RECOMENDO

Nikon e Canon conquistam prêmios TIPA 2012 e outros

A Nikon mostrou serviço neste ano, e toda sua dedicação e empenho nos produtos foi reconhecida após lançamentos de vários tipos e níveis, num ano marcado por uma concorrência muito interessante com sua principal concorrente, a Canon. Esta concorrência, inclusive, dizem alguns, foi o que justificou o reajuste de preços na Europa – para futuramente brigar bem nessa área com a marca “arquirrival”.

Mas afora a disputa em preços e peças publicitárias, a marca amarela e preta não está nada mal na foto: ganhou prêmios da Technical Image Press Association (TIPA) por três produtos e, além destes, o igualmente prestigiado título red dot award : product design por quatro de seus últimos equipamentos lançados no ano que passou. Seguem as criações agraciadas:

Pela TIPA:

- câmera D800: Melhor DSLR expert
Os megapixels a mais espantaram muitos fotógrafos, mas a Nikon provou que sabia o que fazia e hoje já há quem já vendeu/está vendendo o equipamento que possui para adquiri-la. É da segunda linha top da marca (a top das tops, ao menos em termos de denominação, é a D4).

- câmera D5100: Melhor DSLR de entrada
Depois de voltar a ser olhada com mais carinho pelos que buscavam uma reflex básica com o lançamento da D5000 (tempos após a criticada D3000). E a propósito, já estão concorrendo ao TIPA 2013, com a D3200!

- flash SB-910: Melhor sistema profissional de flash
Melhorando ainda mais o uso de flash Speedlight, a Nikon lançou seu SB-910, com recursos que o deixam ainda mais interessante e eficaz, e assim mais uma vez subiu ao pódio da TIPA.

Pelo red dot:

- câmeras Nikon 1 (J1 e V1) – nominadas como Melhor dos melhores na concorridíssima categoria “Entretenimento”. Primam pelo design (inclusive na cor das objetivas, que podem ser brancas, assim como a câmera) e na rapidez de foco e de disparo (queria eu que minha Canon G1X tivesse essa rapidez toda!).

- câmera Coolpix AW100

- câmera Coolpix P310

- telêmetro a laser Prostaff 5

E a Canon, como ficou nas premiações? É claro que eu como canonzeiro assumido não deixaria ela de fora ao citar a TIPA, e a marca definitivamente não foi mal: ganhou seis (!) TIPA e um selo Topten da Quercus, reconhecimento dado a soluções que se destacam pela eficiência em consumo de energia. Foram eles:

- câmera EOS 1D X: Melhor DSLR profissional
Lançada antes da aguardadíssima 5D mark III, essa câmera surpreendeu com seus disparos de até 14 fotos/segundo, três processadores e ótima versatilidade em ISO, além de ser otimizada para produção de vídeos com qualidade excelente.

- câmera PowerShot G1 X: Melhor câmera compacta expert
Essa é minha garotinha! No link está um artigo que escrevi explicando porque eu a queria, além do motivo de produzir arquivos RAW (esqueci-me deste na hora da escrita). Para resumir: o sensor dela não é de uma típica compacta, e isso muda tudo.

objetiva EF 8-15mm f/4L USM fisheye: Melhor objetiva DSLR profissional

impressora Pixma MG8250: Melhor impressora fotográfica multifuncional

Canon EOS 5D Mark III: Melhor câmara DSLR para vídeo
Outra joia produzida pela marca rubra para aqueles que desejam utilizar câmera DSLR em produção de vídeo, ainda que por um erro de cronograma, tenha saído depois da 1D X, o que reduziu o efeito esperado no seu lançamento. No entanto, é evidente que a sucessora da por muitos adorada 5D mark II é uma boa evolução.

- EOS C300 Digital Cinema Camera: Melhor câmera de vídeo profissional
Simultaneamente ao anúncio de seu ingresso definitivo e em grande estilo em Hollywood com o sistema EOS Cinema, a Canon mostrou ao mundo sua C300, que hoje já tem até mesmo aprovação por parte da BBC, que tem uma série de pré-requisitos para utilização de câmeras em suas produções.

Neste campo a Canon já está adiantando-se e já anunciou a EOS 1D C (DSLR que também produz vídeos 4K) e a sucessora da C300, a C500. Não há como negar que queiram deixar uma marca absolutamente considerável no cinema.

Sobre a certificação da Quercus, disse o Gestor de Produto da Canon Portugal: “É com muito orgulho que a Canon recebeu da Quercus esta prestigiada distinção. A estratégia ambiental da Canon concentra-se em três objectivos principais: a eliminação de substâncias perigosas, a conservação de recursos e a poupança de energia. Ao certificarmo-nos que os nossos produtos cumprem as especificações estritas do programa Energy Star®, os nossos clientes podem estar seguros de que todos os equipamentos Canon cumprem os restritos padrões de eficiência energética desta norma internacional. O selo agora atribuído à Canon pela Quercus é mais uma prova disso.

O selo Topten destaca os produtos mais eficientes do mercado em termos de consumo energético, em várias áreas. Conheça o site.

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


Sobre Alexandre Maia

Brasileiro, pernambucano, formado em Publicidade e Propaganda. Quando não respira e devora informações sobre fotografia, está clicando (ou dormindo, que ninguém é de ferro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>