Recomendação
Capa » Cursos » Fotometria + Flash » Fotometria + Flash – parte 1 de 9 – Introdução

Fotometria + Flash – parte 1 de 9 – Introdução

Começo aqui uma série de artigos sobre fotometria e flash, assuntos que trato desde 2003 em cursos e palestras que ministrei. Espero conseguir transpor para estes artigos uma boa parte desse conteúdo acumulado, estudado e testado ao longo dos anos.

Em meu modo de ver a fotografia está apoiada em dois suportes: a técnica e a estética. Um não vive sem o outro pois de nada adianta uma fotografia perfeita em termos técnicos mas que nada comunica, não emociona nem faz pensar. Por outro lado uma foto cheia de conteúdo, mensagem e criatividade, acabará perdendo todo o seu poder se for realizada com técnica pobre, criando ruídos de comunicação que impedem que o conteúdo seja compreendido.

fotometria correta Fotometria + Flash   parte 1 de 9   Introdução

Foto: Avenida Paulista, São Paulo, Brasil – aqui vemos como a correta fotometria nos
permite compreender a imagem sem perder detalhes, sem perda de tempo corrigindo a foto no
computador e sem recorrer a truques de manipulação.

Nesta série de artigos tratarei exclusivamente da técnica. Deixarei que cada um de vocês se aprofunde na estética vendo o trabalho de grandes fotógrafos, pintores, cineastas etc, pois é a cultura visual acumulada ao longo de uma vida que dá repertório e conteúdo para  cada um de nós.

Ao longo desta série “Fotometria + Flash” veremos os seguintes tópicos:

  • O que é Fotometria;
  • Como funciona o fotômetro da câmera e os modos de medição pontual, matricial etc.;
  • Como funciona o fotômetro de mão, seus prós e contras sobre o fotômetro da câmera;
  • Histograma, o que é e como usar;
  • Latitude de exposição e amplitude tonal;
  • Flash dedicado TTL, o que é e como funciona;
  • Flash dedicado TTL como luz de preenchimento;
  • Flash dedicado TTL como luz principal;
  • Conclusões e observações.

Para o primeiro tópico, “O Que é Fotometria”, penso que o significado da palavra já nos mostra exatamente do que estamos falando, afinal foto significa luz e metria significa medição, portanto fotometria nada mais é do que o conjunto de técnicas e métodos para medir a luz, seja a luz ambiente, a do flash ou ambas ao mesmo tempo.

Para deixar claro a importância dos temas que serão tratados, esta sequência de artigos visa corrigir um grupo de situações muito comuns que provavelmente já foram vivenciadas por todos os fotógrafos, sejam iniciantes ou mais experientes, como momentos em que havia um belo céu azul à sua frente mas o mesmo saiu branco ou muito mais claro do que de fato era, ou ainda casos em que o flash foi usado e o primeiro plano ficou muito claro enquanto o restante da foto quase desapareceu de tão escuro.

Esses problemas já aconteceram com todos os fotógrafos e mesmo alguns experientes profissionais ainda se deparam com situações de luz com as quais não conseguem lidar adequadamente para obter boas fotografias.

Nos veremos ao longo das próximas semanas (3ª e 5ª Feira) com a continuação desta série, espero que gostem, fiquem à vontade para postar perguntas, dúvidas e sugestões.

Para não perder nenhum artigo desta série siga o meu twitter  ou o do Fotografia DG para ser lembrado a cada nova publicação. Poderá ainda assinar a newsletter do Fotografia DG e receber os artigos no seu email, basta para isso introduzir os seus dados (nome e email) no formulário disponibilizado em baixo.

Ao final, o conjunto destes artigos será disponibilizado na forma de um e-Book gratuito.

Até lá.

Se gostou do artigo compartilhe!

"O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões, textos e imagens divulgadas pelos seus Colunistas.
Cada autor é responsável pelo conteúdo do seu artigo".

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

32 comentários

  1. Vou acompanhar, parabéns pela iniciativa.

  2. COm certez vou acompanhar! Esse post veio na hora certa,eu estava procurando na internet várias dicas sobre flash,fotometria,iluminação…etc! Qndo derrepende apareceu no meu Google Reader um novo post na Fotografia DG….

    Já estou ancioso para chegar logo 5ª feira!

  3. Se eu aprender só como se faz uma foto dessa sem filtro graduado ou polarizador e sem mexer na edição, já ficarei tremendamente feliz, Vernaglia!

    Esperarei ansiosamente…

  4. Olá pessoal, obrigado pelos comentários, espero que os artigos possam corresponder às expectativas.

    Alexandre, de fato essa foto foi feita sem nenhum filtro, nenhuma montagem, nenhum HDR nem nada. É só fotometria, horário certo e um RAW bem convertido.

    []'s

    Armando

  5. Muito bacana a iniciativa! É sempre muito bom ver conteúdos inteligentes e relevantes serem compartilhados, parabéns!

  6. TJ – Parabéns por mais esta iniciativa

  7. Parabéns, a coisa mais dificil são grandes fotografos compartilhar o seu conhecimento, sorte a nossa !

  8. estou acompanhando com ansiedade,curiosidade e atenção.. com certeza vai ser muito bom!!!

  9. Com certeza, este é um post imperdível para os amantes da fotografia. Aguardo sua sequência.

  10. Parabéns Armando e DG!

    Este ano tentei me programar para o curso em dezembro, mas dezembro é um mês complicado em todos os aspectos.

    Acho que o mundo ainda acabará num final de ano, pelo menos é assim que as pessoas ficam nessa época.

    Vai que um dia elas acertam!?!?!?!?!?

    Vou tentar acompanhar pelo DG e ficar mais preparado para não falar bobagem quando fizer o curso presencial! rsrs..

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

    José Carlos
    http://www.flickr.com/photos/josecarlosferreira/

  11. Olá pessoal, obrigado por todos os comentários!

    José, é assim mesmo, final de ano é complicado. Se você busca mais conteúdo técnico e cursos sobre isso, sugiro o Curso Avançado na Riguardare, liga lá e fala com a Vanessa (11) 31057792. Todo o conteúdo de fotometria e flash é visto dentro desse curso, e mais um monte de coisas de luz em estúdio, objetivas fotográficas, e muito mais sobre técnica, quem sabe.

    Abração,

    Armando

  12. Como te falei no tweeter só temos a agradecer pelo seu trabalho e disposição em ensinar. Muito obrigado

  13. Armando, nós só temos que agradecer por essa grande inciativa de compartilhar seu conhecimento dessa forma.

    Mesmo com tempo restrito voce ainda se dispõe a escrever ensinando, incentivando a muitos que amam a fotografia.

    Comecei a ler hoje os artigos e pretendo acompanhar todos !

    Parabéns mesmo !!

    e mais uma vez, muito obrigado !

    um grande abraço,

    Eder.

  14. Concordo com o Eder, só você mesmo!

    Parabéns por esta iniciativa.

    T+

    Adriane

  15. Estou gostando muito dos artigos. Espero que continuem.

    Paulo Franklin

  16. Adorei … fiz um curso de iniciantes,mas não consegui apreender muitas coisas pq estava com uma camera nova e mal sabia mexer nela.Fiquei muito enrolada com tantas informaçOes e não estava com tempo de estudar e praticar após as aulas.Agora estou tentando voltar a estudar,e achei a iniciativa muito boa.Comecei a ler os primeiros posts e estou adorando,afinal fotometria é tudo!Obrigada,andreia.

  17. Ah algum tempo eu estava precisando mesmo de umas aulas sobre flash e fotometria, isso vai ser muit útil para mim, Obrigado pelo iniciativa.

  18. Fiz um curso de flash, mas sempre é bom aproveitar estas dicas de pessoas mais experientes…

  19. Achei esse site na pura sorte e pelo jeito vou curtir, vlw pela dica !

  20. Olá pessoal, obrigado pelos comentários, elogios e tudo mais, fico feliz que este conteúdo tenha sido útil e interessante para bastante gente!

    []'s

    Armando

  21. Armando primeiramente excelente iniciativa, assim como o amigo Jose gostaria de fazer um curso, voce indicou Riguardare, como vi agora esse comentario somente irei ligar amanha que é dia util, assim que possivel me tira uma duvida, esse curso é voltado exclusivamente para tecnicas de flash e fotometria? Meu interesse maior é tecnicas de fotometria e flash portatil (Strobist), novamente excelente trabalho, visito diariamente o DG e sempre indico para amigos que ainda não o conhecem !
    Abraços

  22. excelente iniciativa. Gostaria de fazer um curso, de tecnicas de fotometria e flash portatil (Strobist) na modalidade a distancia, alguém tem alguma orientação?

    Visito diariamente a Fotografia DG e sempre indico para amigo!

  23. Eat like every 2-3 hours to incorporate your 5-6 meals per day. Coupled with regular cardio like jogging, swimming, bicycling, you will be on your way to your weight loss goals.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ’1110010368 which is not a hashcash value.

  24. Gostaria de receber os artigos no meu email.

  25. Eu adoro fotografar, porém não tenho nenhum conhecimento tecnico, somente senso comum. Foi muito importante….
    lourdes

  26. Já acompanho as dicas a certo tempo, muito bom.

  27. Excelente artigo informativo, gostaria de ter acesso aos outros artigos se possível,
    Aguardo contato e/ou instruções. Obrigada Andréa

  28. Amando de paixão Fotografia-DG, aprendendo demais com vocês, muito obrigada.

  29. Amando de paixão Fotografia-DG, aprendendo demais com vocês, muito obrigada.

Deixe uma resposta

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top