Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 1/9 4.5/5 (2)

A fotografia esportiva é um desafio e tanto para o fotógrafo. Captar o momento exato em que a ação, ou reação, ocorre requer conhecimento técnico bem desenvolvido, olhar apurado para saber o momento certo de clicar e, como não poderia ser diferente, domínio do equipamento para alterar as regulagens de forma rápida e precisa.

Nesta série de artigos que no final se vai tornar num eBook GRÁTIS, espero conseguir transmitir um pouco da experiência adquirida enquanto repórter fotográfico esportivo ao longo dos últimos dez anos.

O conteúdo apresentado durante os próximos dias não tem pretensão alguma de formar um profissional da área. Serve, apenas, como referência de estudos e auxílio ao fotógrafo iniciante na busca por um bom clique da “pelada” no fim de semana, da diversão com os amigos na quadra, ou do registro do filho que dá seus primeiros passos no esporte.

Esta série foi dividida em 9 partes e vou tratar dos seguintes temas:

  • Luz, ambientes e equipamentos  (Ambientes cobertos; Ambientes externos; Água; A objetiva certa para cada distância)
  • O momento que antecede a ação
  • Foco contínuo e foco fixo
  • Composições alternativas
  • Dicas gerais

Vamos começar…

Luz, ambiente e equipamentos

Para cada situação o fotógrafo precisa de um equipamento adequado. Na fotografia de esportes, essa regra não muda. Cada modalidade tem suas peculiaridades e, principalmente, seus ambientes. Um estádio de futebol, por exemplo, muda facilmente de iluminação com o passar das horas. Já em um ginásio coberto, apesar da luz ser mais uniforme, normalmente a iluminação não é adequada para fotografia.

Em resumo, o fotógrafo deve, primeiramente, saber onde vai estar e qual o tipo de iluminação vai ter disponível. Podemos, de uma forma geral, definir três situações distintas: ambientes cobertos, externos e água.

Espero que tenham gostado da introdução ao tema Fotografia de Esportes para Iniciantes! Na próxima 5ª Feira veremos sobre Ambientes Cobertos.

Até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar