Fotografia molhada, fotografia abençoada!

Por vezes parece que o mundo te foge e que o tempo passa demasiado rápido”. É este o sentimento com que Tiago Ribeiro fica quando falamos desta fotografia. Intitulou-a de “Spinning” e acabou por ser das suas favoritas do Projecto 52, para o qual tirou uma fotografia por semana ao mesmo modelo, o seu amigo Rui Silva.

Spinning Fotografia molhada, fotografia abençoada!

Esta fotografia foi tirada no Norte do país, em Braga (Portugal), onde Tiago fez a grande maioria das captações para o dito Projecto 52. “A ideia surgiu-me de uma forma bastante espontânea. Quis transmitir a mensagem de que nem sempre conseguimos controlar tudo. Às vezes é melhor deixar acontecer”, explica o engenheiro de software de 26 anos, que só em 2008 comprou a sua primeira máquina, uma Canon 400D.

Para esta foto, muniu-se de uma Canon 5D Mark II, com uma objectiva Canon 50mm 1.4f e não quis tripé, recorrendo apenas à luz natural e usando a abertura máxima “para obter uma profundidade de campo mais reduzida, aumentando assim o impacto visual”. Mas nem tudo correu como esperado no momento da captação: o modelo acabou por ficar “em pior estado do que a máquina”, pois quando chegaram ao local a chuva atacou sem piedade, e só lhes permitiu fazer três ou quatro fotografias. “Tive sorte porque uma delas coincidiu com a passagem do carro cujas luzes se vêem ao fundo dando-lhe um efeito especial”, confessou Tiago, deixando também escapar que a chuva “acabou por dar uma expressão ainda maior à fotografia” e que esta é uma das suas preferidas de todas as que tirou ao longo de um ano para este projecto. A fotografia foi capturada em formato RAW, o que permite uma maior gama de cores. Posteriormente foram feitos alguns ajustes a nível de contraste, cores e brilho. Os cantos foram escurecidos e a claridade na cara aumentada, de maneira a centrar as atenções no sujeito e a dar-lhe um maior nível de detalhe.

Acima de tudo, Tiago gosta de captar as pessoas e as expressões únicas que cada um consegue criar. Apesar disto, encontramos nas suas galerias fotografias muito diversificadas e diferentes entre si, que na sua grande maioria nos provocam um “uau” espontâneo, e nos deixam de boca aberta. “Como fotógrafo, tento tornar visíveis coisas que não o são. Só assim consigo acrescentar valor a momentos que podem parecer banais.

Quanto às suas inspirações deixa-nos algumas (http://www.flickr.com/photos/fixe/favorites/) que nos podem ajudar a perceber de onde vem tanta criatividade, e qual o segredo para fotografias com tanto impacto, às quais nos colamos de imediato, sem termos tempo de perceber porquê.

Outros trabalhos de Tiago Ribeiro

trabalhos de Tiago Ribeiro Fotografia molhada, fotografia abençoada!

Conheça mais trabalhos de Tiago Ribeiro na sua galeria do flickr: http://www.flickr.com/photos/fixe/

 

Print Friendly and PDF

 

Para não perder nenhuma das nossas novidades eu recomendo que nos siga no twitter, no facebook e assine a nossa newsletter colocando o seu email no campo em baixo.

Ao assinar a nossa newsletter recebe automaticamente 5% de desconto na nossa Loja e ainda ensinamos como fazer download gratuitamente dos nossos e-Books. Não perca esta oportunidade, assine hoje!

*  Seu email:

 

"O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões, textos e imagens divulgadas pelos seus Colunistas.
Cada autor é responsável pelo conteúdo do seu artigo".

3 Comentários

12.28.10

Adorei todas as fotos..

Incrível seu olhar para as expressões. Toda foto é única, mas as suas, Meus Deus, são incríveis…

Você não parece ser do tipo que ama ficar em estúdios tirando "aquelas" fotografias sem um toque , como eu posso dizer, espontâneo. Você vai atrás da foto, daquele única que expressa muito.

Suas fotos parecem espontâneas e pegas de um ângulo impressionante, expressa demais os sentimentos, e você consegue ficar por horas olhando a fotografia sem se cansar…

Belas fotografias… Parabéns

12.28.10

Amei toda a história, as fotos, realmente excelente

12.28.10

BOAS…essa primeira foto fui tira da!! debaixo!!das tilias…antes de subir os escadorios..bom jesus?fotos exelentes!!sem duvida

Deixe um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!

- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todos os comentários indecentes, ilegais, ofensivos, anónimos, escritos em maiúsculas, com gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Só inclua links no comentário se este ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Spam não será tolerado.

Caso tenha alguma dúvida não relacionada com o artigo considere aceder ao nosso fórum de fotografia para colocar a sua questão, só assim poderá receber a melhor atenção pela minha parte (admin) e de muitos outros fotógrafos profissionais. Acesse: www.forumdigitalfoto.com

* Os campos Nome e E-mail são obrigatórios

Assinantes no RSS
Assinantes
536
Seguidores no Twitter
Seguidores
Fãs do Facebook
Fãs
12529
Comentários
Comentários
3568

Porquê devo ser Assinante?

Seja assinante do Fotografia-DG por apenas R$ 12,00 (igual a R$ 1,00 por mês) e tenha acesso a todos os nossos artigos exclusivos e de grande qualidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

iPhoto EditoraEscola de Imagem
Fórum de fotografia DigitalFoto
Revista Foto GrafiaFoto LinkClassificados de Fotografia