Home » Artigos » Dicas » 3 Técnicas de Fotografia de Moda, Sensual e Underwear com Movimento Constante

3 Técnicas de Fotografia de Moda, Sensual e Underwear com Movimento Constante

- Última Atualização a: 07/03/2017

Eaeee, People Fotodgniano … beleza??? Tudo na paz?!

YEAH!!! … consegui cumprir o artigo semanal que combinei com o Diogo Guerreiro…

… não queria falhar na entrega dos meus artigos agora que eu voltei a escrever aqui nessa casa de pensamentos fotográficos … mas deu certo e bora lá então para o que eu preparei pra vocês!
Mas já aviso que isso aqui é para ser lido e experimentado numa daquelas horas com o copo de vinho na mão … relax total … banho tomado … de roupão e pantufa … Imagine do John Lennon ali na orelha e tal … sacô?!

É o seguinte … antes faz ai um sacão gigante de pipoca porque vou juntar alguns vídeos durante este artigo, ok? … vem na minha que no final você vai perceber tudo!

Eu sempre gostei de fotos de moda com movimento porque mostra mais a leveza dos tecidos, dos cabelos, do imprevisto, do espontâneo. Há Clientes que já gostam de modelos estáticas num padrão diferente … ambos são comuns nos editoriais e campanhas … o  importante é que consiga vender a roupa e que seja mais um bom trabalho realizado para o seu portfolio que ganha mais um degrau para crescer no mercado como um todo … acessórios de moda … sapatos … roupas.

Nasci como profissional lá na Era Analógico Purinho da Silva e essa coisa de fotografia digital era só o Dr Spock que trazia lá de Vulcano … eu monto a luz na tela mental e não na tela da máquina.

Tenho um prazer que nem dá pra definir o tamanho … é quando eu falo pra equipe … tudo pronto e afinado? … bora começar??? … SIMMMM!!! BÓRA, BAGNOLA!!! … e dou o primeiro clic e tá tudo ali perfeito tecnicamente … O Cliente olha pra mim dentro dos olhos e dá aquele sorrisão e relaxa a cabeça … temos fotografia de moda … Photoshop só no que for mesmo necessário como já acontece com as grandes marcas que cada vez menos querem actions robóticas pixélicas que foram moda mas já não são … agora a moda é ser natural beauty …

Exemplos? … muitos … H&M … Mango … Zara … Diesel … e porque tantas? … Porque isso é uma tendência de moda mais atualizada dentro desta tendência com ideologia new hippie mais realista e preocupada com os preconceitos pós-Obama que chocam até o Diabo …

A Campanha da Diesel foi toda focada de forma direta na mensagem Peace & Love que brotou forte lá nos anos 70 e isso era Moda nas roupas da juventude mundial e também hoje!

Encontrei esse link com a versão original do vídeo (lindo) dirigido pelo fotógrafo de Moda que é uma das minhas eternas referências, David LaChapelle  (pesquisem mais sobre ele, por favor, vai na minha que você se dá bem … falar disso numa reunião com um Cliente de Moda vai fazer com que eles te olhem de outra forma além da Fotografia e te respeitem muito mais porque sentem-se atendidos por alguém que percebe o que é (ou não) ser Fashion Photographer e a sua função dentro da Equipe.

Ali fica tudo dito … o tal muro do Trump, a homofobia, a xenofobia, o casamento gay, acessórios coloridos com padrões de tecido indigo blue … com um toque ali de Mad Max com essa modelo que lembra a Grace Jones nos áures tempos e modelos que lembram a ópera-rock Jesus Cristo Superstar. Seria legal se você assisti-se porque vale muito a pena, eu garanto:

Viram isso tudo no filme??!! Pois é … isso é Moda agora!!!

Eu separei alguns frames do vídeo para vocês poderem acompanhar melhor a cena toda.

Numa conversa destas com o Cliente, com tantas cabeças criativas que já trabalharam até chegar o momento de chamar o fotógrafo que tem ser capaz de dar continuidade à linguagem de Moda na escolha das lentes, dos enquadramentos, da direção que o Cliente quer (nunca perca esse foco) … e se ali na entrevista eu falo sobre a campanha da Diesel e de detalhes que pesquisei e o outro não toca no assunto, ganho eu porque isso dá segurança total de que eu não vou viajar na maionese e fazer um book quando a ideia TEM DE SER editorial … e se você não souber qual é a diferença entre os dois tipos de trabalhos, HORA DO PLIMPLIM!!, então está mais do que na hora de comprar os meus ebooks que agora está aqui na Loja Fotodgniana:

… lá eu ensino tudo o que eu fiz para chegar onde quis e conseguir viver da Fotografia …
… lá eu demonstro que trabalho pode ser divertido para a Equipe e para o Cliente …
work and fun!

… no primeiro book pago que fizer depois de ler o meu livro,  já consegue recuperar o investimento!

E sempre vence aquele que o Cliente escolheu por ser e saber ser Fotógrafo de Moda e vai cumprir as expectativas! … os meus ebooks ensinam como fazer isso!

Disponível na melhor Loja do Ramo!!! … aqui todiiiiiiiiiiiiiinha pra Vocês! FIM DA HORA DO PLIMPLIM!!

Voltando ao vídeo que preparei para esta semana … e sugiro que tentem praticar (mesmo!) porque vão ficar muito mais seguros com as combinações técnicas necessárias para cada momento e para cada tipo de movimento nesta vídeo-aula de uma sessão que mistura sensualidade com underwear dentro de um clima de liberdade, de felicidade, de sensualidade com naturalidade fashion …

Também escrevi nos vídeos a parte técnica dos momentos em que achei que seria melhor para quem estiver buscando exatamente essa informação que mostra todo o processo de raciocínio analógico aplicado à fotografia digital que faz toda a diferença para que quer chegar ao Olimpo deste mercado.

Essa técnica também se aplica a qualquer tipo de fotografia que precise de ação … casamentos, reportagens sociais, fotojornalismo, além de ser uma técnica de Moda. Neste caso, foi um revival deste vídeo clip do Chris Isaak lá do tempo que eu tinha estúdio em São Paulo (agora tenho também mas é no Porto, Portugal, melhor cidade sideral).

Seria legal se você também assistisse este vídeo porque vai te ajudar a entender melhor como foi a nossa inspiração e também aprendem como dar mais movimento sem perder a qualidade na focagem ou da profundidade de campo e, repito, pode ser útil em muitas outras situações para além de Fotografia de Moda.

Aqui está o vídeo do Chris Isaak:

E no final de tudo … aqui vai a vídeo-aula que mostra como juntar isso tudo numa sessão com modelo Jéssica da Faia (EliteModels) com make up/hair Joana Magano (MAC Paris):

Abreijos … É NÓIS!!! TMJ!!! I hope you Like! ;-)

Ajude-nos, avalie este artigo:

Fernando Bagnola

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional atua desde 1984 nas áreas de Moda e Publicidade. Vive e trabalha em Portugal há 8 anos e também desenvolve formações de Técnica Fotográfica Avançada e Edição no Photoshop em Workshops e Cursos Online “One to One” por SKYPE tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil e Portugal através da EFO – Escola de Fotografia Online Fernando Bagnola www.escoladefotografiaonline.com/testemunhos

12 Comentários

Clique aqui para comentar

Carrinho