Home » Atualidade » Smartphones

Kodak Ektra é o novo smartphone voltado para fotógrafos

Um smartphone com funções especialmente dedicadas a fotógrafos, essa é a promessa do Kodak Ektra. Mas será que ele pode mesmo preencher essa lacuna?

Foi anunciado no Reino Unido o lançamento de um smartphone voltado à fotografia, é o Kodak Ektra. O responsável é o Bullit Group, uma das empresas que possui o direito de usar o nome Kodak. O chamariz é a câmera principal de 21 megapixels com abertura f/2.0 e sistema de foco por detecção de fase. Esta câmera é também capaz de gravar vídeos em resolução 4K e possui um dial virtual táctil semelhante ao usado nas câmeras DSLR e é aí que começa a chamar atenção dos fotógrafos mais entusiastas ou até mesmo profissionais. Tem modo manual? Tem sim. Mas ainda não é 100%…

kodak-ektra-smartphone-front-back-1

A página da fabricante (e outras fontes consultadas) fala em controle do tempo de exposição e do ISO. O controle de ISO já vemos em alguns smartphones, mas controlar o obturador como em uma câmera DSLR já é um avanço. Falta ainda o controle da abertura do diafragma, isso é algo que ainda não vimos em nenhum dispositivo móvel. Controlar a luminosidade e a profundidade de campo é algo essencial para fotógrafos mais avançados, ainda falta isso.

E o sensor?

E algo importante deve ser levado em consideração: o sensor. É preciso ter um sensor grande para que o Kodak Ektra seja, de fato, voltado a fotógrafos. O sensor é o IMX230 da Sony que mede apenas 1/2.4 de polegada e é o mesmo usado em alguns modelos da série Z de smartphones da Sony. É um bom sensor? Sim, mas é muito pequeno para algo “voltado para fotógrafos”. Ele inclusive é um pouco menor do que os sensores utilizados normalmente em câmeras compactas. Nisso ele sai perdendo, e muito, para o Lumix CM1 que possui sensor de 1 polegada. Por isso, vamos ter mais calma antes de nos empolgarmos com este novo dispositivo da Kodak, que promete ser muito bom mas já houve algo melhor.

Algumas especificações são bem interessantes como o botão de disparo de dois tempos (como uma verdadeira câmera); um grande número de modos de cena (incluindo panorama, macro, bokeh e HDR); lente com distância focal equivalente a 26.5mm com revestimento antirreflexo; estabilização óptica de 6 eixos; câmera frontal de 13 megapixels; processador decacore Helio X-20; sistema operacional Android 6.0; bateria de 3000mAh; 3GB de memória RAM; 32GB de espaço interno e slot para cartão MicroSD; tela de 5 polegadas Full HD com Gorilla Glass. Estas especificações mostram que é um bom smartphone de modo geral.

O preço inicial do Kodak Ektra é de 550 libras, mas ele deve ser lançado em outros países da Europa fora do Reino Unido. Vale lembrar que Ektra é uma homenagem a uma câmera da Kodak lançada no ano de 1941 e vai depender da boa aceitação no mercado para que ele possa ser vendido em outras regiões do mundo.

Fontes: Ars Tecnica, Resumo Fotográfico, PetaPixel

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Bia

    Eu estava procurando um celular pra fotos, será que já existe um melhor e mais novo em 2017?

    • rodrigojordy

      O melhor continua sendo o Lumix CM1 e isso não vai mudar nem tão cedo. Fora esse tem os Sony da série Xperia Z.

  • Bernardo Antunes

    Panasonic Lumix DMC-CM1:
    Esse sim é voltado a fotografia!
    Sensor de 1" com 21 mega pixels. TODO Manual, como uma verdadeira dslr num smartphone. Eu tenho um, controlo o que quiser, inclusive o diafragma. Obturador varia de 1/16000 até 60". Mais uma: apresenta rosqueamento para adaptação de lentes, fodao. Quem é o ektra perto de um desse kkk.

  • laciar

    muy buena su informacion ,m,obrigao.

  • Marcelo Machado

    Rodrigo, tive um smartphone Nokia Lumia 620 e tenho quase certeza que era possível controlar a abertura e a velocidade no modo manual, ou seja, ele é um dispositivo móvel que controla a abertura do diafragma. Depois adquiri um Microsoft 535 e, só depois percebi que apesar de aparentemente melhor, não controlava o diafragma.

    • Os Lumia sempre foram mais amigáveis nessa questão do controle manual.

  • Helio

    Boa tarde. Fiquei satisfeito em conhecer um site dedicado aos fotofrafos e no meu caso, amador. Tenho uma grande dificuldade de manusear minha máquina, que e´achar o foco correto manualmente, por isso, depois de muitas informações com amigos, continuo usando o modo automático. Minha maquina é uma Nikon D3100.

    Agradeçoa antecipadamente pelas dicas

    • Achar o foco manual é questão de prática, tem que ter muito treino. Praticando você vai conseguir, e aproveite as muitas dicas do site!

  • luciano

    Nokia manda lembrança
    So dou o Nokia 808 Pureview com 41 mp pra eles

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar