Home » Atualidade » Acessórios » Cinco novas objetivas HandeVision com abertura f/2.4

Cinco novas objetivas HandeVision com abertura f/2.4

A empresa teuto-chinesa HandeVision, desconhecida da maior parte do público, anunciou o lançamento de 5 objetivas fixas (todas com abertura f/2.4) para os sistemas Fuji X, Sony E e Leica M

A grande maioria não conhece, mas o leitor mais atento do Fotografia-DG já leu algo sobre as objetivas HandeVision em um artigo do Alexandre Maia que falava sobre uma espantosa Ibelux 40mm f/0.85 concebida na época para os sistemas Micro 4/3, Fuji X, Canon M e Sony E. Desta vez são cinco objetivas que compõem a série Iberit (todas com abertura f/2.4) e saem os sistemas Micro 4/3 e Canon M, enquanto o lendário sistema Leica M foi agraciado com esta nova série de objetivas. E por falar em Leica M, reparem como visualmente as objetivas Iberit possuem um visual muito parecido com as da gigante alemã.

HandeVision-IBERIT-mirrorless-lenses

São cinco lentes de distância focal fixa: 24mm f/2.4, 35mm f/2.4, 50mm f/2.4, 75mm f/2.4 e 90mm f/2.4. Todas bastante rápidas e os preços estão razoavelmente em conta se formos comparar com os vidros da lendária Leica, algo entre 480 e 660 dólares. Porém, não é difícil encontrar objetivas com esta abertura em preços semelhantes ou até mais baixos e não vamos nos esquecer que estas HandeVision Iberit fazem apenas foco manual. A fabricante informa que as lentes são desenvolvidas, montadas e testadas na Alemanha e a produção em série é feita em Shanghai por uma fabricante chamada Kipon (conhecida de alguns fotógrafos) sob supervisão alemã e espera-se que a qualidade óptica faça alguma diferença neste sentido. Apenas algumas especificações técnicas foram divulgadas, segundo o quadro abaixo:

HandeVision-IBERIT-mirrorless-lens-specifications

Reparem que a estrutura interna é bastante “limpa”: são no máximo 6 elementos ópticos e sempre 6 lâminas no diafragma, exceção feita à 90mm que possui 10 lâminas, algo incomum e que costuma resultar em um bokeh acima da média. Outra coisa que chama atenção é o diâmetro para filtro que foi padronizado em 49mm para todas elas, são filtros mais baratos pelo diâmetro menor que a maioria.

A Iberit 24mm f/2.4 parece que será lançada por último e não há nenhuma especificação divulgada sobre ela, asim que tivermos novas informações este artigo será editado e compartilhado na fanpage. A previsão é de que estas objetivas (pelo menos as 4 descritas no quadro) já estejam à venda no início de 2016 nas principais lojas de fotografia do mundo, inclusive a conceituada B&H tem em estoque a HandeVision Ibelux 40mm f/0.85 citada no primeiro parágrafo. Isso quer dizer que é bem provável que as Iberit desembarquem por lá em breve.

Fontes: DPReview
               Photo Rumors
               HandeVision

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar