fbpx

5 dicas para otimizar as fotos do seu site ou blog

Se você pretende iniciar um empreendimento, seja ele um trabalho freelancer ou a abertura de um pequeno negócio, tenha em mente que sem uma boa presença digital você não vai longe. Estar na internet, visível para o público, é uma das prioridades de qualquer empreendedor. Nesse caso, saber como criar um blog ou um site já é um conhecimento muito valioso nos dias de hoje.

Ainda bem que hoje em dia é possível contar com ferramentas como o WordPress e o Joomla! Elas são intuitivas e, por isso, não exigem do usuário conhecimentos aprofundados sobre programação e gerenciamento de sites e blogs. Ou seja, graças a elas você terá total autonomia para criar o blog, efetuar e alterar postagens e, inclusive, personalizar o layout sempre que considerar necessário.

De repente você concluiu que a fonte utilizada está dificultando a leitura? Não tem problema, em poucos minutos você pode alterar. Não está gostando também da cor do fundo? Você pode trocar por outra que considerar mais adequada. Ou seja, as ferramentas atuais colocam em suas mãos o gerenciamento completo do seu projeto online.

Otimização de imagens em sites e blogs

Quando falamos em gerenciamento bem feito de um blog, também estamos falando das famosas técnicas de SEO. Essas técnicas estão aí para tornar o seu blog ou site bem posicionado nas páginas de resultado do Google. Entre as principais técnicas de SEO estão o uso correto de termos de busca nas postagens, a construção de links e, tão importante quanto, a otimização das imagens.

Isso mesmo, imagens pesadas podem atrapalhar o carregamento rápido da página e isso não é bom aos olhos exigentes do Google, que por causa disso dificulta o ranqueamento adequado do seu blog. Muitas vezes as legendas na foto, que não trazem os termos adequados de busca, também atrapalham o SEO das imagens.

Por isso, para você conseguir evitar esses e outros problemas, vale conhecer algumas práticas de otimização de imagens, as tornando acessíveis nas suas postagens e evitando problemas para o carregamento das páginas.

1 – Escolha o formato das imagens

É importante optar pelo formato adequado nas suas postagens. Nesse caso, o famoso formato JPEG é o mais recomendado para fotografias e imagens em geral. Já o PNG é o formato mais indicado para imagens vetorizadas, enquanto o GIF, por sua vez, é a ideal para animações curtas.

2 – Escolha a dimensão adequada

Se o formato é relevante, a dimensão adequada da imagem também conta pontos para qualificar as postagens do seu blog ou site. Nesse caso, é bom estar ciente de que a largura máxima não deverá superar os 1200px e a resolução deve ser sempre 72dpi. Quanto à posição da imagem, o ideal é que ela seja inserida na postagem no modelo paisagem, que é na horizontal. Além disso, é importante que ela seja salva com 70% de qualidade.

3 – Atenção na escolha das legendas

A descrição de uma imagem na postagem é importante, pois complementa a informação e torna o conteúdo mais relevante. Sendo assim, entre os procedimentos indicados para isso, o ideal é utilizar sempre letras minúsculas no nome do arquivo. É recomendado também não usar acentos e nem o “ç”. Se possível, é importante também acrescentar na legenda os termos de buscas adequados com o conteúdo do seu blog.

4 – Utilize ferramentas de edição de imagens

Para reduzir o tamanho de uma imagem, alterar a sua cor ou algum outro detalhe importante, tenha sempre em mãos um software apropriado para isso. O Photoshop é o mais popular, mas existem outros também, como o Illustrator, por exemplo.

5 – Não se esqueça dos plugins de otimização

Hoje em dia, especialmente para sites e blogs construídos em WordPress, é possível contar com alguns plugins bem interessantes que facilitam a compressão das imagens, as tornando leves e acessíveis para as suas postagens. Todos eles são intuitivos, de fácil utilização e instalação. Veja alguns dos mais recomendados a seguir.

TinyPNG: Ele foi feito para compactar as imagens de maneira automática e sem necessidade de instalação de programas. Além disso, a ferramenta é útil para compactar imagens em massa. O TinyPNG também consegue converter CMYK em RBG com o objetivo de economizar espaço. Além disso, ele pode comprimir imagens JPEG em até 60% e imagens PNG em até 80% sem limite de tamanho de arquivo.

ImageRecycle: Além de efetuar a compressão de imagens, ele também atua na compressão de arquivos em PDF. O ImageRecycle pode efetuar, inclusive, a otimização em massa e redimensionamento automático de imagens. No entanto, o programa apenas é gratuito durante um período de 15 dias para o usuário avaliar os serviços apresentados.

Uma imagem pode dizer muito

Elas são elementos importantes na postagem de um blog, agregando mais informação, enriquecendo o layout e tornando a leitura menos monótona. Portanto, para torná-las realmente úteis e compatíveis com as técnicas de SEO, siga essas dicas para aperfeiçoá-las da melhor maneira possível.

BAIXE A NOSSA APP

Inclui a Rede Social para Fotógrafos!

MAIS VENDIDO DE 2019

E-BOOK O SISTEMA DE ZONAS SEM MITOS

O que vou ensinar neste livro é para quem gosta de ir ao pormenor da fotografia para obter os melhores resultados e crescer muito tecnicamente com o controle que passa a ter.

QUERO SABER MAIS

GRUPO WHATSAPP
Você quer fazer parte da nossa comunidade no WhatsApp?
ENTÃO CLIQUE AQUI