Objetiva Mitakon 85mm f/1.2 – “O Sonho” 3.33/5 (3)

A Zhong Yi gosta de colocar apelidos em suas lentes e esta Mitakon 85mm f/1.2 ganhou o pretensioso título de “O Sonho” que não é exagero, os resultados são impressionantes

Quem acompanha o Fotografia-DG sabe que a Zhong Yi (ZY Optics) não está a passeio no mundo da fotografia, lentes super claras com aberturas entre f/0.95 e f/1.2 vem sendo lançadas aos poucos no mercado e contemplando vários (quase todos) os sistemas mirrorless e DSLR disponíveis com a 42mm f/1.2, 50mm f/0.95 e a 35mm f/0.95. Inclusive uma versão mais profissional da sua 50mm f/0.95 é chamada carinhosamente de “The Dark Knight”. As lentes Mitakon possuem apenas foco manual, o que já diminui bastante o seu custo, e por isso mesmo são bastante indicadas tanto a fotógrafos quanto aos praticantes de videografia.

851.2productshot-680x1024

Especificações da Mitakon 85mm f/1.2 – “The Dream”

  • Abertura mínima f/16
  • Não possui estabilizador de imagem
  • Diafragma circular de 11 lâminas
  • Construção óptica de 9 elementos (sendo 2 de extra-baixa dispersão e 2 de alto índice refrativo) em 6 grupos
  • Distância mínima de foco de 1 metro
  • Diâmetro para filtro de 77mm
  • Pesa aproximadamente 921 gramas

Você não leu errado nas especificações, seu diafragma possui realmente 11 lâminas e a fabricante garante que o desfoque é totalmente circular e não poligonal como em algumas lentes de baixo custo. Neste link aqui é possível ver alguns exemplos de fotos feitas com ela (e o resultado é impressionante), além de conferir um comparativo com a Canon 85mm f/1.2 e ainda se cadastrar para a pré-venda da Mitakon 85mm f/1.2, pois sua disponibilidade está prevista para meados do mês de maio.

Imagem retirada do site da Zhong Yi
Imagem retirada do site da Zhong Yi

 

A Mitakon 85mm f/1.2 tem seu preço inicial estipulado em 800 dólares e estará disponível imediatamente para DSLR Canon e Nikon, além de mirrorless Sony, e em breve para as DSLR Sony e Pentax. E só para se ter uma ideia do quanto vale uma objetiva similar, a Canon 85mm f/1.2 (que está sendo comparada no site da Zhong Yi com a Mitakon) custa cerca de 2 mil dólares. É uma diferença enorme de 60%, quem arrisca?

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • augusto jose de lima neto

    esta lente DX FX ou serve as duas ? sou amador iniciante e curioso grato

  • Davi Chaim

    Aff…como tem nego ranheta e chato não!??
    Valeu pelo post colega.
    Li o artigo inteiro em 2 minutos e isso não atrapalhou nem um pouco a minha vida. Aliás, exercitei conhecimento e gratidão pelo seu trabalho em dividir conosco o seu estudo.

  • Alexandre Maia

    O desfoque dela é mesmo impressionante. Me lembra o período em que comecei a clicar com câmera "de verdade", ainda numa analógica, usando uma 50 1.4.

  • Armando J Tanaka

    Só tem um problema … a Canon possui autofoucs e a Mitakon é foco manual !!!

    • Por isso citei o foco exclusivamente manual como um dos fatores para que ela seja bem mais barata.

      • Armando J Tanaka

        Desculpe … é que esta informação consta no texto de forma não destacada e não nas especificações.

        • Sim, porque esta é uma característica de todas as objetivas Mitakon, e não especificamente desta. Por isso já informei logo no primeiro parágrafo.

          • Alexandre Maia

            Economizar na leitura de um texto tão breve dá nisso…

          • Armando J Tanaka

            Caro Sr. Alexandre Maia, com todo o respeito, eu leio mais de 500 artigos sobre diversos assuntos por dia, isto porque já contei diversas vezes e sim tenho que "economizar" nas leituras pois tenho muito que absorver, por este motivo que vou direto nas especificações pois é onde ficam as informações mais importantes (como exemplo o site DPreview). Acesso este site diariamente e respeito todos os colunistas e colaboradores por este motivo me desculpei ao Rodrigo por minha falha, porém saliento que seria de muita informação se os colaboradores do site colocasse as informações complementares de forma resumida para o melhor entendimento no menor tempo possível. Att.

          • Alexandre Maia

            Fica registrada a sugestão, então, Armando. Procuraremos pensar também em nossos leitores mais dinâmicos! ;)

            Abraço.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar