GRÁTIS !!!

Afinal o que significa resolução?

 

Quando ela influencia a qualidade da imagem

Soa óbvio e banal, mas ainda encontro muitos fotógrafos profissionais e designers gráficos com dúvidas sobre o real significado da resolução da imagem. Apesar de ser importante até mesmo na escolha do tamanho de uma TV para nossa casa…

Fala-se em uma infinidade de expressões como “resolução”, “tamanho”, “megapixel”, “full-hd” ou “contraste” que muitas vezes, até quem vive em contato com esse aparato todo pode ficar confuso.

Resolução Imagem Afinal o que significa resolução?

A fotografia desde sua origem histórica é constituída mantendo-se o mesmo princípio. Um aglomerado de pontos que variam em quantidade, cor e tonalidades.

Seja em um papel, plástico ou numa tela de leds, no caso das TVs atuais, cada imagem é formada por vários pontos. Chamados de “pixels” (abrev. px) nos equipamentos eletrônicos como computadores, câmeras digitais e smartphones. A quantidade de pixels determina os detalhes que podem ser mostrados na fotografia, são grandezas diretamente proporcionais.

A relação da quantidade de pontos que formam uma imagem com o tamanho que esta imagem é exibida é chamada de Resolução. Daí a sigla utilizada no nosso sistema para definir resolução ser DPIDots per inch, que significa Pontos por polegada. Veja o exemplo a seguir:

Pixel A Afinal o que significa resolução?

Temos três imagens medindo 1 polegada x 1 polegada cada, com quantidade de pixels de 1, 2 e 3. Podemos dizer que elas têm a mesma dimensão e variam a resolução.

Agora veja este exemplo:

pixels 2 Afinal o que significa resolução?

Neste caso temos imagens com 1 px cada. Mostradas em tamanhos diferentes: 1, 2 e 3 polegadas. Dividindo-se a quantidade de pontos pela área que ocupam temos a resolução de cada uma. À medida que ampliamos a imagem, a resolução diminui.

A seguir uma fotografia com 600px de largura por 370px de altura

Fotografia com 600px de largura por 370px de altura Afinal o que significa resolução?

E a resolução?

Cada um de nós está visualizando esta imagem de forma diferente. Um monitor de 21” não pode ser comparado com um tablet. Considerando-se as impressões em grande formato como banners e uma impressão em A4 de uma impressora comum para uso doméstico, também vamos encontrar muita variação de tamanho, portanto, variação de resolução. No entanto, vou calcular a resolução aqui, no meu computador, com monitor de 17” e ajustes de vídeo para 1280 x 1024px.

1- Com uma régua, meço a largura e a altura da imagem no monitor.

Encontro os seguintes valores: 13,3cm – largura e 8,2cm – altura.

2- Agora uso a calculadora para converter as unidades de cm para polegadas, pois é a unidade padrão do nosso sistema de medidas.

Converter unidades Afinal o que significa resolução?

E as medidas ficam em 5,2 pol x 3,2 pol.

3- Agora vamos dividir a dimensão em pixels pela dimensão em polegadas:

600 / 5,2 = 115,38
370 / 3,2 = 115,62
Resolução: 115,5

 

Podemos simplificar e ver este valor no Photoshop na janela de Ajuste de Tamanho de Imagem:

Ajuste de Tamanho de Imagem Afinal o que significa resolução?

  1. Desmarque a caixa “Resample Image”
  2. Certifique-se que as caixas de unidades estão ajustadas para inches
  3. Digite nos campos Width ou Largura e Height ou Altura, os valores encontrados com a régua.
  4. Veja no campo Resolution a resolução encontrada.

Sabendo como a resolução é definida podemos concluir que não basta uma imagem grande, ela precisa conter a quantidade de pontos para se atingir a resolução desejada.

Não se pode afirmar a resolução de uma imagem até esta ser transferida para um meio físico, seja uma tela de LCD ou um papel fotográfico.

Seguem algumas resoluções mais comuns:

  • Impressão em gráfica: 300 dpi
  • Jornal: 150 dpi
  • Banner: 100 dpi
  • Lonas para fachadas e exteriores: 50 dpi
  • I-pad: 133 dpi
  • TV de 32” – Full-HD: 70 dpi

Faça os cálculos aí no seu monitor e veja como pode ser diferente!

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre Julião Matos

Fotógrafo, cinegrafista, artista gráfico, cursou Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza e participou de expedições ao Polo Sul e a Yellowknife, no Canadá.

9 comentários

  1. Julião,

    Muito bom o post, muito útil!
    Mas creio que há um pequeno erro: na figura que mostra três "imagens" de 1 polegada, as que são indicadas como 4 dpi e 9 dpi o correto seria 2 dpi e 3 dpi. Parece-me que dpi é uma unidade de medida de 1 (uma) dimensão (comprimento, largura) e não de área. Mais adiante, você demonstra o cálculo de dpi de uma figura de 600×300 pixels dividindo cada dimensão em pixels por cada dimansão física em polegadas (largura, comprimento), o que corrobora com o fato de dpi ser linear.
    Será que errei?

    Abraço!
    José Luiz

  2. Seria interessante deixar claro que uma resolução de 50dpi (lonas para fachadas exteriores) não é necessariamente pior do que uma resolução de 300dpi (impressão em gráfica). Essa percepção depende da distância da qual se observa a imagem. Assim, uma imagem de 50 dpi a uma distância 50 metros pode parecer tão boa quanto uma imagem de 300dpi a 30cm (apenas a título de exemplo, sem fazer os cálculos). Ou seja, uma boa resolução para impressão depende não só do tamanho de impressão, mas também da distância de observação.

    • Muito bem observado Alisson, a percepção visual humana é o fator que rege tudo que diz respeito a qualidade da imagem. Embora a resolução seja independente da distância que se observa a imagem, não basta apenas que esteja "em alta" para ser considerada com qualidade, precisa estar a uma distância ideal para nossos olhos e até mesmo possuir condições ideais de iluminação. Se você quiser aprofundar mais sobre esse tema pesquise "resolução espacial do olho humano". Obg pela participação, forte abraço!

  3. Você não pode alterar a definição de imagem usando recursos digitais…ou seja nasceu com X morre com X ?

  4. Olá Julião
    Quando utilizo o Câmera Raw, normalmente as imagens abrem com 4288×2848 pixels e 240 dpi de resolução. Se pretender uma imagem com melhor qualidade, posso alterar o tamanho e resolução da imagem no próprio Câmera Raw ou esta alteração poderá ser prejudicial à imagem?

  5. Adoro essa informação que vc's passam,são muito uteis
    Obrigado

  6. no meu photoshop o valor não ficou igual..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>