Workshop de Fotografia de paisagem com Ale Rodrigues

Fotodigiano! Aqui é o Ale Rodrigues e estou escrevendo este artigo para te convidar para a 2ª edição do Workshop de Fotografia de paisagem com foco em longa exposição.

Se você quer aprender novas técnicas para fotografar paisagens e levar sua fotografia para um novo nível em 2018, então este workshop é para você.

Quando? 23, 24, e 25 de fevereiro de 2018 – um final de semana.

Onde? Praia de Maresias – São Sebastião / Litoral Norte de São Paulo (R. Antônio Serafin Fidêncio, 4 – Praia de Maresias, São Sebastião – SP, 11600-000 – Hotel Pousada dos Condes.

Qualquer um pode ir? Aberto a fotógrafos amadores, entusiastas e profissionais, que já tenham pelo menos um conhecimento básico de uso da câmera e alguns programas de edição como Lightroom. Interessados em aprender ou atualizar suas técnicas de fotografia de longa exposição de paisagens.

Você vai aprender como fazer um bom planejamento, técnicas, composição e dicas de fotografia de paisagem com foco em longa exposição, uso correto de filtros de densidade neutra, será um final de semana onde todos estaremos em completa imersão na natureza.

Tópicos:

  • Relembrando conceitos básicos: ISO, abertura do diafragma, tempo de exposição e histograma
  • Equipamentos: Câmeras, Lentes, Tripés, cabeças de tripé, filtros polarizadores, Densidade neutra, acessórios e disparadores, etc…
  • Como otimizar sua câmera para fotos de paisagens
  • Aprendendo a planejar suas saídas fotográficas
  • Prevendo a posição do sol e da lua com o uso de aplicativos de celular – TPE, TPE3D, Photopills
  • Dicas de composição da imagem
  • Distância hiperfocal
  • Difração
  • Técnica de expor para a direita
  • Utilizando os filtros de densidade neutra
  • Prática – fotografando o nascer do sol
  • Prática – fotografando o por do sol
  • Prática – fotografando o céu noturno e estrelas
  • Como editar as fotos no Adobe Lightroom

As aulas serão teóricas e práticas, e você vai aprender a fazer fotos como estas abaixo:

Nas aulas práticas será mostrado como configurar corretamente sua câmera, como se antever e obter os efeitos desejados nas nuvens e na água do mar, além de estudarmos locais, posicionamento, configuração da sua câmera para otimizar este processo e por fim como editar as fotos no Adobe Lightroom.

Fotos do Workshop anterior:

Olhe algumas das fotos que os alunos fizeram!!

Quem é Ale Rodrigues?

Ale Rodrigues fotografa desde 2006, quando ganhou uma câmera analógica de seu pai, hoje trabalha em tempo integral dedicado a fotografia de arquitetura, paisagens e still.

É representado no Brasil pela galeria Photoarts, onde parte do faturamento vai para o TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer e internacionalmente pela galeria Public House of Art em Amsterdam – Holanda.

Já realizou 2 exposições individuais (Dinâmica da quietude – 2015 e Ensaio sobre o silêncio em 2014).

Teve menção honrosa por 3 anos seguidos (2015, 2016 e 2017) pelo ND Awards na categoria Seascapes/ Waterscapes.

Possui publicações em diversas revistas do ramo de surf e de arquitetura e interiores.

Já foi palestrante no Congresso Livre de Fotografia (2ª edição – 2015) com o tema: Como editar suas fotografias de paisagem.

Em 2017 foi eleito pelo site holandês Eye, Heart and Soul na lista dos TOP 25 fotógrafos fine art do mundo.

É autor de 2 livros digitais (e-books), incluindo o inédito e primeiro e-book com 228 páginas a ensinar o passo a passo da fotografia de longa exposição:

Mais informações sobre o trabalho de Ale Rodrigues podem ser encontradas em seu site: http://www.alerodrigues.com/

Veja alguns depoimentos da primeira edição do Workshop

“O workshop no geral foi muito bom, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Certamente todos saíram mais inspirados” – Jorge Mabuchi

“Parabéns pela iniciativa, pela dedicação aplicada na administração e apresentação do workshop, muito bom!! “ – Luiz Carvalho

“Excelente Workshop não só pelo conteúdo, os participantes também ajudaram neste grande fim de semana. Os ensinamentos do Ale levo para toda vida “ – Alexandre Catelli

Um abraço a todos e até a próxima.

1