Home » Artigos » Dicas

Superzoom não é DSLR! 4.45/5 (20)

Me baseando nos mais de 5.000 comentários/dúvidas que já recebi no meu site, posso afirmar que a maioria dos meus leitores possuem uma DSLR, seguidos de uma Superzoom, ou as duas! Mas percebo ainda uma grande dúvida na diferença entre esses dois tipos de câmeras tão comuns para iniciantes de fotografia.

É um desafio muito grande responder as dúvidas sobre Superzoom, porque esse tipo de câmera evoluiu bastante, então a resposta que se aplica a um modelo, pode nem de longe se aplicar a outro. Então se você ainda não tem certeza se sua câmera é uma superzoom, ou pretende adquirir uma, fique atento, esse artigo vai ajudá-lo a tirar o melhor do seu equipamento.

Superzoom não é DSLR

Essa dúvida mais comum do você imagina, ainda mais quando se encontram grandes empresas vendendo superzoons como câmeras profissionais e semiprofissionais, o que não se aplica a esse tipo de câmera essencialmente desenvolvida para pessoas que fotografam por hobby. Mas afinal o que é uma Superzoom?

O Que é Uma Superzoom?

As câmeras Superzoons, são também conhecidas como câmeras bridges, porque elas realmente eram a ponte entre as câmeras compactas e as câmeras DSLRs – posto agora ocupado pelas câmeras Mirrorless – são câmeras de lente fixa e com enorme zoom. Elas são relativamente pequenas, pelo menos se comparadas às DSLRs e muitas se parecerem fisicamente com as próprias DSLRs, talvez daí venha a confusão.

Minha Câmera é uma Superzoom?

Se ela for uma câmera robusta (gordinha) e estiver escrito em algum lugar do corpo algum número seguido de X, que indicam a quantidade de zoom que elas possuem, como 20x, 30x, 40x, 50x, 60x, etc, além de não trocar de lente, sim, sua câmera é uma superzoom. Ter um zoom alto, o que normalmente faz com que a lente fique bem comprida quando se está utilizando o zoom máximo, é a característica determinante desse tipo de câmera, já que não trocar de lente, outros tipos de câmeras também não trocam.
Existem centenas de modelos de superzoom, e é natural pra quem está iniciando ter dúvidas porque muitas se parecem demais com uma DSLR, mas na mão fica mais fácil de identificar porque elas costumam ser bem leves.

Vantagens de uma Superzoom

A grande vantagem de uma superzoom, para quem está iniciando, é que elas são câmeras extremamente versáteis por possuírem lentes que vão de grandes angulares à superzoom em um mesmo equipamento, o que permite fotografar desde paisagem à animais como aves – que precisam de grandes zoons pra bons resultados.

A curva de aprendizagem de uma superzoom também é menor, como ela é desenvolvida para hobbystas, normalmente você já consegue fotografar minimamente sem grandes ajustes, claro que isso não dispensa a leitura do manual.

Na minha experiência com os meus alunos, é muito evidente que modelos lançados de 2014 pra cá, tem maiores possibilidades de resultados quando você fotografa no Modo Manual, é gritante a diferença, já modelos antigos, fotografar no modo manual pode melhorar o desempenho, mas pelos sensores serem menores ainda, não fazem grande diferença entre os tipos de modos de cenas, todos acabam muito parecidos.

Desvantagens de uma Superzoom

Embora elas sejam projetadas para se parecerem com as DSLRr, as superzoons são apenas câmeras compactas com grandes lentes, mesmo modelos recentes não conseguem reproduzir o mesmo nível de detalhes que câmeras DSLR de entrada conseguem fazer, o que pode ser muito frustrante se a sua expectativa não estiver de acordo com suas reais possibilidades. E diferentemente de uma DSLR em que você pode adicionar acessórios como lentes específicas para tipos de fotografias diferentes, quando você compra uma superzoom, você fica preso ao que aquele modelo consegue fazer, ou seja, nesse quesito, as DSLRs tornam-se mais versáteis e bem mais duráveis, porque demoram muito a ficarem obsoletas.



A Superzoom é pra mim?

Existem alguns pontos importantes a serem definidos pra saber se você realmente será um feliz usuário de uma superzoom!

1º – O preço! Câmeras superzoons costumam ser mais baratas do que as DSLRs.

2º – Menor curva de aprendizado, justamente por te dar menos controle sobre os seus resultados. A câmera decide na maior parte do tempo o que você vai conseguir fotografar.

3º – Você vai fotografar exclusivamente por Hobby! Não existe possibilidade de pensar em fotografia profissional com uma câmera superzoon, é o mesmo que pensar em fotografar um casamento com uma câmera compacta, ou seja, fora de cogitação. Ela é desenvolvida pra você fotografar seus passeios – essencialmente diurnos – e pequenas festas, diurnas também! Tenha em mente que devido às limitações técnicas, seus melhores resultados sempre serão em excelentes condições de luz.

4º – Caso você não queira pensar em ter outros acessórios, prefere ter menos qualidade final na sua foto, para de ter mais versatilidade em um único lugar.

5º – Como os modelos estão sempre evoluindo, você não se importa em ter que trocar sua câmera dentro de 1 ou 2 anos.

O que Esperar de uma Superzoom?

Aqui precisamos separar as superzoons antigas das mais novas (lançadas depois de 2013/2014). As antigas, como disse antes, são câmeras compactas de média qualidade com zoom, então se sua câmera faz uma foto que você considera ruim, ela não vai melhorar isso com o zoom, somente fazer a mesma foto, só que mais próxima. O curioso aqui é que “ruim” pra uma pessoa, pode nem de longe ser o ruim pra outra pessoa, o desenvolvimento do olhar fotográfico vem com o tempo, e se você estiver satisfeito com as fotos que faz, parabéns, esse é o maior objetivo de qualquer fotógrafo!

Se sua câmera for mais recente, você pode aumentar e muito os resultados dela fotografando no Modo Manual, porque os fabricantes perceberam um aumento no interesse dessas câmeras, e aqui você pode ter o melhor dos dois mundos, uma câmera que consegue ser versátil em tipos de fotos diferentes (Natureza, retrato, etc) e que permite mais ainda com você aprendendo os principais conceitos fotográficos.

Devido principalmente ao tamanho do sensor, ela não é desenvolvida pra fotos noturnas, tirando às da lua, porque elas lidam de forma ainda ruim com ISOS altos, geralmente necessários em fotos à noite. Mas ainda assim, pode ser que mesmo fotografando à noite em um ambiente bem iluminado, você consiga bons resultados.

É impossível fazer fotos incríveis com uma superzoom? Se tem uma coisa que aprendi em anos lidando com a fotografia profissional e alunos iniciando, é que não se deve jamaissubestimar a capacidade de quem está fotografando! A superzoom pode dificultar você ter consistência fotográfica, ou seja, fazer sempre boas fotos, mas aprendendo os principais parâmetros de uma boa foto – Fotometria-, estudando seu manual, descobrindo quais são as peculiaridades do seu equipamento, aprendendo a ler o EXIF, treinando seu olhar, observando sua composição fotográfica, tudo isso o levará a ter resultados muito superiores se comparados a um hobbysta que simplesmente dispara no modo automático.

Conclusão

Quase todos os artigos aqui do Foto Dicas Brasil são aplicáveis também às superzoons, o fato de não serem câmeras voltadas para fotografia profissional, não te impede de ser um hobbysta extremamente feliz com seus resultados, dentro da minha experiência posso afirmar com tranquilidade que superzoons não fazem fotos iguas às DSLRs, mas fazem fotos incríveis sim, tenho centenas de exemplos de alunos dos meus cursos online que mandam muito bem com suas superzoons, mas se dedicam a estudar pra conseguirem esses resultados.

Espero que você tenha gostado, se sim, compartilhe com seus amigos, e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, só assim que evoluímos no nosso conhecimento.
Então, você também tem ou já teve uma superzoom? Qual a sua opinião sobre elas?

Até breve e vamos juntos!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Georges Edward Alves

    Já passei por câmeras analógicas com espelho e várias objetivas; já passei por câmeras digitais mais simples como a Fuji Finepix, e por câmeras mais “profissionais” como a Nikon D5100; agora estou com uma Nikon Coolpix P900 e posso dizer que, de longe (sem trocadilho) é a melhor câmera que já tive. O zoom mais potente do mercado e também excelente qualidade no macro. Muito versátil e dá inúmeras opções de controle. E olha que ela não é barata, o preço é similar às DSLR. O único problema que vejo nessas câmeras mais “modernas” é a falta da posição B no obturador. Tem que fazer uma ginástica danada pra conseguir fotos que antes fazia facilmente na analógica.

  • Ótimo texto, artigo desmistifica bem o engano dos fabricantes de fotografos, sem qualidade focal, sem negócio!!

  • Noelio Camara

    Simxer,
    Muito obrigado por este artigo. Recentemente adquirir uma super zoom ( canon SX530 SH ), mais para hobby mesmo. Mais fotografar é muito bom. Termina criando um vício, aonde passo me vejo olhando o ambiente e me pego pensando: Aquela fachada daria uma foto legal ou aquele jardim quantas cores.
    Estou procurando sugar ao máximo os recursos da câmera.
    Atualmente coloquei um tema: Natureza. Aí os domingos são para capturar imagens de flores, animais.

    Continua com teus artigos, pois são bastantes legais.

    Obrigado.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar