Superaquecimento do Flash SB-900 da Nikon – Parte 4 de 4

“Olá! Bem vindos ao quarto e último artigo da série sobre um dos maiores problemas que fotógrafos tem em relação ao flash SB-900 da Nikon.”

No artigo anterior falamos sobre lentes (zoom, telefoto e grande angular), sobre o uso de difusores (interno e externo) e movimentações e ângulos da cabeça do flash SB-900. Boa leitura!

Para quem ainda não leu as partes anteriores deve considerar ler antes de continuar com a leitura da parte 4.

Problema #5| Baterias Externas

É altamente recomendado se você usar o SB-900 (ou SB-800) em situações de utilização intensa, onde você pode estar disparando continuamente (aproximadamente 200 ou mais vezes por hora).

Por que?

Baterias externas não apenas dobram a duração da bateria, elas também aumentam a voltagem de 6v (nos SB-800 e SB-900) para 15v (Nikon SD-8A) ou 18v (Nikon SD-9 e Quantum turbo charger), o que diminui o tempo de recarga em 60% ou até 75% (dependendo do tipo de bateria usada). Usar uma bateria externa pode ser chato de carregar por aí, porém, isso pode evitar que o SB-900 superaqueça. É altamente recomendado o uso de baterias normais (como as Duracell Coppertop 1.5v no pacote externo da Nikon para aumentar a voltagem e a capacidade da bateria. Veja como essa bateria externa se conecta ao SB-900 e funciona usando SD-8A).

Baterias Externas Flash Superaquecimento do Flash SB 900 da Nikon – Parte 4 de 4

Se você tem algum dos packs acima, compare o tempo de recarga com e sem a bateria externa, disparando em potência máxima (M 1/1).

SOLUÇÃO #7

Use uma das baterias externas como a Nikon SD-8A, Nikon SD-9 ou a Quantum Turbo Charger se você usar muito o SB-900 praticamente sem parar de disparar, como um dia inteiro em um casamento, algum tipo de esporte, eventos importantes como nomeações e premiações.

Fotografia de Casamento Superaquecimento do Flash SB 900 da Nikon – Parte 4 de 4

NOTA: O Nikon SD-9 é compatível apenas com o SB-900. O Quantum Turbo Charger é compatível com o SB-800 e SB-900 (não é compatível com o SB-600).

Problema #8| Fotografando em condições Extremas

Uma vez que o SB-900 não é selado contra umidade e poeira como as câmeras Nikon, ele requer um cuidado extra quando usado em situações de condições extremas como chuva, locais úmidos, locais com poeira como uma prova de MotoCross, lugares muito quentes como na praia ou muito frios, como na neve.

Andr%C3%A9 Fernandes Superaquecimento do Flash SB 900 da Nikon – Parte 4 de 4

Poeira e umidade entram facilmente no SB-900 por qualquer abertura (botões, conectores) o que pode resultar no mal funcionamento e sérios problemas com as placas de circuito internas do SB-900. Chuva simplesmente frita os circuitos do SB-900 pelo contato da água com a eletricidade, enquanto a poeira vai acumulando com o tempo e o problema pode se agravar quando começa a esquentar as placas internas, causando um superaquecimento no SB-900.

Dependendo do tipo de bateria usada no SB-900, a capacidade pode diminuir devido a temperaturas extremas (muito frio ou muito calor). Na maioria das vezes é a temperatura alta que causa o superaquecimento do SB-900, já que não existe nenhuma grande abertura no flash para a saída do ar quente, deixando as baterias resfriarem.

Temperaturas muito frias simplesmente congelarão o SB-900. Condições extremas podem afetar as baterias externas também.

SOLUÇÃO #8

1) Mantenha o SB-900 com sua temperatura de operação entre -3°C e 41°C.

2) Tenha sempre uma sacola plástica em mãos para cobrir o SB-900 e evitar contato com materiais indesejados, como poeira e chuva.

3) Deixe o flash na caixa por pelo menos 20 minutos para o flash igualar a mudança de temperatura antes de usá-lo (para evitar a condensação).

4) Se as baterias esquentarem sem superaquecer o SB-900, retire as baterias e deixe-as resfriarem por uns 10-15 minutos antes de usá-las novamente.

5) Limpe o engate do flash com uma solução limpante (fórmula 409 ou álcool) e pano limpo.

6) Se não usar o SB-900 por duas semanas ou mais depois de um intenso uso, retire as baterias para evitar vazamentos.

(baterias com vazamento podem oxidar os contatos internos das baterias do SB-900, o que pode resultar no mal funcionamento do SB-900).

Problema #9 | Ler o Manual é muito CHATO!

Quando alguém abre a caixa do seu equipamento, o manual sempre ali, jogado pelo fotógrafo. É muito importante sempre ler o manual do usuário antes de operar o SB-900 para evitar qualquer mau funcionamento e superaquecimento. Há muita informação e respostas no manual que podem ajudar a prevenir o superaquecimento do SB-900.

Manual SB 900 Superaquecimento do Flash SB 900 da Nikon – Parte 4 de 4

É verdade! Está tudo lá, bem no manual do usuário. Leia da página 1 até a última página da seção de índice no manual. Temos que fazer nossa lição de casa!

Caso não tenha o manual do Flash SB-900 da Nikon pode fazer o download aqui.

SOLUÇÃO #9 – SEMPRE LEIA O MANUAL

Notas adicionais

1) Sempre ande com dois de 4 packs de baterias AA em seu bag.

2) Tenha sempre outro SB-900 ou dois Flashes como back-up, caso o primeiro SB-900 venha dar “tilt”.

3) NÃO DESLIGAR o sensor  cut-out. Ele é projetado para monitorar o SB-900 e a temperatura de funcionamento interno e também para proteger o SB-900 de falhas indesejadas como o superaquecimento, alertando o usuário. Se a térmica cut-out vai para o modo “red zone”, o SB-900 vai apitar, sendo obrigado a permitir que ele esfrie por 10-15 minutos antes de usar novamente.

4) Se a aproximar-se do objeto fica difícil? Use Nikon SC-28 ou SC-29 com cabo de câmera iTTL para mover o flash mais perto do assunto sem alterar a localização da câmera. Nikon SU-800 Commander ou Pocketwizards podem fazer o truque também.

 

E bem, chegamos ao fim desse assunto que dá o que falar entre nós, fotógrafos. Agradeço ao querido Geovani Debastiani (@Mahasiah) por ajudar a buscar informações e revisar todo o material. Siga-me no twitter para discussões sobre fotografia e outras ‘coisitas más’!

Muita sabedoria a todos e sucesso em suas profissões!

Andr,PC3,PA9 Fernandes e Geovani Debastiani.jpg.pagespeed.ce.8RaVdT7mm8 Superaquecimento do Flash SB 900 da Nikon – Parte 4 de 4

 

Print Friendly and PDF

 

Para não perder nenhuma das nossas novidades eu recomendo que nos siga no twitter, no facebook e assine a nossa newsletter colocando o seu email no campo em baixo.

Ao assinar a nossa newsletter recebe automaticamente 5% de desconto na nossa Loja e ainda ensinamos como fazer download gratuitamente dos nossos e-Books. Não perca esta oportunidade, assine hoje!

*  Seu email:

 

"O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões, textos e imagens divulgadas pelos seus Colunistas.
Cada autor é responsável pelo conteúdo do seu artigo".

2 Comentários

08.09.11

Muito bom André, ainda não li com calma a série toda!
Me lembro quando começamos a discutir a respeito do super aquecimento pelo Twitter! Bacana que rendeu essa série, parabéns! abraço

08.09.11

Na parte 4: Uma solução: "Deixe o flash na caixa por pelo menos 20 minutos", outra: "retire as baterias e deixe-as resfriarem por uns 10-15 minutos"… Sério, vocês estão brincando né? Só se for fotografar uma pedra… vai fazer isso em um evento pra você ver. Se eu quiser adrenalina vou fazer esporte radical.

Deixe um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!

- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todos os comentários indecentes, ilegais, ofensivos, anónimos, escritos em maiúsculas, com gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Só inclua links no comentário se este ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Spam não será tolerado.

Caso tenha alguma dúvida não relacionada com o artigo considere aceder ao nosso fórum de fotografia para colocar a sua questão, só assim poderá receber a melhor atenção pela minha parte (admin) e de muitos outros fotógrafos profissionais. Acesse: www.forumdigitalfoto.com

* Os campos Nome e E-mail são obrigatórios

Assinantes no RSS
Assinantes
555
Seguidores no Twitter
Seguidores
17346
Fãs do Facebook
Fãs
12584
Comentários
Comentários
3568

Porquê devo ser Assinante?

Seja assinante do Fotografia-DG por apenas R$ 12,00 (igual a R$ 1,00 por mês) e tenha acesso a todos os nossos artigos exclusivos e de grande qualidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

iPhoto EditoraEscola de Imagem
Fórum de fotografia DigitalFoto
Revista Foto GrafiaFoto LinkClassificados de Fotografia