Lançado o Lightroom 2.1 para iOS

Adobe segue tornando a versão móvel do Lightroom cada vez mais interessante tanto para quem edita quanto para quem clica

por Quentin Decaillet (traduzido)

 

A Adobe lançou nesta semana o Lightroom 2.1 para iPads e iPhones. Ela vem com um punhado de novos recursos que exploram ao máximo as possibilidades oferecidas pelo iOS 9 e o iPad Pro. Alguns dos novos recursos também podem fazer-nos pensar que a Adobe está seriamente interessada na criação de ótimos aplicativos para dispositivos móveis.

O Lightroom para móveis está entre nós há pouco tempo. A versão 2.0 lançou uma nova experiência com câmera, repensada desde o princípio para fornecer novas e poderosas experiências de captura. Na versão 2.1 a Adobe acrescentou recursos bem animadores para aqueles que não clicam sem aplicar um filtro: você pode pré-visualizar as pré-configurações enquanto enquadra seu motivo, tirar sua foto e ter a imagem já com o filtro que escolheu — e ainda assim permanece não destrutivo, uma vez que você pode sempre retirar o filtro ou alterá-lo posteriormente em seu dispositivo iOS ou em seu computador.

Lightroom mobile - (c) Adobe

A Adobe também realizou um par de melhorias que tiram vantagem do tamanho de tela do iPad, assim como também dos recursos do iOS 9. Por exemplo, você pode agora ativar a funcionalidade Slide Over e daí interagir rapidamente com outros aplicativos sem que precise alternar para eles. Você pode também utilizar a Split View para rodar dois apps de uma vez, ficando bem fácil seguir um tutorial enquanto utiliza o Lightroom ou olha uma imagem para ter inspiração na hora de colorir e trabalhar em sua imagem.

A versão 2.1 ainda introduz uma ferramenta de curvas completamente utilizável e uma ferramenta de tonalização dividida — antes eram recursos exclusivos na versão do LR para computador. Não bastando, são ferramentas muito bacanas, especialmente a de curvas, então por que a Adobe não disponibilizaria em seus aplicativos? A de curvas funciona simplesmente da mesma forma que no Photoshop ou no Lightroom num computador: cada canal pode ser separadamente ajustado para obter a coloração e o contraste que você deseje.

Se você tem a possibilidade de ter um iPhone 6s ou 6s Plus, o Lightroom 2.1 ainda tirará vantagem do 3D Touch. Por exemplo, o 3D Touch pode ser utilizado para abrir a câmera diretamente da tela inicial, reduzindo assim o número de etapas necessárias para acessá-la. Pode ainda ser utilizado o Peek and Pop (Espiar & Explodir) em uma imagem antes de seguir para a visão com Lupa, tornando a seleção de imagens para editar mais rápida e fácil.

Finalmente, o Lightroom 2.1 para iOS está acessível também através de um widget do Central de Notificações. Assim, pode-se abrir a ferramenta de câmera do LR apenas deslizando abaixo seu painel de notificações e tocando no botão “Take photo” logo abaixo do Lightroom Mobile.

A Adobe citou ainda pequenas melhorias e aperfeiçoamentos que foram feitos ao longo do app, bem como o fato de que  este é apenas o início da experiência móvel. Eles parecem estar dispostos a tornar as plataformas móveis uma ferramenta melhor para profissionais, bem como para o grande público.

Para mais informações sobre o Lightroom 2.1 você pode ainda dar uma passada no website da Adobe, ou apenas instalar o aplicativo a partir da App Store.

via Fstoppers

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!


Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar