GRÁTIS !!!

Retocando rostos com o Adobe Lightroom

Uma das tarefas mais comuns de quem fotografa pessoas é o retoque do rosto. Espinhas, marcas de expressão, cravos, manchas e outras imperfeições costumam aparecer com muito mais evidência quando observamos uma fotografia.

Além da luz e de maquiagem, que ajudam bastante a contornar estes problemas, é quase indispensável um retoque na pós-produção.

O Adobe Lightroom tem duas ferramentas muito úteis para esta tarefa: A ferramenta de remoção de manchas e o pincel de ajuste.

Para retocar um rosto, primeiro use a ferramenta de remoção de manchas para tirar as marcas maiores: cravos, espinhas, manchas indesejadas, etc..

Ajuste a ferramenta para um tamanho apenas o suficiente para cobrir a área a ser retocada. Então basta clicar sobre o local e o Lightroom vai procurar sozinho outra área próxima para ser copiada sobre a mancha, o que nem sempre acontece com perfeição, e quando isto acontecer, basta arrastar o círculo com o mouse para uma posição melhor. Caso necessário, ajuste a opacidade para deixar o efeito mais sutil.

Retocando rostos com o Adobe Lightroom 619x344 Retocando rostos com o Adobe Lightroom

Depois de tirar todas as manchas com a ferramenta de remoção, podemos trabalhar na pele, olhos e dentes com o pincel de ajuste.

Para um sorriso branco, selecione o pincel de ajuste e reduza totalmente a saturação, para que o amarelo seja eliminado, e aumente ligeiramente o brilho. Escolha um tamanho um pouco menor que os dentes, e marque a opção “Máscara Automática”, desta maneira, quando você aplicar o pincel evitará que ele “vaze” para as gengivas, o que deixaria o sorriso muito estranho! Depois de ajustar o pincel, basta pintar os dentes com ele e pronto, dentes brancos!

Retocando dentes com o Adobe Lightroom 619x344 Retocando rostos com o Adobe Lightroom

Agora vamos trabalhar os olhos. Use novamente o pincel, mas desta vez aumente a saturação para realçar a cor dos olhos, aumente a claridade para defini-los melhor e também a exposição, para que pareçam mais brilhantes. Pinte a íris com este pincel e certifique-se que o efeito não ficou exagerado. Se for o caso, ajuste novamente os valores para algo mais sutil.

Retocando olhos com o Adobe Lightroom 619x344 Retocando rostos com o Adobe Lightroom

Por fim, vamos dar um toque mais aveludado à pele, usando também o pincel. Desta vez remova totalmente a claridade e acrescente um pouco de nitidez. Pinte a pele com este pincel, tanto do rosto como do colo, mãos e braços, e o que mais achar necessário. Caso ache que o efeito ficou muito forte, ajuste a claridade para que o efeito fique mais sutil.

Retocando pele com o Adobe Lightroom 619x344 Retocando rostos com o Adobe Lightroom

Os leitores mais atentos devem ter percebido que o Lightroom já trás alguns pincéis prontos, com as configurações semelhantes a que comentei: (nomes dos pincéis) Essas configurações podem ser utilizadas para agilizar o tratamento, mas mesmo assim ainda é possível ajustar a intensidade dos efeitos para controlar o quão sutil será o tratamento.

Para mais dicas, não deixem de adicionar o Fotografia-DG aos favoritos, e também acompanhem meu blog e o Twitter.

Retocando rostos com o Adobe Lightroom Antes e Depois 619x344 Retocando rostos com o Adobe Lightroom

... e agora ajude-nos e compartilhe com os seus amigos.


Sobre Luiz Fellipe Carneiro

Luiz Fellipe Carneiro é profissional de Tecnologia da Informação e fotógrafo. Reside no litoral de São Paulo, onde ensina Lightroom e fotografa. Você pode conhecer um pouco mais em seu site ou ainda segui-lo pelo Twitter!

6 comentários

  1. Muito legal o post. voces deveriam fazer mais posts assim, falando um pouco sobre ediçao. Muita gente nao sabe como usar e nao consegue achar tutoriais na internet. realmente muito legal.

  2. Gostei do post :)
    Eu só cuidaria com as gengivas ali, que vazou um pouquinho e evitaria tirar TODA a saturação do dente, pra evitar aquele branco de giz, muito exagerado. Mas ficou excelente o seu tutorial.

  3. Cara q post bacana, valeu mesmo pelas dicas de edição… o resto é cá gente, abraço!!!!!!!

  4. Concordo com a Huaíne, tirar excessivamente o branco acho forçado, fica meio propaganda de pasta de dente, mas as dicas foram muito úteis.

  5. Olá, no ligthroom consigo tratar uma foto jpg ou tem que ser raw? obrigada Janete

  6. Janete, não sou especialista nisso, mas posso falar pela minha experiência. É possível tratar em JPG sim, os recursos estão lá para qualquer formato de fotografia, entretanto a quantidade de informação que o RAW tem é muito superior, assim o resultado final do processamento é também notoriamente superior.

    Atualmente eu só fotografo em RAW até fotos pessoais. O que se pode fazer com esse formato de arquivo, vale o dinheiro que terá que gastar com armazenamento. Para uso profissional então, acho imprescindível.

    Lembrando: baseado na minha pouca prática e experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>