Dicas e Técnicas

SimCam, um simulador de câmera

Aqui vai uma dica bacana e super recomendada para você que é amante de fotografia e a todos que querem inciar nesse mundão e ainda não tem muita noção de ajustes e técnicas mais específicas.

É o SimCam, um simulador online de câmera que é feito exatamente para iniciantes que desejam praticar e aprender a lidar melhor com os princípios básicos da fotografia, o site ajuda a tirar as dúvidas de quem precisar.

É possível testar imagens fotografadas com ajustes diferenciados do original e obter um novo resultado através do simulador em três seções:

Abertura e velocidade: para ter ideia de como combinar diafragma e obturador em determinadas situações, fica claro os princípios de que a luz é impressa na fotografia através da relação entre os dois.

Sensibilidade: para testar diferentes ISO/ASA, que correspondem à sensibilidade do filme, e ver a relação que ele tem com a velocidade de captura. Como se você fotografasse a mesma cena com diferentes velocidades e aberturas e depois comparasse entre duas opções de ISO (no caso100 e 400).

Movimento: para aprender como evitar que a câmera balance e a foto saia tremida, ou até mesmo perceber se em alguma situação isso seria interessante. O simulador também compara exemplos de zoom e ângulos.

Tudo parece mais fácil agora? É bem básico mesmo, mas ótimo pra quem tá aprendendo! 😉

Adriana Cecchi

Paulistana de 21 anos, graduada em Comunicação Digital/ Produção Audiovisual é apaixonada por fotografias randômicas e conceituais.
Embora tenha concluído um curso de Fotografia Digital, sempre foi autodidata, buscou entender e prestigiar artigos, reviews, trabalhos e dicas de colegas na Internet.

3 Comentários