Home » Atualidade » Rumores

Vazaram os principais lançamentos de outubro da Canon 5/5 (2)

O mês de outubro parece reservar boas surpresas para os simpatizantes da Canon, três interessantes câmeras estão por vir e também uma lente com distância focal agressiva que parece integrar o kit da sua próxima mirrorless

canon_new_eosm_f001

A Canon prepara três lançamentos de câmeras para este mês de outubro, uma delas eu já sabia que ia acontecer: é a sua quarta mirrorless e desta vez com a agradável companhia de uma objetiva 15-45mm f/3.5-6.3 e deixando de lado aquela ladainha de sempre de lente escura e tal, vejamos as coias pelo lado bom, o da distância focal (até porque é muito chato ficar vendo tudo pelo lado ruim, não é mesmo?). Fazendo aquele cálculo que todo fotógrafo é obrigado a decorar (no caso da Canon, o fator de corte de 1.6x) quando adentra o mundo das câmeras de lentes intercambiáveis, temos a distância focal equivalente de 24-72mm que possui um ângulo muito mais aberto em relação aos costumeiros 29mm e mantendo os 3x de zoom. É bem possível que esta seja a lente de kit da próxima Canon EOS M e os fotógrafos de paisagens e arquitetura agradecem. Reparem que gastei quase todo o parágrafo falando muito mais da lente e quase nada da câmera que visualmente não mostra nada de diferente dos modelos anteriores e ainda não se sabe nada das especificações, precisamos aguardar um pouco mais. Espera-se que o anúncio oficial seja entre os dias 22 e 24 deste mês na CP+.

Já os próximos dois lançamentos chamam atenção por serem câmeras compactas que trazem o famoso sensor de 1 polegada da Sony, já dediquei um artigo inteiro a este sensor pois ele pode ser encontrado atualmente em 7 dispositivos totalmente diferentes desde um smartphone até ultrazoom, passando por um módulo acoplável a um iPhone. Chamadas de G5x e G9x (já temos G1x em duas versões, G3x e G7x), fazem pensar que a Canon está dando um passo adiante com suas compactas premium que durante muitos anos utilizaram sensor medindo 1/1.7 de polegada (assim como todas as concorrentes). Se por um lado isso parece representar a morte da bem-sucedida série G (que teve a G16 como último representante), é uma das formas que as fabricantes estão encontrando para tentar recuperar o mercado perdido para os dispositivos móveis que possuem câmeras cada vez melhores pois os sensores de 1/2.3 e 1/1.7, o primeiro pela baixa qualidade e o segundo pelo alto custo, tem se mostrado incapazes disso.

Estas duas câmeras tiveram, ao contrário da mirrorless citada no primeiro parágrafo, algumas poucas especificações divulgadas como o monitor LCD de 3 polegadas em cada uma delas e as suas respectivas lentes: a G5x com uma 24-100mm f/1.8-2.8 e a G9x com uma 28-85mm f/2.0-4.9, e estas lentes são muito parecidas com as usadas nas séries G e S que utilizavam o sensor de 1/1.7 de polegada, o que reforça a ideia de que estas séries de câmeras podem ter chegado ao seu fim e até fisicamente as duas futuras câmeras se aprecem demais com os últimos modelos destas duas séries. E um detalhe curioso nas imagens mostra um dial frontal na Canon G5x muito parecido com o já visto nas mirrorless da série Pentax Q. Estas duas câmeras devem ser divulgadas oficialmente também na CP+, o negócio é aguardar até lá para sabermos todos os detalhes.

Atualização 08/10/2015: A nova mirrorless da Canon se chamará Canon EOS M10 e a lente 15-45mm é realmente sua lente de kit junto à 55-250mm e este kit custará 850 dólares. A 15-45mm sozinha custará 300 dólares. Já é sabido também que o sensor é um APS-C de 18 megapixels e o sensor de autofoco é o Hybrid CMOS AF III.

Fonte: Digicame-info 1, Digicame-info 2, Canon Rumors

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar