Vale a pena ter estúdio?

Neste vídeo, apresentamos alguns pontos determinantes a serem levados em consideração no momento de ponderar se vale ou não a pena ter um estúdio.

Pensando nos custos que um estúdio traz, vale a pena considerar os prós e os contras dessa opção e levantar caminhos alternativos.

Para conferir as dicas e saber qual escolha é a mais viável para você no momento profissional em que se encontra, assista ao vídeo na íntegra!

Assista ao meu vídeo anterior ➜ Área de Atuação: A importância dessa escolha e os erros comuns

Sobre Alex Mantesso

Alex Mantesso é fotógrafo atuante desde 2008 nas áreas de Retrato Pessoal, de Família, Infantil e Pet. Em 2014 criou o Estúdio Fábrica para atender clientes de fast fashion, redes sociais e e-commerce. Combinando isso a sua experiência nas áreas de gestão e marketing, ministra cursos e workshops sobre carreira e negócios na fotografia, além de colaborar em publicações como a revista Fotografe Melhor, Fotomania, portal Photo Channel entre outros.

2 Coment.

  1. Natália Melo

    Estou vivendo exatamente este momento! Mas tenho uma dúvida, no meu caso,o meu ramo da fotografia exige muito um espaço físico de um estúdio pois estou trabalhando com acompanhamento infantil e newborn e tudo exige muitos cenários. Ainda não tenho clientes suficiente para bancar o custo fixo, mas está bem complicado ter lugar para guardar tudo e ainda ter que deslocar a tralha toda para a casa do cliente para fazer os ensaios. Meus planos era abrir um espaço esse ano para tentar organizar tudo e a partir disso conseguir atrair mais clientes, mas por outro lado tenho medo. Mas será que vou sair do lugar se não tentar? Pois as vezes acho que se pensar assim nenhuma empresa vai abrir em meio a crise que estamos vivendo. Pode me dar opinião?

  2. Alex Mantesso

    Olá Natália,
    Existem alguns pontos a avaliar.
    Se seus clientes estão acostumados a você ir em casa precisa avaliar se eles iriam até o estúdio. E pode fazer algo intermediário antes, como alugar um espaço para guardar as coisas ou compartilhar com alguém.
    O passo de montar o estúdio sempre trará custos fixo e isso não é garantia de conseguir mais clientes. Você pode, sim, sair do lugar sem ter um espaço. Basta criar alternativas para captar mais clientes e, aí sim, montar um estúdio.
    A crise não deve paralisar os planos das pessoas e das empresas, mas faz com que todos fiquem mais cautelosos, inclusive os clientes. Então é um tempo avaliarmos muito bem onde e como investir nossos recursos.
    Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email