Recomendação
Capa » Reviews » DVDs » Review DVD ‘A Arte de Fotografar Crianças’ – Fernanda Sá

Review DVD ‘A Arte de Fotografar Crianças’ – Fernanda Sá

Olá Pessoal, como estão?

Mais uma vez estou aqui, trazendo um review para vocês, proporcionado pela Editora Photos e o Fotografia-DG. Dessa vez o material que pedi para escrever para vocês, foi o DVD da excelente fotógrafa Fernanda Sá, chamado A Arte de Fotografar Crianças.

Review DVD A Arte de Fotografar Crianças – Fernanda Sá Review DVD ‘A Arte de Fotografar Crianças’ – Fernanda Sá

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR – R$ 69.00 + Frete

Sobre a Palestrante

Fernanda Sá incorporou a fotogenia da gestante nos trabalhos que, tradicionalmente, destacam os bebês. Antes de estabelecer essa nova linguagem, Fernanda cursou Publicidade e Propaganda e ensaiou seus primeiros trabalhos de fotografia publicitária ainda como assistente. Em 1992 montou seu estúdio que mantém até hoje e já registra fotografias de mais de 500 gestantes e seus 500 lindos bebês.

Sobre o DVD

A primeira coisa notável ao receber este DVD, foi este bebezinho absolutamente irresistível na capa. Cheguei em casa, imediatamente liguei e sentei-me no sofá, sem saber que estava prestes a assistir uma verdadeira aula de fotografia infantil.

Todo o conteúdo do DVD é a palestra ministrada pela Fernanda no Estúdio Brasil 2009.

Começando com dicas do perfil do fotógrafo infantil. Concordei 100% com as dicas da Fer, que afirma que é preciso ter muita paciência (tanto com os pequenos, como com os pais) e gostar MESMO de crianças. Não adianta fingir que gosta, ou gostar só por 5 minutinhos, o fotógrafo infantil precisa adorar estar na presença de crianças das mais diversas idades e se divertir com elas.

Algumas dicas comportamentais também são de grande valia, como truques para acalmar os pequenos, ter assistentes para eventualmente distrair a mamãe, usar de alguns artifícios e artimanhas para conseguir uma foto espontânea. Não vou dizer tudo aqui senão vou entregar o ouro hehehe.

A Fernanda em certa altura comenta um pouco sobre sua estrutura de trabalho. Como é seu estúdio, montado especialmente para receber os clientes, com ambiente climatizado, área para troca dos nenéns, uma recepção com comidinhas gostosas… Tudo de bom! Me fez aprender muito sobre como receber bem seus clientes e tratá-los como gostaria que fosse tratado.

Também comenta um pouco sobre como usa a iluminação de estúdio. Para mim, tão acostumada a utilizar luz natural, foi uma verdadeira aula. Para quem tinha preconceito com luz artificial (eu), é interessante ver que, se bem montada, em determinados ângulos e na intensidade certa, é possível montar um cenário lindo, com iluminação homogênea e sem incomodar os sensíveis bebês. Show de bola!

Agora, o auge do DVD, são os convidados especiais. Sempre muito comportados, as crianças convidadas para participar da aula ao vivo deram show. Primeiro recebemos um lindo bebezinho de 1 ano (o da capa do DVD). Em pouco tempo, apenas com fundo simples e luz direta, Fernanda conseguiu uns cliques lindos. Realçou bem os olhos da criança, fez fotos fofas dele de fraldinha… Tudo ali, mostrando que “quem sabe faz ao vivo”.

Depois recebemos duas crianças maiores, onde também é mostrado um pouco das dificuldades em fotografar crianças cheias de energia e personalidade. Aqui os truques e artimanhas são de suma importância. É impressionante vê-la “dominar” a fera, sem que perceba que está sendo dominada. A criança brinca a vontade, não se sente pressionada a fazer poses, caras e bocas, é só mais um dia de brincadeiras. É assim que saem as melhores fotos.

E para finalizar, há uma entrevista no final (nos extras), onde a fotógrafa conta um pouco do seu início de carreira, de quando decidiu partir para a fotografia infantil e compartilha um pouco de suas experiências, dentro do estúdio e fora dele.

De modo geral, gostei muito do DVD. Eu que não pude comparecer ao Estúdio Brasil, achei excelente essa oportunidade de assistir na íntegra a palestra de uma das maiores fotógrafas de crianças do Brasil. Vale muito a pena!!

Um beijo em todos e até o próximo review.

Se gostou do artigo compartilhe!

"O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões, textos e imagens divulgadas pelos seus Colunistas.
Cada autor é responsável pelo conteúdo do seu artigo".

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

2 comentários

  1. Legal, Huaine!

    Ótima dica este DVD! Poderia me dizer se as técnicas/dicas ensinadas no DVD são aproveitadas para enventos infantis, como aniversários e batizados?

    Bjs, Luiz Simões

  2. oi Huaine,
    Vc fez a lição de casa direitinho! Fico muito contente que tenha gostado do DVD e que tenha compreendido com clareza as informações que eu quis passar, o nosso envolvimento pela obra nos afasta da verdadeira percepção de quem está de fora.
    Fico honrada com suas palavras, pois admiro seu trabalho.
    E convido a todos a passar alguns minutos em companhia das lindas cirancas que eu fotografei.
    um abraço
    Fernanda Sá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top