Home » Atualidade » Acessórios

Turbo Adapter diminui o fator de corte da sua Micro 4/3

A Zhong Yi Optics, conhecida por suas lentes Mitakon de foco manual incluindo a série das super rápidas Speedmaster, anuncia uma segunda versão do seu Turbo Adapter para câmeras do sistema Micro 4/3

Todos estamos acostumados a perder 1 ou 2 pontos de luz ao usarmos determinados filtros, adaptadores, conversores ou qualquer outro acessório à frente da lente ou entre a lente e a câmera. Mas há um tipo de adaptador que consegue fazer o contrário (não há milagre, é pura tecnologia) e a Zhong Yi já produz uma segunda versão do seu Turbo Adapter que permitirá o uso de lentes Canon e Nikon nas câmeras do sistema Micro 4/3. A ideia parece revolucionária mas nem é nova, pois a Metabones, famosa por produzir diversos tipos de adaptadores contemplando inclusive algumas baionetas bastante antigas, já produz o seu Speed Booster há algum tempo também e a ideia é exatamente a mesma do Turbo Adapter produzido pela Zhong Yi: diminuir o fator de corte, consequentemente diminuindo também a distância focal equivalente das objetivas a serem usadas e ganhando 1 ponto de luz.

zyTurbo4mft2-346x400

Agora que já sabemos o que o adaptador faz na teoria, vamos à parte chata que é a matemática. Sabemos que o fator de corte das câmeras do sistema Micro 4/3 é de 2x (um pouco maior que os APS-C) de modo que ao utilizarmos uma objetiva 50mm, o corte no sensor nos dará uma distância focal equivalente a 100mm. O Turbo Adapter possui um fator de corte de exatos 0.762x que combinado aos 2x do sensor 4/3 terá um resultado final de 1.524x no seu fator de corte. Ficou complicado? Vamos arredondar para 0.75x no Turbo Adapter e 1.5x no fator de corte final. Neste caso, a 50mm em uma câmera do sistema Micro 4/3 com o adaptador entre elas resultará em uma distância focal equivalente de 75mm. E isso também vale para a abertura máxima: já que se ganha 1 ponto de luz com este adaptador, se a 50mm for uma f/1.8 será equivalente a uma 75mm f/1.4.

A “mágica” acontece devido aos 4 elementos ópticos que compõem este adaptador, sendo que um deles é de extra-baixa dispersão para corrigir eventuais aberrações e distorções. Mas nem tudo é perfeito, há algumas restrições (sempre elas) para as lentes Canon: é recomendável que se utilize apenas lentes Canon EF, aquelas feitas para câmeras full frame, pois as EF-S possuem a parte traseira bastante protuberante e pode bloquear os elementos ópticos do adaptador (use por sua conta e risco). Já o adaptador para as lentes Nikon possui um anel que permite controlar a abertura nas lentes G.

No blog do cinegrafista holandês Ruben Kremer fiquei conhecendo outras marcas que produzem adaptadores deste tipo e Ruben os chama de redutores focais. Ficando apenas nas duas marcas que eu já conhecia (Speed Booster e Turbo Adapter), encontrei um vídeo comparativo que mostra imagens feitas com o mesmo equipamento usando os dois adaptadores. Com o Turbo Adapter custando 150 dólares e o Speed Booster custando cerca de 650 dólares, vejam no vídeo abaixo qual adaptador configura o melhor custo-benefício.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar