Resenha do livro “Lightroom 4 – O Guia Completo para Fotógrafos Digitais”, de Clicio Barroso Filho

 

Quero começar com duas observações a esta resenha, a primeira é a de que não sou usuário do Lightroom, pelo menos até este momento. Quando o LR foi lançado fiz testes mas de alguma forma ele não se encaixava no meu workflow, como trabalho muito com fotografia de arquitetura para publicidade, meu trabalho sempre pediu bastante manipulação, com a retirada de poluições visuais como fios, postes, buracos em calçadas ou fachadas e assim por diante, e o Lightroom não permitia esse tipo de trabalho pesado de manipulação. Embora fosse um bom conversor de arquivos RAW e um bom software para ajustes leves, no final das contas eu tinha que abrir as imagens no Photoshop para continuar o trabalho, então naquela época decidi seguir usando o ACR como conversor de RAW e o Photoshop para tratamento. Com o tempo só troquei o ACR pelo DPP da Canon, então escreverei esta resenha do ponto de vista de alguém que inicialmente não gostava tanto do LR, e que talvez tenha mudado de idéia com esse livro.

A outra observação é a seguinte, acho ótimo que um livro de um software de imagem seja escrito por um fotógrafo de verdade. Clicio Barroso é um fotógrafo com longa história e carreira, reconhecido por sua técnica apurada, então quando um fotógrafo como ele resolve adotar um software e publicar livros sobre ele, é certo que o fará pelo ponto de vista de quem preza a alta qualidade de imagem. Digo isso pois existem inúmeros livros sobre Lightroom ou sobre Photoshop, mas muitos são guias de operação do programa escritos por pessoas que não entendem os requisitos de imagem da fotografia profissional de qualidade, então é das coisas mais saudáveis a existência desse Lightroom 4 – O Guia Completo para Fotógrafos Digitais, escrito pelo Clicio.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR POR R$ 125,00 + FRETE

A leitura do livro segue a lógica de um workflow de trabalho, então parte do gerenciamento de catálogos, importação de arquivos, passando pela organização, geolocalização, processamento, exportação, apresentação em livro, slideshow e internet. Ao seguir o livro é possível ter uma lógica de trabalho com suas imagens do começo ao fim, da cpatura à entrega para o cliente. Há também uma concisa apresentação inicial do software, de formatos de arquivos e outras informações úteis.

A linguagem de todo o livro é clara, simples, sem rebuscamentos desnecessários, o que torna a leitura rápida e bastante acessível. Há uma preocupação do autor em ter sempre claros os termos e comandos do programa em português e inglês pois ambas versões do software são comuns no mercado. Outro aspecto positivo é que o autor cita outros autores e os credita sempre, então se alguma informação dada no livro for originária de outro autor, isso estará claro, o que mostra um grande respeito e ética profissional por parte de Clicio Barroso.

Falando do software em si, achei bastante boas e práticas as ferramentas de controle de cor, exposição, preto e branco, redução de ruído, correção de distorções de lente, entre outras. Um aspecto negativo (em meu modo de ver) do software, e alertado pelo autor, é o fato do Lightroom trabalhar a previsão de clipping (perda de informação nas altas luzes) de forma diferente do ACR, neste último, ao escolhermos um espaço de cor para saída do arquivo, teremos uma previsão se haverá ou não perda de informação nas altas luzes, já no Lightroom isso ocorre de forma diferente pois o espaço de cor de visualização é amplo, não mostrando as perdas, ou clipping. Prefiro quando o software trabalha em função do formato de saída da imagem mostrando isso, acho que trabalhar por uma cor hipotética que não acontecerá no arquivo exportado acaba não sendo produtivo. É verdade que sempre trabalhei com cores hipotéticas usando modo Lab no Photoshop… mas isso é outro assunto, é só um aspecto do Lightroom que não gostei tanto entre muitos aspectos positivos.

A interface para criação de fotolivros usando o serviço americano Blurb é um grande destaque em minha opinião.

Chega-se ao final do livro com ótimas informações sobre impressão e o uso de ferramentas para entrega de fotos online deixando claro que este é um livro muito completo, detalhado e didático sobre o Lightroom.

Só senti falta de um ponto, e deixo a dica para o autor caso ele ache pertinente em uma próxima edição do livro, que é o de detalhar quais recurso de exportação de vídeo existem no Lightroom, pois é dito sobre a possibilidade de ajustes de imagem em vídeo, bem como de corte, que são ferramentas bem básicas de vídeo – e não se espera algo muito acima disso, afinal existem bons softwares para edição de vídeo no mercado e o Lightroom não nasceu com essa missão – mas faltou dizer na parte de exportação de arquivos quais formatos e Codecs de vídeo o LR suporta, pois pouco adiantaria tratar um vídeo se o mesmo tiver que ser salvo no mesmo formato de entrada gerado pela maioria das câmeras DSLR, que é o .MOV em H264, então faltou a informação sobre o que o LR é capaz em termos de exportação de vídeos. Já para fotografia essa informação está completa e clara.

E será que vou abandonar a dupla DPP+Photoshop em favor da Lightroom+Photoshop? É bem provável que sim, ainda estou fazendo mais testes, mas o livro foi claro e didático o suficiente para que eu visse motivos para alterar meu workflow, vamos ver, só o tempo e mais testes poderão confirmar isso.

Sobre o livro? Mais que recomendado. Parabéns ao Clicio, bem como a editra Photos pela ótima publicação.

Nos vemos em breve.

Para comprar o livro “Lightroom 4 – O Guia Completo para Fotógrafos Digitais”, de Clicio Barroso Filho entre na nossa Loja, ele custa R$ 125,00 + Frete. Clique aqui para mais informações.

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


     

 

Sobre Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>