Dicas e Técnicas

Backup um BEM necessário – Parte 5 de 9

No artigo anterior (quarta parte), expliquei como fazer um backup ao importar suas fotos pelo Lightroom e como salvar as fotos em uma pasta mais organizada. Hoje vou mostrar um método que utilizo para fazer os backups de minhas fotos editadas em JPEG ou RAW/PSD/TIFF. Para isso preciso de dois softwares, o Lightroom 3 e o Cobian Backup.

Lightroom, exportando para backup

 

Antes de qualquer coisa precisamos ter as regras para que o backup seja feito corretamente.

Configurações para o Lightroom 3

Criando os Atalhos

  1. Acesse o menu “Arquivo > Exportar” ou aperte “Ctrl+Shift+E”
  2. Clique no botão Adicionar (ao lado esquerdo)
  3. Na janela “Nova Predefinição” têm duas opções.
    • Nome da predefinição: Backup_JPEG_Final
    • Pasta: Selecione “nova pasta” e escreva “Backup
    • Clique em Criar
  4. Agora no menu Predefinição vamos ter o seguinte.
    • Menu: Backup
    • Submenu: Backup_JPEG_Final
  5. Repita para criar outro menu com o nome Backup_RAW_Final

Com os menus criados (Backup_JPEG_Final e Backup_RAW_Final), já podemos configurar o Lightroom corretamente para que salve os arquivos.

 

Detalhes de como fica o menu Predefinição

Com os menus criados (Backup_JPEG_Final e Backup_RAW_Final), já podemos configurar o Lightroom corretamente para que salve os arquivos.

Criando o Backup para Arquivos JPEG

Clique no submenu Backup_JPEG_Final e ao lado coloque as configurações conforme são mostradas nas imagens abaixo.

Primeira etapa de configuração para Backup em JPEG

Segunda etapa de configuração para Backup em JPEG

Terminada a configuração é necessário que você clique com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_JPEG_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais

Salvando as predefinições

Para verificar que foi salvo corretamente, faça o seguinte, Selecione outra opção no menu “Predefinição” e depois clique novamente no Submenu Backup_JPEG_Final, para saber se foi atualizado corretamente com as configurações novas e depois clique no X para fechar essa janela.

Selecione as fotos que deseja fazer o backup e em seguida clique com o lado direito do mouse em cima de uma delas para acessar o menu e clicar em Exportar > Backup_JPEG_Final.

Essas configurações fazem com que as fotos selecionadas sejam salvas em uma nova pasta chamada Backup_JPEG_Final no formato JPEG e dentro da mesma pasta de onde se encontra a original.

Criando o Backup para Arquivos RAW/PSD/TIFF

Clique no submenu Backup_RAW_Final e ao lado coloque as configurações conforme foram mostradas nas imagens para o JPEG, com pequenas diferenças (veja abaixo).

Em “Local da exportação” mude o nome da pasta e em
“Configurações de arquivos” selecione o formato para a opção “Original”

Ao finalizar a configuração siga o mesmo procedimento de clicar com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_RAW_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais

Abaixo segue uma imagem de como fica a hierarquia das pastas após a criação dos backups selecionados.

Detalhes de como fica a hierarquia das pastas e formato das imagens JPEG

Na sexta parte da série, será informado como utilizar uma excelente e gratuita ferramenta de backup juntamente com as configurações que criamos no Lightroom.

Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg.

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email