Mads Nissen vence o concurso World Press Photo 2015 4.33/5 (3)

O fotógrafo dinamarquês Mads Nissen foi o grande vencedor da 58ª edição do concurso fotográfico da World Press Photo, o maior concurso anual de fotojornalismo do mundo, mostrando um momento íntimo do casal Jon e Alex na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Esta fotografia também foi a vencedora na categoria “Temas contemporâneos” e a chefe do júri desta edição (Michele McNally, diretora de fotografia do The New York Times) fez o seguinte comentário sobre a foto vencedora: “A imagem vencedora precisa ter estética, impacto e potencial para se tornar icônica. Esta foto é esteticamente forte e tem humanidade.”

Créditos: Mads Nissen, Scanpix/Panos Picture
Créditos: Mads Nissen, Scanpix/Panos Picture

Mads Nissen tem 35 anos e nasceu na cidade de Hobro, Dinamarca. Atualmente é fotógrafo do jornal dinamarquês Politiken e anteriormente já fez trabalhos para Newsweek, Time, Der Spiegel, Stern e Sunday Times. A forma como Mads recebeu a notícia parece ser um daqueles clichês de filmes sobre fotografia, como o “The Bang Bang Club“, quando Mads recebe a ligação diretamente de Lars Boering, diretor do concurso: “Eu penso que tenho excelentes notícias para si. Está seguro? Está sentado?”, pergunta a Mads, que responde que está sentado e do outro lado recebe a notícia tão desejada. – “Ganhou o prémio do ano do World Press Photo!”. Mads não quer acreditar que venceu e mostra-se visivelmente alegre e surpreendido. Mads Nissen irá receber um prêmio de 10 mil euros na cerimônia de premiação em Amsterdã e a Canon Europa, promotora do concurso, irá lhe dar uma câmera DSLR e um kit de objetivas.

Mads Nissen por ele próprio
Mads Nissen por ele próprio

Segundo Lars Boering, 20% das imagens foram desqualificadas na penúltima etapa do concurso devido a manipulações que são proibidas no concurso desde 2013. O número de desqualificações foi tão alto que a categoria esportes foi severamente afetada, não sendo possível indicar um terceiro colocado. A edição 2015 do World Press Photo reuniu 97.912 imagens de 5.692 fotojornalistas oriundos de 131 países. Mads Nissen já publicou um fotolivro chamado Amazonas com fotos feitas na floresta amazônica, como podem conferir no vídeo abaixo.

Fontes: Entretempos, Techenet, Blasting News e Observador

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar