3ª Edição do Workshop Fotografia de Paisagem com Ale Rodrigues

Você gosta de fotos de paisagens e de longa exposição e quer aprender e melhorar suas técnicas e seu olhar? Deseja aprender a entender e analisar as condições climáticas e se antever e estar melhor preparado para capturar imagens incríveis?

Então este workshop é para você!

Veja abaixo os detalhes sobre o workshop e confira no final os bônus que você receberá:

  • Local: Praia de Boiçucanga – São Sebastião – Litoral Norte de São Paulo – Pousada Casa de Pedra.
  • Quando: 8 a 10 de junho de 2018 – um final de semana chegada na sexta-feira às 20:00 e saída domingo as 12:00.

Público: Fotógrafos amadores, entusiastas e profissionais, que já tenham pelo menos um conhecimento básico de uso da câmera e alguns programas de edição como Lightroom. Interessados em aprender ou atualizar suas técnicas de fotografia de longa exposição de paisagens.

Objetivo: Ensinar planejamento, técnicas, composição e dicas de fotografia de paisagem com foco em longa exposição, será um final de semana onde os alunos estarão em completa imersão na natureza.

Equipamento e material necessário:

  • Qualquer câmera fotográfica que tenha o modo manual (M) e modo Bulb (B)
  • Lente grande-angular (desejável), se não tiver pode ser qualquer lente
  • Cartão de memória e baterias carregadas
  • Lanterna (opcional)
  • Tripé
  • Filtros de densidade neutra e polarizadores (quem não tiver, será fornecido durante o workshop em quantidade limitada)
  • Notebook com Adobe Lightroom instalado
  • Mochila pequena
  • Protetor solar
  • Repelente de mosquitos

Agenda prevista:

08/06 – Sexta-feira

20:00-22:00 – apresentação do grupo /Check-in pousada e confraternização no restaurante Emporium da Pizza

09/06- Sábado

6:00-8:15 – Fotografar o nascer do sol (aula prática)
8:30-9:30 – Café da manhã
09:30-12:00 – Explicação teórica
12:00-13:30 – Almoço e tempo livre
13:30-15:30 – Explicação teórica
15:30-18:00 – Fotografar o por do sol (aula prática)
18:00-21:00 – Jantar e tempo livre
21:00-23:00 – Fotografar as estrelas (dependendo das condições climáticas – aula prática)

08/10 – Domingo

06:00-08:15 – Fotografar o nascer do sol (aula prática com conceitos aprendidos no dia anterior)
08:30-09:30 – Café da manhã na pousada
09:30-11:00 – Editando as fotos no Lightroom (Dia e noturnas)
11:00-11:30 – Revisão e comentários das fotos editadas do grupo
11:30-12:00 – Entrega dos certificados

Tópicos:

  • Relembrando conceitos básicos: ISO, abertura do diafragma, tempo de exposição e histograma
  • Equipamentos: Câmeras, Lentes, Tripés, cabeças de tripé, filtros polarizadores, Densidade neutra, acessórios e disparadores, etc…
  • Como otimizar sua câmera para fotos de paisagens e longa exposição
  • Aprendendo a planejar suas saídas fotográficas
  • Prevendo a posição do sol e da lua com o uso de aplicativos de celular – TPE, TPE3D, Photopills
  • Dicas de composição da imagem
  • Distância hiperfocal
  • Difração
  • Técnica de expor para a direita
  • Utilizando os filtros de densidade neutra
  • Prática – fotografando o nascer do sol
  • Prática – fotografando o por do sol
  • Prática – fotografando o céu noturno e estrelas (depende das condições climáticas)
  • Como editar as fotos no Adobe Lightroom

As aulas serão teóricas e práticas, e você vai aprender a fazer fotos como estas abaixo:

Nas aulas práticas será mostrado como configurar corretamente sua câmera, como se antever e obter os efeitos desejados nas nuvens e na água do mar, além de estudarmos locais, posicionamento, configuração da sua câmera para otimizar este processo e por fim como editar as fotos no Adobe Lightroom.

Ale Rodrigues
Detalhe da vista da pousada – em frente ao local das aulas práticas, só atravessar a rua.

Incluído:

  • Saídas fotográficas (Nascer, Por do sol)
  • Mentoria fotográfica do Ale para cada participante durante a prática.
  • Sessões para revisão das fotografias dos participantes e dicas de pós-processamento e edição.
  • Material didático em arquivo PDF (apresentação)
  • Lápis e caderno tipo Moleskine para anotações e desenhos
  • Tabelas de tempos de fotografia de longa exposição
  • Certificado de conclusão

Não incluído:

  • Estadia na pousada
  • Café da manhã, almoço e jantar
  • Transporte até o local

Quem é Ale Rodrigues?

Ale Rodrigues fotografa desde 2006, quando ganhou uma câmera analógica de seu pai, hoje trabalha em tempo integral dedicado a fotografia de arquitetura, paisagens e still. É representado no Brasil pela galeria Photoarts, onde parte do faturamento vai para o TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. Internacionalmente é representado pela galeria Public House of Art em Amsterdam, na Holanda. Já realizou algumas exposições individuais (NeoAli – Abimad 2018, Série Linhas no Paraty em Foco 2016, Dinâmica da quietude – 2015 e Ensaio sobre o silêncio em 2014).

Teve menção honrosa por 3 anos consecutivos (2015, 2016 e 2017) pelo ND Awards na categoria Seascapes/ Waterscapes e já foi palestrante no Congresso Livre de Fotografia (2ª edição – 2015) com o tema: Como editar suas fotografias de paisagem. Possui ainda um canal no youtube onde procura ir além da fotografia.

Em 2017 foi eleito pelo site holandês Eye, Heart and Soul na lista dos TOP 25 fotógrafos fine art do mundo.

É autor de 2 livros digitais (e-books), incluindo o inédito e primeiro e-book com 228 páginas a ensinar o passo a passo da fotografia de longa exposição:

Mais informações sobre o trabalho de Ale Rodrigues podem ser encontradas em seu site: alerodrigues.com

Veja alguns depoimentos de outras edições do Workshop:

“O workshop no geral foi muito bom, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Certamente todos saíram mais inspirados” – Jorge Mabuchi

“Parabéns pela iniciativa, pela dedicação aplicada na administração e apresentação do workshop, muito bom!! “ – Luiz Carvalho

“Excelente Workshop não só pelo conteúdo, os participantes também ajudaram neste grande fim de semana. Os ensinamentos do Ale levo para toda vida “ – Alexandre Catelli

“Adorei de verdade” – Humberto Aguiar

Olhe as fotos que os participantes fizeram:

Investimento total por pessoa:

R$ 890,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO:

  • À vista R$ 850,00 (transferência bancária ou boleto)
  • Cartão de Crédito em até 18x (PagSeguro)

O pagamento pode ser feito via pagseguro pelo seguinte link: https://pag.ae/bgxChwm

E AGORA OS BÔNUS!!!!

  • Ao se inscrever no WS vai receber gratuitamente o meu e-book dominando a fotografia de longa exposição no valor de R$ 99,00. (BÔNUS 1)
  • Acesso a um Grupo exclusivo no WhatsApp e Telegram para quem participar do Workshop com suporte para tirar todas e quaisquer dúvidas. (BÔNUS 2)

E então vamos participar?

Atenção, restam poucas vagas e podem esgotar rapidamente!!!

Diogo Guerreiro

Nós Ajudamos!

O nosso site armazena cookies no seu equipamento que são utilizados para assegurar funcionalidades que lhe permitem uma melhor experiência de navegação e utilização. Ao clicar no botão "ACEITAR" está a consentir a sua utilização.