografico.com/2013/08/what-duc

  • Adriano galhardo

    A fotografia se resume em conhecimento técnico : composição, luz, perspectiva, etc. E é claro que aliada com um equipamento de ponta se obtém os melhores resultados…

  • Javeh

    Concordo em partes, referente a pessoa não saber o que cada equipamento pode oferecer, todo equipamento tem um limite, por exemplo você pode fazer fotos ótimas com uma lente 18-55 do kit sendo um bom profissional e sabendo o que está fazendo, mas irá fazer muito melhor se tiver uma lente clara se for o caso de eventos principalmente. Cada equipamento tem seu limite, igual a fotógrafos.

  • Dê uma montblanc a um analfabeto e uma bic a um poeta…

  • Weverton Sena

    Acho que o equipamento deve ser adequado ao estilo e às necessidades de cada um. Em algumas situações, as câmeras de entrada e as mais avançadas se igualam em termos de qualidade da foto. Se uma câmera corresponde a todas as suas expectativas, ótimo. Porém, é natural do ser humano querer sempre mais. E como diria um amigo meu: "quando você quer comprar uma coisa, acaba se convencendo que precisa daquilo". :)

  • Marina

    Seu pai é um sábio, risos. Falou tudo. Também penso em explorar o máximo do meu equipamento…

  • Gilberto Russo

    Parabens pela materia. Na minha humilde opiniao, equipamento é somente um meio para VOCE se expressar. Quantas fotos famosas conhecemos e que foram tiradas ha mais de 100 anos atras, quando os equipamentos eram extremamente rusticos?

  • Juliana

    Gostei muito mas me fez concluir q devo trocar minha Rebel XS sim! Os estudos, prática e uma camera melhor vão me fazer uma fotógrafa melhor, claro! Obrigada!

  • Camila

    Bom artigo. Dicas sensatas. Gostei muito!

  • Podemos pensar razoavelmente assim: Equipamentos melhores não dão necessariamente fotos melhores, mas sim qualidade superior no quesito técnico-instrumental.

  • JPaim

    Em tempo:

    Não confundam as coisas: não é para comprar um equipamento inferior (se pode comprar um melhor), ou para no tempo…

    A questão, base deste artigo é dizer que não adianta apenas comprar um equipamento melhor, para ter fotos melhores. Ele desmistifica o que muitos iniciantes pensam… Muitos, acham que, suas fotos não estão boas, por limitação de seus equipamentos quando, na verdade, a limitação é a de conhecimento deles mesmos.

    É evidente que, quando se chega, realmente, ao limite do seu equipamento, devemos comprar algo mais avançado, com mais recursos e que nos de o resultado esperado.

    O grande erro, geralmente cometidos pelos iniciantes, e vender a "limitada" D40 e comprar um D90, achando que suas fotos ficarão fantásticas. Logo na primeira sessão de fotos, eles acham que entraram numa furada, por que as fotos, aparentemente, pioraram….

  • JPaim

    Totalmente verdadeiro !!
    Muitas pessoas fazem fotos "medianas", e acham que, comprando um equipamento melhor, terão fotos melhores. Discordo disto e, como sou daquela faixa de pessoas com pouca grana, acredito que, trocar de equipamento, sem tirar o máximo (em termos de recursos) do seu equipamento atual, é deixar de aprender.

    Já disseram, várias vezes, que a necessidade (falta de recursos), cria possíbilidades da inovação. Explorar recursos do equipamento, novas técnicas, etc…

    Vale o mesmo para o pessoal que pergunta "que lente comprar ?". Se a pessoa não sabe que lente deve comprar, ela não precisa de uma lente nova, precisa é de conhecimento, para escolher sua nova lente, ou decidir, se ela precisa de uma nova lente.

    Como estou, há alguns anos nessa lida de fotografia, lembro de como comecei: com uma Zenit, totalmente "queixo duro", sem recurso algum ! Para fotografar com ela, tive que aprender, de verdade… Se eu tivesse começado, com uma camera com mais recursos, com um flash dedicado ou algo assim, certamente, eu teria apanhado menos, e aprendido menos.

    Lembrem-se: quem faz a foto, é o fotografo. A camera, apenas registra da forma como ele escolheu !!

  • vanderley

    parabéns huaine pelo post muito bom!!!!

  • AVM

    Pessoal tenho uma 5D MARK II CANON o que faço c ela? kkkkk

    • Bruna Reolon

      da ela pra mim?

  • lucas

    sou iniciante com isso,mas como meu primeiro texto que eu leio com sua autoria,concegui entender bem e quero seguir,se poder gostaria que me ajudase postando uma dica de uma ótima câmera para iniciantes,se poder!!!!obrigado!!!

  • Marcos Venicius

    Se o equipamento fizesse milagre, com toda a tecnologia de hoje, deveríamos ter fotógrafos tão sensacionais como foram Dorothea Lange, Ansel Adams, Cartier Bresson… Estamos em uma corrida frenética pela vaidade e como você bem disse, deixando de lado o conhecimento. O equipamento sozinho não faz boas fotos, o olhar, a sensibilidade e a técnica, quando somados, produzem excelentes resultados.

    Sou um apaixonado por fotografias antigas justamente pelo fato de não haver tecnologia que ajudasse, é pura técnica, sensibilidade e sorte.

  • Tadeu Roberto Dias

    Concordo com os colegas quanto ao conhecimento e o equipamento.
    Tive um certo professor no Senac, em 1989, o Sr. Sussumo que dizia, quando alguém lhe perguntava sobre qual o melhor equipamento, que eram exatamente aqueles que cada um de nós possuía. Passamos então a valorizar ainda mais o que tinhamos em nossas mãos. A minha era uma Canon A1 completa, com tres objetivas, que ainda possuo e usei até 2010.

  • leiam "filosofia da caixa preta" de vilem flusser, esse livro é OBRIGATÓRIO digo e repito OBRIGATÓRIO para todo aquele que se diz fotografo. leia e depois volte aqui e comente novamente, vamos ver o que muda em sua opinião!

  • willi flat

    tenho uma reflex e uma compacta….o jeito é clicar com as duas, dependendo da situação e pedir opiniões é muito válido para o seu desenvolvimento

  • Molina

    Infelizmente temos a cultourade valorizar o ato de tirar leite de pedra, nao vejo sentido em uma pessoa que pode e quer ter uma camera de ultima geracao, continuar usando um corpo ultrapassado, uma lente embaçada, so para tirar leite de pedra.
    Quem pode e acha que merece, deve comprar o melhor que seu bolso suportar, e tem mais, um monte de gente que fotografa, nao quer ser artista, quer apenas fotografar!
    Nao abro mao de meu equipamento, pois a meu ver, ele faz diferenca sim!
    Abs
    Molina

  • é como eu sempre digo, podemos fazer fotos incriveis com qualquer camera, mas não em qualquer situação…rs

  • Marco Ribeiro

    A fotografia tem várias ramificações, e cada uma dessas ramificações tem uma exigência com equipamento e assim com o fotógrafo, fotojornalismo exige um equipamento resistente e lentes versáteis, o que importa é o click no momento certo, mas se fores fazer fotografia publicitária ou still life iram precisar de um belo equipamento.
    Para mim, fotografia não se simplifica como arte, um desenhista faz seu trabalho com um simples lápis de grafite, coisa que uma pessoa comum nunca vai conseguir fazer, mas uma boa fotografia pode ser feita por uma pessoa comum com um equipamento comum.
    Um fotógrafo para ser completo, tem que ser um artista, ser muito técnico e ter um belo equipamento.

  • onobor

    Olá primeira vez aqui. (Quem é percistente consegue) Eu tenho certeza que se você tevir um equipamento que abre um enorme leque de oportunidades de uso, você vai testá-los, e assim seu aprendizado vai ocorrer na prática. Caso contrário, se limitado por seu equipamento, você pode até saber a teoria, mas não vai podr praticá-la. O novo, o inusitado, o surpreendente que farão a 'diferença' em suas fotos. Se você usa e faz o que todo mundo usa e faz, você será nó máximo igual. Se você usa o que poucos usam, você terá a oportunidade de se destacar e, isso, mais tempo menos tempo ira acontecer, mas veja bem, se você percistir, procurar o diferencial em suas fotos. Gratos Onorival.

  • Gostei! Vou avaliar novamente a opção que eu tinha como câmera de entrada.

  • William Gambini e Aurea Moço

    Olá Huaine… belo Post… concordo com um comentário que foi dido acima… “Equipamento melhor faz FOTO MELHOR” só não faz é FOTOGRAFO MELHOR… as fotos realmente melhoram com um equipamento melhor mas isso só na mão de quem sabe usar… senão fia…. não adianta nada…

    Eu ainda estou com minha d40 de entrada… mas já estou aguardando a chegada da D300 que preciso para continuar melhorando meus casamentos… além de mais velocidade e iso mais alto as lentes extras também vão colaborar.

    Mas se tiver um tempo… dê uma olhada nesse site http://www.beachwedding.com.br todas as fotos que estão nele foram feitas com uma câmera D40 com lente 18-55 do kit, apenas de extra tem flash externo.

    Seu Blog está de parabéns, conheço a pouco tempo e tenho acompanhado as novidades.

    Valeu

  • Adimildo

    Parabéns pelo post, ficou muito enriquecido com os comentários. Estou me divertindo e aprendendo bastante.

    Sou iniciante na fotografia, tenho uma D90 + 18-105mm + 50 mm, e caminhando a passos curtos na melhoria da qualidade das fotos.

    Concordo com vocês, o equipamento não é o principal fator, vejo que minhas fotos melhoraram (ainda tenho que melhorar) durante meu aprendizado, e o equipamento é o mesmo.

    O que "atualizei" foram os conceitos. Aprendi bastante com erros, acertos, manuais, cursos e pesquisa.

    Vejo que ocorre o mesmo em outras áreas que envolvem equipamentos eletrônicos. A tecnologia está em evolução contínua, por isso as novidades aparecem a cada ano ou semestre.

    Então cabe a cada um se perguntar:

    O que pretende fazer ao adquirir este novo equipamento ?

    Imagina adquirir o que sonhava e as fotos continuarem na mesma ?

    Frustante, não…

  • Olá Huaíne, parabéns pelo artigo, bem definido… e concordo, equipamento melhor não faz foto melhor, mas pode ajudar o fotógrafo a chegar no estilo que ele deseja.

    Percebi pelos comentário que o pessoal está confundindo algumas coisas.

    Não podemos confundir "estilo" com qualidade técnica.

    Por exemplo,

    a) Uma foto com fundo desfocado não é necessariamente melhor do que uma foto sem fundo desfocado e vice-versa

    b) Uma foto colorida não é melhor que uma foto preto e branca e vice-versa

    c) Uma foto feita com câmera analógica não é melhor que feita com Câmera Digital e vice-versa.

    d) Uma foto sem grãos (ruido) não é melhor que uma foto granulada (com ruido) e vice-versa

    e) uma foto nítida não é melhor que uma foto desfocada e vice-versa

    Tudo depende é da técnica utilizada para chegar até o resultado final desejado pelo fotógrafo. Claro dependendo do "estilo" que o fotógrafo é adepto ele pode gosta de fotos granuladas, highkey, lowkey , coloridas, desfocadas etc… e esse "estilo" pode ir mudando ou evoluindo com o tempo, pois um dos processos é você se adaptar ao mercado mas sem deixar de lado o seu estilo.

    Vou citar 2 exemplos onde câmera não fazem fotos melhores.

    1) Ken Rockell é da mesma opinião, tanto que ele fala que a melhor foto que ele fez até hoje foi feito ainda por cima com uma lente quebrada que ele tinha que arrumar indo pra frente e pra trás.

    2) Aqui em Florianópolis temos um grupo de fotografia e a uns 4 anos atrás fomos fotografar e uma participante do grupo usava uma Sony P93, compacta todo automática, e o resto do grupo (umas 8 pessoas) todos com Câmeras profissionais. O detalhe é que quando nos reunimos e vimos as fotos dela, ficamos abismados com o resultado, pois ninguém fez fotos melhores que ela. Ela fez poucas fotos, mas todas boas. Ela soube utilizar ao máximo o equipamento dela, enquanto a gente não sabia utilizar.

    I caramba me empolguei nem vi a hora.. agora chega senão vou perder o ônibus… mais uma vez parabéns e está ai a minha contribuição :)

  • Alex Maria

    Concordo…até certo ponto.

    Quando há a combinação de pouca luminosidade + movimento = não tem santo que dê jeito. Somente um equipamento melhor. Pelo menos uma lente melhor.

  • Victor Faria

    Muito legal o artigo. Mas eu acredito que equipamento faz uma diferença principalmente para quem não quer ter muito trabalho com pós produção. Claro que dá pra fazer ótimas fotos com câmeras semi-profissionais ou amadoras, mas com certeza vai precisar fazer retoques em cor, nitidez, contraste e quando se tem um equipamento mais preciso, os retoques são menores.

  • João Victor

    Na minha opnião faz sim, ou melhor, depende do ponto de vista, se for um equipamento melhor para um mesmo fotografo (upgrade de equipamento), com quase absoluta certeza que as fotos será melhores, mas, no caso de fotografos diferentes é bem dificil se estabelecer um padrão.

  • Eduardo Valente

    Concordo com você em partes!
    No meu caso o equipamento faz um pouco de diferença, pois trabalho com fotojornalismo, logo um equipamento rápido e eficaz ajuda muito na hora de trabalhar, como por exemplo em um jogo de futebol, você precisa de uma máquina rápida e com um bom ISO para congelar os lances principalmente quando trata-se de jogos de noite. Claro que é possível trabalhar com câmeras básicas, mas o resultado será mais difícil, porém não é impossível de fazer a mesma foto.

  • marcio

    Concordo com a arte que existe na fotografia e que esta é o mais importante. O olhar que recortamos na caminhada dos anos não deixa o equipamento como o principal, é claro.

    Não posso deixar de assinalar, que , em alguns momentos, quando algum equipamento chegou às minhas mãos por acaso, este encontro produziu boas surpresa.

    No seu texto tem caminhos muito interessantes para qualquer um que se interesse pela fotografia. A idéia de saber o que quer e a partir daí buscar o equipamento é um grande norte. Obrigado. Abraço

  • vania janones

    adorei post como sempre …vc e 1000………. tenho aprendido bastante

    com vc …

    abraçoss

  • Cristiane

    Realmente concordo com vc, ter a melhor camera, nao significa fazer as melhores fotos, inclusive, eu estou passando por isso, pois estou iniciando no mundo da fotografia, e almejo, um dia, quem sabe, ter um mínimo de experiença pra me tornar uma fotógrafa de verdade, com conteúdo e qualidade. Eu ganhei um equipamento Nikon D-5000 (presente dia das mães, do meu esposo), sei que é uma super camera, mas infelizmente ainda nao tenho conhecimento suficiente para explorar todos os seus recursos, por isso, hj minha vida é pesquisar sobre fotografia, já fiz um curso básico aqui na minha cidade, mas ainda nao foi o suficiente, e o seu blog é muuuuuito bom, tem dicas maravilhosas, com uma linguagem clara e objetiva, e está me ajudando bastante.

  • Marcos Freitas

    É verdade. Equipamento novo pra mim é que nem cueca, só compro outra quando ela rasga.

  • Antonio Lustosa

    Olá Huaíne, sou um velho consumidor de rolos de filme tentando retornar a fotografia em meio a essa avalanche digital, que acredito, nem mesmo os fabricantes conseguem entender, camera de entrada, compacta, ponte, camera isso e aquilo. Venho pesquisando para encontrar um bom equipamento e tenho visto cameras fantasticas, que produzem fotos de excelente qualidade, e os especialistas de plantão torcem o nariz e decretam- não é profissional – afinal o que uma camera tem de ter para ser profissional alem daquele que vai opera-la?Qualidade, recursos que facilitam são importantes, mas não "fazem" a foto.Estou entrando na era digital, mas continuo acreditando "quem tem que ser profissional é você, não o equipamento."

  • Fabrício Maia

    Huaine, meus parabens

    perfeito seu post..

    Tambem concordo que ter o melhor equipamento nem sempre é, fazer a melhor imagem.

    parabens

    abraço a todos

  • Du Arantes

    Com certeza um bom equipamento ajuda a melhorar a sua foto SIM!

    Fiz minha pequena carreira com uma Nikon D50 e lente do kit (18-55 / 3.5~5.6). Depois de muitos trabalhos com ela e após ter domínio e conhecimento do equipamento, passei para uma D80.

    O resultado foi espantoso! Meu trabalho deu um salto enorme.

    No início de 2010 passei para uma D90 e atualmente estou na D300s.

    Mas por que fui mudando de camera?

    A resposta é simples: Prazer pessoal.

    Isso mesmo. Chega num ponto que vc compra equipamento "pra vc".

    Lógico que ao longo dos anos, fui subindo o valor do meu trabalho, mas o aumento não foi proporcional às aquisições de equipamento.

    Então, no MEU caso, só quis equipamento melhor para poder explorar mais a fotografia (ISO alto por exemplo, baixo ruído, agilidade etc…).

    Finalizando, ouvi um história de fotografia que vem bem a calhar:

    Uma pessoa ao ver a foto pergunta ao fotógrafo:

    – Nossa! Que foto linda? O que vc usou para fazer essa foto?

    Ele respondeu:

    – Um cérebro e um dedo!

    Acho que isso diz tudo.

    Abraço a todos!

    Du Arantes | Fotografia

  • João Damascen

    Não sei quem disse isso: "Não é porque você tem uma caneta 'Mont-Blanc'

    que vais escrever um Best Seller".

    Vale pra fotografia também (eu acho). O equipamento ajuda, e muito, mas sem um olho por trás não adianta.

  • Pancaro Fotos

    Ola. Olá!

    Gostei desta materia e deste post. Concordo que um bom equipamento é só parte de um bom resultado, bom trabalho.

    Pode-se, sim, fazer bom trabalho com até equipamento semi-profissional

    sem problemas, que aliás, até existem pessoas profissionais usando equipamento bem padrao para trabalhos profissionais.

    A arte, o olhor, a criatividade contam muitas vezes mais até do que SUPER CAMERAS ou SUPER LENTES.

    Para o fotógrafo, muitos outros fatores estao em jogo na hora de um trabalho. E preciso equalizar as variáveis.

  • Acredito que sim. No momento de registrar uma cena, um equipamento "melhor te dará a oportunidade de ir mais longe, oferecendo mais possibilidades.

  • Ronaldo Bhedall

    fotografia é arte e sensibilidade o equipamento é a parte.

  • Parabéns pelo post, e linda foto, muito linda mesmo.

    Você me fez rever meus pensamentos a respeito de equipamento.

    E a frase do seu pai "matou a pau"

    Abraços

  • Excelente texto! Parabéns.

  • Huaine!!! Adoro os seus posts …

  • Nenhum

    . ir de encontro a = chocar-se (carro no poste)

    . ir ao encontro de = combinar (idéias parecidas)

  • Huaíne, meus parabéns pelo post, com certeza tem muita influência. A pouco acompanho seu blog, twitter e blog. Rs. Estou adorando seu trabalho, parabéns novamente. Sou um fotógrafo amador, iniciante ainda. O blog do fotografia-dg também é sensacional. Um forte abraço. Peterson.

  • Dauro Moura

    Há argumentos eloquentes para tentar provar que uma paleta, tintas e pinceis não farão um pintor melhor. O argumento que Picasso pintaria com uma aquarela da esquina muito melhor que eu com os melhores pincéis é míope. Pela mesma linha de raciocínio podemos garantir que Picasso pintaria muito melhor com equipamentos melhores.

    Um artista que usa um instrumento melhor consegue um som melhor ou não haveria Stradivárius no mundo da música. Existem equipamentos que nas mãos certas e com as habilidades necessárias complementam a genialidade.

    Uma lente clara que não exija flash em determinadas condições consegue fotos melhores do que máquinas com lentes mais escuras nas mesmas condições. Isto é fato.

    Para a pergunta: “Máquinas fotográficas melhores fazem fotos melhores?”, a resposta é sim. O que elas não fazem são fotógrafos melhores.

    • Wagner Bastos

      Minha opinião é exatamente a mesma!

  • Assino em baixo!

  • O Aruanan é meu irmão. Desenhista de mão cheia, artista desde novinho. Recebeu as mesmas influencias que eu, compartilhamos da mesma educação e opinião.

  • P.S: Como sempre, excelente exemplo de nosso pai. Direto ao ponto!

  • Claro que o equipamento, seja ele fotográfico, musical ou plástico sempre terá muita influência no resultado final. Mas no resultado TÉCNICO. Picasso com um tijolo na calçada ou Mozart com com cocos e bambú certamente emocionariam, porque no fundo é disso que se trata. Emoção. Isso é ARTE.

  • Sempre ouço isso que o Alemiro citou. ^^

  • Primeiro quero dizer que acompanho seu blog e adoro seu trabalho.

    O texto é legal, interessante demais.

    Antes me revoltava quando alguém dizia que a foto era boa pq a câmera tb era, ou quando insistiam que eu obteria boas fotos se trocasse de câmera. Hoje eu acho graça e sempre digo: Uma Canon 5D Mark II nas mãos de quem nada sabe, nada é. A ideia é tudo, o equipamento é segundo plano.

    O pior é quando alguém vê uma foto sua e diz “Nossa, que foto linda! Essa sua câmera é muito boa hein?” rs

    Como se a câmera fotografasse sozinha…

    • Rodrigo Reis

      É bem isso, concordo plenamente. Tenho lido muita gente falar com certo menosprezo sobre as câmeras de entrada, e por outro lado vejo fotos tiradas com câmeras “top” que parecem ter sido tiradas com aquelas câmeras “love”. Tenho hoje uma T3i e estou super satisfeito, a minha câmera anterior era uma Fuji S1800 e fui bem feliz com ela, tirei ótimas fotos.

  • Olá pessoal. Estou adorando os comentários que vi até agora. Cheios de conteúdo e personalidade. Era exatamente o que eu esperava, que vocês colocassem os próprios pontos de vista e experiências pessoais.

    Concordo quase que na totalidade com o comentario do VernagliaJR.

    Gostei muito do que o que o Pete (logo acima) comentou, vai muito de encontro com o que penso. Depois fiquei pensando que deixei passar algumas observações no artigo.

    O Pete, que também possui uma D60, está fazendo certinho como se deve fazer. Ele entende que adora fotos de paisagens e por isso compreende a necessidade de uma grande ângular. Do meu ponto de vista, isso está certíssimo.

    Eu também imaginei que meu trabalho melhoraria depois que possuísse uma teleobjetiva, foi quando comprei a 55-200mm. E acredito que essa foto que usei como exemplo seja a prova de que eu estava certa.

    Acho que a chave é essa, comprar novos equipamentos quando você entende sua finalidade e esta está de acordo com seus objetivos na fotografia. Quando deixa de ser "neura de equipamento" e passa a ser uma necessidade real.

    Fiquei bem contente em ver a maturidade dos que comentaram aqui. Muito legal!

    Um abração e continuem opinando.

    Huaíne Nunes.

  • bia

    gostei do estilo do texto, principalmente da expressão "tirar leite de pedra" isso deve ser uma coisa surpreendente nõa? kkk

  • muuito interessante! parabéns.

    isso é concerteza um fator que causa uma grande dúvida aos novos fotógrafos e até mesmo naqueles que ja estão no mercado batalhando em busca do momento, do detalhe, da iluminação e da situação perfeita.

    :)

  • Pete

    Huaíne,

    Concordo em parte com o que diz, mas acho que a minha opinião vai mais de encontro à do Armando Vernaglia Jr. Eu neste momento também tenho uma Nikon D60 acoplada com a objectiva 18-55mm de Kit. Para além dessa, tenho duas objectivas manuais da Tamron, uma 70-210 mm e uma 105 mm. Desde que tenho essas duas objectivas o nível das minhas fotos subiu; e esse facto não está dissociado do facto de eu ser "obrigado" a ter de saber a técnica. Claro que neste momento a D60 satisfaz os meus obejectivos, mas as lentes que tenho não o satisfazem na totalidade, pois sou um apaixonado por paisagens e se tivesse uma objectiva grande-angular, (uma 10-20 da Sigma por exemplo) sei que conseguiria fazer umas fotos boas com a mesma. Um dos pontos que foca e bem pode ser resumido nesta sua frase: "técnica, sensibilidade, sorte de estar ali no momento certo e habilidade para captar a expressão da menina que fez essa foto se tornar meu cartão de visitas."

    Cumprimentos e continuação de boas fotos.

    Ps.: A sorte de estar no momento certo faz falta, mas também é necessário que façamos por ela surgir.

  • Leonardo Moratti

    Acho que o equipamento não faz o fotógrafo, mas ajuda. Porém só é necessário comprar equipamentos melhores se você for realmente usá-los e se souber usá-los.

  • Só devemos trocar de equipamento quando ele não atende requisitos necessários para o nosso tipo de trabalho. Por exemplo, se vc é fotógrafo de casamento, vai sofrer com uma nikonzinha ou canonzinha de entrada, por causa do ISO. Se precisa de lentes claras e não possui, vai sofrer também. A necessidade é que fala mais alto.

  • É engraçado que se isso fosse verdade, bastaria vc ser rico e pronto.

    E outra, só existem fotos boas agora? E todo o histórico de fotos "tradicionais" com filme, lentes fixas, pinholes e por ai vai, desconsidera?

    Se isso fosse verdade, a fotografia teria apenas 10 anos de existência?

    Equipamento não faz o fotógrafo. Técnica, observação e sensibilidade são coisas que não vem junto com a câmera.

  • Armando Vernaglia Ju

    Bom artigo Huaíne, parabéns.

    Tem só um aspecto que discordo. Não acho que possamos dar todo crédito nem ao otógrafo nem ao equipamento. Costumo dizer em minhas aulas que Michael Schumacher não seria tantas vezes campeão de F1 se estivesse pilotando um carro ruim.

    O que temos que pensar é o que é um bom equipamento? Até onde o fotógrafo precisa ou não de um certo recurso a mais? Até que ponto o recurso técnico auxilia ou atrapalha no resultado artístico?

    Há casos em que equipamento é necessário, e que ajuda a obter o resultado imaginado pelo artista.

    Você disse bem no início do artigo, passar para o próximo equipamento apenas se tiver dominado o anterior, é isso mesmo, se tem um equipamento, e realmente explorou ele ao máximo e não conseguiu obter o resultado imaginado, aí é o momento de ver se outro equipamento irá permitir o sucesso de sua idéia.

    O bom fotógrafo precisa de um bom equipamento, mas o conceito do que é um bom equipamento é que devemos pensar, o bom equipamento para mim é um, que atende minhas necessidades, para outro fotógrafo será outro, mas o ponto crucial é sempre este: atendimento das necessidades.

    Bom texto, grande abraço,

    Armando Vernaglia Jr

    @vernagliajr

  • Huaíne muito bom o seu texto e estou totalmente de acordo. Eu acho que todos deviam se preocupar em tirar cursos, workshops e ler muito sobre fotografia em vez de comprar equipamentos top de gama.. Só assim se tornaram bons fotografos.

  • Fellipe Carneiro

    Temos que ser ponderados, o que você chama de equipamento de entrada, a D60, para mim é algo que está bem além do que tenho hoje. E da mesma maneira, com uma câmera de 50 reais, dificilmente faria fotos que faz com a D60. Faria ótimas fotos, dentro da limitação da máquina.

    O equipamento deve estar de acordo com a necessidade do fotógrafo. Para muitas pessoas que tiram férias todos os anos, uma compacta resulta em foto lindas para a necessidade delas. Para um outro determinado profissional, a velocidade de uma 1D ou a definição de uma 5DMkII pode ser fundamental, como para alguns, apenas uma médio formato pode dar a ele condições de fazer o trabalho.

    O que eu penso é que enquanto você não está "tirando leite de pedra" do seu equipamento, ainda não é hora de pensar em outro, ainda há margem para se aprender e melhorar com o atual. Quando esse equipamento começa a te limitar ao ponto de não conseguir mais melhorar, não por falta de dedicação ou por falta de estudo, mas por falta de nitidez, por falta de uma abertura maior, ou por falta de um outro recurso que um equipamento melhor tenha, o fotógrafo deva sim, considerar um equipamento melhor para fazer fotos ainda melhores.

  • O que eu tenho a dizer: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

    Equipamento influencia no resultado final? Sim.

    O importante é saber escolher a ferramenta correta pra fazer o trabalho certo e isso vem com a percepção , com estudo e com o tempo.

    Não adianta querer comprar a melhor camera com as melhores lentes sem saber fotografar. A evolução do equipamento deve acompanhar a evolução do fotógrafo, e não ao contrário.

    Abraços,

    Bertoli

  • Olá Huaíne! Primeiramente, meus parabéns pelo post!

    Na minha opinião, concordando com o Vernaglia, tudo vai depender do seu objetivo final.

    Por exemplo, se você trabalha com books ou com crianças, provavelmente não precisará de uma camêra de muito alto nível, até porque esse tipo de fotografia não exige toda essa qualidade. Num caso desses é muito melhor você conseguir uma lente melhor, do que uma camêra melhor.

    Mas se você for trabalhar com casamentos e for da 'nova geração' que quer utilizar ao máximo a luz natural, além de uma lente clara e boa, você também precisará de uma máquina melhor. Infelizmente uma D60 não dará conta do resultado, até por conta do ISO, que em 800 já apresenta muitos ruídos, mas se você tiver uma 5D MarkII você pode usar um ISO por volta de 1600 sem muitas preocupações.

    E acho também que o seu equipamento deve ser coerente com seu conhecimento, igual citaram alí em cima, não adianta nada você dar um carro top de linha pra alguém que não sabe como pilotá-lo. Do mesmo jeito que vão ter fotógrafos que possuem uma D3x e vão fotografar mal pra caralho, outros fotógrafos, como você, vão conseguir fazer maravilhas com uma D60.

    Aaahhh, e eu já sei qual lente que preciso! hehe Uma 50 mm f:1.4 me caíria como uma luva!

    Abraços!

    @steckteck

  • José Pedro

    Qualidade técnica é importante, mas não suplanta a criatividade. Por outro lado, uma visão original pode esbarrar na limitação do equipamento. E o que dizer da pós-produção? Muita foto "mais ou menos" vira cena de graphic novel depois de passar por um hábil Photoshop…

    O ideal é ter o melhor que puder pagar, e buscar sempre o aperfeiçoamento pessoal (cultural) e profissional. abs

  • M. Laranjeira

    É isso ai! O que importa é saber o que está fazendo. Equipamento é intermediário! Estudo, dedicação, força de vontade, pesquisa, prática, e tudo de novo sempre é o que fazem diferença. E não em uma ou outra área! Isso vale em tudo e para a vida toda!

    Um fotógrafo não o é pelo equipamento que tem. Fosse assim, qualquer um com uma Montblanc seria um escritor de bestsellers.

    Muito bom!

  • Henrique Pedra

    Acho que se você tiver a oportunidade de investir melhor, e já fazer a compra de um equipamento mais avançado, vai te poupar de futuras necessidades de troca. Mas realmente o equipamento não é o espelho da qualidade da foto. Contribui muito, mas o diferencial é a competência e capacidade do usuário! Gostei muito do Comentário "Fotografia é arte e como toda arte, deve ser estudava, levada a sério e não é feita por qualquer um. Não basta apertar um botão para se denominar fotógrafo."

    Parabéns pelo POST

    • Gil Melo

      Oi Huaíne, gostei muito da foto da criança com as correntes, quando olhamos esta foto o que primeiro sentimos é a beleza depois vem o resto. Parabéns.

  • O pior é quando alguém vê uma foto sua e diz "Nossa, que foto linda! Essa sua câmera é muito boa hein?" rs

    Como se a câmera fotografasse sozinha…

    • Valmirez

      Aconteceu isso comigo esses dias, postei uma foto no Facebook e um conhecido comentou : “bela camera”.
      mas vai ter volt…

    • Antonio Carlos Motta

      Por aí mesmo…Como assim a câmeraaaaa…Tenho fotos boas com uma Sony HX1.

  • Ricardo Soares

    É verdade! A câmera até ajuda, mas sensibilidade e criatividade do fotografo é que vai ditar a composição, enquadramento e outros pontos importantes numa foto bem feita.

  • Aline Prado

    Ótimo post!

    Equipamento é apenas um facilitador, não quer dizer que se vc tem a camera top de linha, q suas fotos serão as melhores… É como carro de corrida, se vc não é bom motorista como irá pilota-lo?

    Mas se colocar o piloto em um uno, ele irá tirar todo o potencial do carro e ir além de muitos carrões.

    Confesso q como consumista, sempre quero algo além, mas não acredito que isso realmente faça a diferença.

    A realidade é q tudo hj é feito com prazo de validade curto.

    Logo o desgaste ocorre, e vc se vê obrigado a passar a diante…

    É a era do consumo…

  • Ótimo artigo, Hua. Definitivamente o equipamento não faz o fotógrafo. É o bom fotoógrafo que tira o melhor proveito do equipamento, sendo este considerado top ou não.

    Também amo a minha DSessentinha e ela me atende perfeitamente ao propósito de fotografar minhas crianças (e ainda assim escuto o clássico “também, com uma câmera dessas, até eu!” com bastante freqüência, #mimata)!

    Beijos,
    Ana.

  • Concordo plenamente!!! Por muito tempo eu usei câmeras de entrada (primeiro uma nikon d40, depois – e até hj a d80), e fiz muitas fotos realmente boas com elas . A d80 principalmente, fiz muitos casamentos que ninguém acredita que aquelas fotos saíram dela.. Hoje tenho uma d300, por necessidadede se trabalhar com ISO mais alto, coisa que infelizmente a d80 não é tão boa, mas minha d80 continua firme e forte como câmera de backup e dona absoluta da minha lente 50mm f-1.8…

  • Gostei muito do seu texto e, ponto de vista. Parabéns!

  • Kau

    Acho que o equipamento é 50% , como você mesmo disse, não adianta ter um excelente equipamento se não conseguir tirar o máximo de qualidade dele! E outra, com uma lente melhor, a nitidez das suas fotos vão melhorar, o boke será mais lindo.. e porae vai! Então eu digo que o equipamento faz sim diferença, mas tem que saber usar!

    • FOCUS

      De que me adiantaria ganhar de presente, uma tela de pintura especial, pinceis de otima qualiade se eu não souber os rudimentos da pintura????
      Tirocinio, conhecimento, aprendizagem e reciclagem é tudo. As ferramentas apenas responderão ao que eu colocar em pratica, ao que eu me decidir a fazer em termos de fotografia , no caso,
      Indo mais longe, o equipamento é util, desde que atenda à sua necessidade profissional, e, claro, quando vc tem total conhecimento e dominio do mesmo.

    • DFotos

      Exatamente, equipamento não é tudo, mais sem ele não tem fotografo…
      Já cansei de ouvir a besteira que a diferença esta no olhar…. beleza, isso interfere, porem sem técnica não tem foto.
      Pra mim é quase como o amigo disse, 40% equipamento… sim, nitidez, qualidade de controle de ruido, AF… se não fosse necessário ainda estávamos com D100 e EOS Kiss….
      40% técnica… saber transformar algo que se ve em uma imagem exatamente como se imagina só é possível com técnica.
      10% O olhar, o angulo, o enquadramento, a sensibilidade…. e esses 10% são o responsável por 100% do valor final da imagem.
      10% sorte!!!! não adianta nada das outras coisas se na hora chover, faltar a luz, faltar a emoção…. faltar criatividade.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar