Montagem de foco na fotografia still 5/5 (1)

Aprenda o truque dos fotógrafos profissionais usando a Lente Macro na fotografia Still

No artigo passado falei rapidamente sobre o tema, dando ênfase a importância de buscar informações sobre o trabalho antes de passar um orçamento de still. Neste artigo vamos entender mais a fundo o que afinal é a montagem de foco e quando devemos usar esta técnica na fotografia de produto.

Quem fotografa ou já fotografou com lente macro pôde notar que ela tende a desfocar o objeto fotografado com maior frequência. Isto se deve ao fato da lente macro ser usada em fotografia de objeto pequeno, nos dando a possibilidade de aproximar mais a lente do objeto.

Mas o que fazer quando precisamos de uma área maior de foco ao mesmo tempo que temos que aproximar a lente do objeto? Infelizmente ainda não existe uma maneira de fotografar pequenos objetos de perto sem perder o foco.

A montagem de foco não é nenhum bicho de sete cabeças, mas sem dúvida ela é mais trabalhosa. A única forma de ter um objeto todo em foco usando lente macro é fotografar esse objeto varias vezes mudando o ponto de foco e montando tudo posteriormente no tratamento.  A diferença entre uma foto e outra será exatamente os pontos de foco de cada uma, todo o resto deve ser mantido: enquadramento, posição da peça, assim como os ajustes de câmera e iluminação.

Para que tudo saia perfeito é essencial o uso de um tripé de câmera. Além disso, existe no mercado um acessório bastante usado para montagem de foco. Trata-se do Trilho Movél para tripé. Apesar de ser possível fazer a montagem sem o trilho, este pode facilitar bastante a sua vida.

Trilho MovélObserve o anel abaixo. Nele foram usados 5 pontos de foco. 2 para as laterais, 2 para o brilhante superior maior, e um para a base inferior do anel.

Anel com 5 pontos de foco

Por quê foram necessários tantos pontos de foco nesse anel?

De início, podemos notar que se trata de uma jóia bem delicada e com vários brilhantes nas laterais. Se afastarmos a lente de um objeto tão pequeno e detalhado, perdemos nitidez. Com isso, a única alternativa a seguir é fotografarmos bem de perto, ao ponto que se ganha nitidez. Você vai notar que ao aproximar a sua câmera do objeto, este dente a ficar cada vez mais desfocado. E é exatamente aí que entra a necessidade de montar os focos.

A boa notícia é que casos como o anel citado acima são mais raros. No geral, os anéis em Still pedem de 2 a 3 montagens de foco. Em sua maioria, duas fotos já são o suficiente para ter uma boa imagem com foco e nitidez.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Bruna Issa

    Olá, Helvio.
    Entendi o que quer dizer. De fato falar da profundidade de Campo seria interessante. Porém , ao meu ver esse eh um artigo avançado sobre técnicas de fotografar joias. Indicado para fotografos de joias que querem se especializar e ja tem conhecimento.. (de foto de joia , não montagem de foco). O amador com certeza não vai entender. Porque antes ele deve estudar outras coisas e entre elas "a teoria da profundidade de campo" . Assunto muito relevante que merece um artigo inteiro dedicado somente a ele.
    Sobre a montagem. Eh basicamente assunto de tratamento de Photoshop. Se o fotógrafo for leigo em tratamento em geral, dificilmente entendera.
    Obrigado pelo comentário e fico a disposição para tirar suas duvidadas por email se precisar. Abs

  • Helvio Silva

    A matéria poderia ser mais completa. Quem já conhece o assunto entende do que ele fala, mas um leigo não vai compreender mesmo. Falta falar sobre a teoria da profundidade de campo que é o fundamento e a razão utilizar vários pontos de foco. Também não fala sobre como montar. Realmente é bem superficial.

  • ecoclics

    Um tema tão interessante merecia uma explicação menos superficial.

    • Bruna Issa

      Ola, tem razão…trata-se e um tema bastante interessante, porém bastante complexo também. O ideal eh estudar mais o tema com outros textos, vídeos e na prática, para daqui há alguns anos dominar por completo. A verdade é que nem todos os fotógrafos conhecem essa possibilidade e técnica de montagem de foco. O saber leva a pesquisa e conhecimento aprofundado. Boa sorte.

Abrir Chat
1