Home » Artigos » Dicas

Que tipo de experiência você proporciona ao seu cliente? 4.86/5 (22)

Olá pessoal, sou nova por aqui, me chamo Andressa, tenho 35 anos, sou administradora de empresas por formação e fotógrafa de família por amor. Neste primeiro contato, resolvi contar um pouco da minha experiencia na fotografia para vocês e uma estratégia que trouxe muito resultado para mim. Espero que eu possa ajudar você de alguma forma.

Quando comecei a trabalhar com fotografia life style, minha maior preocupação era a “foto”. Estava sempre atenta às técnicas de composição, luz e funções dos meus equipamentos. Entretanto, após alguns trabalhos, entendi que a fotografia era muito maior que isso. Fotografia é a “foto” mais a “experiência que você proporciona ao seu cliente”.

Entendido este conceito, passei a estudar como melhorar meu processo, o relacionamento e minha comunicação com meu cliente desde o primeiro contato até a entrega do trabalho final. A partir dessa reflexão, defini três crenças que estão sempre presentes nos meus trabalhos: a conexão com meu cliente desde o primeiro contato, o fator UAU e a minha digital fotográfica.

1. Estabelecer conexão desde o primeiro contato

Por acreditar em uma experiência fotográfica, a conexão deve ser construída desde o primeiro contato. Procuro através de conversas com o cliente, entender o que este momento significa na vida do meu cliente, que história ele quer contar e como ele quer construir estas memórias para que no futuro possam ser relembradas pela sua família.

Entendida a história, iniciamos o planejamento do dia do ensaio, de como e onde iremos “construir” esse momento juntos. Fazemos um breve brainstorming para que juntos cheguemos a essência da família, pergunto aos meus clientes como é a sua família, o que costumam fazer juntos, lugares de preferência e tudo que possa ter relação com o cotidiano familiar. A primeira dica de local que sempre dou é a casa do cliente, pois é singular e com memórias só da família. Justifico que recordar com seus filhos onde moravam, como era seu quartinho e o que costumavam fazer juntos em casa é a mais linda e verdadeira lembrança que podemos deixar aos nossos filhos.

Todo este processo estabelece uma conexão com o meu cliente, e dele com o momento do ensaio. Cria-se momentos reais, felizes, de memórias únicas e com um resultado encantador aos os olhos do meu cliente.

2. Construção da minha digital fotográfica

Esta crença é muito importante para mim e está sempre presente durante todo o meu processo, pois ela é a alma do meu negócio. Minha digital fotográfica está diretamente relacionada com o formato do meu trabalho, com o meu olhar, minha sensibilidade, minha comunicação e em como eu me relaciono com o meu cliente.

Tive certeza que estava no caminho dessa construção quando tive a possibilidade de colegas de profissão “criticarem” minhas fotos em um workshop. Foi demais perceber que diferentes olhares fotográficos, analisaram algumas fotos e concluíram que meus retratos (de diferentes trabalhos) transmitiam sentimentos e sensações semelhantes, ou seja, ali estava a minha digital consolidada.

Construir uma digital fotográfica aumentou significativamente a satisfação dos meus clientes pois eles já sabem o que esperar do trabalho.

3. Surpreender o cliente (Fator UAU)

Entregar mais que o cliente espera é sempre o meu principal objetivo. Meu fator UAU está na minha forma de entrega. Se quero construir memórias, a entrega do meu trabalho deve fazer parte desta recordação.

Sempre digo que este momento pode ser proporcionado de inúmeras formas, desde uma quantidade de fotos impressas que não estavam no pacote contrato, um porta-retratos com uma foto especial do ensaio ou até mesmo uma caixa de bombons. Eu crio um kit de entrega que tem relação com minha digital fotográfica, com a minha marca e com a família que fotografei. Entrego mimos, acessórios e fotos que traduzam minha marca e a família do meu cliente, e isso é demais…

E no que resulta esta estratégia UAU? Ela proporciona ao meu cliente a sensação de presente, de ter recebido mais do que o acordado, mais do que o preço pago por ele. Isto gera valor a experiencia, fortalece minha marca e supera as expectativas do cliente.

 

Bom, aplicando estas três crenças cheguei nos seguintes resultados: feedbacks positivos espontâneos de praticamente todos os clientes, aumento significativo de indicações e o aumento de preço como consequência da percepção de valor do trabalho.

Espero que tenham gostado da minha contribuição e que de alguma forma eu possa ajudar algum colega com um pouquinho da minha história e de como estou conduzindo meu negócio até o presente momento.

E aí, vamos trocar informações?

O que você achou das minhas estratégias?

Você possui estratégias diferentes?

Compartilha aqui conosco suas ideias comentando esse post para juntos continuarmos crescendo!

Ficarei muito feliz e honrada em conhecer você e sua história!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • JORGE LEMOS FONSECA

    OLA
    ANDRESSA NUNES
    GOSTEI MUITO DO TEU ARTIGO MUTO BOM
    PARABENS .
    DE PORTUGAL
    JORGE FONSECA

    • Andressa Nunes

      Boa tarde Jorge, fico feliz que tenhas gostado do artigo, muito grata com seu feedback positivo!!

  • Ellen Medeiros

    Adorei teu artigo, Andressa!! Gostaria de saber mais como é este contato inicial com ontem cliente. Este brainstorming se dá por email ou vocês fazem algum tipo de entrevista antes da sessão de fotografia?
    Beijo pra ti!

    • Oieeee Ellen, que bom te ver por aqui! Fico feliz que tenha sido gostado do artigo, massa!

      Desde o primeiro contato, por e-mail, me coloco à disposição para uma visita pessoalmente, já aconteceu algumas vezes do cliente ter esta necessidade e foi bem bacana, planejamos tudo em um café.. Mas quase sempre trocamos estas ideias por telefone, mensagens e áudios por WhatsApp. Se quiseres conversar mais sobre fico a disposição com muito prazer, me escreve no facebook, e-mail [email protected] que falamos em mais detalhes caso tu queiras explorar mais o assunto. Beijao Ellen, obrigada por prestigiar o artigo!

    • Oieeee Ellen, que bom te ver por aqui! Fico feliz que tenhas gostado do artigo, massa!

      Desde o primeiro contato, por e-mail, me coloco à disposição para uma visita pessoalmente, já aconteceu do cliente ter esta necessidade e foi bem bacana, planejamos tudo em um café.. Mas quase sempre trocamos estas ideias por telefone, mensagens e áudios por WhatsApp. Se quiseres conversar mais sobre fico a disposição com muito prazer, me escreve no facebook, e-mail [email protected] que falamos em mais detalhes caso tu queiras explorar mais o assunto.

      Beijão Ellen, obrigada por prestigiar o artigo!

  • Simone Burgel

    Maravilhosa , vc percebe o amor colocado no trabalho.
    As fotos da minha filha são belíssimas.

    • Obrigada por todo o carinho Si, pra mim fotografar a Duda foi um presentão lindo!

  • Adorei…. me conta como é sua forma de entrega? Estou precisando repensar na minha e ainda não me decidi no que fazer…

    • Oi Andrea fico muito feliz em ler teu comentário aqui e terei o maior prazer em compartilhar com você todos os detalhes da minha forma de entrega.

      Durante meu processo de entrega busco sempre agregar algo que surpreenda e que de alguma forma se relacione, traduza a minha marca, minha digital fotográfica. Objetivo é sempre surpreender, por isso constantemente reviso meu formato e busco melhorias…

      Hoje minha entrega é feita em uma caixa box branca em tecido linho, com 30 fotos 10×15 e com pen drive em alumínio branco. Isto é o que eu revelo ao meu cliente, mas minha entrega possui outros mimos, alguns personalizados de acordo com minha digital fotográfica, outros mimos direcionados ao perfil do meu cliente, mimos estes que não são divulgados no momento da compra. Por se tratar de surpresas, não posso te descrever eles aqui, mas com todo o prazer te passo as informações, imagens e quem são meus fornecedores. Me escreve no [email protected], ou no facebook, ou até mesmo pelo WhatsApp (51) 99815-2010. Mas te adiando que meu processo se deu em 4 etapas as quais fui modelando e descobrindo o melhor formato pra que pudesse surpreender meus clientes e oportunizar a sensação UAU a eles… Me escreve, quem sabe eu posso te ajudar a descobrir o teu melhor formato de entrega te contando todo meu processo. Um beijo

  • Andreza

    Descreveu muito bem Andressa. Minha experiência com o teu trabalho foi exatamente assim: UAU!
    Tudo com muito amor e delicadeza sempre. Sucesso!

    • Oieeee Andreza, que lindooo!! E este retorno aqui é um grande presente seu pra mim, que a gente possa viver muitas outras experiências novamente… Um beijo grande pra você e pro lindão do JP!

  • Beth Menezes

    Fotógrafa muito competente, tem um olhar diferenciado que traduz a essência do momento, de uma história que eterniza.

    • Beth, obrigadaaaaa por prestigiar e pelo carinho! Beijao!

  • Ilda

    Adorei seu artigo! Amo fotografar, principalmente quando o assunto é a família! Chega um tempo da vida que esses momentos são fundamentais, conta a nossa história, nossa essência, nossa base, nosso eu… Incrível suas dicas preciso achar minha digital. Obrigada.

    • Olá Ilda, boa noite! Fico feliz que tenhas gostado do artigo, Trocar experiências é sempre de grande valia e contribuímos uns com os outros… Se eu puderes te dar uma dica, diria para você fazer uma curadoria em suas fotos. Imprima um número X de fotos de diversos trabalhos seus e peça para algumas pessoas olharem e descreverem o que seus retratos expressam, que sentimento eles sentiram, o que traduzem… Talvez este processo lhe ajude a encontrar a tua digital fotográfica. Se quiseres fico a tua disposição para contribuir em algo mais, me escreve no [email protected]

      Um beijo!

    • Olá Ilda, boa noite! Fico feliz que tenhas gostado do artigo, Trocar experiências é sempre de grande valia e contribuímos uns com os outros… Se eu puderes te dar uma dica, diria para você fazer uma curadoria em suas fotos. Imprima um número X de fotos de diversos trabalhos seus e peça para algumas pessoas olharem e descreverem o que seus retratos expressam, que sentimento eles sentiram, o que traduzem… Talvez este processo lhe ajude a encontrar a tua digital fotográfica. Se quiseres fico a tua disposição para contribuir em algo mais, me escreve no [email protected]

      Um beijo!!

  • viviane

    Linda Andressa e tudo que você descreve acima e mais um pouco é o que acontece… Seu trabalho é sensacional… Parabéns

    • Oie Vivi, que feliz eu fico com teu comentário por aqui! Obrigada pelo carinho e por prestigiar! Um beijo enorme pra tu!

  • Me identifiquei demais com seu texto!!! “entender o que este momento significa na vida do meu cliente”!
    Parabéns e obrigado!

    • Andressa Nunes

      Olá Will boa noite! Fantástico teu feedback, bacana demais quando convergirmos ideias e modelos de negócios. Brigadao por prestigiar, fico muito grata!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar