Dicas e Técnicas

Superaquecimento do Flash SB-900 da Nikon – Parte 1 de 4

Olá! Bem vindos a uma série de artigos sobre um dos maiores problemas que fotógrafos tem em relação ao flash SB-900 da Nikon.

Sou André Fernandes, fotógrafo, e com meu parceiro Geovani Debastiani, vamos apontar algumas características e situações que poderiam levar a um superaquecimento.

Índice

Primeiro artigo 

  • Início
  • Baterias

Segundo artigo

  • Iluminadores (AF)
  • Modos Automáticos VS Modo Manual
  • Modos de Flash | Corrigindo Aquecimentos

Terceiro artigo

  • Lentes Zoom e Grande Angular
  • Difusores
  • Cabeça do Flash

Quarto artigo

  • Baterias Externas
  • Fotografando em condições Extremas
  • Ler o Manual é muito CHATO

Neste primeiro artigo da série, falaremos sobre a atualização de firmware para a versão 5.0 e os bugs que ela corrige. Discutiremos também sobre as diferenças entre pilhas normais e pilhas recarregáveis, e como elas afetam o funcionamento do SB-900.

Bem, como temos muito assunto pela frente, vamos ao que interessa! Boa leitura!

Início

Antes de começar, você precisa saber!

O superaquecimento do SB-900 não é uma falha de projeto,
e sim erro de nós mesmos, fotógrafos!”

A atualização de firmware 5.0 do SB-900, não corrige o problema de superaquecimento.
Mas corrige alguns bugs citados abaixo.

1 ) Clicando em sequência com seu SB-900 ajustado para o modo i-TTL, as Imagens que são captadas um pouco antes do disparo do flash deixam às vezes super-exposta. Este problema foi resolvido. A medição ficou mais precisa e o número de vezes que o flash dispara também foi aumentado.

2 ) Quando o SB-900, configurado para automático (TTL Flash), é usado com uma câmara de apoio ao sistema de iluminação criativa da Nikon (CLS), no modo de flash automaticamente muda para o modo “A” de acordo com o status de comunicação da câmara. Esse modo de flash foi previamente mantido, mas foi modificado para que modo de flash automático TTL seja restaurado quando o SB-900 novamente reconhece uma câmera compatível com CLS.

Fonte: Site Oficial de Nikon SB-900 Firmware Update 5.0.2
para D3, D3X, D300, D700, D90 e D5000

 Download de Software: http://support.nikonusa.com/app/answers/detail/a_id/16174

Já que a atualização de firmware não resolve o problema de superaquecimento, vamos agora apontar as características para explicar por que isso leva ao Superaquecimento do SB-900.

Problema #1 | Baterias

Escolhendo as baterias é um dos erros mais comuns que os fotógrafos fazem, levando o SB-900 ao superaquecimento. Primeiros vamos falar sobre as pilhas (não recarregáveis ​​e recarregáveis, afim de entender as limitações).

As pilhas recarregáveis ​​têm uma voltagem de 1.2v limitada, enquanto as pilhas normais tem uma tensão de 1.5v.

1.2v é menor do que a tensão do padrão de células não-recarregáveis, o que resulta em problemas de ligar o SB-900, devido à sua baixa corrente.

Em termos mais simples, as pilhas primárias (não recarregáveis) tem a tensão de 1.5v
As pilhas recarregáveis ​​têm a tensão de 1.2v

O mAh (miliamperes / hora) não tem nada a ver com a taxa de tensão – é simplesmente a medida da capacidade da bateria (mais conhecido como vida úti).

A maioria das baterias simples têm um alcance de 1.700mAh, 3.000mAh,  enquanto a recarregável  têm alcance  de 500mAh a 1.100mAh (NiCd, ou níquel-Cadimium) e 1300mAh para 2.900mAh (para NiMh ou de níquel-hidreto de metal). Além disso, as pilhas recarregáveis ​​sofrem de auto-descarga, onde as baterias perdem a carga quando armazenados ou não está em uso.

Faça o teste e compare o tempo para recarga com baterias recarregáveis ​​e simples clicando em 1/1 (mais conhecido como Full Power).

Como conclusão, pilhas normais fornecem o tempo de reciclagem mais rápido para o flash. Mas com o tempo de reciclagem de baterias recarregáveis é de baixa recarga, se o fotógrafo continuar clicando direto, sem permitir que as pilhas parem para recarregar, ocorrerá um superaquecimento.

Solução # 1

1) Use pilhas simples, tais como:

  • Duracel (alcalino)
  • Kodak MAX (alcalino)

2) Evite misturar pilhas de marcas diferentes simples ou recarregáveis no SB-900. Por exemplo, use todas as 4 pilhas iguais.

NOTA: Qualquer fotógrafo pode usar pilhas recarregáveis, porém, não é recomendado quando se utiliza o SB-900 pesadamente como acionar a câmera + flash continuamente até 200 ou mais Imagens por hora.

No próximo artigo falaremos sobre pequenas mudanças que fazem uma grande diferença, como o uso dos iluminadores (AF), os modos de operação (automático VS manual) e os modos do flash SB-900. Até Quinta!

“Não deixe de seguir no twitter para informações, dúvidas e sempre com um bate-papo sobre fotografia!”

Até o próximo artigo.

André Fernandes

André Fernandes fotógrafo em Santa Catarina Tubarão, na empresa Fernandes Fotografia.
Casamentos, Publicidade, Trash-the-dress, Infantil, workshop, Colunista Lightroom Brasil, Fotografia-DG, Atelliê Fotografia e Fotografe uma Idéia.
Diretor, editor e apresentador do canal Fotografia Modernano Youtube.

34 Comentários

Clique aqui para comentar

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email