Home » Artigos » Dicas

Seguro de Equipamentos Fotográficos – Parte III 5/5 (1)

Dando continuidade a esta série sobre Seguro de Equipamentos FotográficosParte I e Parte II, vamos continuar a falar sobre os termos técnicos que são importantes ter conhecimento. Ao final, informações sobre a melhor empresa para poder fazer o seu seguro e ainda sobre a documentação necessária para efetivar a sua proteção.

Roubo e Furto Qualificado

Há uma grande diferença entre estes dois termos, que normalmente são tratados como análogos. O Roubo está definido no art. 157 do Código Penal brasileiro e se caracteriza quando a subtração do bem se dá através de grave ameaça ou violência à pessoa, já o Furto está previsto no art. 155 do Código Penal e possui como característica a subtração do bem sem a violência ou grave ameaça.

O principal aspecto de divergência nos seguros é que o furto se subdivide entre simples e qualificado, sendo que o furto simples não está coberto pela maioria dos contratos de seguro (incluindo aí o seguro de equipamentos fotográficos). No furto simples o objeto é subtraído sem a ocorrência de arrombamento, rompimento, destruição de obstáculo ou emprego de chave falsa, um exemplo clássico é o da máquina fotográfica esquecida em cima da mesa do restaurante e que subitamente desaparece. Já no furto qualificado há a ocorrência de arrombamento ou destruição de obstáculo para a subtração do bem, como exemplo temos o da máquina que é furtada dentro da residência que teve uma porta ou janela arrombada.

Importante: para que um furto qualificado seja caracterizado num processo de regulação de sinistro, é importante que existam provas inequívocas do arrombamento ou rompimento de obstáculo, portanto, não basta afirmar que a máquina foi furtada de dentro da residência ou escritório se não há sinais de arrombamento nas portas, janelas ou gavetas onde a mesma se encontrava. Outro aspecto muito importante, e que também é fruto de muitos entraves judiciais, é quanto ao furto ocorrido no interior do veículo. A jurisprudência brasileira já definiu que o objeto furtado dentro do veículo, com a quebra do vidro do mesmo, se trata de furto simples. Portanto, se o equipamento fotográfico é furtado de dentro do veículo, por mais que haja a quebra do vidro, se trata de furto simples, e, portanto não coberto pelo contrato de seguros.

Sinistro

É o evento coberto pela apólice. Se um acidente ou evento ocorrer, ele só tem consequência em termos de indenização se tiver sido mencionado na apólice. Se o evento não estiver coberto pela apólice, a seguradora não possui responsabilidade em ressarcir o segurado. O que normalmente ocorre é a confusão entre termos técnicos, como a diferenciação entre Furto Simples e Furto Qualificado, como visto anteriormente.

Além destes termos técnicos, é essencial que o segurado leia atentamente as Condições Gerais do seguro contratado, e que fique atento às suas obrigações e direitos.

As Condições Gerais são de fácil entendimento, lá estarão descritas as cláusulas gerais do contrato, contendo, por exemplo, a cláusula de “Exclusões Gerais” que trata dos riscos e dos bens que estão excluídos do contrato de seguro.

No tocante à documentação necessária para contratação, exige-se o seguinte: Notas fiscais ou cópias de certificado de garantia, notas do exterior e, na falta de todos estes documentos, fotos de cada equipamento que apareçam a marca, modelo e Nº de série (estes três dados devem estar legíveis, eis que são indispensáveis para a emissão das apólices)

Ao efetuar a contratação de um seguro, procure sempre um corretor de seguros, pois ele irá intermediar não somente a aquisição do produto, mas também irá auxiliar na possível ocorrência de um sinistro, dando-lhe total amparo sobre as cláusulas do contrato e sobre a liquidação do sinistro (com o pagamento da indenização).

Indico a corretora Kertzmann, tradicional no mercado securitário, e que trabalha com o seguro de equipamentos fotográficos e/ou cinematográficos. A Kertzmann pode ser encontrada no site www.kertzmann.com.br, e pelo telefone (011) 3259-2244 – fax (011) 3259-1095, e está localizada na cidade de São Paulo. A Kertzmann trabalha ainda com uma variada gama de produtos como seguros residenciais e empresariais (para àqueles que possuem estúdio ou escritório, um seguro empresarial como forma de resguardar os equipamentos contidos no interior deste é muito importante!).

Caso tenha dúvidas ou queira acrescentar as informações dadas aqui, ou ainda enviar sugestões para novos artigos, por favor, comente ou envie um email para: [email protected]

Um grande abraço, ótimos clics!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • fotoseg

    FotoSeg – Corretora especializada em comercialização de seguro para equipamentos de foto e vídeo (sem nota fiscal, deverá enviar fotos de todos os equipamentos com ênfase em marca, modelo e número de série): https://www.facebook.com/pages/Fotoseg-Seguro-par

  • Nilton Moraes

    Olá,

    No caso de ser roubado na rua, num local público, por um ladrão armado, o seguro cobre este tipo de sinistro? Neste caso, como é feito? Através de boletim de ocorrência em delegacia? (aliás, as delegacias fazem B.O. de roubos desta natureza, ou seja, de equipamentos fotográficos?)

    Obrigado pela matéria, muito boa!

  • Ruy Cesar

    Obvio que seu texto não tem propósito de discutir o Direito, mas o de ajudar as pessoas interessadas na contratação de um seguro para seus equipamentos. Parabéns! Excelente texto. Mas a questão do furto simples e qualificado referente ao rompimento de obstáculo em veículos (quebra de vidros, portas etc) continua divida no STJ. A 5ª tem entendido pela qualificadora na quebra do vidro para subtração do som, ou da maquina, no nosso caso. A 6ª entende pelo simples, pois não haveria sentido na qualificadora para a subtração do som e não para o veículo, o que discordo. Independente da questão penal, excelente texto. Valeu a indicação. Solicitei uma cotação à seguradora. Parece que a Porto Seguro também ofece esse serviço. Estou vendo isso. Você tem algum sugestão de leiura sobre a questão do direito de imagem, mais especificamente algo abordando até onde podemos captar imagens de transeuntes, vendedores, artistas de rua etc.. Não seria apenas uma captura de pessoa na paisagem ou multidão, como o folião no bloco de carnaval, mas gostaria de estudar algo sobre captarmos a imagem de pessoas, como objeto principal da foto, mesmo em público. Como seria o uso, inclusive comercial, autorização etc? já pensou ter que pedir autorização ao pescador, na jangada, sob o por do sol, em Canoa Quebrada? A fotografia morreria? Mas e se exponho e vendo essa imagem por R$ 100.000,00. Fico receioso quanto a isso e gostaria de um material específico. Sobre os precedentes do furto: T6 – AgRg no HC 162537 / SP. T5 – AgRg no AREsp 144032 / DF. Abraços e parabéns.

  • Pessoal, a corretora Kertzmann foi apenas uma sugestão, há muitas outras corretoras para orçarmos os equipamentos. Sugiro sempre que se façam 3 orçamentos para comparar (inclusive o atendimento)

    Abraços!

  • Luis

    Se a Kertzmann respondesse às solicitações de orçamento, já seria um bom começo. Se são tão indiferentes com o cliente na hora de receberem nosso dinheiro, imagine só se precisar acionar o seguro…. vc vai receber sua indenização lá por 2016! Quem sabe vc consegue fotografar as Olimpíadas no Rio.

  • Lula Cardona

    A Kertzmann me mandou uma avaliação em 17,9%/ano do valor do equipamento e foi obscura na cláusula "Indenização" no tocante a dedução devido "a depreciação por uso, idade e estado de conservação".

  • estradiol side effects

    Make sure your larger meals are earlier in the day. This allows you to burn off some of those calories with your regular daily lifestyle. Your lowest calorie meal should be dinner as you typically are not going to be very active after dinner. Common sense stuff.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • jhonny

    cara gostei muito da materia e veio em boa hora parabens pelo site vlw!!!!!!!!!!!!!

  • Lucas H Okamura

    Ótmo post como sempre!
    Foi muito útil para mim!
    Agradeço a todos que contribuem para o Fotografia DG. É de grande valia para amadores como eu!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar