Mídias Sociais – 05 dicas de como aproveitar melhor o Facebook

 

Se todos os usuários do facebook resolvessem hoje morar todos em um mesmo país, este seria sem dúvida o terceiro país mais populoso da terra. O facebook hoje possui mais 800 milhões de usuários, inclusive você leitor, que nos lê.

Então porque não participar mais ativamente desta rede? Por que então não tomar proveito dessa enorme influência que o facebook exerce sobre seus clientes?  Criar uma interação maior com estes clientes, tornar este além de um excelente canal de pós venda, uma poderosa ferramenta de marketing.

Este, caro leitor, é o meu primeiro post para a FDG e não quero com certeza deixa-lo entediado com um artigo gigante e chato de marketing nas mídias sociais.  Então como prometi no título, eis as cinco boas dicas de como aproveitar melhor o facebook.

Face jk Mídias Sociais – 05 dicas de como aproveitar melhor o Facebook

01 – Perfil ou fan page

Perfis são para pessoas físicas e  amigos limitados. As  fan pages  são páginas profissionais e possuem seguidores ou fans, sem um limite máximo de seguidores. Nada impede que você tenha um perfil no facebook para sua empresa, mas se você pretende trabalhar esta mídia de uma forma profissional, então o primeiro passo será de criar também uma página para você ou seu estúdio.  Nos próximos posts detalharei como fazer isso de forma simples e profissional.

02 – Crie uma capa atraente (cover)

A cover capa é aquele banner superior das novas timeline do facebook. Ela será seu cartão de visitas e uma boa dica é sempre postar nela suas melhores imagens ou até mesmo uma montagem bem legal. Mas existem algumas regrinhas para elas, abaixo algumas delas que devem ser seguidas:

  1. Promoção ou anúncios de ofertas,
  2. Endereços e telefones também não são bem vindos,
  3. Chamadas Call-to-action, como “Compre agora” ou “Ligue hoje mesmo”.

Use sua imaginação e troque de vez em quando, dê motivos para seu cliente voltar sempre.

Cover steve McCurry Mídias Sociais – 05 dicas de como aproveitar melhor o Facebook

Fan page de Steve McCurry

03 – Use os insights do facebook

Os Insights do facebook são um conjunto de gráficos e métricas, tal como o Google Analytics, que nos mostram de uma forma bem clara e objetiva informações importantes como posts que fizeram mais sucesso, quantas pessoas foram atingidas, seu potencial viral e muito mais. Com essas informações poderemos saber, por exemplo, quais posts fizeram mais sucessos e até quantas pessoas foram atingidas. Detalharemos mais sobre insights e métricas nos próximos artigos.

04 – Interaja

Publique algo pelos menos 03 vezes por semana, não deixe de responder a nenhum post em sua página. Curta os posts amigáveis, responda os não tão amigáveis, não se esqueça de que o propósito principal é se relacionar e conteúdo relevante é rei na internet.  As pessoas estão muito interessadas no que você tem a dizer, a compartilhar e cada vez que  faz isso, você pratica uma ação importante de marketing, fixação de sua marca ou branding.

05 – Integre sua fan page ao seu website

O próprio facebook fornece alguns “apps” para integração ao site. São botões de “curtir”, “Comentários” e as famosas “fan boxes”, aquelas caixinhas com as carinhas de seus clientes e amigos. Estas ferramentas além de permitir que as pessoas possam “curtir” sua fan page  através de seu website, elas permitem também que qualquer pessoa possa compartilhar seu site nas redes, gerando mais visitas, mas contatos e como consequência, mais negócios.

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre João Karim

João Karim é mineiro de Belo Horizonte e tem formação em marketing e design. Especialista em marketing digital e SEO é um apaixonado pela fotografia. Alguns de seus trabalhos podem ser visto em seu site www.joaokarim.com.br

10 comentários

  1. Parabéns João pelo primeiro Post!!

    Curti suas dicas e já estou no aguardo do próximo detalhando mais sobre os insights do facebook.

    Abraços
    Geraldo Jr.

  2. Muito bom mesmo, simples, direto e eficaz!

  3. Muito bom, dicas assim são sempre bem vindas!!

  4. parabéns joão,muito util, estou no aguardo para os proximos artigos abraço.

  5. Ótimo post.
    Apenas uma correção: as políticas do Facebook proíbem que um perfil pessoal seja criado para uma empresa.

    • Olá Danilo,

      Com certeza sim. Mas não isso impede que ocorra e são muitas que ainda possuem perfil. O que acontece é que estas empresas acabam sendo punidas com a perda do perfil e amigos assim que são identificadas. Na grande maioria das vezes sem qualquer aviso.

      Obrigado pela observação.

  6. muito bom mesmo João, abraço a vc!!

  7. Interessante as observacoes quntpo ao interagir, repondendo as postagens recebidas e curtindo! Afinal esse deve ser o grande propósito das redes sociais. Nao devemos ficar apenas observando pela fechadura…

  8. Parabéns pelo post. As redes sociais hoje são fundamentais para qualquer negócio online.

    O Fotic ( http://fotic.com.br ) é uma ferramenta completa que aos poucos está se tornando a maior rede de fotógrafos do Brasil. Além de possibilitar a venda de fotos na internet, o usuário tem um hotsite social grátis e diversas aplicações para divulgar o nome do fotógrafo e seus trabalhos nas redes sociais. Além de profissionalizar o negócio de fotógrafos profissionais e amadores. Acesse e cadastre-se grátis para conhecer mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>