Home » Artigos » Dicas

Profissão Fotógrafo: agregando valor 4.81/5 (42)

Olá Galera do DG! Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar! Saudades de vocês!

Quero agradecer as mensagens que recebi pedindo para  eu escrever, e aproveito para dizer que não deixei de escrever, pelo contrário, escrevi  dois artigos: um sobre a Feira Fotografar 2017 e outro sobre o Newborn Photo Conference 2017, tá tudo aqui no DG, confere lá!

Gente, os últimos  dois meses foram intensos, cheios de aprendizados e desafios, foi incrível! Estudar e conhecer outros profissionais da área da fotografia faz com que saiamos da “caixinha”.

É muito bom compartilhar com vocês e como combinamos hoje eu vou contar para vocês como desenvolvi os meus fornecedores para oferecer produtos para meus clientes e conseguir agregar valor, tanto emocional como financeiro ao meu trabalho.

Como sempre tem uma história para contar!

Bem, como eu já falei várias vezes, quando eu comecei foi do zero mesmo, não tinha muitas ideias e não sabia onde encontrar bons fornecedores, mas a vontade de fazer acontecer essa nunca me faltou.

O primeiro produto que senti necessidade de fazer, porque um dos meus primeiros clientes me pediu, foi a tão famosa retrospectiva.

Parecida algo muito simples de se fazer quando você assiste a um tutorial na internet… mas a realidade é bem mais cruel que o vídeo do moço do youtube.

Claro que eu falei para meu cliente que eu fazia, porque eu achava que realmente era bem fácil fazer (hoje eu dou risada, mas na época eu chorei) eu não conseguia de jeito nenhum sincronizar a tal foto com a música, um desastre.

Aí minha cunhada amiga e irmã, Adriana, veio ao meu socorro! Ajudou-me e montou a retro. Ficou simples, mas bem bonita e a mãe, dona da festa, adorou!

Depois disso, percebi que as pessoas queriam ter facilidades, queriam todos os serviços num só lugar, sem precisar ficar pesquisando e pesquisando profissionais no mercado.

Pois bem, eu comecei a pesquisar o que o mercado oferecia além da cobertura fotográfica da festa e percebi que era  bem vasto esse mercado, desde a retro até canecas com a foto da criança.

Então comecei a minha busca por fornecedores que tivessem bons materiais, prazo e preço, claro!

No caso das  retros, minha cunhada não tinha como ficar com essa responsabilidade, então, falei com meu irmão (olha o Danilo aí de novo). Ele fez um curso sobre retrospectivas e hoje é meu fornecedor. Desenvolvemos os modelos, atendendo algumas especificações feitas pelo cliente.

Os banners eram o próximo passo! Achei várias gráficas pequenas com valores razoáveis, mas um dia fui numa festa em um Buffet e vi um banner lá, com um acabamento super bonito e fiquei interessada e advinha ? Fui eu lá perguntar para a gerente da festa de onde era o banner  e ela me disse: “foi o fotógrafo Fulano de Tal que fez esse banner…”

E eu pensei com meus botões:  “Ah e agora? Como saber onde o Fulano de Tal fez?”

Não pensei duas vezes, pesquisei o nome do fotógrafo no meu amigo Google, achei o telefone e adivinha?… Liguei!

E com a cara de pau que meu melhor amigo (Deus) me deu,  perguntei:

EU: “Olá Fulano de Tal, tudo bem? Meu nome é Daniela, você não me conhece…”

ELE: “ Olá Daniela, em que posso ajudar?”

EU: “ Vi um banner feito por você no Buffet Y e achei muito bonito…”

ELE: “ Ah legal, você vai fazer sua festa lá? Eu posso te dar um igual se fechar as fotos comigo!”

Nessa hora eu pensei:  será que existe alguém mais cara de pau do que eu no mundo? Mas continuei, já tinha ligado mesmo…

EU: “ Olha, eu vou te falar a verdade e se você puder me ajudar serei grata. Eu sou fotógrafa e preciso de um fornecedor de banners  bom e bonito  como o seu e gostaria de saber se você pode me indicar.”

Cri Cri Cri… se fez silencio por uns 2 minutos… kkk  parecia uma eternidade!

ELE: “ Olha, como você está sendo muito sincera eu vou te falar sim, mas não tenho o telefone deles de cabeça… é o laboratório XYZ.”

EU: “Nossa, já me ajuda muito, muito obrigada.  Eu pesquiso pelo  telefone deles, obrigada mesmo.”

ELE: “ Imagina, só te falei por sua sinceridade! E posso falar mais uma coisa?”

EU: “ Claro, pode sim!”

ELE: “Você é bem ousada, se continuar assim vai longe, o Laboratório XYZ, além  dos banners, faz álbuns e fotos impressas em maior escala e com valores atraentes, são os mais econômicos do mercado com qualidade superior.  Quando ligar lá,diga que fui eu quem indicou para eles fazerem seu cadastro, caso contrário, não vai conseguir!”

EU: “Nossa, muito obrigada, de coração, obrigada! Se precisar de mim em algum momento eu espero pode ajudar! Até breve!”

ELE: “Sei que seremos concorrente… (risos) boa sorte! Até!”

E assim, foi nossa conversa, não é uma loucura ?  Mas funcionou e até hoje sou cliente do XYZ e eles realmente possuem bons materiais e preços justos.

Depois disso, sempre pergunto nos locais onde vou quem é o profissional que ofereceu o produto ou o serviço, mas sempre com a intenção de conhecer e desenvolver novas parcerias.

Hoje tenho os produtos abaixo agregados aos meus serviços:

  • Retrospectivas
  • Banner
  • Quadro/livro de assinaturas
  • Álbuns e fotolivros e estojos
  • Imãs de geladeira
  • Canecas de Porcelana
  • Chalk Board
  • Cubos Fotográficos (totem giratório)
  • Filmagem

Todos eles envolvem mão de obra de terceiros e monitoramento para prazos, qualidade e preços compatíveis para se ter a margem de lucro.

Essa margem não é muito grande em alguns produtos, mas ajudam a agregar valor aos meus serviços, por exemplo:  se eu estou negociando a cobertura fotográfica de uma festa e o meu cliente me diz que o meu concorrente tem valor menor, eu posso agregar o banner como uma cortesia ao invés de dar o desconto pois o produto terá valor menor que o valor real de desconto e o cliente fica feliz da vida, porque “ganhou” algo.

Outro nicho legal para a fotografia são os presentes das datas comemorativas nas escolas! Já fiz guarda chuvas, bolsas, camisetas de time, tudo personalizado com as fotos feitas por mim. A responsabilidade e o trabalho são grandes,  mas  o  retorno e satisfação valem a pena.

É importante sermos honestos naquilo que pretendemos, a sinceridade atrai boas energias!

Não tenha medo de propor parcerias, de conhecer novos produtos e de compartilhar ideias, pois sem ajuda ficamos limitados.

Aprendi também que não podemos fazer TUDO sozinhos! Precisamos, sim, de ajuda e de parceria, mas parcerias boas e sólidas. É importante ter com quem contar.

E essas parcerias não precisam estar limitadas aos fornecedores de produtos, podem ser  nos serviços prestados também!

Um exemplo é o próprio Fotografia DG, parceria de sucesso!

O que eu quero com esse texto de hoje?

Quero dizer para vocês que eu estou vivendo um momento muito legal na minha carreira, porque eu jamais pensei em desistir.

Porque eu sempre fui cara de pau e perguntei mesmo, pesquisei, liguei, ofereci o meu trabalho!

Eu não tenho vergonha  ou medo de receber o não! Eu busco o sim! Nem sempre dá certo, mas eu sempre aprendo algo, então acredito que ainda assim vale a pena!

Há uma frase que me inspira: “Se você é capaz de sonhar você pode realizar!” Walt Disney

Será que ele estava certo? Eu tenho certeza que sim!

Sonhe e realize, você pode, sou prova viva disso!

No próximo artigo vou falar de algo polêmico e que vários de vocês já me pediram: serviços x preços!

Espero que eu tenha inspirado vocês.

Até breve.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Andre

    Dani, boa tarde.

    Quais encadernadoras voce recomenda no Brasil com bons produtos e preço bacana? Costumo trabalhar com a Indimagem ou Dreamsbook, mas os valores subiram e está ficando bem apertado repassar para os clientes….

    Muito obrigado!

    • Olá André, obrigada pelo seu comentário! Hoje eu trabalho com a Digipix, eles têm uma variedade muito grande de fotolivros e acabamentos de todos os gostos e preços! Dá uma olhadinha lá! Espero ter ajudado. Obrigada.

  • Bem legal o artigo, faz as pessoas pensarem um pouquinho fora da caixa!
    Quem é fotografo não faz só fotos, na verdade é quase como se fosse um empresário.

    • Olá Leandro, obrigada pelo seu comentário! Na verdade nós somos empresários da fotografia! Acredite nisso e vá em frente!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar