Home » Cursos » Curso Fotografia DG

Profundidade de campo, em Inglês DOF 3/5 (1)

Sem dúvida que a profundidade de campo é um dos controlos mais importantes na fotografia, e é essencial que compreenda a maneira como ela funciona, para que possa manipulá-la da melhor maneira possível, de acordo com as suas necessidades.

A profundidade de campo é a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável e pode ser usada para disfarçar ou suavizar objectos dentro do enquadramento. Os fotógrafos normalmente procuram maximizar a profundidade de campos, tornando assim a imagem bastante nítida parecendo por vezes cenas ao vivo, mas existem muitas razões em que a profundidade de campo é minimizada de propósito para obter uma pequena parte da imagem focada, de forma a ficar o resto da imagem irreconhecível.

Todos os elementos fora da área de nitidez, entre a lente da câmara e o fundo, ficarão em maior ou menor grau desfocados, isto porque uma objectiva só consegue focar com precisão uma distância de cada vez.

shutterstock_376114375

Factores que influenciam a profundidade de campo

Apesar do tamanho de impressão e a distância de visualização serem factores importantes, a abertura e a distância focal são dois elementos chave na determinação da profundidade de campo.

Quanto maior for a abertura (números F menores), a distância focal (“zoom”) e a proximidade do objecto, menor é a profundidade de campo.

shutterstock_324301688

Exemplos de profundidade de campo ou DOF

shutterstock_289921304Torre de Belém, em Lisboa, onde vive o autor, Diogo Guerreiro

shutterstock_162805619Rio de Janeiro, onde vive nosso colaborador Rodrigo Jordy (que compartilha as iniciais)

shutterstock_296372657Oficina de cerâmica de Francisco Brennand, famoso em Recife/PE, terra de Alexandre Maia

imagens via Shutterstock.com

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Fabio Teodosio

    Muito bacana o artigo, uma pena que as fotos descritas aqui, não estão mais acessíveis… Gostaria muito de poder ve-las, ajudaria no entendimento.

  • James Adilson Rodrigues

    Exelente artigo, bem elaborado e com exemplos 100% corretos.
    Como fotógrafo e professor de fotografia gostei muito do artigo.
    Parabéns e continuem sendo esse canal maravilhoso de informação.

    Abraços a toda equipe…..

  • Belo artigo, bem escrito!
    Há este artigo também, que escrevi sobre DoF http://tinyurl.com/4d3jaw7

    Um abraço!

Abrir Chat
1